Curitiba entra na lista das 18 cidades mais modernas do mundo com primeiro projeto residencial do país em certificação pela Active Score

Curitiba entra na lista das 18 cidades mais modernas do mundo com primeiro projeto residencial do país em certificação pela Active Score

Curitiba entra na lista das 18 cidades mais modernas do mundo com primeiro projeto residencial do país em certificação pela Active Score

Novo empreendimento da GT Building, The Pineyards, neutralizará 100% do carbono emitido durante obra e contará com importantes selos de green buildings, garantindo maior valor patrimonial em edifícios projetados para promover saúde e bem-estar coletivo

A preocupação com práticas sustentáveis que preservem o ecossistema e utilizem os recursos naturais de forma consciente tem se tornado cada vez mais relevante na construção civil brasileira. O desejo por melhor qualidade de vida e a crescente conscientização ambiental impulsionam a busca por moradias mais sustentáveis, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental tanto durante a construção quanto no dia a dia dos moradores.

E as pesquisas comprovam, como por exemplo o estudo “Comportamento do consumidor de imóveis em 2040”, realizado pela Deloitte e pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), revelou que a sociedade demandará edifícios eficientes, com menor impacto ambiental, não apenas por questões ecológicas, mas também pela racionalização de custos e recursos. Além disso, dados de 2020, divulgados pelo USGBC (United States Green Building), criador do sistema de classificação LEED para “edifícios verdes”, mostraram que o Brasil ocupa a 5.ª posição entre 180 países no ranking mundial de sustentabilidade. Em 2023, houve um aumento de 40% nas construções verdes residenciais. Nesse cenário de expansão, grandes construtoras passaram a adotar esse conceito no segmento residencial de alto padrão.

Entre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil tem explorado soluções inovadoras para criar um mundo mais eficiente e harmonioso. Alinhada a essas inovações, a GT Building anuncia The Pineyards, o primeiro projeto residencial do país a obter a certificação internacional Active Score. O selo é concedido a empreendimentos que promovem a mobilidade ativa, reduzem a emissão de carbono e incentivam o uso de meios de transporte sustentáveis, além de criar espaços que permitem aos moradores viver de forma mais ativa, saudável e consciente.

À frente do mercado, a incorporadora paranaense neutralizará todo o carbono emitido na obra do The Pineyards, apoiando a conservação de 7 hectares da Reserva Natural das Águas, na Mata Atlântica. Além de compensar 100% das emissões de carbono, o novo projeto da GT Building terá dois importantes selos de green building: Fitwel e Edge. Atrelados a um rigoroso processo de certificação internacional, esses selos asseguram que, ao ser concluído, o projeto arquitetônico e seus recursos construtivos serão efetivamente sustentáveis.

Conceito Climability® em todos os detalhes

Estudos sobre o mercado imobiliário mostram que a combinação de boa localização com um projeto exclusivo de lazer e bem-estar tem desempenhado um papel fundamental nas preferências dos consumidores. De acordo com o Anuário DataZAP 2024, ao escolher o local ideal para um imóvel, eles priorizam bairros seguros, além da proximidade com comércios, serviços essenciais, escolas, trabalho e locais de lazer.

O novo projeto da GT Building também adota o conceito de Walkability, visando proporcionar aos moradores um cotidiano mais ativo e saudável. A Walk Score®, tecnologia usada globalmente para avaliar a “caminhabilidade” de um local, atribuiu ao The Pineyards uma pontuação de 91 em 100, classificando-o no mais alto patamar, o “paraíso dos caminhantes”. “Na prática, isso significa oferecer tudo o que os moradores precisam a poucos metros de casa, combinando os atrativos locais com uma infraestrutura pensada para incentivar caminhadas e o uso de transportes alternativos, reduzindo a necessidade de carros. Nossa proposta é promover qualidade de vida enquanto contribuímos para a preservação do planeta”, afirma o diretor comercial da GT Building, Rodolfo Baggio.

Elegância do design contemporâneo com o melhor do estilo inglês: conceito arquitetônico do The Pineyards

O movimento dos green buildings está moldando o futuro da construção, unindo tecnologia, design e sustentabilidade. Localizado na rua João Américo de Oliveira, 93, no prestigiado bairro Cabral, o projeto arquitetônico, assinado pela Baggio Schiavon Arquitetos, conta com duas torres de oito pavimentos, com apartamentos de 123 a 151 metros quadrados. O empreendimento também oferece unidades tipo garden e duplex, com 232 e 380 metros quadrados, respectivamente. Todos os apartamentos possuem duas vagas de garagem, uma delas equipada com ponto de recarga para veículos elétricos, enquanto as unidades garden e duplex contam com quatro vagas. “Os apartamentos da GT Building trazem o conceito openview e diversas possibilidades de personalização”, explica o diretor de operações da GT Building, Maurício Fassina.

A fachada imponente e contemporânea é composta por texturas cinzas e elementos metálicos, enquanto as varandas são revestidas com madeira ecológica. O time responsável pelo projeto do empreendimento inclui profissionais renomados, como Renata Tilli, no paisagismo; Garage Plan, no planejamento das garagens; e o Studio Architetonika Nomad no projeto de interiores.

O lançamento tem como proposta conectar os moradores às melhores experiências de vida. O amplo terreno, com aproximadamente 2.700 metros quadrados, abrigará uma estrutura de lazer completa, com diversos espaços diferenciados. “Entre os destaques estão o golf indoor, piscinas interna aquecida e externa, academia, salão de festas, bicicletário, estrutura para recebimento de deliveries, brinquedoteca, pet place, horta, salão de festas ao ar livre, boulevard arborizado, fire place, solarium e quadra de beach tennis. O projeto também contará com um amplo jardim preservado com cinco araucárias”, conta Maurício.

O empreendimento ainda conta com uma curadoria de obras de arte que estabelece uma leitura da inspiração inglesa de novo clássico, tendo como referência a paisagem natural dos pinheiros em propostas artísticas que transitam pela abstração da forma e por princípios da construção contemporânea e do moderno na arte paranaense. Dentre os artistas homenageados, Fernando Velloso, os pioneiros da fotografia documental paranaense João Baptista Groff e Arthur Wischral, e as gravuras de Dulce Osinski, Glicínia Setenareski e Jussara Age. O projeto de seleção das obras foi assinado pela The Art Content em parceria com a Curatorial.

Uma das principais iniciativas da Gt Building é a eficiência energética, que vai além do uso racional das fontes de energia e abrange uma série de soluções construtivas inovadoras e materiais avançados. Entre essas soluções estão o sistema de geração de energia fotovoltaica; o isolamento térmico de alta performance para reduzir a perda de calor ou frio nos edifícios; a iluminação em LED com acionamento por sensor de presença, que proporciona economia de energia, além da captação e reaproveitamento de água pluvial para uso nas áreas comuns; e torneiras com temporizador.

Outro diferencial oferecido pela GT Building é a entrega dos apartamentos com acabamentos prontos, além da possibilidade de personalização. O futuro morador pode trocar os pisos, escolher revestimentos e personalizar itens como metais e louças, eliminando essas preocupações e custos. Ainda, todas as unidades do The Pineyards contam com uma central de automação, permitindo que os moradores gerenciem diversos elementos por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou comandos de voz.

Localização privilegiada no Cabral

Conhecido por ser uma região nobre, arborizada e com ampla oferta de comércio e serviços, o bairro Cabral é um dos endereços mais tradicionais de Curitiba. Com imóveis de alto padrão e excelente qualidade de vida, o bairro tem se valorizado cada vez mais na capital. “O novo empreendimento está a "walking distance" dos principais comércios, serviços, restaurantes e atrativos, como o Graciosa Country Club, Madero, Festval, Mercearia Bresser, entre outros”, detalha Rodolfo.

Para conhecer mais sobre o empreendimento, basta acessar o site www.pineyards.com.br ou visitar o Universo GT, localizado na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 48, no Seminário, aberto todos os dias, das 9h às 18h.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Add a comment
Empresa paranaense concorre a prêmio de incentivo a sustentabilidade

Empresa paranaense concorre a prêmio de incentivo a sustentabilidade

Empresa paranaense concorre a prêmio de incentivo a sustentabilidade

O projeto ‘Escola na Indústria – Revora Educa’, da paranaense Colorfix Masterbatches, está entre os finalistas do 5º Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Revista Plástico Sul. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 7 de novembro, em uma cerimônia realizada no Estado do Rio Grande do Sul.

A empresa paranaense inscreveu o projeto ‘Revora Educa’, que há mais de três anos promove a educação ambiental e desmistifica o papel do plástico na sociedade. Entre as ações desta ação estão as visitas guiadas e palestras nas dependências da própria empresa, a estudantes, entre 6 e 17 anos - do ensino fundamental e médio, sobre a importância da reciclagem e da gestão sustentável de resíduos plásticos.

O Revora Educa inicialmente fomentou educação ambiental entre os colaboradores da companhia. Após dois anos, a partir de 2023, ele passou a atender escolas do entorno da empresa, impactando mais de 200 alunos desde então, contribuindo para uma comunidade mais consciente e sustentável. Somente, neste ano, já foram atendidos mais de 100 alunos, reforçando o compromisso da Colorfix com a sustentabilidade e a educação ambiental.

"O projeto nasceu da necessidade de promover a educação ambiental dentro da própria empresa, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes. Na sequência, a ideia foi levar essa nossa experiência a comunidade local por meio dos estudantes, buscando inspirar futuras gerações. Acreditamos no potencial circular desse material quando devidamente gerenciado", ressalta o diretor superintendente da Colorfix Masterbatches, Francielo Fardo.

O prêmio

O Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade foi criado com propósitos de valorizar o material plástico, reconhecer o que a indústria vem desenvolvendo em seus centros de pesquisa e desenvolvimento e, principalmente, incentivar para que mais corporações invistam em tecnologias diferenciadas.

Os premiados desta 5ª edição serão conhecidos no dia 7 de novembro, no Rio Grande do Sul.

Add a comment
TIM lança cartilha educativa sobre fraudes no mundo digital   

TIM lança cartilha educativa sobre fraudes no mundo digital  

TIM lança cartilha educativa sobre fraudes no mundo digital

Material desenvolvido pela operadora faz parte do Projeto “Se liga que é fraude” e oferece dicas de segurança e orientações preventivas para evitar golpes aplicados contra clientes de telefonia 

A TIM, operadora líder de mercado no Paraná com mais de 7,2 milhões de clientes, dá um passo importante na proteção dos consumidores do Estado com o lançamento do projeto “Se liga que é fraude”, idealizado para informar e educar os usuários sobre como se proteger no mundo digital. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar como acontecem os principais golpes aplicados contra clientes de telefonia e como evitá-los. Para isso, a TIM elaborou um guia que mapeia as situações mais comuns e oferece orientações essenciais para que os consumidores estejam sempre atentos. O lançamento no Estado, nesta quarta-feira (23), acontece junto ao Procon/PR, que também auxiliará na divulgação da cartilha para os Procons municipais e para os consumidores.

“A educação é a nossa maior aliada na prevenção a fraudes. Ao capacitar os usuários, estamos não apenas protegendo indivíduos, mas também suas famílias e amigos. Para isso, o guia traz orientações de segurança e privacidade e orienta sobre os golpes mais comuns utilizados especialmente para captar dados pessoais e bancários” explica Liliam Lopes, Gerente de Relacionamento com Procons na TIM Brasil. Segundo ela, o material traz temas como spoofing (quando os fraudadores utilizam programas para mascarar o número de origem das chamadas e mensagens para driblar a rejeição das ligações), golpes por SMS e WhatsApp, além de dicas sobre como proteger o smartphone e orientações para serem seguidas em caso de roubo, furto ou perda do celular.

A cartilha está disponível em versões impressa e online no site da TIM. A versão online será constantemente atualizada, garantindo que os consumidores tenham acesso às informações mais recentes sobre fraudes e formas de prevenção. O documento está disponível no link: https://www.tim.com.br/sobre-a-tim/institucional/seguranca/dicas-de-seguranca#tipos-de-golpes

Segundo Claudia Silvano, coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, "O melhor e maior recurso que temos hoje, para evitar que o consumidor seja lesado, é a informação. Assim, iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção contra golpes e fraudes, protegendo o consumidor de prejuízos financeiros e do vazamento de dados sensíveis".

Add a comment
Top de Marketing ADVB/PR 2024: faltam poucos dias para finalizar as inscrições

Top de Marketing ADVB/PR 2024: faltam poucos dias para finalizar as inscrições

 

Top de Marketing ADVB/PR 2024: faltam poucos dias para finalizar as inscrições

Os cases poderão ser inscritos até 28 de outubro e os vencedores serão revelados no dia 26 de novembro, no UP Experience

“As grandes inteligências merecem o topo”. Esse é o tema do Top de Marketing ADVB/PR 2024, que está com as inscrições abertas somente até 28 de outubro. O Oscar do setor de marketing e vendas tem entre as categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Varejo, e neste ano, o retorno da categoria Startups e PME.

“Na era da tecnologia, queremos novamente enaltecer a importância das pessoas na construção de bons cases, pois não há inteligência artificial sem a inteligência humana por trás. Porém, precisamos reverenciar o quanto a inteligência artificial tem nos poupado tempo e potencializando a capacidade humana, e é por isso o mote da campanha de 2024”, ressalta a coordenadora do evento deste ano e vice-presidente da ADVB/PR, Andreia Caldani.

Sucesso no ano anterior, outra categoria que se junta ao Grand Prix - consagração dada ao case com maior pontuação entre todos os vencedores: o Prêmio Ideia Top, que será dado para a empresa com a sacada mais criativa, dentre os cases finalistas. Além disso, algumas novidades dos últimos anos também permanecem na edição 2024: serão até cinco finalistas por categoria, em vez de três como era feito anteriormente. Esses finalistas poderão fazer um "pitch" de defesa do seu case para a banca avaliadora de forma presencial ou virtual, algumas semanas antes do evento de premiação.

“Existem muitas histórias de sucesso e muitos cases criativos e bem-sucedidos de empresas paranaenses que merecem ser contados. Neste kick off realizado hoje buscamos estimular os profissionais a inscreverem suas histórias e também compartilhamos um pouco do funcionamento do processo, dos passos necessários para a escrita dos cases, entre outros detalhes. Nossa meta nesta edição é superar o número de inscritos de 2023 e valorizar ainda mais as empresas paranaenses e reverberar seus feitos no mercado”, conta a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro.

As inscrições para o Top de Marketing ADVB/PR 2024 podem ser feitas até dia 28 de outubro pelo site: https://topdemkt.advbpr.com.br/. Nesse endereço, é possível encontrar valores por lote e o regulamento com todas as regras para esta edição. Os vencedores serão divulgados no dia 26 de novembro, em grande festa na UP Experience.

Sobre a ADVB/PR

Há quase 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo de Futuros e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e inovação.

Add a comment
Natura lança Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, linha desenvolvida para realçar a beleza das peles pretas e pardas   

Natura lança Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, linha desenvolvida para realçar a beleza das peles pretas e pardas  

Natura lança Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, linha desenvolvida para realçar a beleza das peles pretas e pardas

Testada em mais de 120 variações de tons de pele, a nova linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju foi desenvolvida a partir de estudos com mais de duas mil mulheres autodeclaradas pretas ou pardas. Pré-lançamento ocorre em 2024

A Natura anuncia o lançamento de sua nova linha de cuidados corporais, Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida com base em pesquisas envolvendo mais de duas mil mulheres. A nova linha, testada em mais de 120 variações de tons de pele, traz ingredientes como Niacinamida, Pantenol, Óleo de Gergelim e Vitamina E, ativos inéditos nas fórmulas da linha Tododia. Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju será pré-lançada em 2024, com uma gama exclusiva de produtos que inclui desde esfoliação suave até nutrição profunda e uniformização do tom de pele.

Além das inovações cosméticas, Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju se destaca por sua fragrância marcante, que combina notas de frutas tropicais em uma explosão vibrante e autenticamente brasileira, com um corpo floral envolvente. Criada por Jerry Padoly em parceria com a Natura, a fragrância reflete a experiência do perfumista em Salvador. De origem franco-caribenha e único perfumista negro da indústria da beleza, Padoly explica que sua inspiração foi remeter-se à cultura afro-brasileira, celebrando a riqueza cultural do Brasil e da América Latina em cada detalhe olfativo. “Esta viagem foi mais que uma inspiração, me conectou diretamente com minhas raízes, aos meus valores e propósito como perfumista”, lembra Padoly.

O Projeto Dandara, estudo que fundamenta o lançamento da nova linha, realizou um mapeamento sobre o bem-estar da mulher negra por meio de abordagem psicossocial. O objetivo foi gerar indicadores e insights para a marca, além de identificar oportunidades de intervenção que contribuam para a ampliação do bem-estar desse público. Dividido em fases qualitativas e quantitativas, o estudo mapeou detalhadamente hábitos e comportamentos, apontando necessidades específicas de cuidado para peles ricas em melanina. A pesquisa científica confirmou tendências como a propensão à hiperpigmentação e à descamação acelerada.

“A representatividade tem um papel fundamental na construção da autoestima. Além das nossas iniciativas para ampliação de pessoas pretas e pardas em nossa organização, o lançamento da linha amplia o portfólio de produtos que respeitam as especificidades de diferentes tipos de pele, também promovendo a inclusão”, destaca Aline Lima, Head de Diversidade e Inclusão da Natura.

Tatiana Ponce, vice-presidente de marca e inovação da Natura, destaca que a oferta global de produtos específicos para pele preta ou parda ainda é extremamente limitada. "Embora todas as nossas linhas de cuidados pessoais possam ser usadas em todos os tons e subtons de pele, a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju foi especialmente desenvolvida para proporcionar mais radiância a peles pretas e pardas, além de oferecer uma performance superior em peles com maior concentração de melanina. Assim, a Natura reafirma sua posição no movimento de ampliação da representatividade cosmética na categoria de cuidados corporais", pontua.

Conheça os produtos da nova linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju:
1. Esfoliante Nutritivo Suavizante: com textura cremosa e fórmula emoliente que combina Óleo de gergelim, Pantenol e Vitamina E com micropartículas de sementes de damasco, elimina as impurezas e esfolia a pele sem agredir, auxiliando na prevenção de pelos encravados; 

2. Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador: Com textura surpreendente que derrete na pele, reforça a barreira de proteção e promove um brilho radiante. Sua fórmula, que combina Óleo de gergelim, Niacinamida e Pantenol com a Tecnologia Prebiótica, uniformiza a textura da pele e ajuda no reparo de áreas mais ressecadas e na redução da aparência de estrias, além de entregar 72 horas de hidratação intensa; 

3. Manteiga Uniformizadora de Tom: Com textura cremosa e amanteigada, fortalece a barreira cutânea em apenas duas semanas de uso. Garante um filme protetor às áreas de maior ressecamento, como cotovelos e joelhos, enquanto restaura a luminosidade da pele. Sua fórmula reduz em 64% a produção de radicais livres e ajuda a recuperar a uniformidade do tom da pele, além de acelerar a renovação celular, deixando-a visivelmente mais uniforme e radiante; 

4. Creme Corporal Nutrição Radiante: nutre até 2x mais e protege sua pele das agressões do dia a dia com efeito uniformizador, promovido pela Niacinamida presente em sua formulação. Proporciona o dobro de hidratação imediata para sua pele, mantendo-a hidratada por até 72 horas. Pele restaurada em apenas 2 semanas, radiante e com brilho; 

5. Geleia Iluminadora Corporal: com partículas acobreadas que promovem brilho elegante para uma pele instantaneamente iluminada, a Geleia Iluminadora Jambo Rosa e Flor de Caju promove “efeito glow”, enquanto hidrata profundamente a pele com Óleo de gergelim, Pantenol e Vitamina E. Entrega 72h de hidratação, sendo também capaz de potencializar a hidratação do Creme Corporal Nutrição Radiante, quando usado de maneira combinada. 

A vice-presidente ressalta que a empresa tem um compromisso com a inclusão e a diversidade. “Nossas pesquisas para desenvolvimento são construídas com base na pirâmide demográfica do Brasil, o que significa que estamos continuamente avaliando e expandindo nossas opções de produtos para garantir que estamos atendendo as expectativas de nossos consumidores”, afirma. 

Mantendo a consistência em tudo que permeou o projeto da nova linha, a Natura contratou duas consultorias para assegurar o cuidado em cada etapa do projeto. A Indique uma Preta foi responsável por um aprofundamento em torno da temática racial e seus desdobramentos para a consumidora, além da modelagem da narrativa. A Black Influence, referência em comunicação e sinônimo de representatividade na publicidade, também foi escolhida para apoiar no plano de lançamento. 

Em 2022, a Natura lançou um Compromisso Antirracista, incluindo metas como atingir 40% de colaboradores negros até 2025 e garantir pagamentos equitativos – este último já alcançado em 2023. A companhia também assegura um compliance antirracista, com melhores procedimentos para lidar com denúncias de discriminação. Em sua Visão 2030 – Compromisso com a Vida, a empresa também estabeleceu a meta de atingir 30% de pessoas negras em cargos de gestão até 2030. A organização conta com um grupo de afinidades específico para pessoas pretas e pardas, o Raízes, considerado para indicar caminhos, corrigir rotas e aprimorar práticas. Além disso, fomenta ações afirmativas para ampliar a representatividade negra em processos seletivos em diferentes níveis, como os programas CorageNatura, focado em trainees, e os de aprendiz e estágio, em que 70% das vagas são destinadas a pessoas autodeclarados pretos e pardos.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos