Muito além da gastronomia

Muito além da gastronomia

Empreendimentos gastronômicos curitibanos estão investindo no mercado da moda, criando peças de vestuário que compartilham valores defendidos pelas marcas 

No ano passado, a rede WhataFuck, maior hamburgueria artesanal do Estado do Paraná, lançou um tênis sustentável e inovador: chamado de Ueno Whatafuck Imperial, o calçado carregava resíduos do bagaço de malte da cerveja produzida pelo estabelecimento. Em junho, em uma parceria com a Öus Brasil, foram desenvolvidos 1,7 mil itens. Até o momento, 90% deles foram vendidos, seja na Whatastore – a loja da hamburgueria – ou pelos meios online. Mais do que enveredar pelo ramo da moda, a marca buscou oferecer uma oportunidade de estilo de vida ao seu público. “Nós não vendemos só gastronomia”, resume o sócio proprietário da rede Whatafuck, Daniel Mocellin. 

Seguindo no mesmo conceito, o Sirène, maior vendedora de fish & chips do Brasil, que conta com seis unidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, também oferece outros produtos, que vão muito além de seu cardápio, ao seu público. Em seu site, é possível encontrar camisetas, bonés e canecas com mensagens alusivas ao comércio de peixes e batatas preparados ao estilo inglês. Em 2018, o Sirène, marca que acaba de completar 3 anos de história, vendeu 70 mil porções de fish & chips, faturando R$ 3,2 milhões. Em 2019, a marca prevê atingir R$ 6 milhões em faturamento e abrir novas lojas pelo país. 

A cervejaria artesanal curitibana Way Beer, que atua no segmento há mais de 8 anos e se transformou em uma grande referência nacional, também investiu em sua própria linha focada no mercado da moda, que conta com camisetas, moletons, bonés, toalhas e mochilas exclusivas. A ideia é conseguir levar a marca – reconhecida pelos designs de seus rótulos – a outros produtos, que estão em linha com a expectativa e perfil de seus consumidores. “A Way é uma cerveja que tem enorme conexão com o seu consumidor, e esse público gosta de mostrar a relação e o amor que tem pela marca. São necessárias inúmeras ferramentas para estabelecer, consolidar e manter uma marca ativa e relevante. Assim, nós investimos muito na construção de inúmeras peças que transformam uma ferramenta de interação em objeto de desejo dos nossos consumidores, que querem mostrar o amor que tem pela Way”, comenta Henrique Domenico, diretor geral da cervejaria. 

Valores como liberdade, sustentabilidade, coragem e criatividade estão entre as mensagens disseminadas por essas empresas e que são esperadas e até mesmo cobradas pelos clientes. A iniciativa de investir em novos segmentos, em muitos casos, surgiu a partir da percepção e cobrança do público. “No começo do WhataFuck, as pessoas pediam e queriam saber como comprar o boné ou as camisetas. Começamos a investir nisso”, afirma Mocellin. 

Rentabilização em outras frentes 

Ao ingressar no meio do vestuário e moda – ou em outra área –, as marcas buscam formas de rentabilizar em outras frentes além da gastronomia. De acordo com Mocellin, uma nova coleção da Whatafuck Hamburgueria deve ser lançada ainda no primeiro semestre de 2019. “Estamos trabalhando em novidades”, avisa. A marca já comercializou mais de mil camisetas e dois mil bonés, além de outros modelos de tênis, centenas de meias, camisas e, até mesmo, cuecas. 

Neste ano, a ideia do grupo é reservar um pedaço de cada nova loja para a Whatastore, onde é possível encontrar os itens relacionados à companhia, o que torna a gestão do negócio mais complexa. “Você sai da sua área de controle. Tudo se torna um aprendizado no dia a dia. Não há ninguém que possa fazer isso pela gente, isso desde o primeiro dia”, diz Mocellin. 

Impacto na percepção do público 

Uma pesquisa realizada pela Ogilvy, a agência associada da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com 50 marcas e mais de 2 mil entrevistas, mostrou que, no Brasil, as marcas importam mais do que na Inglaterra e nos Estados Unidos. O índice obtido foi de 68% no país, contra 53% dos ingleses e 57% dos americanos. 

Segundo o estudo, existem cinco atributos que fazem com que uma marca caia no gosto do público: confiança, imagem, empoderamento, fazer e tradição. Entre as características, a que conta com a maior diferença entre as ações praticadas pelas empresas e a percepção do público é o fazer. A pesquisa conclui que, embora as empresas tenham vivido uma evolução no que diz respeito à visão e às necessidades dos consumidores, ainda precisam fazer algo a mais por eles. Nisso, algumas já estão trabalhando bem.

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Festa de Carnaval terá mais de 8 horas de música e mais de 30 torneiras de chope em Curitiba

Festa de Carnaval terá mais de 8 horas de música e mais de 30 torneiras de chope em Curitiba

O CarnaWAY, promovido pela cervejaria Way Beer, terá entrada gratuita e contará com 4 atrações musicais, 8 horas música ao vivo e muita cerveja artesanal 

Que tal uma grande festa de Carnaval com muito chope artesanal, concurso de fantasias, comidas saborosas e mais de 8 horas de música ao vivo? Assim será o CarnaWAY, promovido pela cervejaria Way Beer, uma das grandes referências do mercado cervejeiro nacional. O evento, que acontece no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, promete agitar a capital paranaense. 

Como não poderia ser diferente, um dos grandes destaques do evento será a grande variedade de cervejas disponíveis. O CarnaWAY contará com mais de 30 torneiras servindo opções de chopes sazonais e de linha da Way Beer, com preços a partir de R$ 10 (copos de 500ml) e R$ 20 (jarras de 1 litro). Entre as cervejas estarão rótulos como I’m Way too Sour, Catarina, Tropical IPA, Czech Revolution, Double APA, Amburana Lager, Sou Feia mas to na Moda, Avelã Porter, Die Fizzy Yellow, Red Ale e Witbier. Além disso, a festa marcará o lançamento de uma nova cerveja da Way Beer: a IPA LOKA. 

Como toda boa festa de Carnaval precisa de música animada, o CarnaWAY contará com uma programação imperdível, com 4 atrações e mais de 8 horas de shows ao vivo. O evento terá a participação de grandes destaques do Carnaval da capital paranaense: Amigos do Tatu (12h30), O Blokinho (15h), Barba Nigra (16h) e Escola de Samba Mocidade Azul (18h30). Para curtir o agito, os foliões cervejeiros podem tirar a fantasia do armário e se preparar: vai ter o esperado “Concurso da Fantasia Mais Loka”, com direito a prêmio especial. 

Para segurar toda esta festa, o CarnaWAY contará com opções gastronômicas deliciosas, entre elas os hambúrgueres do Altman Gastronomia, as batatas do Pirô na Batatinha, as Foggacias do Figurate e as Paletas mexicanas da Paleteca. O evento contará, também, com um espaço para arguilé, com a Essências Premium. Para quem quiser levar a criançada, a Way Beer vai disponibilizar um espaço kids especial com monitoria e brincadeiras temáticas. Além disso, é sempre bom lembrar que os eventos da cervejaria são Pet Friendly. 

O CarnaWAY será realizado neste sábado, dia 23 de fevereiro, na fábrica da Way Beer (Rua Pérola, 331), na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR). O evento acontece das 12h às 20h, com entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (41) 3653-8853 ou no site www.waybeer.com.br.

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Daniel apresenta releituras de João Paulo & Daniel no dia 16 de março em Curitiba

Daniel apresenta releituras de João Paulo & Daniel no dia 16 de março em Curitiba

Apresentação acontece no Grande Auditório do Teatro Positivo. Ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos 

Dia 16 de março, sábado, a partir das 21h15, Curitiba recebe o cantor Daniel com o show releituras de João Paulo & Daniel. A apresentação acontece no Grande Auditório do Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido). O cantor traz novos arranjos em canções já consagradas pelo público, além de diferentes fases do repertório do artista. O roteiro musical tem canções desde o início de sua carreira com João Paulo até os dias atuais, músicas que vão se completando harmoniosamente e provocam no público diferentes emoções durante o espetáculo. O cantor diz que “voltar a Curitiba é sempre um grande prazer! Dessa vez, com mais saudade ainda, vou esperar vocês pra gente trocar energia boa e viver momentos marcantes!”. A produção e realização é da RW7 Production & Entertainment e Massa Play.

Daniel sempre consegue se reinventar musicalmente, ele traz sucessos de 20 anos atrás com uma musicalidade, interpretação e bom gosto incríveis, traz canções antigas como se tivessem saído do estúdio ontem, são músicas que estão no inconsciente coletivo, na memória de seu público e logo nos primeiros acordes, a plateia já se identifica e se emociona.

Para Daniel, o palco é sua segunda casa, e onde ele se sente completamente à vontade para receber os amigos: fãs de várias gerações que o acompanham nestes mais de 30 anos de carreira. "Afinal, a minha felicidade é ver os outros felizes, e perceber isso é um sinal de amadurecimento. O lado bom de amadurecer é que a gente ganha clareza pra enxergar as coisas de uma forma essencial. Encontros como este, em que eu posso estar realmente próximo de vocês é que me dão certeza de que todos que estão aqui, vieram porque realmente gostam de me ouvir.”

Seu maior prazer é cantar o amor e leva como missão de vida espalhar o bem. Músicas como Minha Estrela Perdida, Estou Apaixonado e Só dá você na minha vida, são complementares às da nova fase: Amores Seletivos, Inevitavelmente e Discurso Ensaiado- canções do mais recente CD de Daniel que ganhou o Grammy Latino em 2017. "A música é um instrumento poderoso e transformador, e eu me sinto como um agente de paz e de felicidade. O essencial é isso, ser um elo entre o amor que tenho pelo que faço e as pessoas que se sentem atraídas por isso. E esse é o meu objetivo: somar na vida das pessoas, seja da forma que for, e especialmente através da música."

Esbanjando felicidade em um momento que talvez seja de maturidade em todos os sentidos, Daniel chega aos seus shows pronto para impressionar os fãs através do seu dom. Por essa modernidade e qualidade musical, com esse repertório, existe uma renovação de público contínua, hoje os pais, que são fãs há tanto tempo, levam seus filhos e continuam esse ciclo, esse é o maior presente para um artista.

Os ingressos à venda pelo site do Disk Ingressos (https://www.diskingressos.com.br/evento/7586/16-03-2019/pr/curitiba/daniel) e pelo call center (41) 3315-0808 ou ainda na Bilheteria do Teatro Positivo, quiosques dos Shoppings Estação, Mueller, Palladium e São José. Os ingressos custam de R$90,00 a R$460,00, mais taxas administrativas. Descontos promocionais para Cartão Fidelidade Disk Ingressos (titular e 3 acompanhantes), Associados OAB com carteirinha funcional – OAB/PR (titular e 1 acompanhante), Funcionários CAA/PR e OAB/PR com a apresentação do crachá (titular e 1 acompanhante), Beneficiário do Teatro Positivo (titular e 1 acompanhante), Bônus Digital Curitiba Cult, Colaborador Grupo Massa (titular e 1 acompanhante), Clube do Assinante Gazeta do Povo (titular e 1 acompanhante). Meia entrada para Estudantes, Idosos, Doadores de Sangue, Professores, Portadores de Necessidades Especiais, Portadores de Câncer. Descontos não cumulativos. Não se aplicam a outros descontos concedidos por Lei e outras promoções. A classificação do show é livre. Saiba mais em http://www.facebook.com/Rw7ProductionEntertainment.

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Mais de 2 milhões de brasileiros descobriram os segredos do McDonald’s em 2018!

Mais de 2 milhões de brasileiros descobriram os segredos do McDonald’s em 2018!

Através do Portas Abertas, clientes podem visitar as cozinhas da rede e tirar dúvidas sobre seu sanduíche preferido

Líder de mercado, o McDonald’s também segue à frente no quesito transparência e, em 2018, mais de 2 milhões de consumidores participaram do programa “Portas Abertas”, que mostra os segredos da cozinha mais famosa do mundo. Os clientes aprenderam um pouco mais sobre a empresa e seus mais altos padrões de segurança alimentar, qualidade e higiene. O número é o equivalente à mais de 65 Pedreiras Paulo Leminski lotadas.

Desde 2014, o programa já recebeu mais de 10 milhões de pessoas no Brasil e, através do compromisso com qualidade e transparência, o McDonald's permite que os consumidores conheçam de onde vêm os ingredientes, como são acondicionados e preparados para o consumo e, também, como é a rotina dos funcionários, desde a higienização das mãos, passando pela sala de break (onde fazem o descanso), até o cardápio de refeições, composto por… arroz e feijão!

"O McDonald's é a única rede de restaurantes que convida as pessoas a conhecerem seus bastidores. Fazemos isso porque nos orgulhamos dos procedimentos e padrões de qualidade que seguimos em toda a nossa operação. Nós sabemos o quão importante é para os clientes conhecer e viver essa experiência”, afirma David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa e de Relações com Investidores da Arcos Dorados na América Latina.

Em 2018 também passou a ser possível saber um pouco mais sobre o assunto sem sair de casa. Basta navegar no site www.mcdonalds.com.br e assistir à webserie de cinco episódios que aborda a origem dos ingredientes utilizados no preparo dos icônicos produtos McDonald’s. Os vídeos são apresentados pelo ex-funcionário Phellyx e pelo digital influencer e ex-participante do reality show Masterchef, Raul Lemos.

Transparência em primeiro lugar

No ano passado, um estudo sobre a perceção de processos em restaurantes realizado pela Trendsity na América Latina – e encomendado pela empresa – reuniu uma amostra de 1.400 opiniões (400 somente no Brasil) e revelou que 85% das pessoas compreendem

que o programa Portas Abertas é uma maneira de entender melhor o processamento dos alimentos elaborados no McDonald’s. Além disso, 98% dos brasileiros entrevistados consideram que transparência é um dever para as marcas.

A iniciativa do Portas Abertas foi reconhecida em diversas ocasiões com renomados prêmios internacionais na área de Comunicação e Relações Públicas, como o Latin American Excellence Awards, concedido pela renomada Revista Communication Director; Prêmios SABRE Latino Americanos, entregues pelo The Holmes Report; e EIKON, concedido pela revista Imagen de Argentina, na categoria regional.

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Colégio alerta sobre tempo máximo de uso de telas por crianças e adolescentes

Colégio alerta sobre tempo máximo de uso de telas por crianças e adolescentes

Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda duas horas por dia 

A tecnologia é uma grande aliada para o cumprimento das tarefas do dia a dia e uma parceira dos educadores como ferramenta que contribui para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tudo na vida em excesso pode ser prejudicial à saúde. Estudos mostram que o uso descontrolado, precoce e não supervisionado de dispositivos eletrônicos têm causado prejuízos de ordem cognitiva, psíquica e física nos jovens.

Os principais problemas observados foram deficiências visuais, auditivas e posturais, distúrbios do sono, alterações do humor, isolamento, agressividade, depressão, redução da capacidade cognitiva e produtiva, déficit de atenção, problemas de linguagem e transtornos ligados ao sedentarismo como obesidade, dentre outros.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) defende que duas horas por dia é o tempo máximo de uso de telas digitais recomendado para crianças e adolescentes.

O assunto, inclusive, ainda é motivo de discussão entre os estudiosos. O Manual de Orientação Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital, publicado em 2016, defende que o tempo de exposição às telas digitais deve ser limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial das crianças e adolescentes.

Isso porque o uso excessivo de tecnologia pode provocar aumento da ansiedade, dificuldade de estabelecer relações interpessoais, estimular a sexualidade precoce, comportamento violento, causar transtornos do sono e de alimentação, além de provocar baixo rendimento escolar e lesões por esforço repetitivo, entre outros, segundo a SBP.

A orientadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília (DF), Maria Stella Machado, alerta para a recomendação. “Esse é um assunto muito relevante e precisamos estar atentos para preservar a saúde de nossos alunos”, afirma.

Para crianças maiores de seis anos e adolescentes, o tempo de tela não deve exceder a duas horas por dia, a não ser em caso de trabalhos acadêmicos, estabelecendo intervalos de descanso e atividade física, restringindo o tempo de jogos online, uso de aplicativos e redes sociais.

Já para as crianças menores de dois anos, é necessário que seja evitado ou até proibida a exposição passiva às telas digitais, com acesso a conteúdo inapropriado de filmes e vídeos, principalmente, durante a hora das refeições ou nas que antecedem o sono. Vale ressaltar que as crianças entre dois e cinco anos também devem ter o tempo de exposição limitado para no máximo uma hora por dia.

“As crianças e adolescentes ainda estão em fase de crescimento e de desenvolvimento cerebral. É importante protegermos as menores de seis anos, principalmente, pois elas não conseguem separar fantasia da realidade”, alerta Stella.

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