Fibromialgia: dores podem aumentar durante o inverno

Fibromialgia: dores podem aumentar durante o inverno

Reumatologista Cláudia G. Schainberg explica quais cuidados devem ser intensificados

A fibromialgia é uma doença reumatológica que causa dores generalizadas, principalmente dores musculares, além de apresentar sintomas de cansaço, fadiga, depressão e ansiedade.

Algumas partes do corpo que podem ser acometidos por essa doença são: cervical, tórax, abdome, dorso, lombar, mandíbula, ombro, braço, coxa e perna. Fatores climáticos podem intensificar as dores nessas regiões. Portadores da fibromialgia relatam a dificuldade de saber quando foi que as dores começaram, pois, “a dor começa bem leve e vai aumentando conforme o passar dos dias, sendo elas nos ossos, mais precisamente nas articulações” explica a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg.

É essencial que ao sentir dores persistentes o médico seja procurado, para realizar exames físicos que detalham o diagnóstico e o tratamento correto a ser seguido, pois esta doença não tem cura, mas também não leva à morte. Segundo a especialista, o tratamento inclui medicamentos, atividades físicas e massagens.

Para diminuir as dores em tempos gelados como nessa época do ano é necessário realizar uma boa rotina e intensificar alguns cuidados. “Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos, mantenha o peso controlado e evite o sobrepeso, reduza o estresse, procure posições confortáveis para se sentar e deitar, mantenha o ambiente com uma temperatura agradável e use os medicamentos indicados pelo o seu médico” ressalta a Cláudia G. Schainberg.

Sobre a Dra. Cláudia G. Schainberg

Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos.

Dra. Cláudia ainda declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo.

Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.

Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.