Projeto da Opet ganha prêmio por práticas inovadoras
O projeto "Palavra Clikada" do Colégio Opet ficou com a segunda colocação do Prêmio Sinepe/PR – “Práticas Inovadoras em Educação"
O projeto "Palavra Clikada" do Colégio Opet ficou com a segunda colocação do Prêmio Sinepe/PR – “Práticas Inovadoras em Educação". O objetivo do projeto literário é formar leitores autônomos a partir do estímulo ao questionamento e entendimento de mundo por meio da leitura de diferentes gêneros literários que desafiem a capacidade de repensar, individual e coletivamente, épocas e culturas.
De acordo com a professora, o projeto é importante para o desenvolvimento humano dos alunos. “O Palavra Clikada, ano a ano, fortalece-se como projeto pedagógico no Colégio Opet, pois, tendo a cada edição mais inscritos, reafirma a importância de se incentivar a leitura como prática social. Neste sentido reforça a necessidade de que nossos alunos vivenciem experiências literárias capazes de desenvolver habilidades e competências baseadas na apropriação de conhecimentos por meio do estímulo, da criatividade, do livre debate, sobretudo, do poder transformador que é o ato de ler”, explica Andreza.
O projeto premiado
O projeto consiste na seleção de trechos da literatura brasileira, com as obras sendo escolhidas pelo grupo após debate, com o objetivo de retratá-las em fotografias. Além de formar o leitor literário e agregar conhecimento por meio do estímulo à criatividade, o projeto discute a literatura brasileira. Os encontros envolvem os alunos do Ensino Médio que se reúnem em lugares como a Biblioteca Pública do Paraná e o Museu Oscar Niemeyer para rodas de leitura, debates e trocas de dicas literárias.
“Temos como lema: “O que se aprende hoje transforma o amanhã”. Em uma prática pedagógica como o Projeto Palavra Clikaca, estamos oportunizando ao nosso aluno desenvolver habilidades e competências relacionadas a leitura que os auxiliarão a transformar o amanhã”, conta a diretora geral do Colégio Opet, Salete Bayerl Spitzner.
Prêmio Sinepe/PR – “Práticas Inovadoras em Educação"
A premiação contemplou 12 instituições de ensino em quatro categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Ensino Superior e Cursos Livres. Os projetos deveriam conter inovações em alguma das áreas: pedagógica, sustentabilidade ou de inclusão.