Captar tendências de consumo pode tirar varejistas da crise

Captar tendências de consumo pode tirar varejistas da crise 

Planejamento do espaço físico das lojas foi um dos temas debatidos em evento da plataforma ARQTTO na ACP 

Empresários e arquitetos de Curitiba se reuniram na última terça-feira (13), na Associação Comercia do Paraná, para um ciclo de palestras sobre o impacto da arquitetura nos negócios, promovido pela Plataforma ARQTTO. Entre os convidados estiveram os arquitetos Manoel Doria (da Doria Lopes Fiuza), Keiro Yamawaki (da Garage Plan e ASBEA-PR), Juliana Lahóz (da Juliana Lahóz Arquitetura) e Pedro Sunye e Lucas Issey (da Y Arquitetos).

Conhecido por sua expertise em empreendimentos multiuso, Doria frisou que mesmo em tempos de crise há demanda por projetos de varejo, especialmente projetos ancorados em novas tendências de consumo. “Saber o comportamento e a expectativa do cliente e oferecer a ele experiências que vão além da compra em si é um dos grandes balizadores da arquitetura nesse segmento”, disse.

Com mais de 5 milhões de metros quadrados construídos, em 25 anos de experiência, Doria explicou o atual processo de reinterpretação dos shoppings centers e a necessidade dos lojistas compreenderem as novas formas de consumo da população.

Por sua vez, Keiro Yamawaki explorou os gargalos relacionados a estacionamento. Entre os destaques de sua palestra esteve o nível de conforto oferecido nas vagas de estacionamentos do varejo – que pode ser um desafio na atração de clientes para o seu negócio. Ele também explicou os desafios de tornar um estacionamento, ao mesmo tempo, agradável, funcional e bonito – fugindo do conceito de edifícios-garagem que impactam negativamente as paisagens urbanas.

Juliana Lahóz mostrou como fez a doçura da marca Chocolateria literalmente subir pelas paredes, a partir de um projeto arquitetônico totalmente alinhado à identidade visual da empresa. Num espaço de 24 metros quadrados e orçamento limitado, a arquiteta construiu um ambiente romântico, vintage e funcional. Para isso, serviu-se de soluções em mobiliário, cores e revestimentos.

Já o jovem time da Y Arquitetos, formado por Pedro Sunye e Lucas Issey, apresentou cases de lojas que tiveram seu faturamento impactado por aspectos arquitetônicos ligados a performance, identidade e empatia. Todo o conteúdo do evento estará disponível em um ebook, a ser divulgado em breve nos canais oficiais da plataforma ARQTTO.

O evento teve o apoio do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA-PR), da Arauco, da Incepa, a Ilumix e do Balaroti. “O mercado paranaense está evoluindo cada dia mais em relação à compreensão de valor do design e da arquitetura em seus negócios. Iniciativas geradoras de conhecimento, como esta, reafirmam ainda mais a visão sobre o a versatilidade do trabalho dos profissionais da área”, disse Fabiola Molteni, coordenadora de Marketing da Arauco.