IBH abre inscrições para pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental
Curso, dirigido para psicólogos, será realizado em Curitiba e terá 570 horas/aula
O Instituto do Bem-estar Humano (IBH), em parceria com a Consultoria Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cbepex), está recebendo inscrições para a pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental. O curso tem 570 horas/aula e é coordenado pelo diretor do IBH, Reginaldo Daniel, que é psicólogo, professor e coach em bem-estar.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem mais específica, breve e focada no problema atual do paciente. Também conhecida como TCC, a terapia mostra que o que afeta as pessoas não são os acontecimentos e sim a forma como eles são interpretados.
“Existem pensamentos que não analisamos, os chamados ‘pensamentos automáticos’. Eles podem ser positivos ou negativos. Na Terapia Cognitivo-Comportamental, o psicólogo tem o importante papel de auxiliar o paciente a distinguir e intervir nesses pensamentos. Com esse trabalho, o psicólogo ensina o paciente a treinar, identificar, escrever e aprender a diferença entre pensamentos e sentimentos. E isso é fundamental para garantir uma vida com bem-estar, que é o desejo da maioria das pessoas”, explica Reginaldo Daniel.
A Terapia Cognitivo-Comportamental surgiu no início dos anos 60, a partir do psiquiatra Arron T. Beck, que realizou pesquisas com pacientes deprimidos. Ele percebeu que pacientes depressivos tinham visão distorcida de si mesmo, do mundo ao seu redor e de seu futuro, a chamada tríade negativa, que tem formação na infância. Conclui-se então que, o pensamento negativo distorcido altera o humor e, consequentemente, o comportamento. A TCC surgiu com o objetivo de corrigir os pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas da depressão.
“A TCC conquistou espaço nas últimas décadas por seu impacto positivo no campo da saúde mental. Ela mostrou sua eficácia na compreensão e no tratamento de uma extensão de distúrbios emocionais e comportamentais”, comenta Reginaldo Daniel.
A pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental será realizada a partir do primeiro semestre de 2018, na sede do IBH (Rua Padre Anchieta, 2348, em Curitiba). Mais informações e inscrições pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 9 9680-1231.
Serviço:
Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental
Realização IBH e Cbepex
Local das aulas: IBH (Rua Padre Anchieta, 2348, em Curitiba)
Mais informações e inscrições pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 9 9680-1231
Estrutura curricular
Fundamentos teóricos da TCC
Avaliação e técnicas da TCC
A TCC na prática clínica
A TCC e os transtornos de ansiedade, alimentares e do impulso
Metodologia do Trabalho Científico I
A TCC aplicada à infância e à adolescência
A TCC aplicada às disfunções sexuais
Terapia Cognitivo-Comportamental e Saúde Mental
A TCC aplicada às fobias sociais e à depressão
A TCC aplicada às psicopatologias
A TCC aplicada ao déficit de atenção e hiperatividade
Metodologia do Ensino Superior
A TCC em tratamento de casais e famílias
Metodologia do Trabalho Científico II
Sobre Reginaldo Daniel da Silveira
Reginaldo Daniel da Silveira é professor, psicólogo, pesquisador, escritor e palestrante. É coach em Bem-Estar. Autor do livro O Inferno é Verde. Tem atuação em Psicologia e Educação a Distância. É especialista em Filosofia Política (UFPR), Metodologia da Ciência (Uniben) e Terapia Cognitivo-Comportamental (Uniara). Mestre e Doutor em Engenharia da Produção: Mídia e Conhecimento (UFSC). Autor do programa ESD: Educação Sem Distância, em execução pelo Detran-PR em 64 municípios do Paraná. Implementou metodologias de ensino a distância em diversas instituições (UEPG e Educon). Criou cursos (Educon/FAEL, Facinter). Atua na clínica e em organizações, sendo responsável por Testes e Medidas em vários estados brasileiros. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Aplicada- GEPTA (UFPR). Como jornalista, dirigiu emissoras de rádio e TV no Paraná e no Rio Grande do Sul (Rede Pampa, Rede Exclusiva e Rede Independência).