A.Yoshii é a terceira em gestão de pessoas no Brasil na categoria 1,5 mil a 3 mil funcionários

A.Yoshii é a terceira em gestão de pessoas no Brasil na categoria 1,5 mil a 3 mil funcionários

Pelo terceiro ano consecutivo, construtora integra o estudo "As Melhores na Gestão de Pessoas", em parceria com o Valor Carreira, editado pelo jornal Valor Econômico. Empresa figura entre as 35 melhores empresas do país na gestão de pessoas

O Grupo A.Yoshii Engenharia integra pelo terceiro ano consecutivo o seleto grupo de 35 melhores empresas do país em gestão de pessoas. A publicação Valor Carreira, divulgada nessa quarta-feira (25) pelo jornal Valor Econômico, analisa empresas inseridas em sete categorias de acordo com o número de funcionários, indo de 100 a mais de 17 mil colaboradores. A construtora é a terceira melhor empresa em gestão de pessoas na categoria entre 1501 a 3000 funcionários no país.

Com o índice de 90% no quesito engajamento e 81% no quesito satisfação, o ranking destacou a política de desenvolvimento de pessoas da construtora que inclui capacitação no local de trabalho, palestras, workshops e convenções para equipes operacionais, além de atividades como treinamentos, mentorias, coaching e oratória para lideranças e áreas administrativas. Outro destaque no campo da educação formal foi o projeto de alfabetização em parceria com o Sesi que atende atualmente 60 trabalhadores, enquanto outros cerca de 50 recebem bolsa de até 20% em cursos de graduação ou de 50% a 100% em cursos de pós-graduação ou MBAs.

A transparência e a comunicação na organização também foram ressaltadas pela publicação. Além dos acompanhamentos diários e quinzenais de desempenho e das avaliações anuais que servem de orientação para o crescimento dos profissionais, o Portal do Colaborador lançado em 2014 foi exemplo de democratização do acesso às informações mais importantes sobre a construtora. Segundo o diretor de Recursos Humanos do Grupo A.Yoshii, Aparecido Siqueira, a ideia do Portal é possibilitar no futuro próximo que os próprios trabalhadores tenham condições de fazer o planejamento de suas carreiras.

A política de benefícios do Grupo A.Yoshii foi outro instrumento evidenciado para a atração e retenção de talentos, assim como as instalações que cuidam do bem-estar físico dos colaboradores. Destaque ainda para as ações extensivas aos familiares em eventos comemorativos e na realização de cursos de artes com reaproveitamento de material reciclado que são transformados em produtos e vendidos como fonte de renda extra para as famílias por meio do Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii.

Como é feita a pesquisa

Neste ano, o Valor Carreira registrou um total de 238 empresas inscritas que foram agrupadas de acordo com o número de funcionários. A pesquisa é feita com uma amostra selecionada aleatoriamente a partir da relação de funcionários disponibilizada pelas empresas em 31 de dezembro de 2016, e varia de acordo com o total de colaboradores. O processo de classificação envolve duas etapas: eliminatória (as empresas precisam atingir o mínimo de 72% de índice de engajamento e o mínimo de 60% do índice de satisfação) e classificatória (desconsidera as empresas que não atingiram os patamares mínimos e atribui-se a nota final de cada empresa com os pesos de 80% para engajamento e 20% para satisfação).

As empresas classificadas são ranqueadas de acordo com a categoria de número de funcionários, sendo premiadas as cinco empresas com as maiores notas em cada categoria, resultando nas 35 Melhores de 2017. O engajamento foi definido pelo estudo como o nível de comprometimento emocional e intelectual de um indivíduo que resulta em três comportamentos: falar bem sobre a empresa para colegas de trabalho, potenciais funcionários e clientes; permanecer e compartilhar o desejo de fazer parte da organização; e empenhar-se com motivação e atitudes que contribuam para o sucesso do negócio.