Metodologia de ensino triplica o índice de aprendizado em sala de aula

Metodologia de ensino triplica o índice de aprendizado em sala de aula

"Instrução pelos colegas" transforma alunos em agentes ativos de aprendizagem

É comum imaginar que aulas com números e cálculos, como as de física por exemplo, são monótonas e difíceis, certo? Não nas aulas de física do professor José Motta, em Curitiba (PR). Os alunos do Ensino Médio do 2º e 3º ano do Colégio Positivo aprendem com uma metodologia diferente adotada por ele: a peer instruction, ou instrução pelos colegas, em inglês. 

Desenvolvido na Universidade de Harvard pelo professor Erik Mazur, na década de 1990, o método peer instruction reorganiza a sala de aula, tornando o aluno a peça central de aprendizagem e não mais o professor. "Mais do que repassar conceitos, meu papel em sala de aula é questionar e direcionar os alunos. Dessa forma eles buscam a informação e transformam os dados em conhecimento de forma ativa", analisa o professor Motta. Ou seja, em outras palavras, ao invés de apenas decorar a matéria, passa-se a aprender ativamente.

E como funciona esse método na prática? Com uma pergunta no quadro-negro e um clicker (aparelho eletrônico semelhante a um controle remoto) na mão, os alunos reúnem-se em duplas para resolver e responder o problema apresentado. Ao encontrar a solução, eles digitam a resposta no aparelho que envia a informação para o professor. Dessa forma, quando todos os alunos mandam suas respostas, o professor consegue, em tempo real, analisar o índice de acertos da turma. "Se a taxa de acerto ficar em no mínimo 70%, é preciso fazer uma breve explicação da questão e seguir para a próxima questão. Se o índice ficar entre 70% e 30%, a turma deve formar grupos para discutir a solução correta do exercício" explica Erik Mazur. Se o índice de acertos ficar abaixo de 30%, o conteúdo é retomado pelo professor até que as dúvidas sejam sanadas. "A meta é sempre alcançar 100% de acertos para garantir que os alunos estejam todos no mesmo nível", analisa Mazur. 

Pesquisas desenvolvidas pelo criador do método apontaram que o nível de retenção de informação pelos estudantes durante as aulas convencionais é de apenas 20%. Quando a responsabilidade de achar a solução foi repassada aos alunos, esse índice subiu para 60%. A opinião de quem está experimentando a metodologia pela primeira vez é positiva. A aluna Bruna Pauletti, por exemplo, afirma que passou a se interessar mais por física, antes uma matéria temida. "Esse método é eficiente por que prende a nossa atenção e deixa a aula mais dinâmica. Antes eu acabava me distraindo e não aprendia o conteúdo", comenta. Para Gustavo Ramos, colega de sala de Bruna, o uso de tecnologia torna tudo mais dinâmico. "A gente sai da dinâmica tradicional do professor em frente ao quadro e também aumenta o interesse no resultado da questão e no desempenho da turma", afirma ele. A respeito de trabalhar em dupla, ambos têm a mesma opinião - compartilhar conhecimentos é o melhor caminho para dominar o conteúdo. 

Além de compartilhar a responsabilidade com o aluno, a nova metodologia também cobre alguns espaços deixados pelo ensino convencional. Ao discutir a questão com a sua dupla, todos os estudantes da turma têm a chance de tirar dúvidas ou reforçar conceitos naquele momento, algo que o professor nem sempre consegue realizar em uma sala de aula com 30 pessoas, por exemplo. Na opinião de Motta, a instrução pelos colegas oferece vantagens tanto por ser uma abordagem diferenciada e também por individualizar o ensino. "Nem todos aprendem na mesma velocidade e corre-se o risco de deixar para trás alunos que precisam de mais atenção ou até de perder a atenção de alunos que tendem a captar o conteúdo de maneira mais rápida", pondera.  

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Ronald McDonald visita o Hospital Erasto Gaertner

Ronald McDonald visita o Hospital Erasto Gaertner 

No dia 27 de agosto, a Pediatria do Hospital Erasto Gaertner vai receber uma visita especial: o Embaixador da Alegria Ronald McDonald. O personagem, que estará em Curitiba para o McDia Feliz 2015, coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, irá desenvolver atividades lúdicas e educativas, em formato de aula para os pacientes.

O show do Ronald tem como tema principal “Hábitos Saudáveis” e abordará assuntos importantes para o desenvolvimento das crianças como cidadãos responsáveis e conscientes no futuro. Cinco tópicos serão trabalhados durante a apresentação, que inclui músicas, mágicas e brincadeiras: O Hábito de Respeitar, O Hábito de Preservar o Meio Ambiente, O Hábito da Leitura, O Hábito da Alimentação Saudável e O Hábito de Praticar Esportes. 

Serviço:

Rede Feminina de Combate ao Câncer – Hospital Erasto Gaertner

R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR

Telefone: (41) 3361-5135 ou (41) 3266-9303.

www.erastogaertner.com.br 

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Nova coleção Be Live Store

Nova coleção Be Live Store

Na quinta-feira (20) fui conhecer a nova coleção Primavera Verão da Be Live Store. Amei a loja, super ampla e clean. Sem falar nas peças... LINDAS :D

O evento ainda contou com desfile para mostrar algumas das peças da nova coleção.

Confiram os clicks ;)

 

 

 

 

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Quinta-feira tem noite de networking em Curitiba

Quinta-feira tem noite de networking em Curitiba

No dia 27 de agosto, a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo promove, em parceria com a AMCHAM Brasil | Curitiba, a 13ª edição da Networking Night, a maior feira multissetorial do Paraná. A feira acontece das 16h às 23h, no Expo Unimed Curitiba, e reúne empresários e executivos interessados em fazer novos contatos e conquistar novos clientes, parceiros e fornecedores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.amcham.com.br.

Serviço:
Data: 27 de agosto, das 16h às 23h
Local: Expo Unimed Curitiba - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido
Inscrições: gratuitas no site www.amcham.com.br

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A partir desta terça-feira (25), XVI Congresso Paranaense de Direito Administrativo traz amplo debate sobre setor público

A partir desta terça-feira (25), XVI Congresso Paranaense de Direito Administrativo traz amplo debate sobre setor público
 
Conferência com Juiz Sergio Moro faz parte da abertura, dia 25. Programação discute questões como improbidade, corrupção, concessão de rodovias e licitações
 
 
Curitiba recebe desta terça-feira (25/8 ) até quinta, no Auditório da OAB/PR, o XVI Congresso Paranaense de Direito Administrativo. Com o tema "A Administração Pública do Século XXI - Projetos, Esperanças ou Recorrentes Frustrações?", trará uma programação  que discute temas como crimes contra o estado, corrupção, improbidade, papel do legislativo, licitações, transparência e a ausência de reformas estruturais no setor. Na abertura, haverá conferência com o juiz Sergio Moro sobre Crimes contra a Administração Pública. O evento é promovido pelo IPDA (Instituto Paranaense de Direito Administrativo) e realizado pela Efeito Eventos. Tem como homenageado desta edição o jurista e professor Adilson Abreu Dallari (SP). Informações e inscrições: www.ipda.net.br e (031) 3296-8331 (central de reservas em Belo Horizonte).
 
O presidente do IPDA, professor e advogado Edgar Guimarães, destaca a atualidade das questões propostas. "O congresso pretende promover um profundo debate acerca da Administração Pública do Século XXI, especialmente dos projetos, esperanças e recorrentes frustrações. Neste contexto, temos por objetivo maior discutir temas emergentes do Direito Administrativo, no intuito de fazer valer, na prática, os fundamentos constitucionais democráticos, bem como a promoção da cidadania em sua concepção mais ampla e inclusiva", explica. "Discutirá ainda uma série de assuntos fundamentais que se comunicam diretamente com o momento pelo qual passa o país".
 
Durante os quatro dias e 30 horas de programação, serão realizados painéis e conferências com a participação de 55 profissionais de destaque no direito. Entre os temas estão: "Administração Pública: As recorrentes frustrações e a ausência de reformas", "Administração Pública no Legislativo: Sempre as mesmas promessas e nenhuma transformação", "Previdenciário: Entre os direitos dos Servidores e a realidade econômica", "Improbidade e corrupção: A arte de conviver e sobreviver com tamanha desfaçatez", "Reequilíbrio econômico-financeiro de Contratos de Concessão de Rodovias", "Administração Pública Sustentável", "Licitações e Contratos", "A sobrevivência de um Estado dependente: a receita certa para a transparência da arrecadação e gastos públicos e o papel da sociedade civil organizada".
 
O evento contará ainda com um concurso de monografias, aberto a todos os temas tratados no congresso.
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