Hospital Santa Cruz disponibiliza Cartilha de Segurança do Paciente aos usuários

Hospital Santa Cruz disponibiliza Cartilha de Segurança do Paciente aos usuários 

Material dá dicas para que pacientes também sejam protagonistas na manutenção da sua segurança 

Quando um hospital recebe um paciente, a principal preocupação da instituição é que ele não seja colocado em risco durante o período de cuidado. Uma eventual queda, por exemplo, é uma situação não intencional que pode acontecer e acabar prolongando o tempo de internação no hospital. 

Para que os pacientes, familiares, visitantes e colaboradores saibam como contribuir e o que exigir em relação à segurança do paciente, o Hospital Santa Cruz, em Curitiba-PR, lançou uma cartilha com dicas e informações sobre o tema, em parceria com a Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados. O material apresenta orientações sobre medicamentos, identificação do paciente, cirurgia, higienização das mãos, prevenção de quedas e lesões de pele, entre outros protocolos. 

“Nosso principal objetivo é garantir a segurança de quem está sendo cuidado e minimizar os riscos de incidentes indesejados”, explica a Gerente do Setor de Qualidade do Hospital, Dra. Adriana Blanco. “Quanto mais informação as pessoas tiverem, mais elas podem ajudar a manter o ambiente seguro”, afirma. O material está disponível no pronto-atendimento, portarias e quartos, gratuitamente. 

Confira algumas das informações da Cartilha de Segurança do Paciente: 

Direitos dos pacientes

·         Ter atendimento digno, atencioso e respeitoso;

·         Ser identificado e tratado por seu nome e sobrenome;

·         Ter resguardado o segredo sobre seus dados pessoais, pela manutenção do sigilo profissional desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.

·         Identificar as pessoas responsáveis direta e indiretamente por sua assistência, por meio de crachás visíveis;

·         Receber informações claras, objetivas e compreensíveis;

·         Consentir ou recusar, de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, os procedimentos diagnósticos ou terapêuticos.

Deveres do paciente

·         Fornecer todas as informações sobre a sua saúde, inclusive o uso de medicamentos e problemas médicos atuais e passados;

·         Observar as normas internas do Hospital;

·         Respeitar os direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores da Instituição.