Busca paga: formato lista de compras, mobile e CPC mantém trajetória de alta, aponta iProspect
É o que mostra o Relatório “Paid Search Trends” do 2.º trimestre com base em mais de 200 mil campanhas online ativas nos EUA e outros Países
O aprofundamento do uso dos smartphones e a maior integração de peças online de comunicação e links diretos de compra têm gerado reflexos importantes nas campanhas de marketing digital (links patrocinados), em um cenário em que o Custo por Click (CPC) está em ascensão. É o que mostra o relatório “Paid Search Trends” do 2º TRI da iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 54 países. O estudo é organizado nos EUA e baseado no rastreamento de mais de 200 mil campanhas online ativas em vários Países, referentes a 1.800 contas do Google AdWords.
Segundo o relatório, o formato lista de compras (Shopping Ads ou Google Product Listing Ads – PLA) registrou crescimentos expressivos em impressões (78%) e cliques (49%) na comparação com os 12 meses anteriores. Essa expansão foi ainda maior em relação às inserções de Shopping Ads em dispositivos móveis: 102% em impressões e 79% em cliques. “Esse crescimento reflete tanto melhorias e expansões promovidas pelo próprio Google, como a aceitação por parte dos consumidores de um formato amigável de venda integrado a suas buscas”, afirma Paola Máximo, diretora de operações da iProspect. Tendência semelhante se verifica também em outras plataformas, com formatos semelhantes no Facebook, Instagram e Amazon.
A prevalência dos anúncios em dispositivos móveis, que se consolidou em 2016, continuou seu desenvolvimento com um aumento de 22% na participação de cliques gerados. “O comportamento dos consumidores em relação às buscas bascas e o uso de smartphones levou os anunciantes a investir mais nos links patrocinados móveis, de forma que, atualmente, 60% dos cliques vem de dispositivos móveis”, ressalta Paola Máximo.
Essas mudanças se dão em um cenário de elevação do custo por clique (CPC) de 13%, em relação ao 1.º TRI, e de 36%, em relação aos doze meses anteriores. O estudo atribui este movimento a rápida migração dos anúncios para os dispositivos móveis e a mudanças no cálculo do Google’s Ad Rank, que passou a colocar mais peso nos leilões de palavras-chave (keyword bids).
“Esse cenário coloca mais pressão por estratégias digitais cada vez mais assertivas e eficientes. Nesse sentido, a utilização de ferramentas cada vez mais sofisticadas e todos os recursos e funcionalidades disponíveis no meio digital são caminhos para compensar os impactos da elevação de custos”, completa a diretora de operações da iProspect.
Relatório completo pode ser acessado em: http://www.iprospect.com/en/us/insights/povs/paid-search-trends-2017-q2/
Sobre a iProspect Brasil
A iProspect Brasil é a agência de marketing digital full performance pioneira em seu segmento e com uma rede presente em 54 países. A proposta da agência é oferecer soluções completas de marketing digital que impactem, engajem e, sobretudo, gerem os melhores resultados para os clientes, refletidos em vendas, interatividade ou fortalecimento da marca. Isso é feito com um profundo conhecimento do perfil do público-alvo, sua jornada de compra e sempre com base em dados e no contínuo acompanhamento dos resultados, medidos a partir de ferramentas tecnológicas robustas, muitas delas proprietárias ou exclusivas. A iProspect pertence à Dentsu Aegis Network, terceira maior rede de comunicação do mundo, sendo a maior compradora de anúncios do Google e parceiro estratégico Alpha do Facebook. Com 20 anos de atividade, sendo 10 no Brasil, a agência emprega 3.000 colaboradores no mundo e 110 no Brasil. O amplo portfólio da iProspect abrange soluções que atingem todos os canais digitais, desde pesquisa e planejamento, gestão e operacionalização de mídia, links patrocinados, mídia gráfica, mídia programática, vídeo, social, afiliados, comparadores de preço, SEO, conteúdo, gestão de redes sociais, criação, até análise e otimização da usabilidade de canais (proprietários ou não).