ADVB/PR divulga lista dos finalistas do Top de Marketing 2024

ADVB/PR divulga lista dos finalistas do Top de Marketing 2024

ADVB/PR divulga lista dos finalistas do Top de Marketing 2024

Vencedores serão revelados no dia 26 de novembro em grande evento na UP Experience

Mais um ano de disputa acirrada e grande volume de inscrições. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) acaba de divulgar os finalistas do principal prêmio do setor no Estado. Com o tema “As grandes inteligências merecem o topo”, o Top de Marketing, que é considerado o Oscar do setor de marketing e vendas do Paraná, divulgará os campeões no próximo dia 26 de novembro, em grande evento na UP Experience, em Curitiba.

O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de um time de cerca de 50 profissionais, como presidentes, CEOs, diretores, consultores e conselheiros de grandes empresas do Brasil. A auditoria ficou a cargo da Datacenso Inteligência de Mercado, que prezou pela lisura e credibilidade da premiação.

“Um dos papeis mais importantes da ADVB/PR é o de celebrar e dar visibilidade às marcas e aos profissionais de nosso Estado. E o Top de Marketing é o grande evento que tradicionalmente nos permite exercer este papel, sendo o prêmio mais aguardado do ano por nosso mercado. Os grandes vencedores desta edição, além de receberem o troféu, também apresentarão seus cases ao mercado no “Top de Marketing Summit” que acontecerá no início do próximo ano. Isso permitirá que as boas práticas destas empresas premiadas também sejam compartilhadas”, ressalta a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro.

Entre as novidades da premiação de 2024 está o retorno da categoria Startup e PME. Os finalistas da edição de 2024 do Top de Marketing, por categoria, são:

Agro

Agrocete: Lançamento do GRAP NOD PHOS

Cooperativa Castrolanda: Agroleite 2024 - Horizontes em Sintonia

Kas Comunicação Onlife: Sombrero Seguradora - o lançamento de uma marca inovadora no setor agro

Sicredi: Sicredi Plano Safra - É ter com quem contar

 

Arquitetura e Construção

ALTMA Incorporadora: B41 - o primeiro student housing do Paraná

Construtora Laguna: Galeria Laguna

GT Building: Lange,Turin

IPBL Curitiba Incorporação de Imóveis: AYA Residences - Muito Mais Que Ir Além

Vanguard Curitiba: Pulse

 

Comunicação

Air Marketing e Entretenimento: Disney Magic Run Curitiba

Excom: Arcos Dorados (McDonald’s) - Portas Abertas

Grupo Maringá de Comunicação: Arena Sustentável

 

Indústria

Britânia Eletrodomésticos: Campanha Air Fryer - No modo Britânia

Dr. Peanut: Unbelievable Energy Flavor

Freddo Gelateria: Expansão Freddo Gelateria

Neodent: Neodent World Tour - 30 anos de inovação celebrados em uma jornada global por 13 países

Positivo Tecnologia: Campanha Institucional Positivo Tecnologia

 

Serviços

Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação: Vale do Pinhão

Copel Mercado Livre: A Transformação da Copel no Mercado Livre com Inteligência Integrada

Planalto Select Hotel: Ponta Grossa Festival Rota 01

Sicredi: Poupança Premiada Sicredi

Uninter: Quando a vida vira filme: histórias de transformação

 

Social

CEASA - Banco de Alimentos: Banco de Alimentos - Comida Boa

Grupo Boticário: Gente que Faz o Bem - Voluntariado no Grupo Boticário

Hospital Universitário Cajuru: Som da Vida

Neodent: Expedição Novos Sorrisos - Frente de apoio ao estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Sul

Unimed Curitiba: Gincana Orgulho de Cuidar - Unimed Curitiba

 

Startups e PME's

Inbix Ventures: Inbixperience - A Maior Experiência de Inovação Corporativa do Paraná

Hubbe Tecnologia: Paraná como plataforma de lançamento da TV 3.0 no Brasil

 

Varejo

Claro S/A: Claro Mueller - Inovação e Conectividade na loja mais moderna do Brasil

Farmácias Nissei: E-commerce em Foco - A Revolução digital da Nissei

Grupo The Best Açaí: The Best Day - 100 mil açaís em um dia

Jockey Plaza Shopping: Neon Fun 2024 - recorde de público e faturamento no maior evento infantil da cidade

Shopping Estação: Casa da Julieta | Para sempre seu amor

 

Os pitches de defesa dos cases acontecerão na próxima semana, momento em que os finalistas ficarão frente a frente com os jurados, para a avaliação final. Serão estabelecidas as notas de cada case, definindo assim, o grande campeão de cada categoria. “Os jurados selecionaram até cinco finalistas por categoria. Isso mostra a grande competitividade da premiação deste ano e os grandes resultados apresentados. São esses grandes resultados que irão determinar os campeões e, também, a empresa que levará o Grand Prix, que é o prêmio máximo dessa noite de premiação memorável”, detalha a vice-presidente da ADVB/PR e coordenadora do Top de Marketing, Andréia Caldani.

Além das premiações por categoria e do Grand Prix, há também a Ideia TOP, premiação que reconhece a melhor e mais criativa ideia executada por um case finalista, independente da categoria.

Os vencedores serão divulgados em grande festa na noite do dia 26 de novembro, a partir das 19h, no Teatro Positivo. Mais informações: https://www.sympla.com.br/produtor/advbpr

Sobre a ADVB/PR

Há quase 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e inovação.

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Bosco Gastronomia lança cardápio especial para encomenda da ceia de Natal

Bosco Gastronomia lança cardápio especial para encomenda da ceia de Natal

Bosco Gastronomia lança cardápio especial para encomenda da ceia de Natal

Uma seleção variada para facilitar as celebrações de fim de ano com pratos que aliam sofisticação, sabor e qualidade; as encomendas podem ser realizadas até o dia 17 de dezembro

Com a chegada das festas de final de ano, a Bosco Gastronomia lança um cardápio exclusivo para aqueles que desejam celebrar o Natal com um toque especial, sem abrir mão da praticidade. Com pratos elaborados, que vão desde entradas e canapés, a sobremesas irresistíveis, a proposta permite que os clientes encomendem uma ceia completa, com o sabor e a qualidade característicos.

O menu oferece opções variadas de entradas, como mini batatinhas ao forno recheadas, trufas de queijo de cabra com figo seco e petit peras assadas com roquefort e mel trufado. Além disso, a seleção inclui uma requintada seleção de queijos, com presunto Parma, compota de damascos e mel trufado, além de um irresistível brie brûlée com frutas secas.

Entre os pratos principais, destacam-se o tradicional peru assado recheado com farofa úmida, decorado com frutas grelhadas, o tenro tender ao glaze de mel e bourbon e a sofisticada roulade de linguado com camarões e aspargos ao molho de champagne. Para quem prefere acompanhar o jantar com pratos leves e saudáveis, há saladas frescas, cuscuz de camarão e uma variedade de molhos artesanais.

As sobremesas também são um show à parte: pavlova com frutas vermelhas, cheesecake com calda de frutas amarelas e um pandoro com merengue tostado e folhas de ouro estão entre as delícias que prometem encerrar a ceia com chave de ouro.

Os pedidos podem ser feitos até o dia 17 de dezembro, com retirada marcada para o dia 24 de dezembro, das 11h às 14h. A Bosco Gastronomia oferece condições especiais de pagamento para pedidos em grande quantidade e orienta que as travessas fornecidas pelos clientes sejam entregues com 72 horas de antecedência.

Sobre o Bosco Gastronomia

Reconhecido por sua versatilidade, o Bosco Gastronomia é o serviço de catering do Bosco Eventos – localizado no bairro São Braz, dentro do clube Três Marias, em Curitiba.

Sob o comando da chef Jennifer Oliveira, que iniciou sua carreira como braço direito do chef Flávio Frenkel da Anis Gastronomia, a empresa se compromete a entregar pratos que fogem do comum, adaptando-se ao gosto e às necessidades específicas de cada cliente. “A versatilidade do buffet permite a criação de menus que vão desde coqueteis sofisticados até jantares completos com pratos de diversas culinárias, incluindo opções tailandesas, italianas, japonesas, tudo de acordo com o gosto de cada cliente”, conta o empresário e sócio do Grupo, Fernando Muraro.

O buffet atende tanto eventos internos quanto externos, desde 15 até 3.000 convidados. “Fazemos coquetel volante, empratado, buffets, mas o nosso carro-chefe são as estações, montadas à perfeição, contemplando antepastos e sobremesas extremamente bem-decoradas e saborosas, que ficam a noite toda ou durante todo o evento, para garantir que o convidado tenha à disposição full time o prato que desejar comer.”

Para grandes eventos, como formaturas, o buffet oferece até oito horas de alimentação em tempo integral, com mesas de antepasto, coquetel volante, buffet, pratos empratados, estações de sobremesas e estações quentes, estas últimas uma tendência crescente nos eventos.
Mais informações e encomendas, entre em contato pelo WhatsApp (41) 99833-6721.

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Espuma vegana em aerossol traz novo olhar no cuidado íntimo feminino  

Espuma vegana em aerossol traz novo olhar no cuidado íntimo feminino

Desenvolvida no Paraná, a Nila promete uma nova era de cuidados íntimos, com uma fórmula inovadora e natural que respeita o pH da região, em todas as fases da vida 

Aquele sabonete convencional usado todos os dias pode estar mais prejudicando do que ajudando a sua saúde íntima. Escolher o produto certo para a higiene feminina é uma questão de saúde. Uma pesquisa publicada na revista americana BMC Women's Health, com mais de 1.000 mulheres no Canadá, demonstrou que mulheres que utilizam sabonetes e géis íntimos com substâncias químicas, como parabenos e petrolatos, têm quase 3,5 vezes mais chances de desenvolver infecções bacterianas. Esses ingredientes agressivos desregulam o pH vaginal, abrindo portas para irritações e desconfortos. 

Mas por que isso acontece? Produtos com ingredientes agressivos, como fragrâncias fortes, corantes e surfactantes inadequados, podem desregular o equilíbrio natural do pH vaginal, que atua como um escudo protetor, e remover a hidratação natural da pele. Quando essa barreira é rompida as mulheres ficam mais suscetíveis a problemas como ressecamento, desconfortos, além de problemas como vaginose bacteriana e candidíase. 

Pensando nisso, a marca paranaense Toda Joana desenvolveu a Nila, a primeira espuma íntima vegana em aerossol com prebióticos. "Os prebióticos estimulam o crescimento de bactérias benéficas, fortalecendo a flora vaginal e ajudando a prevenir infecções", explica a empresária da marca Toda Joana e especialista em sexualidade, Camila Prestes. 

A ideia é que, assim como a boca, a mucosa vaginal requer cuidado especial, e a escolha de produtos mais naturais é fundamental para preservar o equilíbrio e prevenir doenças. "Assim como não colocamos produtos químicos na boca, devemos ter o mesmo cuidado com a região íntima. A Nila é ginecologicamente testada e oferece uma limpeza suave e eficaz, respeitando o pH natural da região."

A espuma Nila pode ser usada diariamente por todas as mulheres, em todas as fases da vida. Seja na adolescência, na gravidez, na menopausa ou em qualquer outro momento, oferecendo uma limpeza suave e eficaz, o que proporciona hidratação, frescor, saúde e bem-estar de forma duradoura. 

Mas afinal, você sabe como fazer a higiene íntima de forma adequada? Preparamos dicas práticas, confira! 

Lave a região íntima com água e produto específico: Durante o banho você vai agitar o frasco da espuma Nila, virar o bico 180°, apertar levemente e espalhar a espuma entre as mãos. Espalhar na região externa íntima, anterior e posterior, nas virilhas, na região de pele e mucosas e entre as dobras. Lembrando: A mucosa vaginal é sensível, e produtos inadequados podem alterar o pH natural e favorecer infecções.

Evite duchas vaginais e produtos internos: A higiene deve se concentrar na área externa da vagina. A flora vaginal possui bactérias benéficas que protegem contra infecções. Produtos que penetram na área podem desregular esse ambiente e causar irritações.

Seque com cuidado: Após a lavagem, use uma toalha macia e evite atritos exagerados. A pele da região é delicada e o excesso de umidade pode causar desconforto ou irritação.

Escolha roupas íntimas de algodão: Tecidos naturais permitem que a região “respire” melhor, prevenindo o acúmulo de suor e a deficiência de bactérias. 

Conheça o diferencial da Nila

Tecnologia em aerossol: Aplicação prática e higiênica.

Formulação vegana: Sem ingredientes de origem animal e livre de crueldade.

Prebióticos: Estimulam o crescimento de bactérias benéficas.

pH balanceado: Respeita a fisiologia da região íntima.

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Advogada paranaense lança segunda edição do livro de poesias “Você é o que Você Sente”   

Advogada paranaense lança segunda edição do livro de poesias “Você é o que Você Sente”  

Advogada paranaense lança segunda edição do livro de poesias “Você é o que Você Sente”

Obra reúne 40 contos de leitura rápida e envolvente sobre ideias, pensamentos e experiências vividas pela autora

A advogada Rafaela Aiex Parra, reconhecida por seu trabalho ligado ao Direito Agrário e ao Agronegócio, com uma série de livros jurídicos publicados, lança no dia 26.11, no espaço multicultural Honey Vox, a segunda edição de seu livro de poesias, “Você é o que Você Sente”. O material reúne 40 contos, de leitura dinâmica e envolvente. Na primeira edição, a autora reuniu 25 poemas, publicados em 2018.

Nascida em Londrina, Rafaela tem como inspiração na literatura os autores Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, além de filósofos clássicos. Dentre as titulações acadêmicas, a escritora é Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de sócia do renomado escritório Araúz Advogados.

Com os poemas, ela quer que o público conheça seu outro lado. “A ideia é que as pessoas possam conhecer a outra Rafaela, a que escreve poesia. Não a Rafaela advogada do agronegócio. Essa outra Rafa é mais leve, não tão séria, mais desprendida”, conta a escritora.

“Eu gosto muito de cozinhar, de conhecer bons restaurantes, tomar bons vinhos. Gosto muito de ir pro campo, adoro a região de São Luiz de Purunã, é algo que remete à minha infância”, acrescenta Rafaela. A segunda edição de “Você é o que Você Sente”, reúne poemas como ‘A Existência!’, reproduzido a seguir:

“Conhece-se tão pouco sobre a vida, sobre os sentimentos, sobre a humanidade em geral. Faz se apologias às teorias e ciências compassivas, que na verdade são perdidas na prática dos anelos e amarguras. A pergunta que não se cala é: O que realmente se busca na existência? Na verdade, não sabemos quem somos, o que desejamos, as atitudes são vulneráveis e mutantes conforme a situação. A insaciável busca sobre algo incerto é que motiva a luta de cada dia, por uma vida de ambição, de alegrias, de atitudes, de satisfação e de carinho. Liberte sua alma para conhecer o mundo, desprendida de qualquer vício ou receio, faça a entrega de corpo inteiro. O saber é ínfimo e restrito, mesmo que muito se saiba, nada se entende. A dificuldade na percepção da palavra vida, em seu abrangente juízo, continuará persistindo por muitas e muitas gerações, e, é esta dúvida que motivará os corações pela busca de uma explicação. E a pergunta que não quer calar continuará gritando em nossa sociedade”.

O livro será lançado em 26 de novembro, a partir das 19h30, no espaço multicultural Honey Vox, O livro será lançado em 26 de novembro, a partir das 19h30, no espaço multicultural Honey Vox, que fica na Avenida Iguaçu, número 540, no Centro.

Serviço:

Lançamento Você é o que Você Sente

Data: 26 de novembro

Horário: 19h30

Local: Honey Vox

Endereço: Avenida Iguaçu, 540 - Centro

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Projeto brasileiro de educação política criado por mulheres é vencedor de prêmio promovido pelo Fórum Mundial da Democracia 2024, na França

Projeto brasileiro de educação política criado por mulheres é vencedor de prêmio promovido pelo Fórum Mundial da Democracia 2024, na França

Projeto brasileiro de educação política criado por mulheres é vencedor de prêmio promovido pelo Fórum Mundial da Democracia 2024, na França

Meu, Seu, Nosso Voto, idealizado pelo Instituto Aurora, recebeu o prêmio “Inovação para Democracia 2024” e foi reconhecido como a iniciativa que, no mundo, mais contribuiu para a construção de paz e valores democráticos no momento atual

O projeto Meu, Seu, Nosso Voto, idealizado pelo Instituto Aurora em 2020, e, desde então, cocriado por mulheres representantes de outras organizações da sociedade civil – dentre elas o Instituto Nossa Causa, organização cocriadora deste ano e presente desde a primeira edição do projeto –, foi reconhecido como a iniciativa global que mais contribuiu para a construção de paz e valores democráticos em 2024. O projeto já está em sua terceira edição e vem buscando promover diálogos sobre o voto responsável e fortalecer a democracia e uma cultura de direitos humanos.

O prêmio de “Inovação para Democracia 2024” foi conquistado pelo projeto no último dia 08 de novembro (sexta-feira) e concedido pelo World Forum for Democracy, o Fórum Mundial para Democracia que ocorreu em Estrasburgo, na França, entre os dias 6 e 8 de novembro.

O Fórum Mundial da Democracia é organizado anualmente pelo Conselho da Europa, em parceria com o município de Estrasburgo. Reúne especialistas, líderes políticos, acadêmicos e ativistas do mundo inteiro para debater e impulsionar inovações democráticas no globo. Neste ano, estiveram representados 80 países no evento. O objetivo da iniciativa é fomentar soluções para desafios democráticos contemporâneos, abordando desde temas de governança até questões emergentes, como a preservação ambiental e o impacto das novas tecnologias nas sociedades.

Michele Bravos, cofundadora e diretora executiva do Instituto Aurora, representou a instituição e o Meu, Seu, Nosso Voto. O projeto concorreu com outras 39 iniciativas de todos os continentes, de países como: Albânia, Alemanha, Bangladesh, Bélgica, Canadá, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, França, Grécia, Indonésia, Kenya, Nigeria, Paquistão, Portugal, Reino Unido, Sérvia, Sudão e Zimbabwe, por exemplo. A escolha do projeto vencedor se deu a partir da avaliação de um jurado especialista e, depois, por meio de votação entre os participantes presentes no último dia do evento, que somavam mais de 400 pessoas.

Para Michele, o prêmio envia uma mensagem para a sociedade global. “É gratificante perceber que uma audiência tão qualificada reconhece que um projeto que promove diálogos para o voto responsável é considerado a melhor estratégia que temos para fortalecer nossas democracias no momento. Ou seja, encontrar formas de dialogar, como a que encontramos, ainda ressoa com o nosso tempo! Em uma época em que falamos tanto sobre as inovações mecânicas, com novas tecnologias e o desenvolvimento da Inteligência Artificial, representantes do mundo todo presentes nesse evento atestam que o desenvolvimento de habilidades humanas, que fortalecem o nosso senso de comunidade, de responsabilidade uns com os outros, ainda faz sentido e é essencial para sustentar as democracias”, disse.

Antes da vitória, Michele falou em um dos painéis do encontro sobre "como podemos garantir diversidade e confiança nas eleições e no processo democrático?". A diretora executiva do Instituto Aurora falou sobre o projeto e o papel do diálogo na construção de um senso de responsabilidade com o coletivo em um contexto de polarização - em que a ideia que prevalece é a do "nós contra eles".

Na oportunidade, Michele também destacou o poder do diálogo como uma ferramenta de transformação revolucionária, sobretudo neste contexto. E a partir de rodas de conversa promovida sobretudo com jovens, o projeto tem se provado enriquecedor para estimular a participação cívica e a autorresponsabilidade. Desta forma, o projeto destaca o voto responsável como uma ferramenta de transformação social que se trata de um direito individual, mas de impacto coletivo.

Educação em política, democracia e Direitos Humanos

O Meu, Seu, Nosso Voto é uma iniciativa suprapartidária e sem fins lucrativos lançada em 2020 e cocriada desde então, exclusivamente, por mulheres de diferentes organizações, incluindo o Instituto Nossa Causa, presente desde o começo do projeto. Além das organizações cocriadoras, o projeto conta com parceiros institucionais em diferentes setores (órgaos públicos, organizações que representam ou trabalham com determinados grupos sociais, lideres comunitários, escolas públicas e privadas, outras organizações da sociedade civil). Ao longo de três edições, somam-se 24 parceiros. “Entendemos que é em rede que chegamos mais longe com este diálogo”, explica Michele.

Os trabalhos contam com o apoio de uma rede de uma dezena de voluntários para facilitar as dinâmicas das conversas e criar espaços de escuta ativa e trocas honestas no Brasil sobre temas relacionados a meio ambiente, representatividade, fake news, justiça social, saúde, segurança alimentar e democracia, entre outros. De 2020 até agora, mais de 120 rodas de conversa já foram promovidas pelo projeto, envolvendo mais de 1.200 jovens sensibilizados em diálogos pela democracia e pelos direitos humanos.

Nesse tempo, foram elaborados três e-books, um com conteúdo sobre voto responsável e dois guias de roteiros de rodas de conversa, com instruções detalhadas para que qualquer pessoa em qualquer lugar possa facilitar rodas de conversa tanto presenciais quanto virtuais, além uma série de podcasts chamada “Nosso Voto”, na qual são discutidos tópicos relevantes para o eleitorado jovem com a parceria de inúmeras organizações de diferentes lugares do Brasil, como TETO, Clima de Eleição, Global Shapers Manaus, Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia (IPAD), Nossas, Joio e Trigo, Casa 1, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Eu Voto em Negra, Perifa Sustentável, entre outras. Os conteúdos abordam temas essenciais à cidadania e visam oferecer informação qualificada para que os ouvintes possam fazer escolhas conscientes nas eleições.

“O principal objetivo do projeto é engajar, especialmente, as juventudes, promovendo reflexões sobre a importância de um voto responsável, que considere o impacto social de cada escolha e valorize os princípios democráticos e dos direitos humanos. Essa abordagem pretende educar e envolver as juventudes para um exercício responsável do direito ao voto, essencial para a manutenção de uma sociedade justa e inclusiva”, pontua Michele.

Círculos de Construção de Paz

O Meu, Seu, Nosso Voto utiliza como metodologia de ensino da política os chamados “Círculos de Construção de Paz”, uma sistematização das práticas circulares comuns entre os povos indígenas, que, tradicionalmente, se sentavam em círculos para se conectar por meio de narrativas e resolver conflitos pessoais ou públicos.

Embora essa metodologia tenha se tornado amplamente utilizada no judiciário brasileiro para facilitar conversas sobre conflitos, o Instituto Aurora a adaptou como inovação social para educar os jovens sobre a democracia e a cultura dos Direitos Humanos.

“Diante da imensa polarização que estamos vivendo, caracterizada por disputas ideológicas e pelas fake news que, muitas vezes, impedem o diálogo, essa metodologia ajuda a reduzir barreiras e construir pontes. A natureza humana dos conflitos vai além dos institucionalizados pelo judiciário, provando-se eficaz em diversos contextos e remetendo às suas origens entre os povos indígenas. Antes da colonização na América Latina, não havia uma divisão clara entre a vida pública e privada, pois prevalecia a ideia de vida comunitária. Ao utilizar essa metodologia, reforçamos o conceito de que somos seres intrinsecamente políticos e que nossas vidas são políticas, desde nossas ações pessoais até nossos empreendimentos públicos’, explica a diretora do instituto Aurora.

“A cada roda de conversa essa metodologia se confirma para mim, como gestora do Meu, seu, nosso voto e como facilitadora. Uma abordagem simples, que pode ser muito desafiadora, sobretudo com a polarização ideológica, mas capaz de despertar uma transformação de pertencimento político nas jovens e nos jovens, promovendo uma cultura de cidadania ativa e empatia. Ao fomentar o entendimento e a inclusão, sobretudo a partir da perspectiva de representatividade política, nossa iniciativa não só auxilia no processo de educação política desses jovens, como estimula a manutenção da nossa democracia”, completa Karina Pizzini, cocriadora e gestora do projeto. “É incrível ver a reação desses jovens quando são questionados, muitas vezes pela primeira vez, sobre o que pensam e sentem sobre a política do dia a dia. Eles se sentem escutados e parte, tanto do problema, quanto da solução. Isso pode ser transformador”.

Somente em 2024, cerca de 450 jovens passaram pelas rodas de conversa do projeto e mais de 40 rodas foram realizadas.

A Voz das Minas e a Voz das Manas

Em 2024, o Meu, Seu, Nosso Voto decidiu focar os esforços em meninas e mulheres, principalmente, com a intenção de fortalecer a importância do voto feminino e indicar o quanto esses votos podem mudar e transformar realidades.

“Pensamos que seria uma boa ideia organizar formações para meninas e mulheres poderem ser facilitadoras de rodas de conversas sobre voto responsável e, com isso, multiplicar o entendimento das pessoas sobre voto, democracia e Direitos Humanos entre outras mulheres e meninas de suas comunidades. E foi assim que surgiu a formação ‘A Voz das Minas’, conta Michele.

A formação se desenhou em duas direções: a primeira delas, em parceria com professoras e professores universitários, pessoas que apoiaram o projeto na divulgação da formação, para chegar a universitárias que pudessem ter interesse de participar da oportunidade. A primeira aconteceu nos dias 14 e 21 de setembro, de modo online. As participantes somaram horas acadêmicas complementares em razão da participação no encontro.

O segundo modelo de formação foi realizado em parceria direta com organizações da sociedade civil. Uma das parcerias foi com o Coletivo Menina Cidadã, da organização Justiça e Paz se Abraçarão, que atua há 15 anos nas áreas de assistência, saúde, cultura e educação na Cidade Operária, em São Luís do Maranhão. Lá, a formação ocorreu de forma híbrida, contando com a presença da gestora do projeto, Karina Pizzini, em quatro encontros ao longo de dez dias, entre 9 e 21 de setembro. Outra parceria foi com o Chibé – Espaço Cultural e Biblioteca Comunitária, localizado em Icoaraci, distrito de Belém, no Pará, onde a gestora do projeto facilitou a conexão entre a comunidade local e as professoras-facilitadoras Michele Bravos e Mayumi Maciel. Foi nesse contexto que, nos dias 28 e 29 de setembro, o projeto A Voz das Manas tomou forma e reuniu os participantes para promover o diálogo e fortalecer a comunidade.

Cerca de 30 jovens, entre meninas e meninos de 16 a 25 anos, e membros da comunidade, passaram pela formação A Voz das Minas e A Voz das Manas. Ao longo das formações, esses jovens desenvolveram roteiros de rodas de conversa de acordo com a demanda local. Entre os temas escolhidos coletivamente nas formações do Maranhão e do Pará estão: a importância do voto consciente; como podemos auxiliar nossos familiares a buscar informações confiáveis sobre as eleições; a importância do protagonismo juvenil na escola; e a importância da cultura popular para o fortalecimento da democracia.

Note que houve uma mudança de nome de “A Voz das Minas” para “A Voz das Manas”. Isso se deu pela necessidade de regionalizar o nome da formação para torná-la mais acessível ao público-alvo. A expressão mais comum entre as mulheres de Icoaraci é "mana", em vez de "mina". “A escolha não se trata apenas de uma questão de eficácia na comunicação, mas também de reconhecer e respeitar a linguagem regional, a partir do apontamento de nossas parceiras locais”, explicou Mayumi Maciel, uma das facilitadoras das formações.

Sobre o World Forum for Democracy

O World Forum for Democracy é uma oportunidade para decisores políticos e ativistas debaterem soluções para os principais desafios das democracias em todo o mundo. Ao identificar e analisar iniciativas e práticas experimentais, o Fórum destaca e incentiva as inovações democráticas, a fim de fortalecer os alicerces das sociedades democráticas. O Fórum contribui, assim, para a promoção, o fortalecimento e a evolução da democracia.

Na edição de 2024, ano em que metade da população mundial foi convocada às urnas, o Fórum Mundial para a Democracia abordará as ameaças críticas colocadas pela desinformação e pelas narrativas políticas em torno da diversidade, incluindo o contexto de campanhas eleitorais. Para tratar a abordagem, o evento contará com palestras inspiradoras de líderes inovadores. Os laboratórios analíticos desafiarão as novas soluções propostas e identificarão ideias que valem a pena divulgar. Além disso, o evento vai promover ativamente a criação de redes e comunidades de prática, servindo como incubadoras para transformar ideias em ações.

Os principais eixos da edição de 2024 serão, eleições e divisões de valores, rede de desinformação, envolvimento de cidadãos na renovação democrática e novas formas de envolvimento dos cidadãos e de tomada de decisões que possam ajudar a criar espaços para o diálogo construtivo, promover a compreensão e o envolvimento dos jovens e construir consenso sobre soluções políticas que transcendam interesses restritos e proporcionem o bem comum.

Sobre o Instituto Aurora

O Instituto Aurora nasce, oficialmente em 2018, com a missão de defender e promover a educação em direitos humanos no Brasil, contribuindo para a construção de uma sociedade com justiça social e livre de discriminação e preconceitos. Fazemos isso por meio de projetos que envolvem pesquisa e relacionamento com o setor público, assim como ações educativas (palestras, oficinas, rodas de conversa) – tendo como principais públicos-alvo: juventudes, meninas e mulheres, e servidores públicos –, pautadas no diálogo, na pluralidade e na democracia e alinhadas com a Agenda 2030 da ONU.

Entre 2018 e 2023, o Instituto Aurora impactou diretamente 10.857 pessoas. No entanto, se considerarmos a participação em formações online e as visualizações destes conteúdos, mais de 23 mil pessoas já foram alcançadas.

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