​​ Exames gratuitos marcam Dia Mundial do Diabetes

Exames gratuitos marcam Dia Mundial do Diabetes 

Ação será realizada neste sábado (11), no Centro Cívico 

Para celebrar o Dia Mundial do Diabetes, acontece neste sábado (11), das 9h às 16h, no Centro Cívico, a 5ª edição da Campanha do Dia Mundial do Diabetes de Curitiba. A iniciativa tem a finalidade de alertar a população sobre os riscos da doença que acomete cada vez mais pessoas no mundo. A ação conta com a participação de uma equipe multiprofissional que realizará exames gratuitos e oferecerá orientações à comunidade. 

O médico oftalmologista Cristiano Toesca Espinhosa, especialista em retina e vítreo e idealizador do evento na capital, explica que o diabetes é uma das principais causas de cegueira no Brasil e no mundo e o grande problema é que cerca de 90% da população desconhece esse risco e, por isso, consultam um oftalmologista somente após a perda da visão. 

Ele conta que a Campanha tem dois focos na parte oftalmológica: orientar a população diabética sobre a necessidade de buscar um especialista e monitorar a saúde ocular. Na ocasião serão feitos exames gratuitos de fundo de olho. Já para os indivíduos que apresentarem complicações oculares, será realizada a fotocoagulação a laser, que tem a finalidade de evitar a cegueira. “Na rede pública, a fila de espera para realizar este procedimento leva em torno de dois a três anos”, destaca Espinhosa. 

Além disso, o diabetes é uma das principais causas de amputações do membro o inferior, chamado de pé diabético, na ação será avaliado se a pessoa apresenta lesões nos pés relacionadas à doença. “Os casos mais simples serão tratados no local e para os mais graves será sugerida a ida à uma unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Pacientes que apresentarem problemas no pé e nos olhos serão submetidos a exames de creatinina, que avalia a função dos rins, que muitas vezes resulta em indicação de hemodiálise devido a insuficiência renal causada pelo diabetes”, explica o médico. 

O Hospital VITA, um dos apoiadores do evento, por meio da participação dos médicos da equipe do Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes, Hevelyn Garcia, endocrinologista, e Glauco Afonso Morgenstern, especialista em cirurgia bariátrica, vão orientar a população em relação aos riscos da obesidade e diabetes, já que uma das principais causas para desenvolver o diabetes tipo 2 é o sobrepeso e o sedentarismo. Os médicos vão falar sobre os possíveis benefícios da cirurgia bariátrica em relação ao controle do diabetes. 

A ação vai contar também com cardiologistas orientando sobre problemas do coração; equipe de enfermagem realizando teste de glicemia e aferindo a pressão arterial sistêmica - doença vascular associada ao diabetes e que também deve ser controlada; nutricionistas orientando sobre a dieta ideal e educadores físicos oferecendo dicas sobre quais atividades podem ser desenvolvidas diariamente, inclusive, em casa. Além disso, a programação vai contar com atrações de entretenimento, como shows e apresentações de dança, aulão de educação física e espaço kids com recreação para as crianças.         

Serviço:

5ª Campanha do Dia Mundial do Diabetes de Curitiba

Data: sábado, 11/11, das 9h às 16h

Local: estacionamento do Palácio Iguaçu, em frente à Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico de Curitiba

Informações: http://www.campanhadiabetescuritiba.com.br/