MPPR promove espetáculo teatral aberto à população para falar sobre cidadania
Por iniciativa do Ministério Público do Paraná, o “João Cidadão”, projeto do Conselho Nacional do Ministério Público voltado a incentivar o exercício da cidadania, especialmente entre os jovens, vai inspirar uma peça teatral. O espetáculo “Um jeito simples de entender seus direitos” será apresentado a cerca de 12 mil estudantes de nono ano e do ensino médio de Curitiba e região. A estreia, marcada para o dia 29 de agosto, às 20 horas, no grande auditório do Teatro Guaíra, será aberta à população, com entrada gratuita.
O espetáculo
Bem-humorada e interativa, a peça foi adaptada pela Cia. dos Palhaços a partir da cartilha do “João Cidadão”, que também será distribuída aos espectadores, logo após o espetáculo. As cenas reúnem técnicas de teatro, circo e música e tratam dos direitos e deveres dos cidadãos, de um jeito simples e divertido. No total, serão seis dias em cartaz e 13 apresentações. Além da estreia para a comunidade, haverá sessões nos períodos da manhã e da tarde para estudantes de escolas públicas e particulares da capital.
“Os estudantes são agentes de transformação da realidade. Por isso, é importante a formação de uma juventude cidadã, comprometida e responsável, que possa contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente melhor e mais justa”, afirma o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.
O projeto
Lançado pelo CNMP em 2015, o projeto “João Cidadão” traz ao debate temas diversos, como o combate à corrupção, o direito à educação e à saúde, a inclusão social, o estado democrático de direito e a liberdade de expressão, entre outros. Como o foco são adolescentes e jovens, a linguagem adotada é leve e divertida, ainda que crítica – a cartilha do projeto, por exemplo, distribuída em escolas, é toda inspirada em quadrinhos (mangá). “Neste contexto, pensamos que o teatro seria um recurso excelente para atingir nosso público, pois é uma forma de arte que soma a questão do entretenimento à reflexão”, conta o promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi, coordenador do projeto no MPPR.
Parceiros
O teatro do João Cidadão conta com patrocínio da Itaipu Binacional, da Sanepar, da Copel e do Grupo Positivo. A iniciativa conta, ainda, com o apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, das secretarias estaduais da Cultura e da Educação, da Fundação Escola do Ministério Público, da Gazeta do Povo, da Fundação Pedro Jorge, da Fiep, da Fecomércio e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná.
Serviço:
“Um jeito simples de entender seus direitos”
Peça teatral inspirada no projeto “João Cidadão”, com a Companhia dos Palhaços
Terça-feira, 29 de agosto, às 20 horas
Grande auditório do Teatro Guaíra
Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba
Entrada livre, não é necessário apresentar ingresso