Quando é hora de reposicionar uma marca?

Quando é hora de reposicionar uma marca?

Vários fatores podem ser indícios da necessidade de mudar a percepção do público em relação a uma empresa. A BWT Operadora expandiu sua área de atuação e percebeu que era hora de repaginar.

Modificar a visão de um consumidor, já familiarizado com alguns padrões, exige planejamento, inteligência de mercado e estratégia. O rebranding deve ser pensado para que a nova “cara” institucional consiga transmitir a identidade da organização. Isso é evidenciado na BWT Operadora que, depois de mais de uma década no mercado, relança sua marca.

“Em 2022, percebemos que nossa marca não comunicava mais aquilo que somos e nem o que queríamos ser”, explica Camila Fumaco, gerente de marketing. De acordo com ela, o time de marketing identificou que, ao longo dos anos, houve um distanciamento da comunicação com o perfil dos clientes e já não transmitia todo o valor agregado nos seus serviços. “A marca já não representava mais os diferenciais da BWT”, completa.

Em 11 anos de atuação, a empresa abriu escritórios em Joinville, Manaus, Porto Alegre, Vitória e Rio de Janeiro. “Somente em 2023, expandimos para quatro novas praças: Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Brasília e Florianópolis”, ressalta Gabriel Cordeiro, diretor geral da BWT Operadora. Para ele, o rebranding chegou também para transmitir a presença nacional da empresa.

O que quer transmitir

“Com o diagnóstico em mãos, foi a hora de alinharmos toda a comunicação com os nossos pontos fortes. Se o mercado já nos reconhecia pelo bom atendimento, agilidade e inovação, nossa marca precisava transmitir essa força e alcance institucional”, afirma Rodolfo Amaral, gerente de comunicação e conteúdo.

O trabalho de rebranding foi dividido em etapas, incluindo pesquisa de percepção da marca, estratégia de branding e plano de ação. “Entrevistamos o público interno, gerentes, clientes e afinamos nosso olhar para a concorrência e as tendências. Uma marca precisa sobreviver ao tempo e o rebranding é uma ação arriscada”, completa Amaral.

Foram mais de 10 meses de muito trabalho até chegar ao novo posicionamento. “Focamos a nova ‘cara’ nos pontos fortes apontados pela pesquisa de imagem institucional: atendimento, credibilidade, sustentabilidade, diversidade e inovação”, complementa Camila. De acordo com a gerente de marketing, o objetivo final é consolidar a BWT como uma solução para as agências, fácil, segura e confiável.

Reposicionamento é um processo

Com o conceito “nós reservamos o melhor pra você”, o rebranding fecha todo esse processo. “Agora, começa a fase de apresentar ao mercado as mudanças na marca, identidade visual, culminando com a apresentação da campanha que será a "cara" que a empresa vai ter daqui pra frente”, explica Camila.

“Desde 2020, nos deparamos com desafios inéditos e conquistas inéditas. E o crescimento não foi refletido apenas em números; a própria filosofia da empresa mudou, trazendo novos valores, novas atitudes e novas estratégias. Agora, isso também vai ser parte do nosso diálogo com o mercado”, pontua a gerente.

De acordo com o time de marketing, um processo de rebranding bem-sucedido requer pesquisa, planejamento minucioso, envolvimento interno, comunicação clara e consistente, além de um acompanhamento cuidadoso das reações dos consumidores durante e após a implementação das mudanças. “O resultado é uma marca multifacetada, capaz de impactar positivamente diversos aspectos da empresa”, define Amaral.

Sobre a BWT Operadora

Integrante do Grupo Serra Verde Express, a BWT Operadora foi criada em 1996 para desenvolver roteiros a partir dos passeios ferroviários pela Serra do Mar. Em 2011, a empresa se transformou e passou a atuar como operadora de turismo, oferecendo pacotes de viagens, hospedagens e experiências em destinos turísticos dentro e fora do Brasil. Atualmente, a BWT Operadora é referência no setor e tem como principais pilares a credibilidade conquistada junto ao trade turístico, a transparência nas negociações, a valorização dos parceiros comerciais e a sustentabilidade no manejo dos processos. Mais informações no site da operadora.