Onda de calor reforça a necessidade de hidratação e alimentação fresca

Onda de calor reforça a necessidade de hidratação e alimentação fresca

Onda de calor reforça a necessidade de hidratação e alimentação fresca

Professor de nutrição do UniCuritiba fala sobre os riscos da desidratação e dá dicas para quem deseja curtir o verão com saúde

O verão brasileiro será mais quente que o habitual e os indícios já começaram. Em 2023 o país encarou oito ondas de calor e a expectativa é de novos eventos até o fim do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fenômeno El Nino ainda não atingiu seu pico máximo e o Paraná terá novos dias de calor sufocante.

O recorde até o momento foi registrado em 19 de novembro, quando a cidade de Araçuaí, em Minas Gerais, registrou 44,8oC, superando a antiga marca da cidade de Bom Jesus, no Piauí, quando os termômetros marcaram 44,7oC. E isso nem é tudo. No Rio de Janeiro, turistas e moradores encararam uma sensação térmica de 60oC no último feriadão.

O calor extremo requer cuidados com a saúde, a hidratação e a alimentação. A água é essencial para a termorregulação, um processo que ajuda a manter estável a temperatura do corpo. Privar o organismo de água pode levar à desidratação, provocando fraqueza, dor de cabeça e tontura. Em casos extremos, chega a ser fatal.

O nutricionista Jhonathan Andrade, professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição de integra a Ânima Educação – explica que a sede é um indício de que o organismo precisa de água e funciona como um alerta. O ideal é criar o hábito de beber água antes mesmo de sentir sede.

“A baixa ingestão de líquidos, especialmente no calor, leva à desidratação e compromete a saúde. A situação fica ainda mais crítica se, além de não beber água em quantidade suficiente, as pessoas se expõem ao sol e fazem atividades físicas ao ar livre, nos horários de calor intenso”, diz o especialista.

Crianças e idosos são mais suscetíveis à desidratação e devem ter água à vontade ao longo do dia. Os principais sinais de alerta do organismo são sede excessiva, sensação de fraqueza, cansaço, tontura e irritabilidade. Nos casos mais graves, há alteração da pressão arterial, desmaios e convulsões. A privação de água por longos períodos, em especial no clima quente, chega ao extremo de provocar falência de órgãos e morte.

De acordo com o professor do UniCuritiba, o consumo médio de água para a população é em torno 2 a 3 litros, dependendo da faixa etária ou gênero. Outra especificação para o consumo de água seria a ingestão diária de 30 a 35 ml/kg/peso.

“Se você pesa 70 kg, deveria consumir em torno de 2.100 a 2.450 ml por dia. Já esportistas e atletas têm recomendações mais específicas e pacientes com doença renal ou insuficiência cardíaca congestiva devem procurar um nutricionista para fazer a adequação da água de acordo com sua condição de saúde.”

Alimentação ideal para o verão

Jhonathan Andrade explica que não se deve esperar a sede chegar para beber água. “A recomendação é que as pessoas saiam sempre com uma garrafinha de água, intercalando com sucos de fruta natural, água de coco ou água saborizada. Colocar rodelas de limão, laranja, morangos e folhas de hortelã na jarra de água ajuda a tornar a bebida mais atrativa para quem não tem o hábito de se hidratar.”

A alimentação é outro ponto de atenção: precisa ser leve e fresca no verão. “Prefira alimentos naturais e ricos em água, como melancia, abacaxi, melão, laranja, pêssego, pepino, abobrinha, tomate e brócolis cozido. Além de nutrir, eles ajudam na sensação de frescor”, ensina o nutricionista.

Frituras, sal e bebidas alcoólicas são inimigos do calor. Os alimentos gordurosos sobrecarregam o sistema digestivo, interferindo na regulação térmica e causando mal-estar. Também não é aconselhável exagerar no sal porque ele prejudica o funcionamento dos rins, aumenta a retenção de líquidos, eleva a pressão arterial, causa inchaço e desconforto.

A lista de inimigas do calor inclui ainda as bebidas alcóolicas. O álcool favorece a desidratação e pode causar dor de cabeça, náuseas e fadiga. Segundo o professor do UniCuritiba, o consumo de bebidas alcóolicas geladas aumenta no verão e durante as festas de fim de ano, mas é preciso cautela, porque eles aumentam a sede e aceleram os quadros de desidratação.

“Escolha com critério quais serão os dias ou eventos nos quais você irá beber e, sempre que ingerir um copo de bebida alcóolica, intercale com bastante água. Nos outros dias, priorize sua saúde e aposte em água fresca e pura”, orienta Jhonathan.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

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O Boticário aborda o fenômeno da intimidade artificial e incentiva a conexão genuína nas relações humanas em sua campanha de Natal

O Boticário aborda o fenômeno da intimidade artificial e incentiva a conexão genuína nas relações humanas em sua campanha de Natal

O Boticário aborda o fenômeno da intimidade artificial e incentiva a conexão genuína nas relações humanas em sua campanha de Natal

Com filme ao som de I’ll be there, de Jackson 5, marca apresenta “Seja Um Amor Presente” e convida consumidores a observarem o “ser e estar” em situações do cotidiano.

Iniciativas da campanha contam com pré-estreia inédita, ações regionalizadas em todo o Brasil e nas redes sociais da marca, além de ativações exclusivas em lojas-conceito.

Na era do excesso de estímulos, a presença consciente está cada vez mais rara, e a “Intimidade Artificial” – fenômeno da falta de atenção às relações e aos momentos da rotina, tem implicado diretamente nas conexões humanas e habilidades socioemocionais. Recentemente, em uma palestra do South by Southwest (SXSW), a psicoterapeuta e professora da Universidade de Nova York, Esther Perel, explorou o fenômeno e o impacto das novas tecnologias na saúde mental do ser humano. Entendendo a importância das relações, da conexão e do amor, o Boticário criou a campanha de Natal “Seja Um Amor Presente”, para mostrar que nenhum presente é maior do que estar com quem se ama agora, inspirando e incentivando o diálogo sobre a presença ativa nos vínculos humanos.

Com conceito idealizado pela AlmapBBDO, o filme retrata, de forma metafórica, a presença e a ausência nas relações interpessoais, explorando os diversos estímulos que impactam a percepção e que geram o distanciamento entre pessoas queridas – a partir de diferentes formatos de relações afetivas, amorosas, familiares e até mesmo profissionais. No decorrer do vídeo, embalado pela trilha de “I’ll Be There”, de Jackson 5, existe a mudança de comportamento dos personagens, que passam a experimentar a presença genuína na rotina. Confira o filme aqui. O lançamento oficial, em TV aberta e em todas as redes do Boticário, acontece na segunda-feira (27), durante o intervalo da novela Terra e Paixão, veiculada na rede Globo. A estratégia de divulgação desenhada com o intuito de gerar conexões mais profundas e integradas à audiência contará com a participação dos personagens Anely (Tatá Werneck) e Cristian (Felipe Melquiades), em uma cena especial que converge a campanha e a trama.

Segundo Bruna Buás, diretora de Comunicação do Boticário, o sentimento de ausência, mesmo estando fisicamente presente, é uma das grandes tensões da sociedade atual. E, nesse contexto, o Natal tem o poder de gerar reflexão sobre o tema e promover mudanças. “Há quem diga que espera o ano inteiro pela nossa campanha de Natal. A gente entende a responsabilidade que existe em representarmos uma das maiores varejistas do país. Para honrar toda árvore no Brasil com uma sacolinha do Boticário para presentear alguém querido, buscamos sempre um tom muito emocional para gerar identificação e conversa na maior data do nosso calendário. Entendemos que somos agentes não apenas da conscientização, mas também do debate e da mudança de comportamento. Por isso, escolhemos provocar uma reflexão sobre como o melhor presente que podemos dar a alguém neste Natal é estarmos ali, no momento, com a mente e o coração, sem distrações, sem divisão de atenção e criando boas memórias”, propõe a executiva.

Para os diretores executivos da AlmapBBDO, Rafael Gil e Rodrigo Almeida, a presença ausente tem afetado, cada vez mais, as relações humanas. “Estamos fisicamente próximos, mas emocionalmente distantes. E não existe momento do ano mais apropriado para tocarmos no assunto do que o Natal, a época em que todo mundo quer estar pertinho, de verdade, de quem ama”, comentam.

Em amplificação e sustentação do assunto, com uma estratégia de comunicação 360° robusta, o Boticário criou ativações em seus perfis nas redes sociais que provocam o público à reflexão sobre o tema. Em desdobramento regionalizado, as iniciativas cobrem cerca de 20 cidades de todo o Brasil e conectam ao espalhar a mensagem residual do amor presente, com apresentações culturais, rodas gigantes, árvores de Natal, ambientação de ruas e espaços públicos, além de ações volantes.

Já nas três lojas-conceito da marca, localizadas em São Paulo e Curitiba, além de diversas experiências exclusivas pensadas para o período, os consumidores também poderão adentrar em toda a magia do Natal, com uma decoração especial desenvolvida com a arte Doodle – gravuras que trazem infinitas possibilidades de padrões e formatos, exaltando as diferenças e imperfeições de histórias, pessoas e situações, assinada pelo artista Mauro Martins.

Pré-estreia do Natal Boticário

A campanha 3600, criada e executada pela AlmapBBDO e pela LIVE, vertical de projetos de Live Marketing da agência, contou ainda com evento de lançamento. Numa estreia inédita, um momento especial para convidados tomou o céu da cidade de São Paulo – em frente ao Obelisco do Parque Ibirapuera, no último domingo (26). Um show de 350 drones formou mensagens-chaves da ação em um QR Code – o primeiro projetado dessa forma, direcionando o público para o filme da campanha. Além disso, a noite foi marcada pela participação de um coral, que apresentou as canções “Por Enquanto”, de Cássia Eller, “Tempo Perdido”, da Legião Urbana, além do tema da campanha “I’ll be there”.

Ficha Técnica – Natal 2023

Anunciante: O Boticário

Agência: AlmapBBDO

Título: Abduzidos 

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretores Executivos de Criação: Rafael Gil e Rodrigo Almeida

Criação (campanha) : Rynaldo Gondim, Aline Fucs, Felipe Paganoti, Igor Pontes

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Aline Silva

Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Bruna de Andrade Defelippe, Amanda Lopes Moutinho, Monique Costa, Nataly Barros, Pedro Miranda e Gustavo Souza

Planejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Samy Martins e João Calasans

Mídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Suellen Kiss, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novais, Leticia dos Anjos e Erick Ramos

Art Buyer: Tereza Setti

Produção Executiva: Soraya Amaral – SD (MGMT)

Fotógrafo: Gustavo Zylbersztajn

Stylist: Thiago Ferraz

Beleza: Patrick Guisso

Locação: In Locco

Packs: Big Studiios

IMAGEM:

Produtora: ICONOCLAST

Direção: Ian Ruschel

Managing Director: Pity Lieutaud

Produção Executiva: Alonso Sperb, Ana Monte, Francesco Civita e Henrique Danieletto

Assistente de Produção Executiva: Luja Casaro

Coordenação de Produção: André Bauer e Marina Blum

Assistente de Coordenação de Produção: Carol Latorre, Carolina Loureiro e Vinicius Gaspar

Produção Criativa: Luja Casaro

Pesquisa Criativa: Guilherme Dellavalle, Lilian Santos, Marcela Bordin, Nathalia Schultz e Priscila Kubo

1º Assistente de Direção: Patricia Jaeger

2º Assistente de Direção: Fernanda Duarte e Giulia Levy Costa

Direção de Fotografia – 1ª Unidade: Maurício Padilha

1º Assistente de Câmera – 1ª Unidade: Alessandro Valese

2º Assistente de Câmera – 1ª Unidade: Parvati Louize de Caetano Almeida

Video Assist – 1ª Unidade: Dario Valese Alonso

GMA: Diego Valenzuela

Drone: Renato Monteiro Passarelli, Luiz Roberto Pereira Albertin e Caio da Silva Viana

Direção de Fotografia – 2ª Unidade: Fernando Siqueira Kunrath

1º Assistente de Câmera – 2ª Unidade: André de Oliveira Alves

2º Assistente de Câmera – 2ª Unidade: Ricardo Angel Lima Pineiro

Video Assist – 2ª Unidade: Raquel Balbino Gonçalves de Oliveira

Eletricista: Denis Magalhães Peres

1os Assistentes de Eletricista: Milton dos Santos Júnior e Miguel Gomes Cardoso Júnior

2os Assistentes de Eletricista: Cleiton Fernandes, Denis Fabri, Junior Roberto Gonçalves, Ivan Fodor, Rone Soares da Silva, João Ferreira de Oliveira Neto, José Domingos dos Santos, Jefferson Ferreira da Silva e Raimundo Silva de Jesus

Maquinista: Weber Jose da Silva Cunha

1os Assistentes de Maquinista: Rui Mauriti Nunes Araújo, Alexandre Ferreira Barnete e Rodrigo Iamamoto Campos
2os Assistentes de Maquinista: Pedro Luís Ferreira de Oliveira, Bruno Pizzo Scatena, Thiago Ferreira de Carvalho Fidalgo, Rodolfo Amaro da

Silva, Nevisson Ribeiro Passos, Luis Marcell Dhyonis de Souza Bento e David Junior da Silva

Ajudantes de Maquinista: Ademir Fernandes de Barros Filho, William de Jesus Santos Azevedo, Davi Correia Santos e Karolayne Zangirolani Saturnino

Direção de Arte: Martino Piccinini

Assistência de Direção de Arte: Luisa Burmann

Produtor de Arte: Carlos Massuia Neto

Produtora de Objetos: Ana Paula Cordeiro Braga

Assistente de Objetos: Juliana Chinaglia Bonito

Contrarregras: Rafael Tortorelli Canal, Júlio César de Miranda e Rodrigo Neves da Silva

Produtora de Figurino: Elizabeth Magalhães

Assistentes de Figurino: Gilson Virginio de Oliveira Junior, Bruno Gustavo Souza Correia, Agatha Barbosa de Lima

Maquiadora: Fabiana Mizukami

Assistentes de Maquiadora: Victor Ewerton Marques Silva, Elisani da Silva Sousa, Nathalie Moreno Dutra e Sarah Campos de Lima Carvalho

Manicure: Miriam Antonia Vieira

Produtor de Elenco: Giovanna Rouvier

Assistentes de Elenco: Gabriel Rouvier, Thiago Santos Dias e Rodrigo Freire Ribeiro

Direção de Produção: Reinaldo Faria Ancieto Júnior

Produtores: Ronder William e Patrícia Kojima

Assistente de Produção: Erlon Sousa dos Santos

Produtor de Locação: Tatiana Setton Verea

Assistente de Locação: Beatriz Piffer, Lucas de Freitas Silva e Luciana Negri de Carvalho

Assistentes de Set: Rodrigo Dias, João Batista da Cruz, Jesse Nunes, Carlos Andre Alves de Jesus, Carlos Rogério da Cunha, Levy Martins, Pedro da Silva Barros Meireles, Marcio Garcia Leal, John Lennon Alexandre da Silva, Adjacir Soares de Oliveira, Alessandro Santos da Silva, Augusto Nascimento Gonçalves, Fabio Carlos da Silva Braga, Gabriel Dornelles da Silva, Gustavo Soares Aranega Neto, Welington James Gitirana, Antônio Rogério Andrade Costa, João Gabriel Soares Maciel, Henrique Ballastreri Marinho, Anderson Ferreira Batista, Jefferson da Silva Ataides Soares e Charles Sorocaba Basilio

Coordenação de Pós-produção: Priscila Paduano e Tutu Mesquisa

Assistência de Coordenação de Produção: Letícia Harumi

Montador: Robi Bonoldi

Assistente de Montagem: Giancarlo Noll

Finalizador: Georges Sakamoto

Color: Marla Color Grading e Fernando Lui

Direção de Arte/Motion: Lucas Carvalho

Assistentes de Motion Designer: Gabriel Amorim e Vinicius Gaspar

Pós-produtora/CGI: Nash VFX

Supervisor de CGI: Cirilo Bonazzi

Producer CGI: Flávia Gannam

Assistente de Ilha/Central: Phillipe Cunha

Advogada: Ellen Mesquita, Monica Figueiredo

Controladoria: Rafael Neder, Beatriz Soares, Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Fabio Oliveira, Everson Martins e Viviane Isabelle

ÁUDIO:

Produtora de som: Raw Audio

Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira

Direção Musical: Hilton Raw

Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein

Atendimento: Carol Peternelli

Coordenação: Robério Barbosa

Locução: Maristane Dresh

Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi e Bruna Buas Pazos.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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Enerbras recebe Oscar da construção civil em São Paulo   

Enerbras recebe Oscar da construção civil em São Paulo  

Enerbras recebe Oscar da construção civil em São Paulo

Linha de interruptores, plugs e tomadas foi destaque na premiação da Anamaco. Esses produtos podem ser encontrados agora em quatro novas cores em lojas de materiais elétricos de todo Brasil

A Enerbras foi uma das premiadas pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). O reconhecimento é conhecido como o “Oscar da Construção" e premia os principais fornecedores do ramo da construção civil no mercado nacional.

A cerimônia foi realizada na cidade de São Paulo e reuniu quase duas mil pessoas. Na ocasião, 53 empresas de segmentos diferentes receberam o prêmio, fruto de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Anamaco, da qual participaram 1650 lojas de material de construção de todo o Brasil.

Essa é a 32ª edição da premiação e a Enerbras foi destaque na categoria “Pulverização”, que evidencia a presença da marca em grande número de lojas de médio e pequeno porte em todas as regiões brasileiras. A pesquisa abrangeu mais de 50 segmentos e a indústria paranaense se destacou na linha de interruptores, plugs e tomadas.

Para Enoch de Almeida Alves Junior, diretor executivo, representou a Enerbras, o destaque numa das principais premiações do segmento da construção civil é motivo de orgulho. “O reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo e conseguimos prestar um atendimento de qualidade para lojistas de todas as regiões do Brasil. E esse comprometimento e atenção com nossos clientes são imprescindíveis. Acreditamos que nossos produtos possuem o melhor custo benefício do mercado e, desde nossa fundação, há 28 anos, estamos atentos às tendências do mercado e às novas tecnologias para trazer o que há de melhor na área de materiais hidráulicos e elétricos para dentro da casa dos brasileiros. Esse é um de nossos compromissos ”, afirma.

Inclusive, a preocupação em oferecer produtos que atendem as necessidades atuais e futuras dos consumidores estimulou a Enerbras a ampliar a linha Dubai, que foi premiada pela Anamaco. Uma das características dos interruptores e tomadas que compõem essa linha são o design minimalista e os ângulos retos. O próprio nome remete à capital dos Emirados Árabes Unidos, que se tornou uma das cidades mais modernas e luxuosas do mundo. E essa ideia de sofisticação é apresentada na linha Dubai Mate, recém-lançada marca.

Os novos produtos são de quatro novas cores e acabamento fosco: VOLCANO (cinza escuro), CHOCO (marrom), GRIS (cinza claro) e BLACK (preto).

A linha Dubai Mate atende as necessidades de um novo público alvo almejado pela Enerbras, composto por arquitetos, decoradores e entusiastas deste setor. Os produtos da linha Dubai Mate já estão disponíveis em lojas que vendem materiais elétricos e de construção em todo o Brasil.

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Shopping Palladium começa atendimento em horário especial de dezembro

Shopping Palladium começa atendimento em horário especial de dezembro

Shopping Palladium começa atendimento em horário especial de dezembro

Na semana que antecede o Natal, empreendimento fica aberto até 24h

O horário especial de atendimento do Palladium Curitiba durante o mês de dezembro já começou. O Shopping preparou uma escala diferenciada para que os clientes façam suas compras de Natal e aproveitem todas as comodidades com tranquilidade e segurança.

Até o dia 17 de dezembro o horário está estendido em uma hora, das 10h às 23h, durante a semana, e das 12h às 22h aos domingos. Entre os dias 18 e 23 de dezembro os clientes terão ainda mais tempo para fazer suas compras, pois o shopping vai atender das 10h até a meia noite. Na véspera de Natal o empreendimento ficará aberto das 9h às 18h e no dia 25 de dezembro as lojas estarão fechadas, com funcionamento facultativo do serviço de alimentação, entre 12h e 20h.

Durante a última semana do ano, de 26 a 30 de dezembro, o funcionamento volta ao horário normal, enquanto no dia 31 será possível fazer as compras finais de 2023 entre 10h e 16h. No dia 1º de janeiro as lojas estarão fechadas e o serviço de alimentação também funcionará em esquema de abertura facultativa, das 12h às 20h.

Compre e concorra

Além de encontrar o maior mix de lojas do Paraná, os clientes do Shopping Palladium têm também as melhores campanhas de fim de ano. Na ação ‘Compre e Concorra’, a cada R$ 300 em compras o cliente pode concorrer a um Kia Sportage, que será sorteado logo no começo do ano.

Natal especial

Neste ano, a decoração de Natal do Shopping Palladium trouxe todo o encanto do clássico natalino ‘O Quebra-Nozes’. Todo o mall está decorado com a temática e oferece a seus clientes espaços instagramáveis e brincadeiras especiais para as crianças.

É possível percorrer o interior da decoração de Natal em um trenzinho e assistir a um conto natalino, além de se divertir na Casa da Fada Açucarada, nos escorregadores ou fazer vídeos com tecnologia de cabine 360°. O Papai Noel recebe as crianças diariamente para ouvir os pedidos de presentes e tirar fotos.

Serviço:

Horário especial no Shopping Palladium

Até dia 17 de dezembro: das 10h às 23h, de segunda a sábado, e das 12h às 22h aos domingos.

De 18 a 23 de dezembro: das 10h às 24h.

Dia 24 de dezembro: das 9h às 18h.

Dias 25 de dezembro e 01 de janeiro: lojas fechadas. Facultativo praça de alimentação das 12h às 20h.

De 26 a 30 de dezembro: horário normal de funcionamento.

Dia 31 de dezembro: das 10h às 16h.

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Reforma Tributária: como será 2024 para os empresários   

Reforma Tributária: como será 2024 para os empresários  

Reforma Tributária: como será 2024 para os empresários

Gestores devem iniciar o planejamento tributário o quanto antes. Mudanças terão impacto na formação de precificação, nos modelos organizacionais e logísticos de centros de distribuição, entre outras questões inerentes à gestão

Aguardada há mais de 30 anos, a PEC 45/2019 propõe a unificação de tributos e a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a partir da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), aplicados nos âmbitos federal e estadual/municipal, respectivamente. Em outras palavras, o objetivo é simplificar o sistema tributário do país, considerado um dos mais complexos do mundo. Para se ter uma ideia, estudos apontam que são necessárias mais de 1.500 horas para se manter em dia com toda a legislação.

Lucas Ribeiro, fundador e CEO do grupo ROIT, consultoria de hiperautomação na gestão contábil, fiscal e financeira, participou do Comitê promovido pelo programa Parceiros para a Excelência (PAEX), no final de novembro. O evento foi promovido pela JValério Gestão e Desenvolvimento. Na ocasião, ele fez uma síntese sobre os principais pontos de interesse geral a respeito da reforma.

De acordo com ele, todos os setores terão as cargas igualadas e serão afetados pela Reforma Tributária, exceto os microempreendedores individuais (MEIS). As empresas que comprarem do MEI não tomaram crédito de IVA.

Os negócios inscritos no Simples Nacional (6 milhões) terão que fazer uma análise de compras e vendas B2B para ver se compensa permanecer no regime. Para os inscritos nesta figura a opção será a tributação do IVA em regime normal.

As empresas do Lucro Presumido (1.074.861) terão que conviver com os dois regimes de tributação. As apurações serão feitas de créditos e débitos e não sobre a Receita Bruta. Portanto, as operações serão muito parecidas com o Lucro Real.

Já as inscritas no Lucro Real (221.830) também conviverão com dois regimes de tributação. Nesses negócios, haverá a apuração de créditos e débitos, como já acontece hoje.

No entanto, na opinião de Ribeiro, quem for prestador de serviços, especialmente os que se enquadram no Simples Nacional, terão um desafio a mais. “Diferentemente da indústria, elas terão limitações de créditos ao mesmo tempo em que irão pagar mais tributos e absorver na margem”, explica. Como o prazo para receber será de até 60 dias, o efeito de preço e caixa passa a ser perigoso. “Esses negócios terão que cobrar mais, mas os clientes estão dispostos a pagar?”, reflete.

Sem a reforma, a apuração de créditos e débitos é realizada, prioritariamente, nas empresas do lucro real. Para Ribeiro, uma conta relativamente fácil para esse tipo de enquadramento. Após a promulgação da PEC, quem pertencer ao lucro presumido e ao Simples Nacional vai operar como se fosse do lucro real. “A contabilidade terá que ser feita o mais rápido possível, caso contrário, no mês seguinte a guia terá um valor alto em detrimento da ausência de créditos que compensem os débitos das vendas”, detalha, sem deixar de reforçar que o controle rigoroso passará a ser mais fundamental que nunca. Em contrapartida, quem não optar pelo IVA, automaticamente ficará sem os créditos.

Seja como for, o temor de quem atua sob esse regime é justificado não só pelo aumento da carga tributária, como quando comparado às modificações aplicadas a outros tipos de contribuintes PJ. Enquanto um não poderá usufruir dos créditos, o outro terá acesso a eles. O que leva a crer que haverá um descompasso entre os benefícios, contrariando a expectativa inicial da Reforma realizada justamente para igualar as contribuições para ninguém sair perdendo.

Todavia, o conceito de insumos pode ser alterado enquanto a PEC estiver em tramitação. “Esse é um detalhe importante, visto que é preciso saber o que irá gerar créditos na nova sistemática”, questiona Ribeiro. E acrescenta: “o método atual é de crédito amplo. Caso tenha sido tributado na etapa anterior, então não gera crédito, o que só ocorre nas três junções do IVA quando somam os tributos”. São considerados fora do crédito: pessoa física, o que não foi tributado na cadeia anterior e consumo pessoal.

“O lucro presumido deve acabar, porque só valerá para quem tem muita receita. A cumulatividade era sua grande vantagem e não existirá mais”, salienta o CEO do grupo ROIT.

Desafios

Para Ribeiro, os próximos dois anos serão intensos porque as empresas vão precisar se reorganizar. Inclusive, o consultor faz uma analogia para exemplificar o atual momento econômico. “Normalmente, na reforma de imóveis utiliza-se os pilares e parte da estrutura como base para as modificações. Na tributária, temos o oposto: será construída uma nova casa, do zero, ao lado da antecessora. Até que a segunda fique pronta, ambas serão utilizadas simultaneamente por 18 meses. Passado esse período, lá por 2033, conseguiremos derrubar a construção antiga e seguir a jornada sob o novo teto”, exemplifica.

Assim sendo, “teremos que reaprender enquanto continuaremos usando os mecanismos atuais. Todos os sistemas terão um prazo curto para readequação e haverá mudanças de preços e contratos”, finaliza Ribeiro. Nesse sentido, tudo indica que implementar as alterações vai exigir um grande investimento das empresas e do próprio fisco. Paralelamente, a Receita Federal estabeleceu diretrizes por meio do Programa de Reforma Tributária do Consumo (Programa RTC).

No lado corporativo, a revisão das projeções financeiras e do planejamento estratégico de médio prazo serão inevitáveis, já que as mudanças terão impacto na formação de precificação, nos modelos organizacionais e logísticos de centros de distribuição, entre outras questões de suma importância e vitais à sobrevivência das organizações.

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