Conheça o Comércio Digital, pensado para a entrega de experiências sensacionais

Conheça o Comércio Digital, pensado para a entrega de experiências sensacionais

*Por Maurício Trezub

A certeza de que a experiência proporcionada ao consumidor irá reger os negócios hoje e nos próximos anos é algo latente, porém, fica o questionamento sobre como fazer essa entrega, do ponto de vista do empresário. O varejo e a indústria vão passar por uma transformação digital e, para que isso aconteça, as empresas vão precisar, necessariamente, da soma de diferentes tecnologias. A pessoa física se digitalizou, mas as empresas só passaram a olhar agora para este consumidor digital e a pergunta que deve ser feita antes de qualquer investimento é: qual experiência de compra o meu público quer ter?

A verdade é que o varejo vai precisar de uma combinação de soluções perfeitamente integradas para entregar aos seus clientes experiências sensacionais – afinal, não se busca nada menos do que isso! Não falo apenas de e-commerce, mobile ou ERP especializado, mas sim da fusão desses três agentes, integrando a loja física ao ambiente de vendas online e ao celular do consumidor. Assim, a sua empresa vai conseguir aplicar na prática o conceito de Comércio Digital. O resultado, sob a perspectiva dos negócios, é veracidade das informações, segurança de gestão e planejamento estratégico apurado, além de encantamento e fidelização dos clientes.

Essa capacidade de integrar o físico ao virtual, por meio de pacotes de soluções tecnológicas, para entregar a melhor experiência ao consumidor – o que chamamos de Comércio Digital – pode ser empregada de acordo com o que o público gostaria de ter no relacionamento com a sua marca. Lembra da minha pergunta inicial? Então, este é o ponto de partida para entender quais tecnologias melhor vão te atender.

Será que o seu cliente quer comprar via e-commerce, agendar um horário e apenas fazer a retirada do produto na loja física? Como isso funcionaria internamente na sua empresa? Imagine que você tem uma hamburgueria (pois é! Por que não uma lanchonete com e-commerce? A inovação está disponível para todos). O cliente entra no seu e-commerce e faz um pedido que, pela integração com o seu software de gestão, cai diretamente nas ordens de serviço da cozinha, de acordo com o horário escolhido para a retirada do lanche. O mesmo ERP, integrado ao hardware, envia a informação para a emissão automática do cupom fiscal. O cliente, então, passa na loja, pega o seu pacote e a sua nota – sem gastar tempo no atendimento do balcão e com uma experiência completamente diferente do que está acostumado.

O problema na implementação da estratégia digital é que não existe bala de prata. Cada segmento vai ter que pensar as experiências que fazem sentido para o seu segmento. Um armazém de vinhos vai construir experiências diferentes de uma loja de eletrônicos, que vai ser muito diferente de um supermercado que em quase nada se assemelharia a uma boutique de moda. Mas então por onde devo começar? Você deve começar redesenhando as experiências de forma a criar um fluxo de interação com o consumidor removendo todas as etapas que geram atrito (frictionless) e usando todos os canais por onde o consumidor deseja se relacionar com sua empresa: loja física, celular, televendas, chat-vendas ou um navegador web. Por atrito, entenda todas as experiências ruins que temos hoje como, por exemplo: filas, troco, papel, demoras, locomoção, formulários de cadastro, erros, lentidão e etc.

Se o futuro do consumidor é a experiência que uma marca lhe proporciona, o futuro das empresas é ter à disposição dos seus negócios soluções integradas, que orquestrem as novas necessidades de um público totalmente digitalizado, fazendo dessas experiências uma realidade acessível e duradoura. Isso é muito mais do que comércio eletrônico, é um novo Comércio Digital, pensado para o relacionamento constante e de qualidade com o consumidor.

*Maurício Trezub é diretor de e-commerce da TOTVS

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Universidade Positivo abre inscrições para Pós-Graduação

Universidade Positivo abre inscrições para Pós-Graduação

Instituição oferece mais de 160 opções de cursos em Curitiba

A Universidade Positivo está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação com início em 2018. São mais de 160 opções de cursos em Curitiba, nas sedes Ecoville, Osório, Hauer, Ângelo Sampaio, Mercês e Santos Andrade. São quatro modelos de programas, com carga horária e flexibilidade diferentes, para atender aos diversos perfis de profissionais que necessitam de atualização e aprofundamento em áreas específicas da profissão. "Os cursos seguem as tendências das últimas demandas do mercado de trabalho, que tem mudado rapidamente com a evolução da tecnologia e da sociedade", afirma Dario Luiz Dias Paixão, coordenador dos cursos de Pós-Graduação da UP.

O setor aeronáutico ganha uma especialização exclusiva na UP em 2018. O curso Liderança, Gestão e Práticas Eficazes no Setor Aeronáutico trata com profundidade temas como mercado aeronáutico, novas regulações, ferramentas de gestão do fluxo aéreo e preparação individual para a tomada de decisão. As aulas iniciam dia 6 de abril e acontecem a cada três semanas, às sextas e sábados, no câmpus Ecoville.

Para quem precisa de aplicação imediata do conhecimento no trabalho ou um upgrade rápido no currículo, a UP oferece especialização na modalidade Pós-Ágile, com duração máxima de 12 meses. É o caso do curso Gestão e Gerenciamento de Projetos, com início dia 6 de abril e aulas semanais às sextas e sábados. O curso é semipresencial - são nove disciplinas presenciais (300 horas) e três disciplinas a distância (120 horas). Os profissionais dessa área são vistos pelas empresas como agentes de mudanças e estão em uma demanda mundial crescente. "As mudanças tecnológicas e econômicas estão forçando as organizações a direcionarem duas energias cada vez mais para projetos do que para operações de rotina", afirma Paixão.

Pensando no profissional que preza pela flexibilidade, o programa Pós-Flex se encaixa perfeitamente, podendo ser iniciado em qualquer período do ano e finalizado no prazo estipulado pelo estudante - entre nove e trinta meses. Além disso, o Pós-Flex oferece a possibilidade de o aluno escolher as disciplinas que quer cursar. Cinco matérias são obrigatórias e quatro de livre escolha, entre mais de 50 opções. São 16 cursos diferentes nessa modalidade - entre eles, Gestão de Marketing Integrado, que prepara o profissional para um mercado competitivo, com conhecimentos avançados sobre gestão de marca, comportamento do consumidor, canais de relacionamento e novas tecnologias aplicadas ao marketing.

Com carga horária maior que os demais cursos de especialização - entre 440 e 520 horas - os cursos de MBA da UP são voltados para a prática profissional. Essa modalidade tem como público-alvo profissionais que já estão inseridos no mercado e que querem melhorar seus conhecimentos nas áreas de Gestão e Negócios, ampliando sua formação como gestores, líderes e executivos. Além das disciplinas e projeto de conclusão, o MBA UP conta com programas exclusivos, como o Fórum de Economia Global, o Global Summit e o Hackathon, além de três fóruns executivos durante o curso. São 17 cursos nessa modalidade com inscrições abertas e início previsto para o primeiro semestre. Mais informações e inscrições pelo site www.up.edu.br/pos.

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Início de ano: época ideal para acertar a mesada dos filhos

Início de ano: época ideal para acertar a mesada dos filhos

Entenda o que é importante levar em conta para que a mesada se transforme numa ferramenta de educação financeira para crianças e adolescentes

É inegável que quanto mais cedo se começa a ensinar as crianças a lidarem bem com o dinheiro, maiores são as chances de criar adultos financeiramente controlados e aptos a lidarem melhor com seus recebimentos e gastos mensais. Para muitos especialistas, a mesada é a primeira importante lição de educação financeira que os pais podem transmitir aos filhos, transformando-se numa ferramenta educativa para crianças e adolescentes. Recebendo pequenas quantias e com a orientação dos pais, os menores lidam com a frustração de não poder ter tudo o que querem e aprendem que é preciso guardar dinheiro para comprar o que desejam.

O início de ano é o momento ideal para sentar com os filhos e acertar a mesada para o ano todo, definindo valores, periodicidade e também quais as contas e despesas que deverão ser pagas com a mesada e o que continuará a ser custeado pelos pais. Segundo Altemir Farinhas, consultor da Conquista Soluções Educacionais, a criança que recebe mesada já começa a entender que o dinheiro some muito rápido e que, se não for bem gasto, gera frustração. “Quem poupa sempre tem - e a mesada ensina isso. É um aprendizado natural. Às vezes a criança vai gastar certo, às vezes vai gastar errado e, por isso, é fundamental a orientação dos pais. O importante é que ela comece a lidar com o dinheiro na vida real, nas coisas do dia a dia”, explica Farinhas.

E aí surge a dúvida mais comum dos pais: quando começar e qual o valor e periodicidade adequados para a mesada. A resposta varia muito conforme a faixa etária e a realidade financeira das famílias. Especialistas costumam aconselhar que a mesada seja inserida de forma eventual até que a criança se acostume com a ideia e comece a ter noção de como lidar com o dinheiro. Depois, é importante definir uma periodicidade que, até os 11 anos, pode ser semanal. A partir dos 12 anos, quando o adolescente já consegue lidar com um horizonte maior de tempo, deve-se passar a dar os valores mensalmente. Quanto à quantia adequada, especialistas sugerem uma regra: calcular R$ 3 por semana, multiplicados pela idade de quem recebe a mesada. Segundo a regra, um adolescente de 12 anos, por exemplo, vai receber R$ 144 (R$ 3 x 12 anos = R$ 36 x 4 semanas = R$ 144). Mas é importante reforçar que isso pode variar, dependendo do orçamento familiar e da maturidade da criança ou adolescente.

Muitas vezes, é comum a quantia da mesada acabar antes do prazo estipulado. Segundo Farinhas, essa é uma excelente oportunidade para ensinar o filho a cuidar melhor de suas finanças. “Em casos assim, é possível agir de duas formas: a primeira é deixar a criança sem dinheiro até receber a próxima mesada. Os pais podem explicar que recebem o salário e que esperam um mês para receber o valor novamente e que eles também deverão esperar e aprender a não gastar tudo tão rápido. A segunda opção é, em situações em que seu filho deseja muito algo, fazer um empréstimo, cobrar os juros e descontar nas próximas mesadas. Assim ele vai entender a importância de poupar para comprar algo, a fim de evitar ficar pagando prestações”, destaca Farinhas.

A gerente de desenvolvimento de negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, reforça o papel educativo da mesada, mas alerta que apenas dar o dinheiro não traz benefício para a criança. “É importante que os pais conversem com seus filhos sobre o tema, que os ensinem que é preciso saber poupar, juntar o dinheiro para comprar o que se quer, comparar preços e até pedir descontos”, explica. Segundo ela, os pais devem orientar seus filhos e também servirem como modelo. “As crianças aprendem pelo exemplo - então, é fundamental que os pais também tenham disciplina e educação financeira”, afirma. Ainda segundo Adriana, “uma boa estratégia é incentivar e apoiar os filhos a terem objetivos futuros definidos para que o ato de poupar faça sentido para eles e proporcione satisfação quando alcançados”. Ela destaca que, atualmente, apenas um terço da população brasileira tem dinheiro guardado. “Quanto mais os pais investirem na educação financeira de seus filhos, mais teremos adultos com maturidade para realizar seus objetivos e também passar por adversidades”, completa.

Os especialistas dão dicas que podem ajudar os pais na hora de sentar com os filhos para acertar os detalhes sobre a mesada:

1) Procure saber qual o valor da mesada dos amigos dos filhos. O ideal é estar sempre dentro da média – nunca o maior ou o menor valor.

2) É importante calcular a mesada para que não haja muita sobra de dinheiro todos os meses. É a escassez,  e não a fartura, que vai mostrar para a criança a necessidade de se ter controle financeiro pessoal.

3) Uma boa estratégia é estimular o filho a poupar de 20% a 30% do dinheiro para realizações futuras, de curto prazo.

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Shopping de Curitiba leva clientes para o tapete vermelho

Shopping de Curitiba leva clientes para o tapete vermelho

Os filmes, os atores e os diretores indicados para a maior premiação do cinema mundial acabam de ser anunciados e os cinéfilos já ficam na expectativa até o dia 4 de março para saber quem serão os ganhadores. Para reproduzir o clima cinematográfico, neste sábado (27) e domingo (28) o Shopping Curitiba criou uma programação divertida para toda a família se sentir em Hollywood.

A plataforma de eventos vai se transformar em um cenário com direito a tapete vermelho, camarim com adereços e refletores fotográficos para a selfie sair perfeita.

Red Carpet Shopping Curitiba é gratuito e estará aberto ao público das 10h às 22h no sábado (27) e, das 14h às 20h no domingo (28).

Serviço:

Red Carpet Shopping Curitiba

Quando: dias 27 e 28 de janeiro

Quanto: gratuito

Onde: plataforma de eventos, piso L2

 

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

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“Curitibano” é o RP das principais festas do Carnaval carioca

“Curitibano” é o RP das principais festas do Carnaval carioca 

Carnaval inesquecível não pode faltar boa música, gente bonita e diversão. Recentemente, essa mistura ganhou mais um item indispensável: Juan Moraes. Para quem ainda não escutou esse nome, vale uma pequena introdução. Com apenas 30 anos, o catarinense radicado em Curitiba (PR) se transformou em um dos principais RPs do país, sendo presença constante em festas de grande porte no Brasil e no exterior. Agora, Juan Moraes se prepara para uma grande maratona no Carnaval do Rio de Janeiro, onde será responsável pelas festas e camarotes mais badalados da maior festa do planeta.

A primeira festa promovida por Juan Moraes no Carnaval 2018 será “Carnaval dos Sonhos”, que vai acontecer no Maracanã, no dia 09 de fevereiro, com diversas atrações, entre elas o DJ Vintage Culture. No dia 10 de fevereiro, o RP será responsável pelo tradicional Baile do Copa, realizado nos salões do Belmond Copacabana Palace. Já nos dias 11, 12 e 17 de fevereiro, Juan Moraes recebe convidados na segunda edição do Camarote N1, idealizado pelo empresário Victor Oliva, na Marquês de Sapucaí. Ao lado de Beto Pacheco, o catarinense será o responsável pela lista disputada. O RP vai completar a intensa programação no Carnaval carioca com a “Quinta da Anitta, que será realizada no dia 15 de fevereiro, no Setor 2 da Marquês de Sapucaí. A cantora Anitta vai reunir milhares de pessoas em uma das festas mais aguardadas da temporada. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do RP Juan Moraes acesse o site www.juanmoraes.com.br.

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