Modelo de negócios da Natura na Amazônia é retratado em série sobre impacto positivo   

Modelo de negócios da Natura na Amazônia é retratado em série sobre impacto positivo  

Modelo de negócios da Natura na Amazônia é retratado em série sobre impacto positivo

História da cooperativa Comaru, no Amapá, mostra como inclusão produtiva, contratos justos e saberes tradicionais contribuem para conservar a floresta e transformar a vida das comunidades

A Natura e a Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (Comaru), localizada em Laranjal do Jari (AP), consolidaram ao longo de 25 anos um modelo de fornecimento baseado em contratos justos, valorização de saberes tradicionais e fortalecimento da economia local. A Comaru foi a primeira comunidade amazônica com a qual a Natura estruturou uma cadeia de fornecimento direta, a partir do fornecimento do óleo de castanha. Desde então, tornou-se uma das principais fornecedoras da empresa e referência em cadeias sustentáveis na Amazônia. A história dessa parceria é retratada no episódio da Natura na recém-lançada série Common Good, apresentada por B Lab Global e produzida por BBC StoryWorks Commercial Productions, divisão de conteúdo comercial da BBC Studios.

Atualmente, a Comaru reúne 68 famílias extrativistas e opera uma agroindústria comunitária que transforma a castanha em óleo localmente, agregando valor à matéria-prima e fortalecendo a autonomia produtiva das famílias. O óleo de castanha é considerado uma cadeia estratégica para a Natura, tanto pelo volume quanto pela qualidade do insumo. A parceria contribuiu para a ampliação da unidade industrial da cooperativa e a diversificação dos produtos, com acesso a novos mercados, como o de alimentos.

O trabalho da Comaru é realizado dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, uma unidade de conservação com mais de 800 mil hectares nos municípios de Laranjal do Jari, Mazagão e Amapari. Criada em 1997, a RDS tem como objetivo promover o uso sustentável da biodiversidade e garantir a permanência das comunidades tradicionais em seus territórios.

Entre as personagens retratadas no episódio de Common Good está Elizabete dos Santos, conhecida como Dona Bete, coletora de castanhas e líder da cooperativa. Sua fala revela como o conhecimento passado entre gerações, aliado ao acesso a condições mais justas de produção, contribui para transformar a realidade de famílias inteiras e ainda conservar a floresta em pé.

“Mais do que uma pauta ambiental, regeneração é também justiça social. A atuação da Natura na Amazônia mostra que é possível desenvolver modelos de negócio que respeitem a biodiversidade, fortaleçam a cultura local e ampliem o acesso a oportunidades. Ao mostrar isso para o mundo, Common Good ajuda a dar visibilidade a soluções reais que já existem e que ganham ainda mais relevância em um momento de preparação para a COP30”, afirma Angela Pinhati, diretora de sustentabilidade da Natura.

O episódio da Natura estará disponível a partir de 13 de maio no site oficial da série Common Good: A Blueprint for Impactful Business, que destaca diferentes trajetórias de empresas que estão redefinindo o papel dos negócios na sociedade. Cada um dos 21 episódios explora exemplos concretos de como práticas regenerativas, inclusivas e sustentáveis podem impulsionar impactos positivos duradouros, mostrando que é possível alinhar crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental. A história da comunidade agroextrativista de Comaru está disponível em:

https://www.bbc.com/storyworks/specials/common-good?utm_source=Natura-press-release&utm_medium=Organic-post&utm_campaign=Common-Good 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br