Violência contra mulher é discutida em sala de aula

Violência contra mulher é discutida em sala de aula

 

Projeto é finalista do Prêmio RBS de Educação

 

O contexto de violência contra a mulher, com casos cada vez mais frequentes de mulheres agredidas, assassinadas ou hostilizadas por sua condição serviu como motivação para uma professora de Língua Portuguesa e Literatura de Cachoeirinha (RS). Gisele dos Santos Rodrigues, professora do Colégio São Mateus, conta que tudo começou com a leitura de um trecho da biografia de Malala, presente no material didático adotado pela escola, conveniada ao Sistema Positivo de Ensino. A ativista paquistanesa, vencedora do Nobel da Paz, foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender os direitos das mulheres à educação. “O material gerou impacto e percebi que podia fazer os alunos refletirem a respeito do tema por meio de trabalhos de leitura e escrita”, conta Gisele. O projeto “Mulheres oprimidas, protagonistas das nossas histórias”, desenvolvido este ano pela professora com alunos do Ensino Médio, é um dos finalistas da 5ª edição do Prêmio RBS de Educação, que destaca e reconhece projetos de incentivo à leitura.

Gisele explica que começou a trabalhar o tema com apenas uma turma, só de meninas. O assunto despertou o interesse dos demais alunos e ela acabou estendendo o projeto para as outras turmas do Ensino Médio. Além de explorar os aspectos pedagógicos de leitura, literatura e produção de texto, a professora afirma que a experiência serviu para esclarecer os alunos sobre violência doméstica e a condição da mulher na sociedade. “Conseguimos chamar a atenção para uma questão muito importante, que foi trazida à tona por meio do material didático. O trabalho estimulou a reflexão, conseguiu sensibilizar e gerar conscientização”, destaca Gisele.

O projeto “Mulheres oprimidas, protagonistas das nossas histórias” concorre em duas categorias: Educador de escola privada e Destaque - Gênero. Após serem selecionados por uma comissão julgadora, os projetos foram submetidos à avaliação popular. Os vencedores serão escolhidos pelo público, por meio da internet. A votação vai até o dia 24 de novembro, na página do Prêmio (www.premiorbsdeeducacao.com.br).

Serviço:

Prazo para votação: 24/11

Onde votar: http://www.premiorbsdeeducacao.com.br/

Não há limite de votos por pessoa

 

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Pet center promove eventos para garantir o Natal dos animais

Pet center promove eventos para garantir o Natal dos animais

Encontros de adoção e café colonial pretendem auxiliar ONGs neste fim de ano

As empresas vêm extrapolando seu papel de gerar negócios e fomentar o mercado para contribuir com a sociedade também nas questões sociais. Com iniciativas próprias ou apoiando ONGs, a ideia é atuar para reduzir os problemas sociais em diversos setores, inclusive no segmento pet. É o caso do HiperZoo, mega pet center de Curitiba. “A responsabilidade social é um dos pilares de nosso negócio. Realizamos diversas ações como forma de colaborar com a sociedade e promover um futuro melhor para todos”, comenta Patrícia Maeoka, sócia-proprietária do HiperZoo.

Uma das formas que o HiperZoo encontrou para contribuir à causa é realizar encontros de adoção em seu espaço, o que aumenta a visibilidade das ONGs de proteção animal, tendo em vista o grande volume de público e as divulgações proporcionadas pela empresa. “Os encontros ampliam o número de adoções. Já chegamos a doar 19 animais somente em um dia”, revela Helena Lemos Coelho, uma das fundadoras da ONG Beco da Esperança. Os números são mesmo expressivos: foram realizados 45 encontros de adoção de cães e gatos somente no primeiro ano de atuação do HiperZoo, o que resultou em mais de 300 animais que ganharam um novo lar. Além disso, a ONG visualizou um aumento no volume de doações. “Os clientes têm mais facilidade para doar, pois nos entregam rações e sachês durante os encontros. Eles também colaboram comprando nossos produtos, outra fonte de renda”, completa a protetora.

O Beco da Esperança surgiu em 2006 com a união das protetoras Helena Lemos Coelho e Maria Lúcia Pascoto Verdério. Ambas já tinham muita experiência com resgate e cuidado de animais, quando decidiram unir esforços para arrecadar fundos e manter um abrigo. Atualmente, a ONG realiza bingos, vende produtos próprios, realiza um bazar permanente de usados e conta, ainda, com apadrinhamento - quando um responsável banca as despesas de um bichinho. Mas, junto com a aumento da arrecadação, cresceu também o número de animais abandonados no Beco da Esperança. Hoje, são mais de 500 gatos e 120 cães, que demandam tratamento veterinário, castração, vermífugos, exames de saúde, rações ou alimentos úmidos, o que gera um custo elevado de manutenção. Diariamente, somente os animais adultos consomem em torno de 85 kg de ração - isso sem contar com a alimentação e cuidados especiais para filhotes, idosos e doentes.

Para colaborar ainda mais com o trabalho do Beco da Esperança, o HiperZoo, a Associação Felina Brasil Sul (Felisul) e a marca de rações Royal Canin uniram-se para promover o Café com Esperança, um evento realizado no Café Colonial Piegel, no bairro Ahú, cuja renda dos ingressos será destinada à ONG. “Uma tarde gostosa em um café colonial é uma forma que encontramos para engajar o público à causa, ao mesmo tempo em que ele ainda vivencia um momento agradável. Assim, todos saem ganhando, mas principalmente os animais”, comenta Patrícia. E a ação vem mesmo num momento importante. Segundo Helena, as colaborações entre os meses de dezembro e março caem consideravelmente devido às férias e custos com impostos e colégios no início do ano. E, para piorar o cenário, é o período em que acontece o maior volume de abandono de animais, quando muitos saem em férias e simplesmente deixam seus animais nas ruas. Irresponsabilidade de muitos e mais compromisso para aqueles que não suportam ver o sofrimento animal. “Achamos a iniciativa do café colonial excelente. Certamente vai nos ajudar muito”, comemora Helena. O café colonial será realizado no domingo (26), das 16h às 19h, e os ingressos podem ser adquiridos com o Beco da Esperança. 

Levando um novo amigo para casa

A estudante de medicina veterinária, Gabrieli Bochelof, já participou dos eventos de adoção promovidos pelo HiperZoo e levou para a casa o Bisteca, um gato resgatado pelo Beco da Esperança.  “Sempre tive bichos e adoro. Opto pela adoção pois é uma forma de ajudar um animalzinho que está em um abrigo e que, muitas vezes, já passou por experiências difíceis”, comenta a estudante. Quem quiser seguir o exemplo de Gabrieli e adotar um novo membro para a família, pode aproveitar os encontros de adoção de cães e gatos que acontecem em novembro no pet center. No próximo sábado (18), o encontro será em parceria com o Beco da Esperança; já no dia 25, com a ONG Amigo Animal. Para adotar um pet, o interessado deve ter mais de 21 anos, responder a uma entrevista sobre os motivos de adoção, aceitar receber a visita de um voluntário da ONG participante e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço para assinar o termo de adoção. Para quem deseja ter um gato como animal de estimação, ainda é necessário ter caixa de transporte e telas de proteção nas janelas de casa.

Oportunidades para fazer um fim de ano mais feliz para os animais não faltam. Uma contribuição ou uma adoção pode ser aquele presente que vai fazer com que os bichinhos também tenham um ótimo Natal. 

Serviço:

Encontro de Adoção com Beco da Esperança

Quando: sábado, 18 de novembro, das 10h às 17h

 

Encontro de Adoção com Amigo Animal

Quando: sábado, 25 de novembro, das 10h às 17h

Local: HiperZoo - Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR

 

Café com Esperança em prol da ONG Beco da Esperança

Quando: domingo, 26 de novembro, das 16h às 19h

Local: Café Colonial Piegel –  Av. Anita Garibaldi, 548 – Ahú

Contribuição: Adulto R$ 55,00. Crianças de 0 a 5 anos não pagam e, a partir de 6 anos, R$ 35,00

Aquisição com a ONG Beco da Esperança - Helena 41 99660.5444 ou com Dani 41 99661.8691

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FAE realiza evento inspirado na série Black Mirror

FAE realiza evento inspirado na série Black Mirror

Exposições e debates abordarão filosofia, sociologia e direito penal com base na produção britânica 

A FAE Centro Universitário promove, nos dias 17 e 18, o evento Black Mirror - A Sociedade Refletida.

A atividade é aberta ao público e ocorrerá no anfiteatro da Instituição. O objetivo é levantar discussões sobre filosofia, sociologia e direito penal, baseadas nos episódios do seriado, centrado em temas que examinam a sociedade moderna e as consequências das novas tecnologias. 

A iniciativa conta com o apoio da escola de profissões e idiomas Centro Europeu.  Mais informações em http://fae.edu/noticias-e-eventos/ 

Serviço:

Black Mirror - A Sociedade Refletida

Quando: Dia 17 de novembro, das 19h às 22h

Dia 18 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Onde: FAE Centro Universitário – Anfiteatro 7.º andar (Rua 24 de Maio, 135 – Centro – Curitiba/PR)

Entrada: Evento aberto ao público

Investimento: R$ 45,00 e R$ 60,00

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Mudanças repentinas de temperatura aumentam a incidência da rinite alérgica

Mudanças repentinas de temperatura aumentam a incidência da rinite alérgica

Doença crônica, que provoca congestão nasal, coriza, espirros e coceira, deve ser tratada por um médico otorrinolaringologista 

É fácil confundir os sintomas do resfriado e da rinite alérgica. Ambos provocam congestão nasal, coriza e espirros. No entanto, diferentemente da rinite, resfriados e gripes são transmitidos por vírus e podem causar mal-estar geral e febre. Já na rinite alérgica, o sintoma de coceira está presente em grande parte dos pacientes. 

As mudanças bruscas de temperatura contribuem para o aumento da incidência da doença. Os principais fatores desencadeantes são:  o contato com ácaros nas roupas, roupas de cama, sofás e carpetes, poeira e até mesmo pelos de animais. De acordo com o médico otorrinolaringologista da Paraná Clínicas, Dr. Carlos Maeda, a melhor forma de prevenir a rinite alérgica é o manejo do ambiente. “É importante higienizar com mais frequência os ambientes em casa e no trabalho, tirar o pó e utilizar o aspirador. As roupas e cobertores que saem dos armários também devem ser lavados antes de usar”, aconselha.

O tratamento medicamentoso da rinite alérgica deve ser feito, conforme o Dr. Maeda, através da utilização de corticóide nasal tópico, antialérgico por via oral e limpeza do nariz com soro fisiológico.

Maeda também alerta que, para diferenciar casos de gripe e rinite alérgica, o mais indicado é consultar um especialista. “O médico, por meio de exames clínicos, poderá fazer uma avaliação mais precisa”, diz. 

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Festival of Media Latam: CMO Global da iProspect debate potencial da ativação por voz na comunicação das marcas

Festival of Media Latam: CMO Global da iProspect debate potencial da ativação por voz na comunicação das marcas

O uso de assistentes digitais acionados por voz para pesquisas, comunicações, compras e pequenas tarefas cotidianas tem crescido e deve atingir 4 bilhões de usuários em 2021 

A CMO Global da iProspect, Misty Locke, destacou a próxima revolução no relacionamento entre marcas e seus consumidores: o uso de assistentes digitais ativados por voz (Ex.: Siri, Alexa, Google Assistant e Cortana) está provocando uma mudança profunda no comportamento do consumidor. O tema foi debatido em um painel no principal evento de mídia da América Latina, o FOMLA (Festival of Media Latam). O crescimento exponencial da busca por voz – estima-se que o número de usuários deva chegar a mais de 4 bilhões em 2021 – ocorre em um cenário de grande demanda por personalização (70% dos consumidores esperam uma abordagem personalizada), de aumento do bloqueio de anúncios (mais de 30% ao ano) e de excesso de conteúdos digitais (embora a média de apps em um smartphone seja de 33, gastamos cerca de 80% do tempo em apenas 3). 

“Os assistentes digitais oferecem a facilidade que os consumidores cross device de hoje em dia buscam para centralizar tarefas de suas vidas. Em outras palavras, eles oferecem uma simplificação para nossas vidas digitais e jornada de compra. Para respostas rápidas, lembretes de compromissos, reservar um quarto de hotel, pedir a sua lista de compras no supermercado, atualizações de trânsito, pedir um táxi, os assistentes digitais agilizam a realização de uma variedade de tarefas sem a necessidade de trocar de apps ou dispositivos”, afirma Misty Locke. 

Os assistentes digitais, potencializados pela inteligência artificial e machine learning (autoaprendizagem), estão sendo adotados de forma massiva em mercados em desenvolvimento, principalmente por causa da ampla penetração dos smartphones nos últimos anos, com muitos deles já vindo com os assistentes pré-instalados. Esse fenômeno é especialmente forte na América Latina, região cuja penetração de smartphones é superior a 70%. De acordo com uma pesquisa da Forrester, o uso de pesquisas por voz e assistentes digitais está crescendo em todas as faixas demográficas, inclusive nas acima de 50 anos. Dentro de 2 anos, estimativas apontam que 50% de todas as pesquisas online terão origem em comandos de voz e que 30% da navegação na web será sem uma tela como interface.  

“À medida que os consumidores escolhem usar comandos de voz, partiremos para a construção de plataformas mais simples e assertivas. Durante a última década, as marcas ficaram obcecadas com a criação de sites e conteúdos publicitários atraentes. A área de trabalho e a tela móvel continuarão a ser pontos de interação importantes, mas as marcas precisam começar a pensar em publicidade sem tela e experiências de usuários sem tela, onde a única interação é a voz do assistente digital. Eles devem estender a experiência da web aos consumidores enquanto estes estão realizando outras ações simultaneamente, como dirigir, cozinhar o jantar e exercitar-se”, ressaltou Misty Locke. 

Neste novo mundo, quatro fatores terão grande importância. O primeiro é a relevância. Os assistentes digitais vão permitir que as marcas façam conexões individualizadas, entregando apenas o que é relevante para aquele consumidor naquele exato momento. O segundo é a geolocalização: as consultas por voz em dispositivos móveis tendem a ter três vezes mais respostas locais. Isso porque os assistentes digitais são usados para resolver problemas e, na maioria dos cenários, a solução mais fácil está próxima ao consumidor. O terceiro ponto é o contexto, ou seja, para que respostas/interações sejam mais assertivas e relevantes é fundamental o entendimento do contexto e não apenas de palavras chaves. “O entendimento do contexto é essencial para o estabelecimento de uma conversação de fato. O consumido quer que os assistentes sejam cada vez mais rápidos e até antecipem seus desejos”, explica a CMO da iProspect. 

Por fim, neste novo cenário, os processos de compra devem ser ainda mais simplificados, de forma a comportar que uma interação por voz de fato concretize uma compra. Algumas marcas já vêm fazendo isso com sucesso, especialmente no reabastecimento doméstico e compras de bens de uso diário. “Por que adicionar um item na lista de compras quando podemos comprá-lo imediatamente através de um simples pedido feito por voz”, finaliza. 

Para mostrar o potencial da ativação por voz, Misty Locke fez uma demonstração ao vivo – cujo desenvolvimento foi realizado em parceria com a Isobar IWS Brasil, agência da Dentsu Aegis Network –, interagindo com os assistentes Amazon Echo e Google Home por meio de comandos verbais. A executiva fez uma série de perguntas e pequenas tarefas, estabelecendo uma conversação. A ideia foi mostrar a necessidade de observar alguns parâmetros nesta “conversa” (relevância, geolocalização, contexto e processo de compra simplificado).

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