Contra gripes e resfriados: máscara e mãos limpas

Contra gripes e resfriados: máscara e mãos limpas

Daniel de Christo (*)

Quando foi que você pegou uma gripe ou um resfriado pela última vez? Você já ouviu alguém comentar ou leu em alguma rede social que agora ninguém mais morre de pneumonia ou outras complicações respiratórias. Só morre por COVID-19.

No início da pandemia esta fala foi amplamente divulgada em grupos de WhatsApp e redes sociais para questionar a veracidade dos números de óbitos por COVID-19. Parece não haver mais dúvidas com relação aos mortos na pandemia, uma vez que as Secretarias Estaduais de Saúde fornecem dados atualizados, confiáveis e amplamente aceitos pelo Governo Federal, OMS e outras organizações internacionais.

As outras doenças respiratórias não causaram mais nenhuma morte? Claro que isso é um exagero, mas houve sim uma queda significativa nas mortes causadas por outras doenças respiratórias. É isso que podemos observar em dados oficiais, como os da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SESA-PR) que gerencia o SIM (Sistemas de Informações sobre Mortalidade).

A média do número de óbitos por Influenza (Gripe) nos anos de 2018 e 2019 foi de 106,5 (115 e 98 óbitos respectivamente). Entretanto, em 2020, ano em que a pandemia virou nossas vidas de cabeça para baixo, este número caiu para 32. Ou seja, uma queda de 70% nos óbitos por Influenza em relação à média dos anos anteriores.

Como explicação temos o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. Provavelmente esta é a primeira vez em que adotamos pessoalmente esses comportamentos, mas também em sociedade. Essas medidas são fundamentais para o controle da COVID-19, mas também para o controle de outras doenças infectocontagiosas.

Em alguns países, como o Japão, o uso de máscara faz parte da cultura e dos costumes. Se uma pessoa está com sintomas de resfriado ou gripe, como espirros e coriza, ela já faz o uso da máscara para evitar a contaminação de outras pessoas. É uma atitude de civilidade e cidadania que muitas vezes falta em nós brasileiros.

Respondendo à pergunta inicial, muitas pessoas não tiveram gripe ou resfriado no inverno de 2020 e 2021. Resultado das medidas de contenção do vírus da COVID-19. A pandemia exigiu essas e outras mudanças nas nossas rotinas e atitudes. Apesar da perda de mais de meio milhão de vidas por COVID-19, as mudanças impostas devem tornar a nossa sociedade mais resiliente e com maior empatia pelo próximo. A pandemia nos mostrou que depende principalmente de nós, como indivíduos e cidadãos, tornar o mundo melhor e mais preparado para futuras pandemias e outras adversidades.

(*) Daniel de Christo é Mestre em Genética de Microrganismos e Coordenador de Pós-Graduação na Área de Saúde na UNINTER

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Evento gratuito ensina como conseguir um estágio ainda neste ano

Evento gratuito ensina como conseguir um estágio ainda neste ano

Estácio e Academia do Universitário vão aproximar estudantes de profissionais que são referências em desenvolvimento profissional

O estágio, no ensino superior, é a porta de entrada dos alunos para o tão almejado emprego na área que escolheram trabalhar e, por isso, é imprescindível que as instituições de ensino criem meios e canais para garantir que isso ocorra. Pensando nisso, a Estácio, instituição que possui mais de 600 mil alunos distribuídos na graduação e a pós-graduação, se uniu à Academia do Universitário, empresa que capacita e oferece diversas oportunidades para os alunos seguirem nas suas carreiras, para juntas realizarem no dia 18 de agosto, Dia do Estagiário, um encontro virtual para celebrar a data.

O encontro, gratuito e aberto ao público – independentemente de ser aluno da Estácio ou não – tem, aproveitando o retorno gradual do mercado de trabalho e o avanço da vacinação contra à Covid-19, a intenção de conectar universitários a profissionais com sólida atuação no mercado de trabalho, e que podem, pela sua experiência, auxiliá-los com dúvidas, dicas e orientações sobre como começar o novo semestre com melhores chances de conquistar uma oportunidade de estágio em ótimas empresas. Dividido em três períodos – manhã, tarde e noite – as palestras serão transmitidas ao vivo pelo Youtube da Academia do Universitário.

Com mediação de Diego Cidade, CEO & Fundador da Academia do Universitário, as palestras serão focadas em tirar dúvidas jurídicas sobre a lei do estágio, falar sobre a importância de sair da zona de conforto, de formas de contratação na atualidade e de empoderamento e protagonismo universitário. Os palestrantes, referências em desenvolvimento profissional, são: Rodrigo Fontes, Coutry Director Brasil – Tinder; Ricardo Dias, Fundador – Adventure, INC; João Branco, VP Marketing – Mc Donald´s; Illana Kern, Head of People Design BU – Ambev; Paula Caldas, Sênior Operation Manager LATAM – Uber e; Paula Benevides, VP Desenvolvimento Humano e Organizacional – Raízen.

"Sabemos o quanto o estágio é importante na vida de todo estudante. A partir de um estágio, a vida pode mudar. Preparamos um dia com informação, inspiração e reflexão. Queremos mostrar o passo a passo de como começar a estagiar, contar o que o mercado está procurando, além de trazer grandes profissionais para deixar o dia ainda mais especial. Estamos felizes e ansiosos com a parceria com a Academia do Universitário, que tanto contribui para o desenvolvimento deste tema", afirma Fernanda Vio, gerente de Carreiras da Estácio e idealizadora do evento.

Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário, explica que a empresa nasceu dentro da universidade entendendo a real dor dos estudantes.

“A proposta do Dia do Estagiário é desmistificar a trajetória profissional do estudante universitário de ponta a ponta. No evento, vamos mergulhar em três pilares chaves: pré-estágio, estágio e efetivação. O estudante que participar pode esperar as principais dicas que vão levá-lo ao seu próximo objetivo profissional. Não importa de onde ele seja ou o que ele quer fazer. Nós vamos ajudar, diz Cidade.

Eventos desse tipo, lembra Matheus Sobral, CMO Academia do Universitário, eram raros na época em que era universitário à procura de um estágio.

“Criamos a empresa com o objetivo de sanar dúvidas e medos sobre como conseguir uma oportunidade. Fico feliz por hoje sermos uma ponte entre a universidade e o mercado de trabalho e trazer oportunidades desse tipo. Aos poucos, sinto que nosso sonho por um mercado de trabalho acessível se tornará possível", salienta Sobral.

Acesse a programação completa em https://bit.ly/DiaDoEstagiario-2021

Serviço:

Evento: Dia do Estagiário

Data: 18 de agosto

Horário: Das 11h às 19h

Inscrições: https://bit.ly/DiaDoEstagiario-2021

Sobre a Estácio

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há mais de 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. É uma das instituições pioneiras também no ensino digital, na utilização de aplicativos educacionais e games de aprendizagem. Oferece aulas dinâmicas, com material interativo para que o aluno absorva com qualidade o conteúdo acadêmico. Está presente em 25 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 600 mil alunos matriculados.

A instituição oferece cursos de Graduação, e Pós-graduação e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos - suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.

Sobre a Academia do Universitário

A Academia do Universitário, que nasceu em busca de ajudar os 90% de universitários no Brasil que ainda não possuem estágio, é uma das HRTechs que mais impactam a Educação Brasileira. Alcançando até hoje mais de 3 milhões de universitários a startup recruta, seleciona e desenvolve, através de uma metodologia própria completamente focada na aceleração de jovens talentos, super estagiários para super empresas que assumiram o compromisso de investir em seus estagiários.

Todos os candidatos de processos seletivos de estágio aprendem as principais habilidades do século XXI através de uma trilha de aprendizagem, sendo seu engajamento e evolução durante o processo seletivo metrificado. Com uma visualização média de 40.000 universitários por processo seletivo, a Academia Do Universitário é responsável também pela maior comunidade de estágio da América Latina, a Comunidade Do Estágio.

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Lançamento da Warner, filme Caminhos da Memória, estreia no Shopping Estação

Lançamento da Warner, filme Caminhos da Memória, estreia no Shopping Estação

O longa se passa no futuro e é estrelado por Hugh Jackman e Rebecca Ferguson

A partir do dia 19 de agosto, o lançamento da Warner Bros. Pictures, Caminhos da Memória, estará em cartaz no UCI do Shopping Estação. O filme é estrelado por Hugh Jackman e Rebecca Ferguson, se passa no futuro e traz à tona a importância de viver o presente e as consequências de pensar no passado. A ficção trata de um cientista que descobre uma forma de reviver o passado usando a tecnologia para procurar um antigo amor.

Além dessa novidade, ainda estão na programação, filmes para todos os gostos, como O Poderoso Chefinho 2, Space Jam: Um Novo Legado, Esquadrão Suicida 2, Viúva Negra, Free Guy, O Homem nas Trevas e Velozes & Furiosos 9.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://www.ucicinemas.com.br/Cinemas ou no local.

Segurança e conforto

A Rede UCI tem como missão oferecer aos seus clientes a melhor experiência no cinema e, desde o início da pandemia, vem aprimorando os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. O seu principal diferencial está na implementação de um sistema exclusivo de ar condicionado nas suas salas de todo o Brasil: o iWave, um sofisticado equipamento com polarizadores de íons que destrói qualquer tipo de microorganismo e vírus. Além disso, a rede segue à risca o protocolo obrigatório recomendado pelas autoridades de cada cidade e pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A higienização das salas é intensificada a cada sessão e conta com dispensers de álcool em gel espalhados pelos complexos. Além da utilização de máscaras ser obrigatória para funcionários e clientes, as bilheterias e bombonières estão equipadas com escudos de acrílico de proteção. Para evitar aglomerações, as vendas são controladas por um sistema que bloqueia automaticamente os assentos próximos aos já ocupados. O espaçamento ideal entre os clientes também é indicado com marcadores de piso na bombonière, na bilheteria, nos terminais de autoatendimento e no acesso às salas. Neste link, mais informações sobre os protocolos de segurança adotados pela Rede UCI: http://www.ucicinemas.com.br/protocolo.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br

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Estudo mostra aumento de 40% nos transtornos alimentares com a pandemia

Estudo mostra aumento de 40% nos transtornos alimentares com a pandemia

De acordo com a psicóloga Valeska Bassan, o "comer" passa a ser a única forma de controle em um cenário de descontrole

O aumento dos transtornos alimentares - principalmente entre adolescentes e jovens – tem sido um problema recorrente há mais de duas décadas, de acordo com estudos feitos em todo o mundo desde os anos 2000. No entanto, levantamento feito pela National Eating Disorders Association, ONG que ajuda indivíduos e famílias afetadas por transtornos alimentares mostrou um aumento de 40% nas ligações em sua linha de suporte desde março de 2020.

De um modo geral, a pandemia da COVID-19 criou situações que fragilizaram a saúde mental como isolamento social, mortes, preocupações em excesso, medo, falta de emprego, dinheiro e de perspectivas em geral, facilitando o aparecimento da ansiedade, depressão e transtornos alimentares.

Um segundo estudo realizado em 2020, com mil participantes diagnosticados com transtornos alimentares, nos EUA e na Holanda, descobriu que as pessoas que já possuem o diagnóstico de anorexia ficaram mais propensas a comer ainda menos refeições diárias, jejuar e ingerir alimentos de baixa caloria desde o surgimento da pandemia. Já pessoas com bulimia e transtorno da compulsão alimentar tiverem episódios mais frequentes e mais desejo de comer de maneira compulsiva.

Para a psicóloga e coordenadora do grupo de comer compulsivo do AMBULIM (IPQ- USP), Valeska Bassan, escolher quando, como e quanto comer, oferece uma sensação de poder e controle diante de circunstâncias incontroláveis, especialmente nesse cenário que estamos vivendo. “Em momentos de estresse é bastante comum o ‘comer emocional´ que não e um estímulo de fome, e sim um gatilho emocional como resposta a uma situação adversa, não necessariamente negativa, por isso muita gente ganhou ou perdeu peso de forma significativa durante a pandemia.”, comenta.

Outro ponto destacado pela especialista é que com o distanciamento social, grande parte das pessoas tiveram suas atividades físicas limitadas ou paralisadas. Alem disso recorreram às redes sociais como “substituta” dessa interação, o que é positivo do ponto de vista de conexão, mas bastante prejudicial no quesito percepção da autoimagem, o que pode gerar comportamentos mais negligentes em relação à alimentação.

“Por isso, ficar atento aos sinais do corpo e da mente é fundamental, e o mais importante é se perceber. Se perguntar como estou hoje? Isso que estou sentindo é normal? Enfim, se ouvir e tentar perceber o que se passa com a gente. Isso já é o primeiro passo para a cura ou para a busca de um tratamento adequado”, fala Valeska.

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Debate Direito e Mídia Digital no lançamento da primeira obra de análises sobre proteção de dados pessoais em campanhas publicitárias na internet

Debate Direito e Mídia Digital no lançamento da primeira obra de análises sobre proteção de dados pessoais em campanhas publicitárias na internet

Pedro Henrique Ramos assina obra inédita e recebe para o lançamento online Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, Daniel Arbix, Diretor Jurídico do Google Brasil, e Renato Leite Monteiro, head de privacidade do Twitter para América Latina

No próximo dia 19 de agosto, à 19 horas, ocorre um evento aberto online de lançamento do livro Direito e Mídia Digital (ed. Dialética), de autoria do Dr. Pedro Henrique Ramos. O evento ocorrerá com um debate entre renomados profissionais jurídicos e da publicidade digital no Brasil, como:

• Daniel Arbix, Diretor Jurídico do Google Brasil e professor da FGV que prefacia o livro;

• Renato Leite Monteiro, fundador do Data Privacy Brasil e head de privacidade do Twitter para América Latina, que apresenta a obra;

• Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, associação que tem como principal missão desenvolver o mercado de publicidade digital no país.

Bacharelado pela USP, Mestre em Direito pela FGV/SP e Doutorando em Comunicação pela ESPM/SP, Pedro Ramos reuniu nesta obra questões como proteção de dados pessoais, influenciadores digitais, propriedade intelectual, mídia programática, memes, fake news, brand safety e publicidade infantil. O conceito do livro é inédito no Brasil e tem como expectativa ampliar o debate por melhorias tanto para os profissionais que atuam em profissões jurídicas, como para empresas e profissionais de comunicação digital no mercado brasileiro.

Para participar do evento, basta fazer inscrição pelo link https://materiais.baptistaluz.com.br/direito-midia-digital-melhores-praticas. O lançamento de Direito e Mídia Digital ocorre no dia 19 de agosto, às 19 horas.

Serviço:

Webinar: Lançamento Livro “Direito e Mídia Digital”

Autor: Pedro Henrique Ramos

Editora: Dialética

Data: 19 de agosto, à 19horas

Formato: online e gratuito

Inscrições: https://materiais.baptistaluz.com.br/direito-midia-digital-melhores-praticas

Sobre o autor

Pedro Henrique Ramos é advogado, graduado pela USP, Mestre pela FGV e doutorando em Comunicação pela ESPM. Com mais de uma década de atuação no setor de mídia digital, acompanhou importantes transformações na indústria, com trabalhos junto a alguns dos maiores grupos de tecnologia e comunicação, sendo atualmente reconhecido como um dos principais advogados do Brasil no setor por publicações nacionais e internacionais. É professor da disciplina “Direito da Inovação” na Faculdade de Direito do Mackenzie, além de professor nos cursos do IAB Brasil. Também é autor dos livros “Neutralidade da Rede: a regulação da arquitetura da internet no Brasil” e “Ambiente Regulatório: Manual de Boas Práticas em Políticas Públicas de Apoio a Startups” (co-autoria com Felipe Matos). Em 2021, entrou para o ranking da Chambers and Partners, empresa de pesquisa independente que opera em 200 jurisdições, fornecendo classificações detalhadas e percepções dos principais advogados do mundo. Pedro Ramos conquistou importante posição no ranking depois de receber feedback positivo de analistas do mercado, recebendo críticas como "Sua gama de conhecimentos é impressionante. Ele conhece a indústria adtech de dentro para fora."

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