Empreender por necessidade e não por oportunidade é um risco, diz especialista

Empreender por necessidade e não por oportunidade é um risco, diz especialista 

Para a professora Adriane Moskalewicz, abrir um negócio sem antes analisar o mercado e procurar por oportunidades de atuação aumenta o risco de insucesso 

 O segundo trimestre de 2016 marcou um número expressivo de pessoas desempregadas no Brasil: cerca de 11,6 milhões, de acordo com dados do IBGE. O número representa um aumento de quase 40% no número de sem emprego, em relação ao mesmo trimestre de 2015. Sem trabalho, muitas pessoas decidem apostar em uma área que está em franco crescimento: o empreendedorismo. 

No entanto, para a professora de varejo, comportamento do consumidor, comunicação e marketing da Faculdade Cesumar de Curitiba, do Grupo Educacional Unicesumar, Adriane Moskalewicz, o erro de muitos profissionais que apostam no empreendedorismo é abrir um negócio pela necessidade e não pela oportunidade. “Quando você abre um negócio apenas pela necessidade você será apenas mais uma empresa e a taxa de insucesso pode ser muito grande”, afirma. 

De acordo com Adriane, o essencial é procurar oportunidades de negócio que realmente tornem o empreendimento viável. “Quando você analisa muito bem o mercado e verifica qual a demanda a ser atendida, seja algum produto ou serviço, a taxa de sucesso é muito maior. Hoje temos empresas que em dois, três anos fecham. Por isso, não é só empreender, mas fazer com que o negócio seja, de fato, lucrativo e gere retorno”, explica. 

Além disso, a professora enfatiza que o empreendedor precisa ter a noção de que assumindo um negócio, muitas responsabilidades vão acompanhá-lo no desenvolver da empresa. “É preciso ter planejamento, visão de mercado e ter em mente que você vai trabalhar muito mais, vai viver o seu negócio 24 horas por dia, não só 8h de atividades normais, pois elas irão com você para casa”, enfatiza. 

Adriane ressalta que a principal dificuldade de um empreendedor - especialmente aqueles que acabaram de sair de um emprego formal, com carteira assinada -, é a questão da disciplina financeira. “Hoje os empreendedores não têm visão de pessoa jurídica. É necessário formalizar o negócio e dividir a remuneração entre aquilo que é da empresa e aquilo que será o seu salário”, orienta. 

Segundo ela, essa divisão é essencial para que o empreendedor tenha uma real noção da situação da empresa. “Quando você mistura a remuneração e não sabe o que é seu e o que é da empresa, pode ter uma falsa percepção de sucesso, porque o dinheiro está entrando, mas você não vê como está saindo. Acaba não tendo capital de giro para manter o seu negócio e não reinveste para trazer novidades”, esclarece. 

Por fim, a professora afirma que a principal característica de um empreendedor é ser inovador. “O empreendedor não pode ser apenas mais um. Precisa entregar algo que resolva a vida do cliente de alguma forma. Não é necessário criar algo totalmente novo, totalmente diferente. Inovação é fazer algo de forma diferente e que seu cliente perceba, como por exemplo, aplicar serviços em cima de produtos”, enfatiza. 

Add a comment

Madero apresenta sanduiche exclusivo em festa alemã

Madero apresenta sanduiche exclusivo em festa alemã 

Madero participa da primeira edição da Oktoberfest Curitiba com três sanduiches, incluindo o já consagrado Choripán e o novíssimo Cheeseburger de Pernil 

Chef Junior Durski vai dar seu toque especial na primeira edição da Oktoberfest Curitiba, que será realizada de 8 a 10 de setembro, na Quadra Gastrô, da Arena da Baixada. Além do premiado Cheeseburger Madero e do já consagrado Choripán, o chef criou o exclusivo Cheeseburger de Pernil Madero, que será apresentado pela primeira vez aos clientes do Madero durante a tradicional festa alemã que ganha sua primeira versão curitibana. 

Chef fez uma releitura do popular sanduiche de pernil, criando um hamburger de pernil com a qualidade já consagrada do Madero e cujo segredo não revela. Se for aprovado pelo público da Oktoberfest Curitiba, o novo sanduiche poderá entrar definitivamente no cardápio do Madero. 

Além da novidade, o Madero participará da festa com o Choripán, preparado com linguicinha de pernil defumada, grelhada na churrasqueira, alface, acompanhado de vinagrete e a deliciosa maionese artesanal, e o premiadíssimo Cheeseburger Madero, com 180g de pura carne grelhada em fogo forte e queijo cheddar especial. 

Ao todo, a Oktoberfest Curitiba reunirá 15 restaurantes e cerca de 40 pontos de vendas de cerveja. A Quadra Gastrô contará também com palco, pista de dança, auditório, espaço para crianças e Garden center.

Serviço:

Oktoberfest Curitiba

Data: 8,9 e 10 de setembro

Local: Arena da Baixada – Setor 9 – Rua Buenos Aires, 1.270

Horário: a partir das 12h

– Um dia de evento: inteira R$ 40 / meia-entrada R$ 20*

– Passaporte para os três dias: inteira R$ 80 / meia-entrada R$40*

Cheeseburger Madero – R$ 20

Cheeseburger de Pernil Madero – R$ 20

Choripán – R$20

Add a comment

Universidade Positivo lança cursos livres na área de gestão municipal

Universidade Positivo lança cursos livres na área de gestão municipal

Objetivo é capacitar candidatos e eleitores a encontrar soluções ajustadas à realidade local

Dados da Justiça Eleitoral apontam que apenas 21% dos candidatos a prefeito, vice, e vereador em todo o país têm o ensino superior completo. Outros 37,3% chegaram a concluir o ensino médio, 13,6% tem o ensino fundamental completo e 15,4% não terminaram sequer essa etapa de ensino. São candidatos com este perfil escolar que prometem ao eleitor defender ações para melhorar a qualidade de vida das cidades, algo que depende principalmente de planejamento em urbanização.

Pensando em fomentar o debate a respeito da necessidade da presença de mais profissionais para planejar os municípios, uma exigência que é prevista no Estatuto das Cidades, a Universidade Positivo criou três cursos livres para analisar o próprio Estatuto das Cidades, o Estatuto das Metrópoles e Metropolização Brasileira e o Plano Diretor Municipal. Os cursos são direcionados à comunidade, principalmente os candidatos a cargos públicos que disputam a atual eleição municipal, além de servidores públicos, engenheiros, arquitetos e urbanistas.

“Os vereadores são os responsáveis pela aprovação dessa legislação do plano diretor, mas a maioria dos vereadores não tem conhecimento dessa questão urbana. É uma postura que vem sendo alterada, mas a gente tem uma demanda grande por qualificação de técnicos, na maioria dos municípios", ressalta Mônica Janke de Castro Prosdócimo, arquiteta e urbanista que vai ministrar aulas nos cursos sobre Estatuto das Cidades e Plano Diretor.

Os três cursos que serão ministrados na Universidade Positivo têm a finalidade de preparar os participantes para planejar o desenvolvimento urbano e garantir que o que foi colocado no papel seja mesmo efetivado na prática. A professor Mônica lembra da recuperação urbana que a zona portuária do Rio de Janeiro sofreu para receber os jogos olímpicos. “A área do porto sempre foi conhecida por estar degradada. Com a vinda dos jogos, toda a zona portuária foi remodelada, um dos legados deixados pelo evento esportivo e que só foi possível graças ao planejamento”, ressalta. “O exemplo recente de intervenção urbana, ajuda a entender a necessidade de colocar dentro das administrações municipais, principalmente em municípios pequenos e de médio porte, pessoas preparadas para que o Estatuto das Cidades seja cumprido atrás do plano diretor”, diz a professora. 

Serviço:

Cursos Livres - Estatuto das Metrópoles, Metropolização Brasileira e Plano Diretor Municipal

Quando: Sextas-feiras, das 19h às 22h30 e sábados, das 8h às 11h40 e 13h30 às 17h10

Local: Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville)

Informações e inscrições:www.up.edu.br/#cursos-livres/presencial

Add a comment

Bar Baroneza confirma participação no 1° Festival de Petiscos de Curitiba

Bar Baroneza confirma participação no 1° Festival de Petiscos de Curitiba

Organizado pelo Curitiba Honesta, festival acontece de 14 de setembro a 02 de outubro com petiscos ao preço único de R$19,90 

O Bar Baroneza confirmou participação no 1° Festival de Petiscos de Curitiba. O evento, organizado pelo site Curitiba Honesta, acontece de 14 de setembro a 02 de outubro com petiscos ao preço único de R$19,90. O petisco escolhido para o festival é o Bolinho de Costela do Baran, um dos mais pedidos pelos clientes do Bar Baroneza. O bolinho é feito com massa de mandioca, recheado com costela assada e queijo. 

Quer saber mais? O Bar Baroneza está localizado na Rua Conselheiro Carrão (esquina com a Rua Sete de Abril), nº279, Juvevê, Curitiba/PR. Mais informações e reservas: (41) 3352-9327. 

Sobre o Bar Baroneza

Aberto em 07 de abril de 2009 o Bar Baroneza leva o nome da primeira locomotiva a vapor do Brasil, a única transformada em monumento cultural. O ambiente é decorado com elementos que fazem referência a trens e estações ferroviárias, como um grande relógio na entrada, grades no caixa como uma bilheteria, e arandelas para reproduzir a iluminação de um trem.

Add a comment

McDia Feliz 2016 do Hospital Erasto Gaertner

McDia Feliz 2016 do Hospital Erasto Gaertner

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner, Cleide Rando, com o analista do Núcleo de Comunicação Institucional e McDia Feliz do Instituto Ronald McDonald, Robson Miguel


Os McAmigos do Hospital Erasto Gaertner, a semifinalista do programa The Voice Kids, Rafa Gomes, e o palestrante e animador sociocultural, Guto Zafalon

 

O McDia Feliz 2016, coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald (IRM), aconteceu no último sábado de agosto (27) e a cerimônia de abertura da campanha reuniu voluntários, parceiros e McAmigos do Hospital Erasto Gaertner, no restaurante McDonald´s do bairro Portão, em Curitiba.

Várias personalidades estiveram presentes no evento e nas lojas que beneficiaram o Hospital. Entre eles, o campeão do mundo com a seleção brasileira de futebol em 2002, Ricardinho, o vencedor do Big Brother Brasil 15, Cézar Lima, a semifinalista do programa The Voice Kids, Rafa Gomes, o palestrante e animador sociocultural, Guto Zafalon, o Elvis Brasileiro Rogério Cordoni e os Super-Heróis em Boa Ação.

As arrecadações deste ano com a venda de BigMac serão destinadas a dois projetos: Acompanhamento Cardiovascular na UTI Pediátrica e para o custeio e manutenção do Centro de Convivência da Família. Ambos têm por objetivo principal humanizar o tratamento, oferecendo a melhor estrutura para o paciente e sua família. 

O Centro de Convivência da Família, na Pediatria do Erasto Gaertner

Com 200m², recepção, brinquedoteca, sala de estar, espaço do adolescente e sala de aula, o centro visa proporcionar a humanização do tratamento, além de apoiar os pacientes e seus familiares em suas necessidades físicas, psicológicas, emocionais e sociais, assistindo-os na ressocialização à família, escola e à sociedade. 

Acompanhamento Cardiovascular na UTI Pediátrica

A proposta do Hospital Erasto Gaertner é adquirir e colocar em funcionamento, no período de 12 meses, um equipamento de ecocardiografia, que beneficiará 190 pacientes pediátricos atendidos anualmente, e que terão à disposição o melhor exame custo-efetividade na identificação de alterações cardíacas. As complicações cardiovasculares no tratamento oncológico pediátrico ocupam lugar de destaque, só perdendo em frequência para as complicações infecciosas e recidivas da própria doença. 

Serviço:

Hospital Erasto Gaertner

Rua Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR

Telefones: (41) 3361-5135 ou 0800 643 4888

www.erastogaertner.com.br 

Sobre o McDia Feliz

A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. Em 2016, 79 projetos de 58 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha. 

O McDia Feliz é o dia de maior movimento do ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos. A campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil.          

Sobre o Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Com 17 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

 Desde 1999, mais de R$ 300 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, que foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 17 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas pelo site: www.instituto-ronald.org.br. 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos