Artista argentina abre seu studio de forma digital para Bienal On-line nesta terça
Evento gratuito via Google Meet tem conversa com Inés Raiteri sobre seus processos artísticos e exposição de obras, com tradução simultânea
A artista argentina Inés Raiteri abre seu studio nesta terça-feira (29/06) como parte da programação da Bienal On-Line. O evento é gratuito e acontece de modo virtual em espanhol com legendas simultâneas para o português. A proposta do studio visit é apresentar ao público uma troca de experiências descontraída com a artista, que falará sobre sua trajetória na arte contemporânea. Inés também apresenta seu ateliê de trabalho e obras em processo de produção, levantando questões relativas ao processo de criação artística. Os participantes poderão interagir e fazer perguntas durante o evento, que acontece via Google Meets. As vagas limitadas estão disponíveis no formulário https://forms.gle/Hc3w7MWaU4qdZvVw5.
Sobre a artista
Inés Raiteri nasceu em 1963, na cidade de Mar del Plata, Argentina, e hoje vive e trabalha em Buenos Aires. Sua obra se conecta com as relações do corpo e espaço com a paisagem urbana, onde, para ela, há texto, traço, cor e padrões lineares. A artista cria principalmente grandes tramas têxteis ou pinturas com paletas de cores fortes e combinadas. Aprendeu a bordar com suas avós, uma tradição que passou de geração em geração, e faz desde criança, mesclando e inventando pontos.
Participou do Programa de Oficinas do Centro Cultural de Artes Visuais Rojas, foi bolsista de Aperfeiçoamento de Tocha Selecionada em Artes Visuais (1999 – 2002) e é bacharel em Ciências em Educação pela Universidade de Quilmes. Dentre suas mostras individuais, destacam-se as intervenções nas salas do Centro Cultural Recoleta (2019). Suas obras fazem parte de coleções nacionais e internacionais. Participou como consultora pedagógica em diferentes instituições culturais como CCK, MAMBA, Fundación Vergel e Projeto Escola “Liliana Maresca” em Villa Fiorito.
Sobre a Bienal On-line
A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, tem como objetivo levar ao maior número possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento diretamente para os celulares, computadores e casas da população. A proposta principal é seguir fomentando a cultura, formando públicos plurais e proporcionar experiências estéticas adaptadas ao nosso atual contexto. A cada mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações. No mês de junho, a programação tem foco na produção de artistas estrangeiros e destacados no cenário internacional da arte contemporânea.
O Studio visit com a artista argentina Inés Raiteri acontece no dia 29 de junho às 19h, via Google Meet. As inscrições limitadas podem ser feitas em https://forms.gle/Hc3w7MWaU4qdZvVw5.
Os eventos da Bienal On-Line acontecem no Instagram, pelo perfil @bienaldecuritiba. Mais informações: www.bienaldecuritiba.com.br. A Bienal On-Line tem patrocínio de EMS, Eletrobras Furnas, Copel, Kinea e Neodent, com apoio de Grupo SC, Copel, Havan e Bergerson, e incentivo do Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e do PROFICE – Paraná Incentivo à Cultura. A realização é da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Brasil.