A partir de maio empresas terão que prevenir burnout e assédio com novas regras da NR-01   

A partir de maio empresas terão que prevenir burnout e assédio com novas regras da NR-01  

A partir de maio empresas terão que prevenir burnout e assédio com novas regras da NR-01

Empresas que não se adequarem às novas diretrizes da NR-01 estarão sujeitas a sanções

O Brasil enfrenta uma crise de saúde mental sem precedentes, com o número de afastamentos por transtornos como ansiedade e depressão atingindo recordes históricos. Conforme dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, em 2024 foram registrados mais de 470 mil afastamentos relacionados a transtornos mentais e comportamentais, um aumento de 67% em relação ao ano anterior. O Paraná e Santa Catarina vão de encontro com os dados e, somados, registram mais de 58 mil afastamentos, sendo 14 mil por ansiedade e cerca de 15 mil por depressão.

Diante desse cenário alarmante, o Ministério do Trabalho e Emprego atualizou, em agosto do ano passado, a Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01), que estabelece diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho. A principal mudança é a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas. A partir de 26 de maio de 2025, todas as organizações deverão avaliar e mitigar fatores que possam comprometer a saúde mental de seus colaboradores, como assédio moral, pressão excessiva e ambientes de trabalho tóxicos.

Carlos Roberto Santiago, advogado trabalhista, destaca que essa atualização não é exatamente uma novidade, mas um reforço necessário. "Tem havido um certo exagero quanto à presença dessa nova alteração da NR-01. O ponto central é a inclusão de um novo fator de avaliação por parte das empresas, que é o fator do risco psicossocial. Só que esse fator já vem presente há muito tempo, seja na NR-33, seja na NR-20, seja na NR-35. Sendo assim, não é novidade alguma para as empresas o conhecimento do que é um risco social, que na verdade é um adoecimento físico e mental do trabalhador", afirma.

De acordo com o advogado, para se adequar às novas exigências, as empresas devem adotar medidas proativas, como:

• Capacitação e treinamento de líderes e gestores: Promover programas que os preparem para identificar e lidar com fatores de risco psicossociais.

• Implementação de programas de suporte psicológico: Oferecer apoio contínuo aos colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho saudável.

• Políticas de prevenção ao assédio moral e sexual: Estabelecer diretrizes claras para evitar comportamentos inadequados no ambiente corporativo.

• Monitoramento do clima organizacional: Realizar pesquisas e avaliações periódicas para identificar possíveis problemas e agir preventivamente.

Santiago enfatiza a importância dessas ações: "A empresa precisa verificar se fatores como excesso de trabalho, longas jornadas, má gestão interna, falta de comunicação, assédio e estresse estão presentes no seu ambiente. Constatada essa existência, a empresa tem que tomar iniciativas como capacitação, treinamento, suporte psicológico, políticas de prevenção e cuidado com o clima organizacional."

Empresas que não se adequarem às novas diretrizes da NR-01 estarão sujeitas a sanções. "Todas as NRs sujeitam os infratores a sanções. O auditor fiscal do trabalho pode buscar falhas na aplicação desse novo dispositivo da NR-01 em empresas que não se preocupem com um ambiente saudável de trabalho e não tenham mecanismos para evitar que isso aconteça", alerta Santiago.

A atualização da NR-01 representa um avanço significativo na promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. A Hübner, fornecedora da indústria automotiva, pratica há muitos anos medidas que contribuem com a saúde mental de seus colaboradores. Com a norma entrando em vigor, essas práticas irão aumentar. “Acredito que esse tema deve ser mais explorado dentro das empresas, pois ainda é um tabu para muitas pessoas. Podemos promover a conscientização por meio dos canais de comunicação interna, criando um ambiente aberto ao diálogo entre líderes e funcionários. Além disso, incentivar a participação em palestras e programas sobre saúde mental é essencial para fortalecer essa cultura”, pontua Julian Cerri, coordenador de RH da Hübner.

No dia a dia, somos frequentemente atingidos com diversas tarefas e informações, por isso, precisamos estar preparados para lidar com essa sobrecarga de uma maneira equilibrada para que a nossa saúde mental esteja em dia para enfrentar todos os desafios diários com muita leveza e bem-estar. “A Hübner se preocupa com o bem-estar de seus funcionários e busca promover um ambiente onde o respeito e a ética são prioridades. Por meio do plano de saúde, os funcionários podem agendar consultas com especialistas na área. Também utilizamos nossos canais de comunicação para disseminar informações sobre o tema e, recentemente, realizamos uma palestra com uma psicóloga para abordar a saúde mental com os funcionários da Usinagem em Araucária e da Autolinea em Curitiba”, finaliza o coordenador.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK PR) é uma grande apoiadora dessa causa e oferece, para os seus associados, palestras e workshops sobre saúde mental e as novas normas.

Sobre a AHK Paraná - Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

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Como a tecnologia está́ mudando a preparação dos líderes empresariais para os desafios do futuro

Como a tecnologia está́ mudando a preparação dos líderes empresariais para os desafios do futuro

Como a tecnologia está́ mudando a preparação dos líderes empresariais para os desafios do futuro

Consultor de carreira aponta os impactos da transformação digital no ambiente corporativo e como a tecnologia está́ redefinindo a educação executiva de gestores para o futuro

A transformação digital está redefinindo a educação executiva e as áreas de corporate education, impulsionando mudanças profundas na forma como profissionais e empresas encaram o aprendizado contínuo. O Life long learning se tornou regra e, com a introdução de novas tecnologias e metodologias inovadoras, as instituições de ensino e corporações precisam se adaptar rapidamente para formar líderes capacitados a enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais digital, globalizado e com mudanças cada vez mais significativas e aceleradas.

Segundo o consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, a ascensão das tecnologias digitais está reformulando a maneira como as empresas operam, exigindo que os profissionais adquiram novas competências para se manterem relevantes no mercado. “Essa evolução afeta desde processos internos, até modelos de negócios, tornando essencial a atualização contínua para acompanhar as demandas do cenário corporativo. É importante que profissionais desenvolvam não apenas habilidades técnicas, mas também competências comportamentais, como adaptabilidade, pensamento crítico e inteligência emocional”, afirma.

Weiler também explica que é essencial que os profissionais saibam lidar com a velocidade das mudanças tecnológicas e sejam capazes de liderar equipes em ambientes de inovação constante. “A educação executiva deve oferecer ferramentas e metodologias que capacitem os líderes a compreender e implementar novas tecnologias e ferramentas não apenas nos times e organizações que lideram, mas em sua própria atuação, promovendo uma cultura organizacional voltada para a transformação digital e o aprendizado contínuo", comenta.

Inovações tecnológicas na educação executiva

As instituições de ensino estão cada vez mais incorporando recursos como inteligência artificial, realidade virtual, aprendizado adaptativo e plataformas digitais interativas para proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficiente e personalizada. “Essas inovações permitem que executivos e profissionais de diferentes áreas tenham acesso a conteúdos relevantes de maneira dinâmica e acessível, independentemente da localização geográfica”, explica Weiler. Importante ressaltar que estas inovações como a IA não trazem vantagens apenas geográficas, mas também influenciam diretamente o ritmo, o nível, o foco e a velocidade do aprendizado, algo muito conectado com os desafios da agenda atribulada de executivos e profissionais C LEVEL.

O consultor também afirma que empresas que investem em educação continuada para seus colaboradores saem na frente, pois promovem um ambiente de aprendizado contínuo que resulta em maior competitividade no mercado. "O conhecimento se tornou um ativo estratégico para organizações e profissionais. Aqueles que não investirem no desenvolvimento de novas competências podem enfrentar dificuldades para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas, já as empresas que desenvolvem competências estratégicas de seus colaboradores, fazendo uma gestão continuada do conhecimento desenvolvido e armazenado permitindo um uso on demand sempre que necessário, tem tendência a possuir resultados consistentes e positivos", alerta Weiler.

Como os profissionais podem se preparar

Para se preparar para esse novo mundo dos negócios, Weiler reforça ser fundamental saber selecionar conhecimento relevante, identificar as tendências e demandas de curto, médio e longo prazo, compreender rapidamente o que é necessário desaprender e saber aprender de distintas maneiras, sempre que necessário. Algo que ajuda muito nesta tarefa é a busca por cursos, certificações e programas estruturados qualificados, que abordem temas como gestão, mercado, tecnologia aplicada a negócios, inovação, transformação digital e liderança ágil.

Além disso, o networking e a troca de experiências com outros profissionais são estratégias essenciais para a construção de uma carreira sólida em um ambiente em constante evolução. “E neste quesito, mais uma vez os programas estruturados de instituições qualificadas e com prestígio internacional trazem uma vantagem significativa: tendem a atrair profissionais sérios e experientes, de empresas sólidas, o que permite aos participantes usufruírem da experiência relevante de todos e realizar trocas de valor único. Dessa forma, a transformação digital não apenas impacta a forma como trabalhamos, mas também como aprendemos. A educação continuada se torna, portanto, um pilar essencial para garantir a empregabilidade e o sucesso profissional em um mundo cada vez mais tecnológico e competitivo”, pontua o consultor.

Se já não compramos, trabalhamos e competimos como antes, a forma como desenvolvemos nossas habilidades e competências também pode e deve, não apenas mudar, mas evoluir. “A IA permite realizar muitas tarefas, inclusive as complexas, mais rapidamente, e é importante utilizar parte do tempo ganho para seguir se desenvolvendo e para conseguir fazer aquilo que mais será demandado dos executivos/gestores: mesclar a inteligência artificial com sua própria inteligência orgânica/real”, finaliza.

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Opus Tech apresenta inovações em nuvem na Smart City Expo 2025

Opus Tech apresenta inovações em nuvem na Smart City Expo 2025

Empresa terá estande interativo e palestra com CEO Junior Machado sobre tecnologia em nuvem no evento que é referência em cidades inteligentes

A Opus Tech, referência em soluções de cloud computing, marcará presença na Smart City Expo 2025, um dos mais importantes eventos globais sobre urbanismo, inovação e sustentabilidade do país. A feira acontece entre os dias 25 e 27 de março, na Ligga Arena, em Curitiba, reunindo especialistas, empresas e gestores públicos para debater o futuro das cidades.

Além de um estande interativo, onde apresentará as soluções mais recentes para transformação digital e cloud computing, a Opus Tech também terá uma participação de destaque na programação oficial. No dia 27 de março, às 13h15, o CEO da empresa, Junior Machado, ministrará a palestra "Como as Soluções em Nuvem e a Cibersegurança estão Moldando o Futuro das Organizações", abordando as tendências e impactos dessa tecnologia na eficiência dos serviços urbanos e na qualidade de vida da população.
Mais informações e convites para o evento: https://smartcityexpocuritiba.com/.

Sobre a Opus Tech

Fundada em 2016 e 100% curitibana, a Opus Tech é referência em soluções de computação em nuvem no Brasil. Com um portfólio completo de infraestrutura cloud, a empresa atende empresas de diversos portes e setores, garantindo alta performance, segurança e escalabilidade. Tendo o cliente como maior razão e compromisso com a inovação e a excelência, impulsionou um crescimento expressivo nos últimos anos, consolidando sua posição como um dos principais provedores de cloud computing do Sul do país. Com operação de data center em Curitiba e em Miami, desde 2016, e a inauguração de uma nova estrutura em São Paulo em 2025, a Opus Tech expande sua atuação para atender à crescente demanda por servidores e soluções tecnológicas no Brasil.

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Segurança condominial: 75% das ocorrências em condomínios são causadas por falha humana no controle de acesso

Segurança condominial: 75% das ocorrências em condomínios são causadas por falha humana no controle de acesso

Segurança condominial: 75% das ocorrências em condomínios são causadas por falha humana no controle de acesso

Especialista mostra estratégias práticas e inovadoras para reforçar a segurança dos condomínios, garantindo mais proteção e tranquilidade para moradores e administradores

Segundo levantamento elaborado pela empresa Delta Uno, entre as principais causas de invasões a condomínios 25% acontecem por falta ou falha de tecnologia (segurança eletrônica). Essa realidade acende um alerta para condôminos, síndicos, administradores e funcionários, que precisam lidar com ameaças cada vez mais sofisticadas e pensar em soluções mais efetivas.

Segundo o diretor da Folk Portaria Remota, Harrison Junior, os criminosos utilizam estratégias diversas, muitas vezes contornando as medidas de segurança pública. Além disso, a falta de sistemas eficientes de monitoramento e controle de acesso nos condomínios acaba facilitando essas ocorrências, tornando essencial a adoção de soluções mais modernas e eficazes. “A segurança em condomínios é um tema cada vez mais relevante, impulsionado pelo aumento da criminalidade e pela necessidade de garantir tranquilidade a moradores e administradores. Com a modernização dos sistemas de controle de acesso e monitoramento, é possível elevar a proteção de um condomínio de forma rápida e eficiente, reduzindo vulnerabilidades e prevenindo incidentes”, explica.

Inovação e segurança 

Uma pesquisa realizada pela Sindiconet e pela CondUp Administradora de Condomínios, apontou que 75% das ocorrências em condomínios são causadas por falha humana no controle de acesso, o que reforça a importância dos condomínios contarem com sistemas inteligentes e protocolos de segurança. “A segurança condominial deve ser tratada com planejamento e eficiência. Investir em soluções inteligentes, como monitoramento remoto e controle de acesso digital, reduz significativamente o risco de falhas humanas e aumenta a proteção dos moradores”, afirma Harrison.

Com mais de 350 condomínios, a Folk Portaria Remota é referência nacional em portaria remota. A empresa conta com mais de 165 colaboradores e realiza mais de 180 mil atendimentos mensais, abrangendo 27 mil moradores e monitorando mais de 3.200 câmeras em tempo real. “Quando se trata de segurança condominial, investimento em tecnologia é primordial. Investimos mais de R$16 milhões em inovação, tecnologia e monitoramento 24h apenas em 2024, com previsão de dobrar esse valor em 2025, com foco em melhorias nos sistemas de segurança ofertados hoje em nosso país”, comenta o diretor.

5 medidas para melhorar a segurança do seu condomínio rapidamente

1 - Controle de acesso eficiente

O controle de entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviço deve ser rigoroso e automatizado. “Com a portaria remota, eliminamos falhas humanas e garantimos um controle muito mais preciso, reduzindo riscos de invasão e fraudes”, explica o diretor.

2 - Monitoramento 24h e inteligência artificial

Investir em câmeras com análise de vídeo e sistemas de monitoramento em tempo real permite a identificação de situações suspeitas antes que se tornem ameaças concretas. “Hoje, não basta apenas gravar imagens; é preciso um sistema que interprete eventos em tempo real e acione medidas automáticas de segurança”, pontua Junior.

3 - Treinamento de moradores e funcionários

O uso correto dos dispositivos de segurança faz toda a diferença. “Realizamos treinamentos com síndicos e moradores para que todos saibam como agir em situações de emergência e utilizem corretamente as ferramentas disponíveis”, destaca o diretor.

4 - Tecnologia de ponta no acesso

O uso de biometria, reconhecimento facial, QR-Code e tags antifraude impedem o uso indevido de chaves e senhas. “Soluções como controle de acesso via app e chaves eletrônicas reduzem a vulnerabilidade do condomínio”, reforça Junior.

5 - Planos de segurança personalizados

Cada condomínio possui necessidades específicas, e contar com um plano de segurança sob medida é essencial. “Na Folk, desenvolvemos soluções adaptadas a cada empreendimento, garantindo um sistema ágil e eficaz, sem abrir mão da economia para os moradores”, finaliza o diretor.

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Market4u bate recorde com 44 novas franquias em fevereiro

Market4u bate recorde com 44 novas franquias em fevereiro

Market4u bate recorde com 44 novas franquias em fevereiro

Rede é eleita a maior microfranquia do Brasil pelo segundo ano consecutivo, segundo ranking da ABF

O market4u segue consolidando sua posição como a maior microfranquia do Brasil. Em fevereiro de 2025, a rede bateu um novo recorde ao vender 44 novas franquias em apenas 28 dias, evidenciando a força do modelo de negócios baseado em tecnologia e conveniência. As unidades novas foram abertas em 14 diferentes estados, com maior concentração em São Paulo, precedido de Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Com isso, o market4u superou a marca de 2.185 unidades em operação em todo o país.
O desempenho reforça o reconhecimento conquistado recentemente pela rede. Pelo segundo ano consecutivo, o market4u lidera o ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) como a maior microfranquia do Brasil, um feito que ressalta a solidez e a atratividade do negócio.

"Esse novo recorde em fevereiro só demonstra a força da nossa rede, nosso comprometimento com a marca, com nossos clientes e franqueados”, comemora o diretor comercial do market4u, Sandro Wuicik.

Além da rápida expansão, o sucesso da marca se deve à aposta na experiência do consumidor e à inovação tecnológica. O modelo de lojas autônomas dentro de condomínios e empresas vêm transformando o varejo de proximidade no Brasil, proporcionando praticidade aos consumidores e impulsionando novos empreendedores a ingressarem no franchising.

“Para este ano temos muitas novidades, ligadas a experiência do consumidor e tecnologia. Estamos investindo cada vez mais, para proporcionar aos nossos usuários um momento de compras ainda mais satisfatório e completo”, adianta o executivo.

A rede, que já tem forte presença em todas as regiões do país, segue focada em crescimento e inovação. Para 2025, a expectativa é de uma expansão ainda maior, acompanhando a demanda crescente por soluções de conveniência no setor de varejo automatizado.

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