Tomar consciência sobre os próprios processos emocionais é fundamental para mudar de vida  

Tomar consciência sobre os próprios processos emocionais é fundamental para mudar de vida

Segundo o escritor e palestrante Mauricio Souto, quando um indivíduo percebe que determinada tarefa desperta nele sentimentos de tristeza, ele adquire as ferramentas para agir sobre o que está lhe fazendo mal

Muitas pessoas vivem permanentemente desestimuladas, tristes e infelizes, mas resistem a implementar mudanças visando à uma vida mais satisfatória. Segundo o ortodontista, escritor, palestrante e autor do livro “O poder do ânimo”, Mauricio Souto, essa relutância e paralisia, mesmo em situações adversas, pode ser explicada pela falta de consciência sobre emoções e afetos e pela falta de autoconhecimento.

Conforme Souto, mesmo que o indivíduo reconheça e admita sua frustração, muitas vezes ele não age para mudar, simplesmente porque não consegue identificar o que está buscando ou o que deve fazer para alcançar seus objetivos. “Por precaução, então, prefere ficar onde está: empurrando com a barriga, seguindo o ritmo da maioria, sendo parte daqueles que vão perdidos em suas trajetórias”, diz.

Para sair dessa situação, é imprescindível o autoconhecimento. Neste processo, destaca o escritor e palestrante, a pessoa faz uma espécie de inventário de si mesma, entendendo-se melhor, sabendo com clareza o que quer, o que tem, quais suas habilidades, comportamentos, inclinações, dificuldades, o que pode melhorar e o que vem desperdiçando em termos de talentos e recursos. “A ideia é clara: você precisa primeiro saber o que quer, porque todos os objetivos que deseja alcançar devem estar materializados primeiramente, dentro de você, na sua mente, para que depois se manifestem no plano da realidade”, diz.

Souto ressalta: o exterior reflete o nosso interior. Nesse sentido, ganha elevada importância a tomada de consciência dos processos emocionais e afetivos. “Tudo aquilo que sentimos está de alguma forma associado ao que acontece em nossa vida”, explica. Conforme o escritor e palestrante, assim, quando nos conscientizamos sobre as emoções associadas às tarefas que realizamos no nosso cotidiano, conseguimos identificar as causas de nossas frustrações e podemos agir mais prontamente para mudarmos.

“Se uma pessoa percebe que quando vai ao trabalho é tomada por sentimentos de apreensão, resignação e tristeza, ela adquire ali as ferramentas para agir sobre o que está lhe fazendo mal”, diz Souto. Por outro lado, destaca o escritor e palestrante, se a pessoa negligencia a conscientização de seus estados emocionais, é muito difícil que perceba a relação entre as partes. “Assim, tende a passar a vida fazendo o que não lhe dá prazer, acreditando que as pessoas são do jeito que são e o que resta é se conformar”, afirma.

As emoções estão intrinsecamente relacionadas à disposição e consequentemente ao sucesso da tarefa a ser realizada. “Se as emoções são positivas, o estado de ânimo é maior e os resultados tendem a ser melhores. Se elas são negativas, o estado de ânimo é menor, refletindo-se em uma tarefa malfeita ou em procrastinação, que faz com que a realização dos objetivos seja sempre adiada”, explica Souto.

Ou seja, dependendo do estado emocional, é possível atingir resultados incríveis ou simplesmente não sair do lugar. A boa notícia, afirma Souto, é que por meio da conscientização a respeito das emoções sentidas a partir da realização de determinadas tarefas, o indivíduo consegue descobrir aquilo que lhe desperta o pior e age para virar a chave, praticando ações que lhe fazem bem.

Por fim, o escritor e palestrante enfatiza que a mudança depende em grande parte das ações individuais. “São ações pessoais, atitudes e pensamentos que fazem a diferença na vida de qualquer um. É a partir delas que o novo se descortina”, diz. Nesse sentido, destaca Souto, a parte mental é de suma importância. “Quando a pessoa se empenha em conectar-se profundamente consigo mesma e com o universo ou com Deus (dentro da crença de cada um), ela fortalece seu espírito, sua determinação e vontade de mudar”, finaliza. 

Ficha técnica

Subtítulo: Como recuperar sua energia, reconectar-se com seus sonhos e construir uma jornada extraordinária Autor: Mauricio Souto | ISBN: 9786555443523 | Formato: 16 x 23 cm Páginas: 208 | Preço de capa: R$ 64,90 | Preço e-book: R$ 45,40 Lançamento: 10/07 | Selo: Gente | Gênero: Desenvolvimento pessoal