O passo a passo do coaching de identidade: como funciona esse tipo de consultoria?
Metodologia criada pela curitibana Elen Müller é realizada em dez etapas com o objetivo de ajudar mulheres a encontrarem sua melhor forma de expressão visual por meio do autoconhecimento
Toda consultoria de imagem é igual? Ao contrário do que muita gente imagina, contratar um coachnem sempre significa ter que se adequar a padrões sociais – dos quais muitas vezes a mulher está justamente querendo fugir. É pensando nesse público feminino que a curitibana Elen Müller criou uma metodologia consultoria de imagem que é muito menos impositiva e mais compreensiva, ocoach de identidade
Formada em Direito, Elen usa seu conhecimento para advogar pelas mulheres que querem encontrar a melhor forma de expressar valores e sentimentos na sua imagem. “Por conta do modelo de ‘mulher ideal’, a autoimagem da mulher no momento em que se olha no espelho é distorcida. Esse distúrbio tem origem na infância e é refletido na fase adulta, com consequências mentais e até físicas. Ao perceber essa necessidade quando se trata de identidade, resolvi criar um trabalho direcionado especificamente para esse público”.
De maneira prática e direta, o trabalho realizado por Elen é composto por dez etapas, divididas em três objetivos: investigar, educar e colocar em prática. A primeira metade do processo é de investigação da vida e objetivos da cliente. “Primeiro, a gente faz o que eu chamo de abrir o guarda-roupa interno de cada um para depois abrir o guarda-roupa externo.Vamos mais a fundo para descobrir o que realmente bloqueia a mulher de expressar. O ser humano, em geral, não muda na insegurança, portanto o objetivo de metade do coaching é criar uma ponte segura para em seguida, obter uma mudança consistente e coerente na imagem”.
Assim, os três primeiros encontros é feita uma avaliação de autoestima, identificação de estilo de vida, roupas atuais, identificação de crenças que a fazem não se expressar de forma coerente, assim como seus valores: “isso me oferece a base para compreender a identidade da cliente e irá refletir em todos os outros passos e técnicas seguintes a serem aplicados”. Na fase educativa, a cliente recebe uma apostila detalhada com as informações técnicas que funcionam especificamente para ela, e o final do processo é para colocar toda essa informação em prática, direto no guarda-roupa.
As clientes de Elen iniciam o coaching com insatisfação pessoal, com o sentimento de insuficiência e com o sonho de se sentirem felizes, e algumas pediram ajuda para outros profissionais anteriormente. Há também quem busque o serviço por se identificar com a proposta, que é trabalhar internamente e externamente em conjunto, procurando um guia preocupado em entendê-las e que não as julgue.
É uma experiência transformadora que tem como resultado mulheres satisfeitas e felizes consigo próprias. Por entenderem quem são e as ferramentas que podem usar, as mulheres ganham segurança para expressar o que são e com autonomia para domar seu o guarda-roupa.
Serviço:
Elen Müller
Consultora de Imagem e Coach de Identidade
www.facebook.com/elenmulleressenciaemaparencia/