MM Gerdau celebra Dia Nacional do Patrimônio Cultural com programação gratuita

MM Gerdau celebra Dia Nacional do Patrimônio Cultural com programação gratuita

Em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, serão disponibilizadas três conversas sobre o tema no YouTube do MM Gerdau

Neste mês de agosto, a programação do MM Gerdau oferece atividades que unem duas áreas: a cozinha mineira e as ciências. A partir do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, o museu realiza três ações, todas acessíveis em Libras, relacionadas ao tema e à proposta da instituição. A data homenageia o nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional (SECULT 2021). O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal realiza as atividades especiais relacionadas aos caminhos contemporâneos do patrimônio e seus novos horizontes, integrando a programação realizada pelo Circuito Liberdade, IEPHA e a SECULT.

A primeira atividade será o bate-papo “Café, Queijo e Ciência”, no dia 17, terça-feira, às 19h. Por meio do canal do MM Gerdau no YouTube, o público terá a oportunidade de acompanhar essa edição do programa CoMciência que, em parceria com a Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, promove uma conversa sobre a ciência na produção de dois ingredientes fundamentais para a culinária do nosso estado: o café e o queijo. O debate contará com a presença da jornalista Fernanda Fabrino, do agrônomo Marcelo Malta e do pesquisador Júlio de Paula.

Já no dia 18 de agosto, também às 19h, o YouTube do MMGerdau apresenta o bate-papo “Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral”. Centrada no Patrimônio Histórico e no acervo mineralógico do Professor Djalma Guimarães, a conversa será conduzida por Michele Arroyo, historiadora e doutora em Ciências Sociais, e por Vitória Régia, doutora em Geologia Geral e Aplicada. A mediação ficará por conta de Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau.

Para finalizar o ciclo de conversas, em 19 de agosto, também às 19h, acontecerá ao vivo na Twitch TV e no YouTube do MM Gerdau a aula show “Mixologia molecular: Nem tudo é o que aparece”. O encontro, que contará com a participação do perfil Caneca Sincera, voltado para apreciadores de café, e da mixologista Marcela Azevedo, criadora d’A Cachaçaria Itinerante, vai apresentar uma reflexão sobre a relação da mixologia com a ciência. Ingredientes mineiros, como o café, o queijo e a cachaça serão as estrelas da apresentação.

:: SOBRE OS CONVIDADOS::

Fernanda Fabrino - jornalista, chefe de comunicação da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), representante da EPAMIG na Rede Mineira de Comunicação Científica

Marcelo Malta - agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1998), mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutor em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2007). É pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/EPAMIG. Tem experiência na área de Ciência dos Alimentos/Química e Análise de Alimentos, com ênfase em Pós-Colheita e Qualidade do Café. Atualmente, é Chefe do Departamento de Pesquisa da EPAMIG.

Junio de Paula - pesquisador de base tecnológica, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Processamento de Leite e Derivados da EPAMIG. Professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora /MG. Orientador e professor do Programa do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, parceria entre (UFJF, EMBRAPA e EPAMIG) e doutor em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa.

Michele Arroyo - Michele Abreu Arroyo, historiadora, mestre e doutora em Ciências Sociais, especialista em patrimônio cultural, memória, arquivos e museus, atuou como Diretora de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, Superintendente do IPHAN em Minas Gerais e Presidente do IEPHA-MG. Atualmente, atua como consultora na área de Patrimônio Cultural, Urbanismo, Reabilitação de espaços de Memória, Educação para o Patrimônio Cultural e Gestão da Cultura e do Patrimônio Cultural.

Vitória Régia - Graduação em História Natural obtida na Universidade Federal de Minas Gerais (1968), especialização em Ensino de Geologia na UnB - Universidade de Brasília, em 1974, mestrado pela USP - Universidade de São Paulo em Mineralogia e Petrologia (1985), doutorado em Geologia Geral e Aplicação pela Universidade de São Paulo (1996). Dirigiu o CPMTC do IGC - Centro de Pesquisa Prof. Manoel Teixeira da Costa do Instituto de Geociências por um mandato de dois anos. Dirigiu o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por 10 anos. Ingressou na UFMG como professora temporária por concurso público em 1970. Atingiu a posição de professor assistente por concurso público em 1977 e a de professor adjunto por concurso de títulos, sendo aposentada como professor adjunto R-4. Desenvolveu projetos na área de Mineralogia e Geoquímica de Pegmatitos, atuando principalmente nos seguintes temas: Província Pegmatítica Oriental do Brasil, geoquímica mineral, feldspatos, micas, berilos, turmalinas e niobo-tantalatos. Atuou nas áreas de popularização da Ciência e ação educativa em museus no período em que dirigiu o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães

Márcia Guimarães - Geóloga pela UFMG (1999), especialista em Gestão Ambiental pela FUMEC e FEAM (2003). Atua na gestão de museus e na popularização da ciência desde 2002. Foi diretora de Acervo e Pesquisa do Museu de Mineralogia Prof Djalma Guimarães entre 2002 e 2004; coordenadora de Meio Físico de Estudos Ambientais da CSL Consultoria de Engenharia S/C entre 2005 a 2010. Curadora de Geociências do Museu das Minas e do Metal entre 2010 a 2015. Diretora do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal desde 2015.

Caneca Sincera - O Instagram @CanecaSincera completou 4 anos em maio e já publicou mais de 300 resenhas sobre cafés, cafeterias, viagens e produtos, em 40 cidades de 19 países visitados (pelas idealizadoras e por parceiros colaboradores). Além disso, Janine Avelar e Jussara Paim produzem eventos relacionados ao tema do café - Workshops e Rolês com Caneca, realizam consultorias para cafeterias, produtores de café e afins para qualificação de marca, redes e outras ações que apoiem a cadeia produtiva.

Cachaçaria Itinerante - Capitaneada pela mixologista Marcela Azevedo, A Cachaçaria Itinerante é focada no mercado do turismo de experiência, criando diversas propostas inusitadas na produção de drinks, cachaças e gastronomia molecular. Marcela é historiadora e pesquisadora científica que há 10 anos se apaixonou pelo mundo da cachaça e há 4 anos pela mixologia. Criou @acachacariaitinerante, em que se diverte criando inusitados licores e drinks, mergulhados nos sabores do cerrado brasileiro e com a beleza das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), ingredientes bem mineiros e a mixologia molecular. Seu slogan é “Entre criar e consumir arte, eu escolho os dois!”

:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::

|www.mmgerdau.org.br |

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu está aberto parcialmente ao público desde o dia 09/07. O Nível Liberdade pode ser visitado de terça a sábado, das 11 às 18h, e nas quintas, das 11 às 21 horas. Entrada franca.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: @mmgerdau

Serviço:

MM Gerdau promove programação para celebrar Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Dias 17, 18 e 19/08 - terça, quarta e quinta-feira - Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes - A ciência na cozinha mineira

(todas as atividades serão acessíveis em LIBRAS)

17 de agosto, terça-feira, 19h - Bate papo: Café, Queijo e Ciência, no YouTube do MM Gerdau

18 de agosto, quarta-feira, 19h - Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral, no YouTube do MM Gerdau.

19 de agosto, quinta-feira, 19h - Aula show Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece, No YouTube e Twitch TV do MM Gerdau.