Estudantes lançam foguetes de garrafa pet para comprovar Lei de Newton
Atividade com alunos do Ensino Médio coloca em prática a teoria da ação e reação
Uma das leis mais famosas da Física diz que “a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário”. Para comprovar a terceira Lei de Newton e vivenciá-la na prática, estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Positivo - Internacional participam, nesta quarta-feira (7), do tradicional lançamento de foguetes.
A atividade, que acontece desde 2009, desafia os estudantes a construírem seus próprios foguetes, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet. De acordo com a gestora do Ensino Médio do Colégio Positivo - Internacional, Carla Probst, cada projétil é composto de duas garrafas pet, um pouco de areia, isopor e plástico ou papelão para fazer as aletas (asas). "Os foguetes são encaixados nas bases, feitas de canos de PVC. No momento do lançamento, é colocada água dentro do foguete. Na base, há um pino com entrada de ar (bomba de bicicleta), que dá a pressão para o foguete ser lançado", adianta a educadora.
Toda a atividade é supervisionada por professores, coordenadores pedagógicos e inspetores do Colégio Positivo, para que a tarefa ocorra de forma segura e didática. De acordo com Carla, colocar em prática os conteúdos teóricos significa tirar os alunos da zona de conforto. “Eles podem construir e ver os erros e acertos de algo que estava apenas no papel”, afirma.
O trabalho é avaliado por diversos critérios – entre eles, a criatividade e qualidade do foguete e o alcance mínimo alcançado pelo projétil. "O objetivo é estimular a curiosidade e o uso do raciocínio lógico, além de promover o espírito de cooperação e a interação entre os alunos", esclarece Carla.
Serviço:
Lançamento de foguetes de garrafas pet
Data: quarta-feira, 07 de julho
Horário: das 9h45 às 13h05
Local: Colégio Positivo - Internacional (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville)
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Colégio Positivo - Internacional, o Colégio Positivo - Água Verde, o Colégio Positivo - Boa Vista e o Colégio Positivo - Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Com a aquisição do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 15 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Pré-Vestibular.