Empreendimentos imobiliários se adaptam às tendências de mobilidade urbana sustentável
Residencial lançado em Curitiba será o primeiro do Brasil a oferecer parceria com a Uber para estimular o uso de transporte compartilhado
As tendências de deslocamento nas cidades, com os novos hábitos de consumo e mobilidade dos brasileiros, têm sido levadas em conta pelo mercado da construção civil nacional no planejamento de novos empreendimentos comerciais e residenciais. Com mudanças de comportamento que influenciam o trânsito, como o home office e o boom do comércio eletrônico, o prognóstico é de queda no uso de carros particulares e aumento na procura por modais como bicicleta, ônibus e transporte por aplicativos.
Nesse contexto, Curitiba terá o primeiro empreendimento imobiliário do Brasil a firmar parceria com a empresa Uber para incentivar quem quiser colocar um carro no negócio a contribuir, de forma efetiva, com a redução do número de veículos em circulação na cidade. O residencial Árten, da incorporadora paranaense ALTMA, vai oferecer aos futuros moradores que fizerem a opção pelo serviço um período de dois anos de corridas grátis, dentro de um limite diário estabelecido em contrato e proporcional ao valor do veículo.
A parceria inédita considerou estudos que indicam os aplicativos de transporte como um dos principais responsáveis pela mudança no comportamento do brasileiro em relação à mobilidade. Um levantamento feito pelo DataZAP e publicado pelo portal Terra, por exemplo, mostra que 63% dos moradores da capital São Paulo fazem uso de aplicativos de transporte individual e transporte coletivo para ir ao trabalho. Outra pesquisa, feita pelo Datafolha por encomenda da Uber, indica que na pandemia os brasileiros sem veículo próprio têm preferido usar aplicativo de transporte e bicicletas para locomoção.
O projeto do Árten, que será construído no bairro Alto da XV, inclui acesso exclusivo para ciclistas no condomínio, bicicletário ampliado, vestiário no térreo, oficina para conserto e regulagem das bikes e uma central de bike sharing. “A nossa intenção neste projeto foi atender as demandas de um público consciente, que se importa com qualidade de vida e com o futuro. Por isso, fomos buscar a parceria com a Uber, estudamos as melhores soluções para adequar o projeto às tendências de mobilidade e decidimos dar as bikes elétricas de presente para os futuros moradores usarem à vontade”, conta o diretor de incorporação da ALTMA, Gabriel Falavina.
Outra facilidade oferecida pelo Árten com o propósito de contribuir com a mobilidade urbana e com o meio ambiente é a infraestrutura em todas as vagas de estacionamento para os pontos de recarga de baterias de carros elétricos ou híbridos. O empreendimento, lançado nesta semana, é uma parceria da ALTMA com a HIEX Empreendimentos Imobiliários.
Sobre o Árten
O residencial de alto padrão Árten é um empreendimento que reúne conceitos de Arte, Design, Tecnologia e Sustentabilidade. O prédio será construído na Rua Dias da Rocha Filho, 239 (entre as ruas José de Alencar e Almirante Tamandaré), entre o Alto da XV, Juvevê e Cabral.
Com uma extensa relação de itens de sustentabilidade, o projeto do Árten reverencia a inteligência construtiva para a redução de impacto ambiental e ampliação do coeficiente de aproveitamento dos espaços. Com quatro opções de plantas, que têm metragens que vão de 86 m2 a 167 m2, o projeto adota o conceito TETRIS de construção, que garante máxima área construída útil. Com menos corredores, a técnica resulta em melhor custo benefício do metro quadrado para o consumidor final.
Outro diferencial do projeto é o design biofílico, que valoriza o verde e otimiza a entrada da luz natural nos ambientes de uso compartilhado e unidades. O projeto arquitetônico também favorece a circulação do ar nos apartamentos, com a disposição inteligente de janelas, que permite a ventilação cruzada nas unidades duplex. As esquadrias termo acústicas completam o conjunto de soluções que garantem conforto térmico e acústico, reforçado com as mantas acústicas em todos os pisos, que neutralizam a troca de ruídos entre os apartamentos, contribuindo para a privacidade e comodidade dos moradores.