JustMi by Mirella Pasqual | Seja bem-vindo(a)

Uso de novos materiais marca o trabalho recente da fotógrafa Kristiane Foltran

Uso de novos materiais marca o trabalho recente da fotógrafa Kristiane Foltran 

A artista está em exposição na 1ª Expo Foto Diretriz, no piso L3 do shopping Pátio Batel 

Kristiane Foltran, uma das grandes revelações da fotografia curitibana recente, está entre os destaques da 1ª Expo Foto Diretriz, mostra que reúne o trabalho de artistas nascidos ou radicados na capital paranaense e que têm na fotografia sua principal forma de expressão. Além de Foltran, participam Christiane Hoffrichter, Lucas Pontes, Orlando Azevedo e Vilma Slomp.   

Há cerca de um ano, Kristiane passou a questionar o suporte fotográfico e investiu no estudo de novos materiais que pudessem sustentar sua linguagem visual. Atualmente, interessa-se em formular seu trabalho com base em conceitos pós-modernos, por meio de pesquisa estética para ressignificar as imagens que tiveram a fotografia como matriz. 

"O objetivo é superar a fragilidade do suporte e expandir o trabalho para além dos limites do papel, alcançando o espaço", explica ela. Para isso, a artista utiliza, como base teórica de sua produção, conceitos como site-specific (quando obras são criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado) e performance. 

As obras de Kristiane que estão em cartaz na 1ª Expo Foto Diretriz são da série In_Versos. Trata-se de trabalhos de dupla exposição digital, sem manipulação, produzidos apenas com o uso da câmera. As imagens são baseadas em paisagens naturais, desconstruídas de forma intensamente poética e bela. 

Currículo 

Nascida em 1978, Foltran é artista visual e designer gráfica. Durante sua formação acadêmica, pela PUC-PR, teve contato com fotografia analógica e laboratório. Seu projeto de graduação foi um editorial de foto-poesia, Verde Fragmentos Azul, que apresentou todos os parques e bosques de Curitiba.

Aprofundou seus estudos fotográficos a partir de 2008, tendo participado do Liberdade Fotográfica (Escola Portfolio) entre 2010 e 2014. Simultaneamente, em 2013, criou o Grupo Ta Da Ça, para discussões artísticas, produção e construção de novas linguagens, com fins expositivos e mercadológicos.

Sua trajetória artística conta com seleções e colocações em inúmeros editais e concursos, tais como do Instituto de Engenharia do Paraná (PR) e Salão Nacional de Fotografia Persio Galembeck (SP). Participou, ainda, de diversas exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais. 

Sobre a 1ª Expo Foto Diretriz e a galeria 

A galeria Diretriz Arte Contemporânea inaugurou, no início de março, sua 1ª Expo Foto Diretriz, que traz ao público, para contemplação e aquisição, trabalhos de cinco fotógrafos da capital paranaense. Inaugurada em dezembro de 2015, a galeria realiza um trabalho de responsabilidade, critério, coerência, integridade e respeito aos artistas e ao público apreciador das artes, em suas diversas linguagens. Trata-se de um espaço de contemplação e cultura, onde o investidor tem a oportunidade de apreciar e adquirir obras de artistas já consagrados, assim como daqueles que estão despontando no meio. 

Serviço:

Diretriz Arte Contemporânea

Shopping Pátio Batel - Piso L3 - Loja 329

De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Mais informações:

www.artediretriz.com.br

www.facebook.com/diretrizarte

Instagram: @diretrizarte

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

by Mirella Pasqual

 

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo, assessora de imprensa desde 2008 e apaixonada por novidades!!!

O JustMi é um site sobre variedades. Feito para quem gosta de se manter informado.

Foto Perfil

Contato

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  Curitiba - PR - Brasil

Siga me