Contratos Imobiliários: Assinatura digital traz comodidade
Cibraco Imóveis tem investido para melhorar a experiência de locação do cliente aliando segurança jurídica, facilidade e rapidez
A utilização de ferramentas digitais têm trazido comodidade nas relações comerciais do mercado imobiliário. A assinatura digital em contratos é um exemplo de ganho em rapidez, segurança e comodidade, principalmente quando um dos interessados está em outra cidade, estado ou país.
“Com apenas uma ida ao cartório, em Santa Catarina, minha mãe conseguiu fazer tudo o necessário para ser a minha fiadora, aqui em Curitiba”, relata o analista financeiro Jonatas Martins Philippi, que acaba de locar uma residência. Ele ressalta que teve uma grande economia, principalmente, de tempo. “Imagino que perderia o horário de almoço por alguns dias se não pudesse contar com esse sistema. Então, poder fazer esses trâmites de maneira online deixa tudo muito mais rápido e prático”, pondera.
Tendência
O presidente da Imobiliária Cibraco, Sidney Axelrud, destaca que esta é uma tendência e que o mercado tem buscado, cada vez mais, melhorar a experiência do cliente. “Nos últimos dois meses cerca de 80% dos contratos de locações foram com assinatura digital e a nossa expectativa é a de que todos os novos contratos sejam feitos desta forma”, aponta.
Axelrud conta que optou por utilizar um sistema híbrido, que aceita o contrato totalmente digital ou com etapas de assinaturas físicas. “Temos que pensar tanto no cliente tradicional quanto naqueles que precisam deste tipo de solução”, explica. “A Cibraco tem 70 anos no mercado imobiliário e estamos constantemente atentos e investindo para nos manter na vanguarda, oferecendo o que há de melhor aos clientes”, enfatiza.
Benefícios
O contrato com as assinaturas digitais tem o mesmo valor jurídico que os contratos com assinaturas físicas. “Este cadastro online feito durante o processo de assinatura digital dura por três anos, por isso o cliente poderá usar seu cadastro para outros serviços de cartório. Nos demais trâmites, junto a Cibraco, ele não precisará ir ao cartório novamente, como ocorre no caso de uma renovação”, explica Axelrud.