Colégios de Curitiba lançam campanha Ligue as Câmeras para incentivar interação durante aulas online
Interação nas aulas online é decisiva para um melhor aprendizado e uma rotina mais leve de estudos; professores criam estratégias como participação de pets para "quebrar o gelo" aproximarem alunos
“Tenho vergonha”, “não me arrumei hoje”, “não estou em um dia bom”, “meu vídeo está travando”, são algumas das frases ouvidas quando o assunto se trata de ligar as câmeras durante as aulas online. Mesmo com a retomada do ensino presencial, a modalidade híbrida permanece em praticamente todas as escolas no Paraná e o desafio dos professores na realidade atual e promover o envolvimento dos alunos, assim como acontece no ensino presencial para que o aprendizado seja constante independentemente do local em que o estudante se encontre.
Em sala de aula, com o contato olho a olho, é mais fácil interpretar as emoções do estudante, é possível saber se há dúvidas e o que de fato estão sentindo. Nas aulas online, isto não acontece com tanta facilidade. “Tem sido desafiador, pois nós acabamos contando com a participação quase sempre dos mesmos alunos. Temos em cada turma um grupinho de 5 ou 10 alunos, estes entram animados nas aulas, dão bom dia no chat, fazem perguntas. ”, comenta o professor de biologia do pré-vestibular e diretor do Colégio Acesso de São José dos Pinhas, Ivo Lessa Filho.
Durante as aulas remotas, os insistentes pedidos dos professores servem para, além de tudo, criar um engajamento que é importante para o aprendizado dos conteúdos. “Esse engajamento vai muito de cada professor, é preciso usar a criatividade com bom gosto e limites, tudo dentro do plano pedagógico. Quando aconteceu comigo foi muito espontâneo, tenho quatro ratinhos de estimação, como sou professor de biologia, levei um deles para a aula, foi muito bacana o resultado motivou a abertura das câmeras e interação dos alunos com a matéria estudada”, relatou o professor.
Diante disso, o Curso e Colégio Acesso criou a campanha Ligue as Câmeras, que tem por objetivo incentivar os alunos a deixarem as câmeras abertas durante as aulas. Assim, a interação entre o professor e os estudantes permite um aprendizado mais prático e traria a experiência das salas de aula para este momento remoto, validando o conteúdo assistido.
Segundo Andreia Andreia Galvan, diretora da unidade de Almirante Tamandaré do Curso e Colégio Acesso, a maior interação é com os alunos menores: “O maior engajamento que temos é com os alunos menores, até o sétimo ano. Estes participam com as câmeras ligadas, fazem perguntas e participam como se estivessem em sala de aula. Nossa maior dificuldade é com os maiores e este é o objetivo da campanha, temos certeza que o rendimento será muito melhor.
Sobre o Grupo Acesso
Fundado em 2003, o Grupo Acesso surgiu com o objetivo de preparar alunos para os vestibulares, com qualidade, preço acessível e um grande vínculo com a disciplina e resultados. Atualmente, possui dez unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana, formando alunos desde a Educação Infantil, com o Acesso Kids, ao tradicional Pré-Vestibular. Em 2020, o Grupo Acesso recebeu o reconhecimento de ‘Escola com maior eficiência digital’, comparado com outras 34 escolas do Brasil, reafirmando o compromisso com o resultado na formação, aliado a inovação e o acolhimento aos alunos, principalmente durante as aulas remotas, sendo referência em termos de escola completa e humana.