Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, inaugura Capela da Relíquia   

Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, inaugura Capela da Relíquia  

Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, inaugura Capela da Relíquia

Espaço vai abrigar fragmento do corpo da Santa das Causas Impossíveis; Missa no dia 22/11 será presidida pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Reginei Modolo 

Curitiba ganha nesta quarta-feira (dia 22 de novembro) mais um espaço para venerar Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis. Chamado de Capela da Relíquia, o espaço será inaugurado às 19h, na Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba-PR] e abrigará uma Relíquia de Primeiro Grau, que é um fragmento de osso do corpo incorrupto [corpo intacto] de Santa Rita. A cerimônia contará com missa solene presidida pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Reginei Modolo. 

A relíquia, certificada pelo Vaticano, já está no Santuário desde 2017 e pode ser vista pelos devotos nas novenas realizadas no dia 22 de cada mês. Como explica o pároco, padre Maicon Frasson SCJ, “o objetivo da Capela com a exposição da Relíquia de Primeiro Grau é permitir uma proximidade ainda maior do público com Santa Rita e uma oportunidade para os devotos agradecerem e pedirem sua intercessão todos os dias”. 

Reitor do chamado “Santuário das Rosas”, padre Maicon relata que a Relíquia foi trazida da Itália por um antigo sacerdote que atuou no Santuário. “Após a morte deste sacerdote, a família resolveu doar o relicário à paróquia para que pudesse ser exposto, permanecendo próximo aos devotos”, complementa. 

Projeto

O projeto da Capela da Relíquia foi elaborado por João Zabel - mesmo projetista do presbitério e do painel do Santuário das Rosas - e dialoga com as demais estruturas existentes. Já o mosaico que integra a composição foi desenhado pela artista plástica Inês Grisotto - também responsável pelo mosaico da Capela do Santíssimo do Santuário – e envolve os símbolos que fazem parte da vida de Santa Rita como as abelhas brancas, as rosas e o figo. 

Um dos pontos a destacar, observa padre Maicon, é que a edificação da capela, contou com o suporte financeiro de 1.120 famílias que participaram ativamente da campanha “Sob o olhar de Santa Rita”, aberta no mês de maio deste ano. “Essas famílias colaboraram com valores diversos e tiveram seus nomes gravados nas paredes que dão sustentação ao mosaico da nova capela e ficarão eternizadas em nosso Santuário”, comenta. 

Raridade

De acordo com o pároco, o “Santuário das Rosas” recebe centenas de pessoas ao longo da semana, especialmente nos dias 22 de cada mês e às quintas-feiras, quando são realizadas as novenas perpétuas em honra à Padroeira. “Entendemos que isso deve se acentuar ainda mais a partir de agora, com devotos e paroquianos de todo o país enchendo de rosas o altar dedicado à nossa intercessora, Santa Rita de Cássia – a popular Santa das Causas Impossíveis”. 

Padre Maicon entende que “esse é um momento de muitas graças na comunidade. No começo do ano tivemos a oportunidade de inaugurar uma imagem de Santa Rita na Pedra da Oração e agora reforçamos ainda mais o devocional com a exposição da Relíquia, algo realmente muito particular e raro em todo o mundo”, enfatiza. 

História e vida de fé

Santa Rita nasceu na Itália, em 1381. Chamada Margherita, ganhou o carinhoso apelido de Rita com o qual seria conhecida no mundo todo, associado ao título de “Santa das causas impossíveis”. 

Segundo o Papa João Paulo II, “Rita foi reconhecida ‘santa’ não tanto pela fama dos milagres que a devoção popular atribui à eficácia de sua intercessão junto de Deus. Porém, muito mais pela sua assombrosa ‘normalidade’ da existência quotidiana, por ela vivida como filha, esposa e mãe, depois como viúva e enfim como monja agostiniana”. 

Rita morreu no mosteiro de Cássia, em 22 de maio de 1457 e não foi sepultada; seu corpo permaneceu exposto no oratório até 1595, ocasião em que foi transferido para a igreja anexa ao mosteiro, hoje dedicada a ela. “O seu corpo permanece incorrupto e dele provém o pequeno fragmento de osso que agora expomos aqui em Curitiba”, argumenta padre Maicon, lembrando que o Santuário também possui uma Relíquia de Segundo Grau – um fragmento de veste utilizado pela Santa.

Serviço:

O que: Inauguração da Capela da Relíquia de Primeiro Grau de Santa Rita de Cássia com missa solene presidida pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Reginei Modolo

Quando: 22/11, às 19h

Onde: Santuário Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba]

Horário de missas: Dia devocional (22 de cada mês): 7h, 9h, 16h e 19h (missas com novenas) / Novena perpétua (toda quinta-feira): 9h, 16h e 19h

Informações adicionais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.santuariosantaritadecassia.com.br | @staritactba

Telefones 41-3276-2075 / 3278-6557 / 98778-1840