Como manter um negócio sustentável mesmo com as instabilidades do mercado?
Resposta estará em discussão no Intensive Leadership Academy (ILA), seminário organizado pela Dale Carnegie que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba
As empresas se preparam, criam critérios para seguirem, estabelecem claras recomendações estratégicas, obtidas a partir de análises de mercado e montam formas de chegarem aos seus lucros ideais. Entretanto, muitas não conseguem atingir o seu potencial de faturamento e de equilíbrio financeiro. As estratégias para manter um negócio sustentável estarão em discussão na segunda edição do Intensive Leadership Academy (ILA), que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba. O seminário é organizado e ministrado por executivos da Dale Carnegie Training, referência mundial em desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
Na avaliação de Celso Moutinho, responsável pela franquia do Rio do Janeiro da Dale Carnegie e trainer nos programas Dale Carnegie Course, High Impact Presentations, Negociação Total e Sales Advanced, o principal problema é chegar em um consenso sobre o que o empresário quer e o que é importante para a empresa. “Quando entendemos que devemos lutar pelo o que é importante, todas as estratégias passam a ser direcionadas para o resultado”, afirma.
Fazer a empresa dar lucro e prosperar é algo que não está na quantidade de vendas e sim na qualidade das vendas. Segundo Moutinho, fazer promoções e trabalhar com descontos, ou aceitar descontos que a empresa não está pronta para sustentar é algo que pode levar à falência. “Criar promoções pode aumentar as vendas e trazer mais clientes, mas pode deixar o seu caixa baixo porque diminui a margem de lucros. É importante que se crie valor no produto e serviço, para que o preço seja somente uma moeda de troca”, diz.
Não conseguir colocar um preço em seus produtos e serviços e não criar valor para se sustentar no mercado são as principais causas de falência das empresas. Segundo Moutinho, existem algumas maneiras de precificar para garantir lucro, ser competitivo em relação à concorrência e agradar o cliente. “O primeiro passo é conhecer os seus custos e despesas, definir a sua margem de lucro e não ignorar o mercado”, diz o trainer, ressaltando que adotar uma estratégia de preços baixos é ter prejuízo mesmo com boas vendas.
A fidelização de clientes é outra estratégia para manter um negócio sustentável. “O cliente quer ser atendido dentro de suas necessidades e expectativas, e isso não está no produto ou serviço que você entrega, mas sim na projeção futura. Quando negociamos preço por preço entramos em uma briga chamada barganha, isso não é sustentável e você passa a ser comum no mercado. A fidelização vem da proximidade e satisfação das necessidades dos clientes”, destaca Moutinho.
Dale Carnegie Training – Por 104 anos, a Dale Carnegie Training, por meio de seus programas de treinamento pessoal e profissional vem orientando seus participantes a construir objetivos claros de forma planejada, organizada, com estratégias eficazes, desenvolvendo seus talentos, atitudes, valores, habilidades práticas de comunicação, gestão, liderança, relações humanas, engajamento, vendas, negociação, controle de estresse e apresentações de alto impacto.
Na avaliação de Moutinho, é importante que os empresários invistam em treinamentos de seus funcionários. “Normalmente esperamos que os colaboradores cheguem prontos em nossas empresas e que façam aquilo que está estabelecido ou é necessário ser feito. Muitas vezes isso não acontece e precisamos preparar as pessoas para que cheguem aos resultados de forma eficaz e com maior rapidez. Quando entendemos que não podemos ficar nas mãos do mercado e que podemos estabelecer os índices de desenvolvimento para a empresa e equipe, temos a chance de criar conceitos, valores e uma equipe engajada”, comenta.
Mais informações sobre o Intensive Leadership Academy, programação completa e inscrições no site www.ilabr.com.br.