O que é preciso para se tornar um conselheiro?   

O que é preciso para se tornar um conselheiro?  

O que é preciso para se tornar um conselheiro?

Conheça as habilidades e atitudes necessárias para a formação de uma governança sólida

Toda empresa precisa de gerenciamento para ter boa saúde, planejar, estruturar, realizar e atingir as metas as quais se propõe. Esse gerenciamento é papel de um grupo de trabalho chamado governança corporativa, cujos integrantes são conselheiros da diretoria e do corpo administrativo, além dos sócios e fundadores. Cada profissional é similar a uma engrenagem que constrói a grande máquina da empresa.

Os conselheiros que participam desse grupo de trabalho têm a missão de se relacionar com os proprietários, membros da diretoria e do órgão de controle. Juntos, delineiam, monitoram e incentivam as ações da empresa.

Desta governança são esperadas habilidades para que todas as atitudes necessárias sejam desempenhadas dentro da organização, dentre elas, a capacidade de proporcionar uma boa atuação de uma empresa perante o mercado. Além disso, um membro da governança terá em seu perfil a capacidade de prevenir conflitos de interesse entre acionistas e executivos.

Essa skill é essencial para proteger a empresa contra danos reputacionais e financeiros, preservando a integridade e a sustentabilidade do negócio. Na tomada de decisões, esse profissional deve ter a habilidade da diplomacia, o esclarecimento sobre a separação das funções de cada membro e a adoção de práticas éticas e de condutas. Um conselheiro capacitado terá em seu know how três princípios básicos. São eles: transparência, equidade e responsabilidade corporativa.

Transparência

Existem informações que devem ser públicas, de acordo com a legislação vigente no país e com o segmento da empresa em questão. Em geral, a prestação de contas inclui o desempenho econômico-financeiro da organização. Outros fatores que incluem a missão, valores e conceitos de administração da empresa também constam nos informes públicos. Porém, além destas, há dados importantes que precisam ser compartilhados com as partes interessadas e que dão maior segurança para que as decisões sejam tomadas com sucesso.

Equidade

O tratamento justo entre todas as partes envolvidas no processo é imprescindível para um integrante da governança corporativa. Um bom conselheiro tem o cuidado de promover não só as mesmas oportunidades para as pessoas, mas também o equilíbrio entre elas, buscando a equiparação. Diferenças em virtude do cargo, posição ou nível de participação do colaborador precisam ser evitadas.

Responsabilidade corporativa

Todo conselheiro do corpo administrativo, fiscal ou da diretoria precisa zelar pela qualidade do desempenho da empresa. Isso significa fazer um balanço frequente sobre o andamento da empresa e de sua saúde, levando em conta as atitudes que culminaram em consequências negativas e as que promoveram progresso na organização. Não estamos falando apenas do desenvolvimento do capital financeiro, mas do humano, intelectual, social, reputacional e ambiental.

Formação de um conselheiro

O processo para se tornar conselheiro é árduo e exige uma averiguação profunda de um corpo consultivo, que analisará requisitos da capacidade técnica do profissional. Especialistas no assunto apontam que um conselheiro formado de forma independente tem visão mais amplificada da realidade da empresa, promovendo imparcialidade e isenção diante de assuntos delicados, como o monitoramento de membros internos dos conselhos.

Em parceria com a Fundação Dom Cabral, a JValério Gestão e Desenvolvimento possui um Programa de Desenvolvimento de Conselheiros - PDC. A solução prepara profissionais para a função e promove a compreensão sobre as responsabilidades do cargo. A metodologia utilizada é a do Board Case: simulação prática e instigante das etapas de preparação e execução de uma reunião do conselho de administração.

Toda essa redefinição do papel do conselheiro, sobre a qual falamos neste artigo, serão tema do Programa, que visa atender quatro grandes grupos:

- Membros de empresas familiares e de controle familiar, que já estruturaram ou estão organizando conselhos de administração dos seus negócios;

- Acionistas, executivos ou profissionais com grande experiência que desejam se posicionar como Conselheiros e aproveitar a demanda estratégica que o mercado oferecerá mundialmente;

- Conselheiros que querem e precisam ampliar repertório para melhorar as tomadas de decisão;

- Representantes de fundos e bancos de investimentos.

O curso de formação de conselheiro garante até mesmo a certificação para ocupar a função. Para saber mais, acesse o link: https://jvalerio.com.br/programas-para-executivos/programa-de-desenvolvimento-de-conselheiros/.

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Grupo Barigüi completa 30 anos com a maior campanha da sua história

Grupo Barigüi completa 30 anos com a maior campanha da sua história

Serão sorteados dois anos de assinatura de veículo grátis e um vale compras no valor de R$ 300 mil

O Grupo Barigüi completa 30 anos comemorando a marca de um milhão de veículos vendidos e promovendo a maior campanha da sua história, com mais de R$ 300 mil em prêmios. A campanha foi apresentada internamente para os 2.500 colaboradores no último domingo e entra no ar nesta quarta-feira (2). A cada R$ 500,00 gastos em produtos ou serviços, o cliente Barigüi ganhará um cupom para concorrer a duas assinaturas anuais de um carro e a um vale compras no valor de R$ 300 mil para gastar em qualquer uma das 70 concessionárias do Grupo. Os sorteios das duas assinaturas anuais de um carro serão realizados nos meses de setembro e novembro e o sorteio do vale compras de R$ 300 mil será realizado em janeiro de 2024, marcando o fim da promoção. Cada CPF ou CNPJ poderá participar da promoção com até dois mil cupons.

“Esta é a primeira campanha que levamos ao ar como Grupo, para mostrar nossas 17 marcas, nossas 70 concessionárias e as 17 cidades onde estamos presentes. Mas o nosso principal objetivo é comemorar nossos 30 anos premiando a razão da nossa existência: o nosso cliente”, destaca Ivo Luiz Roveda, presidente do Grupo. Hoje, o Grupo Barigüi é o maior grupo automotivo do sul do Brasil.

Para se ter uma ideia do volume de negócios realizados, em média, o Grupo emite 36 mil notas fiscais, atende a 18 mil clientes em suas oficinas, realiza 11 mil pedidos de peças e faz a gestão de 2 mil fornecedores todos os meses. Hoje, as concessionárias Barigüi estão presentes em dez cidades do Paraná – Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, Castro. Telêmaco Borba, Guarapuava, Maringá, Londrina e Cascavel – e em sete cidades de Santa Catarina – Florianópolis, Joinville, Itajaí/Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul, Chapecó e Tubarão.

Além da promoção, a campanha “Show dos 30” marca o lançamento do novo posicionamento do Grupo Barigüi no mercado com o slogan “Em movimento por você”. O grupo começou em 1993 com a inauguração da sua primeira concessionária Fiat em Curitiba. “Foram muitos anos de negociação com a montadora. Compramos o imóvel em 1986 e pedimos insistentemente para sermos uma revenda Fiat, mas a autorização só foi dada em 1991 e dois anos depois abrimos a terceira concessionária Fiat em Curitiba e a nossa primeira loja. Isso nos valeu o apelido de ‘a revenda da persistência’ dado pela própria montadora”, conta Félix Bordin, presidente emérito do Grupo Barigüi.

Em 2001, o Grupo iniciou a expansão para Santa Catarina e entrou no segmento de seminovos. Em 2002, já com sete lojas Fiat, o Grupo começou a conquistar novas marcas: Ford (2002), Toyota (2004), Renault (2005), Volkswagen (2007), Kia e Nissan (2008), Hyundai (2013), BMW e Mini (2014). Neste ano, o Grupo também entrou no segmento de caminhões com a DAF. Em 2015, conquistou as marcas Jeep e Lexus e no ano seguinte, a Citroen. Depois vieram a Caoa Cherry (2019), Peugeot e BMW Motorrad (motos de luxo), neste ano de 2023.

Além das 17 marcas, o Grupo conta, ainda, com o Instituto Barigüi (2007), Banco Bari e Wiz Corretora (2018), Barigüi Locadora (2021) e Move (2023). Com foco na sustentabilidade e na formação profissional de jovens, o Instituto Barigüi formou 1.800 alunos no ano passado e reciclou 634 mil litros de óleo e 60 toneladas de pneus descartados nas oficinas das concessionárias do Grupo. O Banco Bari nasceu de uma financeira do Grupo e trabalha somente com crédito imobiliário. A Barigui Locadora faz a gestão de frotas e aluga carros por assinatura. E a Move é a nova loja de seminovos do Grupo para testar novos conceitos e venda e serviços.

“Nossa história mostra que estamos sempre em movimento para oferecer sempre mais produtos e serviços aos nossos clientes, com presteza e qualidade de atendimento, desde a recepção até a oficina. Estamos sempre em movimento pelos nossos clientes e essa campanha mostra muito bem isso”, salienta Roveda.

A campanha “Show dos 30” foi concebida e criada pela GPAC e fica no ar até o final do ano, quando termina a promoção.

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Diversidade em equipes de trabalho é fundamental para inovação, mostra pesquisa   

Diversidade em equipes de trabalho é fundamental para inovação, mostra pesquisa  

Diversidade em equipes de trabalho é fundamental para inovação, mostra pesquisa

Levantamento realizado pelo Great Place to Work prova que times com diferentes pontos de vista têm mais chances de tomar decisões melhores e gerar soluções inovadoras

Não se trata apenas de inclusão, mas de produzir resultados melhores e mais inovadores. A recentemente tão buscada diversidade nas empresas é capaz de transformar as equipes de trabalho. Foi o que descobriu uma pesquisa divulgada pelo Great Place to Work (GPTW). Seja qual for a área de atuação de uma companhia, os níveis de inovação são mais altos quando há pontos de vista diversos - de gênero, etnia, idade, formação, entre outros.

“Locais de trabalho racialmente diversos faturam mais do que seus equivalentes menos diversos”, diz um texto publicado pela organização. A mesma tendência é observada no que diz respeito à identidade de gênero e à orientação sexual. “Nossa pesquisa mostrou que, quando os funcionários se sentem desconfortáveis em compartilhar detalhes pessoais, como orientação sexual ou deficiência, as empresas observam uma queda nos níveis de confiança, orgulho e camaradagem dos funcionários, todos essenciais para uma gestão eficaz e para a inovação no trabalho”, afirma o artigo.

O retrato desenhado por essa pesquisa se soma a um cenário já bastante consolidado entre os estudos que tentam decifrar o papel da diversidade humana no ambiente corporativo. Ainda em 2014, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Columbia University, e da Northwestern University, ambos nos Estados Unidos, publicaram um artigo que mostrava que a diversidade tornava as pessoas mais inteligentes. De acordo com os especialistas, que avaliaram estudos anteriores, membros de grupos homogêneos tendiam a ter uma confiança exagerada em suas próprias habilidades de resolução de problemas. Assim, eles concluíram que grupos menos diversos “na verdade, estavam mais longe do que grupos diversos de um índice objetivo de precisão”.

Essas e outras descobertas parecem sugerir, ainda segundo os pesquisadores, que pessoas em grupos com mais diversidade “são mais propensas a sair de sua própria perspectiva e menos propensas a imputar instintivamente seu próprio conhecimento aos outros”. A conclusão demonstra que, de fato, estar em uma equipe diversa torna os seres humanos mais inteligentes. Mas a diversidade vai além de apenas respeitar e celebrar as diferenças. Os grupos diversos funcionam melhor porque levam seus membros a questionar, todo o tempo, suas próprias crenças e visões de mundo.

Nas empresas, diversidade é motor para transformação

Na prática, montar equipes diversas exige esforço e um ambiente de trabalho que permita que essas diferenças sejam respeitadas e valorizadas. Ou seja, não basta que um time conte com negros, indígenas, pessoas com deficiência, mulheres e pessoas LGBTQIAP+ para que a inovação aconteça como mágica. É preciso permitir que cada uma dessas pessoas contribua ativamente para a construção de uma visão empresarial mais diversificada e, consequentemente, inovadora.

Para o diretor de Comunicação e Marketing da Tecnobank, Cristiano Caporici, esse é um exercício diário. “Vivemos em um mundo que está aprendendo a lidar com essas diferenças de uma forma mais positiva. Então, temos que trabalhar para que elas sejam o motor de uma transformação mais profunda na nossa sociedade e nos nossos negócios”, afirma. A empresa tem um programa de diversidade e pertencimento que faz parte da área de Gente e Gestão. Dentro desse programa, um comitê formado recentemente tem se reunido regularmente para discutir temas relacionados à diversidade, assim como os próximos passos e ações do programa. “Não queremos que essa seja uma ação apenas estética, mas, principalmente, que traga uma boa experiência para nossos colaboradores e bons resultados para a marca”, completa Caporici.

Para isso, está sendo feito um mapeamento interno para entender melhor quem são e em que áreas do negócio estão as pessoas que fazem dele mais diverso. “Com os resultados, queremos garantir que possamos utilizar todo esse potencial para sermos ainda mais inovadores e tornar nosso ambiente mais acolhedor para todos”, finaliza.

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Malbec Elegant, do Boticário, reforça autenticidade e elegância com notas florais aliadas à autêntica assinatura amadeirada

Malbec Elegant, do Boticário, reforça autenticidade e elegância com notas florais aliadas à autêntica assinatura amadeirada

Malbec Elegant, do Boticário, reforça autenticidade e elegância com notas florais aliadas à autêntica assinatura amadeirada

A fragrância revela novos códigos de sofisticação a partir da combinação de notas florais com o amadeirado ébano negro

Malbec, maior marca de perfumaria masculina do Boticário, já conhecida por suas combinações amadeiradas, integra ao portfólio uma nova fragrância que representa a autenticidade e a elegância masculinas: Malbec Elegant, desbloqueando novos códigos de sofisticação e redefinindo o que é uma fragrância amadeirada elegante e sedutora.​

Além da sua pirâmide olfativa apresentar a rica madeira ébano negro, a nova fragrância conta com a combinação de notas florais. “Uma combinação de notas florais e madeiras jamais vista antes na perfumaria masculina, resultando em uma fragrância que, aliada à potente estrutura amadeirada de Malbec, entrega toda a sensualidade e elegância características da marca", explica Claudia Stenger, expert sr. de Inovação Olfativa de Perfumaria do Grupo Boticário.

A característica sofisticada da fragrância revela tons de frescor cítricos e nuances levemente apimentadas que inspiram muita atitude na saída. Sua evolução é composta pelas notas de mandarina, gerânio, dry amber e cedro. E, como protagonista, a conexão nobre do ébano negro com uma assinatura floral cria uma harmonia entre força e elegância.

Malbec acredita que a elegância é a arte de fazer as melhores escolhas, e ser o protagonista de própria história traz confiança para conquistar com atitude e autenticidade. Por isso, apresenta um portfólio com produtos que acompanham a evolução e despertam a autenticidade masculina, possibilitando novas facetas para homens confiantes e atraentes.

A novidade pode ser encontrada em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do aplicativo Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.   

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022

Serviço:

Malbec Elegant Desodorante Colônia – 100 ml

Preço sugerido: R$ 209,90

Malbec Elegant revela novos códigos de sofisticação redefinindo o que é uma fragrância amadeirada elegante e sedutora.​ Tons de frescor surgem com cítricos e nuances levemente apimentadas inspiram muita atitude na saída. Sua evolução traz como protagonista a combinação de notas florais com o amadeirado do ébano negro, uma harmonia entre força e autenticidade.

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UniCuritiba e HSMU lançam parceria para novos cursos   

UniCuritiba e HSMU lançam parceria para novos cursos  

UniCuritiba e HSMU lançam parceria para novos cursos

Inscrições para os MBAs em Diversidade e Inclusão nas Corporações; Gestão Exponencial e Negócios do Futuro e Transformação Digital e Novas Tecnologias já estão abertas

A HSMU - plataforma completa de educação corporativa e integrante da Ânima, maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade no Brasil - lança três novos cursos de pós-graduação em parceria com o UniCuritiba.

A partir de agosto, os interessados poderão cursar MBA em Diversidade e Inclusão nas Corporações, MBA em Gestão Exponencial e Negócios do Futuro e MBA em Transformação Digital e Novas Tecnologias.

As formações atendem a uma demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados e atentos aos assuntos que ganham espaço na rotina da sociedade. Os cursos têm duração de 12 meses, com aulas online + experiências online e ao vivo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em https://www.hsmuniversity.com.br/.

O MBA em Diversidade e Inclusão nas Corporações foca em estratégias ESG e preparará os profissionais que lidam com as transformações no ambiente corporativo promovendo espaços que respeitam as individualidades e, consequentemente, que geram mais engajamento e sentimento de pertencimento. O curso é aberto para profissionais formados em qualquer curso superior.

Já o MBA em Gestão Exponencial e Negócios do Futuro se propõe a desenvolver metodologias de gestão avançadas, que combinem tecnologias exponenciais, inovação e liderança de equipes de alto desempenho, visando o rápido crescimento das empresas.

As Empresas Exponenciais (ExOs) alcançam resultados cerca de 10 vezes superiores aos de seus concorrentes, devido à adoção de tecnologias aceleradas, modelos mentais disruptivos e uma liderança estratégica de equipes altamente eficientes.

A MBA em Transformação Digital e Novas Tecnologias tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre a transformação digital e seu impacto nos negócios. Ao longo do curso, serão abordados temas como estratégias de marketing, uso de tecnologias avançadas, comportamento do consumidor digital, entre outros. Profissionais que desejam desenvolver visão estratégica e alcançar resultados exponenciais.

Serviço:

O quê: Novos cursos de pós-graduação

Quem: HSMU em parceria com o UniCuritiba

Duração: 12 meses com aulas online + experiências online e ao vivo

Inscrições: já estão abertas e podem ser feitas em https://www.hsmuniversity.com.br/

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares. 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica.

A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações.

A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

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