Micro e pequenas empresas: vale a pena ter canal no YouTube?

Micro e pequenas empresas: vale a pena ter canal no YouTube?

Saiba quais as principais necessidades atualmente para se divulgar uma micro ou pequena empresa. Ferramentas como YouTube tem feito a diferença

Pensar que a divulgação de uma empresa, atualmente, limita-se em distribuir panfletos ou fazer propaganda na TV e no rádio, é um engano, e dos grandes. Com a chegada da era digital, muitas formas de comunicação acabaram por ficar ultrapassadas e migraram para a internet. Hoje em dia pouco vemos sobre revistas impressas e jornais diários, agora, tudo, absolutamente tudo, passou a ser reproduzido na web, assim como a forma de difundir ao mundo o conteúdo sobre uma empresa. Porém, qual a melhor maneira de fazer essa divulgação digital? Segundo dados do Google Brasil, depois de comer e dormir a terceira atividade que o seu humano mais faz é assistir vídeos. No Brasil, o uso da segunda-tela acontece em mais de 55% dos usuários de smartphones e tabletes. Ou seja, ter conteúdos em video, principalmente no YouTube, começa a se tornar uma necessidade, para manter a melhor comunicação com os clientes e público.

Dentre todas as opções presentes na internet para se divulgar vídeos, o YouTube se tornou uma ferramenta essencial. Atualmente, o mecanismo é a maior plataforma para compartilhamento de vídeos online no mundo. Além disso, tornou-se uma estrutura tecnológica que permite além de a postagem dos vídeos e seu impulsionamento ­– pagamento de valor para que o post seja evidência no Google –, acesso a dados precisos sobre público, engajamento e relevância, que são grandes aliados na hora de medir ações e planejar estratégias de conteúdo.

Com tantas vantagens, o Youtube é uma das mais importantes ferramentas para difundir empresas, marcas e modelos na internet, principalmente para micro e pequenas empresas, acredita Virginia Crema, CEO da Coletive, empresa especializada em soluções para YouTube, de Curitiba (PR). “A ferramenta se consolidou por ser relativamente barata e eficaz na geração de conteúdo audiovisual de relevância para o seu público. Ter um canal dentro do mecanismo é como contar com uma pequena emissora, em que é possível compartilhar conteúdos de interesse do público alvo da marca, medir estes resultados e estar em total contato com os clientes – possibilidade fornecida por meio de opções como comentários, que são um formato muito eficiente de engajamento”, complementa.

Usufruindo da ferramenta

O YouTube é muito mais que uma ferramenta para divulgar vídeos na web. Ele é considerado o segundo maior site de pesquisa do mundo, perdendo apenas para o Google, seu criador. Devido isso, manter o conteúdo de uma empresa bem empregado e posicionado no YouTube é uma ótima forma de a marca ser encontrada e reconhecida quando pesquisada.  “Atualmente, na criação de qualquer post, site ou blog de comunicação, nos preocupamos com ferramentas de SEO. Por ser também um site de pesquisa, no momento do upload do vídeo é muito importante definir com clareza e objetividade e título, descrição e tags do material, pois as mesmas serão as responsáveis por facilitar na hora da busca do seu conteúdo, e da sua empresa no próprio YouTube e, claro, no Google”, destaca Crema.

Investimentos

Para se ter efetividade no uso do YouTube como ferramenta é necessário um certo investimento, que pode variar muito de acordo com as necessidades de cada empresa ou profissional. Por exemplo: se a empresa não possui nenhuma equipe técnica que possa realizar a captação de vídeos ou edição, terá que contratar alguma agência que possa executar o serviço. “De maneira geral, investimento de dinheiro está ligado também ao empenho que a empresa terá para investir na ferramenta. O YouTube valoriza canais com recorrência de vídeos – que possuam ao menos um vídeo por semana, no mesmo dia e horário -. Isso significa que a empresa deve se programar para produzir estes conteúdos, ver comentários, analisar gráficos. Por isso, o ideal é investir um pouco no começo com uma equipe que possa auxiliar, pelo menos até conseguir pegar o ritmo”, aponta Virginia.

Retornos

Uma das principais maneiras de se ganhar dinheiro com o YouTube é por meio do Adsense, opção presente na ferramenta. Ele é composto pelo dinheiro pago pelas propagandas vinculadas antes e durante dos vídeos. Para canais pequenos, os valores são realmente muito baixos, principalmente por conta do crescimento no número de canais. “Acreditamos que a melhor forma de ganhar dinheiro é fidelizando um público e fechando patrocínios com marcas ou ações off-line vinculadas ao canal. Casos assim, na maioria das vezes trazem resultado”, finaliza Crema.