Como manter um negócio sustentável mesmo com as instabilidades do mercado?

Como manter um negócio sustentável mesmo com as instabilidades do mercado?

Resposta estará em discussão no Intensive Leadership Academy (ILA), seminário organizado pela Dale Carnegie que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba

As empresas se preparam, criam critérios para seguirem, estabelecem claras recomendações estratégicas, obtidas a partir de análises de mercado e montam formas de chegarem aos seus lucros ideais. Entretanto, muitas não conseguem atingir o seu potencial de faturamento e de equilíbrio financeiro. As estratégias para manter um negócio sustentável estarão em discussão na segunda edição do Intensive Leadership Academy (ILA), que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba. O seminário é organizado e ministrado por executivos da Dale Carnegie Training, referência mundial em desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.

Na avaliação de Celso Moutinho, responsável pela franquia do Rio do Janeiro da Dale Carnegie e trainer nos programas Dale Carnegie Course, High Impact Presentations, Negociação Total e Sales Advanced, o principal problema é chegar em um consenso sobre o que o empresário quer e o que é importante para a empresa. “Quando entendemos que devemos lutar pelo o que é importante, todas as estratégias passam a ser direcionadas para o resultado”, afirma.

Fazer a empresa dar lucro e prosperar é algo que não está na quantidade de vendas e sim na qualidade das vendas. Segundo Moutinho, fazer promoções e trabalhar com descontos, ou aceitar descontos que a empresa não está pronta para sustentar é algo que pode levar à falência. “Criar promoções pode aumentar as vendas e trazer mais clientes, mas pode deixar o seu caixa baixo porque diminui a margem de lucros. É importante que se crie valor no produto e serviço, para que o preço seja somente uma moeda de troca”, diz.

Não conseguir colocar um preço em seus produtos e serviços e não criar valor para se sustentar no mercado são as principais causas de falência das empresas. Segundo Moutinho, existem algumas maneiras de precificar para garantir lucro, ser competitivo em relação à concorrência e agradar o cliente. “O primeiro passo é conhecer os seus custos e despesas, definir a sua margem de lucro e não ignorar o mercado”, diz o trainer, ressaltando que adotar uma estratégia de preços baixos é ter prejuízo mesmo com boas vendas.

A fidelização de clientes é outra estratégia para manter um negócio sustentável. “O cliente quer ser atendido dentro de suas necessidades e expectativas, e isso não está no produto ou serviço que você entrega, mas sim na projeção futura. Quando negociamos preço por preço entramos em uma briga chamada barganha, isso não é sustentável e você passa a ser comum no mercado. A fidelização vem da proximidade e satisfação das necessidades dos clientes”, destaca Moutinho.

Dale Carnegie Training – Por 104 anos, a Dale Carnegie Training, por meio de seus programas de treinamento pessoal e profissional vem orientando seus participantes a construir objetivos claros de forma planejada, organizada, com estratégias eficazes, desenvolvendo seus talentos, atitudes, valores, habilidades práticas de comunicação, gestão, liderança, relações humanas, engajamento, vendas, negociação, controle de estresse e apresentações de alto impacto.

Na avaliação de Moutinho, é importante que os empresários invistam em treinamentos de seus funcionários. “Normalmente esperamos que os colaboradores cheguem prontos em nossas empresas e que façam aquilo que está estabelecido ou é necessário ser feito. Muitas vezes isso não acontece e precisamos preparar as pessoas para que cheguem aos resultados de forma eficaz e com maior rapidez. Quando entendemos que não podemos ficar nas mãos do mercado e que podemos estabelecer os índices de desenvolvimento para a empresa e equipe, temos a chance de criar conceitos, valores e uma equipe engajada”, comenta.

Mais informações sobre o Intensive Leadership Academy, programação completa e inscrições no site www.ilabr.com.br.