Contabilidade e gestão financeira são temas de palestra desenvolvida por inteligência artificial em evento em São Paulo

Contabilidade e gestão financeira são temas de palestra desenvolvida por inteligência artificial em evento em São Paulo

Conta Azul Con, maior conferência de contabilidade e tecnologia da América Latina, terminou nesta quinta (15) com show da banda Capital Inicial

A inteligência artificial (IA) tem se tornado um dos assuntos mais comentados da atualidade, despertando a curiosidade de pessoas em todo o mundo. Com avanços tecnológicos significativos, a IA tem o poder de revolucionar diversos setores, incluindo a gestão financeira e a contabilidade, e agora, até mesmo o mundo das conferências. A Conta Azul Con, maior conferência de contabilidade e tecnologia da América Latina, foi o primeiro evento do setor a apresentar uma palestra criada e apresentada integralmente por inteligência artificial generativa. A Conta Azul Con foi realizada nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

"Ao introduzir uma palestra totalmente criada por inteligência artificial, estamos explorando novos horizontes e desafiando os limites do que é considerado possível. A IA tem o poder de criar conexões inéditas entre a criatividade humana e a capacidade de processamento avançado, abrindo caminhos para ideias inovadoras e soluções disruptivas. Essa iniciativa é um convite para todos nós questionarmos o que é possível e nos inspirarmos a buscar o impossível. É um prazer compartilhar essa experiência única com nossa comunidade e testemunhar o potencial transformador dessa fusão entre inteligência artificial e imaginação humana”, declarou Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul.

Com o tema "Impactos da Inteligência Artificial sobre contabilidade e a gestão financeira", a palestra foi criada e será apresentada usando diferentes aplicativos de inteligência artificial generativa. A definição do roteiro, o conteúdo, a apresentadora e sua voz (um avatar com voz sintetizada, em português), o suporte visual e as imagens foram totalmente criadas por IA. Os detalhes foram revelados na palestra, que aconteceu no terceiro e último dia da Con 23.

Destaques do último dia

Além da palestra criada pela IA, o evento contou com mais de 50 grandes nomes nacionais e internacionais do mercado na programação. Mais de 50 horas de conteúdo foram oferecidos aos participantes. No último dia, Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels e com vasta experiência em hotéis por todo o mundo, apontou valores básicos para a prosperidade do negócio. Para a empresária, o fundamental é oferecer apenas excelência e, até mesmo, se recusar a vender quando não estiver excelente. “Todo empreendedor deve buscar o melhor sempre. Entender os desafios da convivência com pessoas diferentes é a chave para acolher cada vez mais pessoas”, aponta.

Nina Silva, CEO do D'Black Bank, contou um pouco de sua história e trajetória profissional. Com 22 anos na carreira de negócios, a empresária atua há 17 anos no setor de tecnologia e inovação, onde enfrentou desafios com o racismo estrutural e salários abaixo de seus colegas. “Eu não queria mais ser a exceção que legitima a regra, por isso resolvi fundar o Movimento Black Money. A revolução industrial 4.0 é mais humana que tecnológica, por isso se fala tanto em inclusão e na geração de valor em relacionamentos”, explicou.

Também nesse último dia, Martha Gabriel apresentou o cenário da inovação digital e como os novos sistemas e processos estão ocupando os espaços do ambiente corporativo. Segundo ela, a cibersegurança é um dos principais riscos para as empresas atualmente, por isso, é importante que os profissionais conheçam e testem as novas tecnologias, como o ChatGPT e o metaverso. “Hoje, uma pessoa mediana com uso da tecnologia pode ser melhor que o maior expert na área que atua sem usar tecnologia. Você não vai ser substituído pela tecnologia em si, mas por um humano que usa melhor a tecnologia, por isso, invista neste conhecimento”, disse.

O show de atração que encerrou a programação foi da banda Capital Inicial, que se apresentou exclusivamente para os participantes da conferência.

Big Numbers da edição

• 4 mil participantes, de todos os estados brasileiros

• 50 palestrantes

• 2 palestras internacionais

• 3 dias de evento

• 3 palcos simultâneos

• Mais de 50 horas de conteúdo

• 70 patrocinadores

Conta Azul Con

A Conta Azul Con é uma conferência anual dedicada à tecnologia e inovação, reunindo profissionais, empreendedores e entusiastas de todo o Brasil. Com palestras inspiradoras, workshops interativos e exposições de última geração, a Conta Azul Con tem como objetivo impulsionar o conhecimento, conectar pessoas e promover o avanço da indústria tecnológica. Mais de 14 mil pessoas já participaram das últimas quatro edições da conferência, que contou com uma programação repleta de palestrantes renomados e uma Feira de Negócios com expositores de vários setores. Para 2023, a expectativa é superar todas as edições anteriores. “A Conta Azul Con já se consolidou como um dos eventos mais esperados pelo setor contábil. Durante o período, vamos nos reunir para trocar experiências, anunciar tendências e unir forças para acelerar ainda mais a transformação do mercado contábil do nosso país. Os contadores são nossos principais aliados no propósito da Conta Azul, que é transformar o Brasil por meio do empreendedorismo”, finalizou Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul.

Sobre a Conta Azul

A Conta Azul tem como missão ajudar seus clientes a obterem uma melhor performance escalando seus negócios com as finanças organizadas, a fim de cumprir seu propósito de transformar o Brasil através do empreendedorismo. Para isso oferece o principal ERP (Sistema de Gestão Financeira) em Nuvem do Brasil, que permite a empresas dos mais diversos portes e segmentos, a automatização das principais rotinas financeiras e, por consequência, informações organizadas para auxiliar na tomada de decisões. Fundada em 2012 por Vinicius Roveda, João Zaratine e José Sardagna, foi a primeira startup brasileira selecionada pela 500Startups, um dos principais programas de aceleração de negócios no Vale do Silício. Além da certificação GPTW a empresa foi destaque no ranking ocupando o 8º lugar entre Melhores Lugares para se trabalhar no Brasil em 2022.