Dicas de ouro do melhor programa de formação de executivos do planeta
No livro 60 Dias em Harvard, o autor Allan Costa divide com os leitores ensinamentos e reflexões sobre liderança, empreendedorismo e carreira
Quer saber como é estudar na melhor escola de negócios do mundo? No livro 60 Dias em Harvard, lançado este mês, o palestrante e empresário Allan Costa conta a sua experiência como aluno do Advanced Management Program (AMP) da Harvard Business School, o programa de pós-MBA mais conceituado do planeta.
O autor participou do curso em 2011, quando ainda era diretor-superintendente do Sebrae/PR. Ele também já foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná e professor de programas de MBA. Atualmente, além de consultor e palestrante, Costa é investidor-anjo e mentor de startups.
A vivência em Harvard foi tão intensa e tão transformadora que incentivou Costa a largar um salário de R$ 900 mil anuais para empreender.
A seguir, confira oito lições valiosas que o autor aprendeu durante a sua temporada na Universidade de Harvard, por onde já passaram nomes como Mark Zuckerberg, Barack Obama e Bill Gates.
1. Diversão é um ingrediente chave para empresas acima da média.
2. O sucesso pode ser uma armadilha. Pode gerar medo de arriscar e criar organizações dinamicamente conservadoras.
3. Cultura e estratégia têm que estar em sintonia. Se não estiverem, mude a cultura ou mude a estratégia.
4. Produtos e serviços são um aglomerado de coisas que tem que funcionar juntas. Se um único pedaço não funcionar direito, todo o resto vira vinagre.
5. Crescimento nem sempre é bom. Crescer sem sustentação pode destruir valor, destruir dinheiro, destruir as pessoas, destruir a cultura e destruir a organização.
6. Execução excelente e estratégia ruim sempre é melhor que uma grande estratégia e execução pobre. Não há boa estratégia que resista a uma má execução.
7. Emoção é bom na formação de um time e no desenvolvimento de uma empresa que faça a diferença. Mas pode ser ruim para decisões de negócio;
8. Não tem jeito: organizações são feitas de pessoas. No fim do dia, são sempre as pessoas que fazem a diferença.
60 Dias em Harvard conta com prefácio do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e também está disponível na versão on-line, no site do autor. No site da Amazon, o livro, em formato Kindle, já é o terceiro mais vendido do país. O livro impresso, no entanto, conta com dois capítulos adicionais que falam sobre como a experiência em Boston impactou a vida do autor seis anos depois.
Serviço:
60 Dias em Harvard – Diário de um AMP (publicação independente)
Preço médio: R$ 39,90
Para mais informações sobre o autor, acesse www.allancosta.com