GT Building faz parceria com Biofílica Ambipar para proteger floresta na Amazônia  

GT Building faz parceria com Biofílica Ambipar para proteger floresta na Amazônia

O diretor executivo da GT Building foi até Cujubim, em Rondônia, para conhecer o REDD+ Manoa, projeto de conservação da qual a incorporadora ajudará por meio da aquisição de créditos de carbono

Com o objetivo de conhecer a fazenda de proteção do bioma amazônico, da qual a GT Building ajuda a preservar por meio da compra de créditos de carbono, Arsenio Almeida Neto, diretor executivo da incorporadora, viajou até Cujubim, município de Rondônia, para visualizar a dimensão do projeto e o verdadeiro impacto das ações da empresa paranaense na preservação da área da floresta. O REDD + Manoa é um projeto da Biofílica Ambipar que vai compensar mais de 4.500 toneladas de CO² emitidos na construção do Amáz, o novo empreendimento da GT Building, em Curitiba.

A construção civil é um dos setores da economia mundial que mais tem impacto nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) na atmosfera. Como meio de diminuir seu impacto negativo, a GT Building fará a neutralização das suas emissões de carbono através de parcerias com projetos ambientais que trabalham com a preservação de áreas em risco de desmatamento. Duas delas são a Reserva Natural Guaricica e o projeto REDD+, em parceria com a SPVS e Biofílica Ambipar, responsáveis por fazerem o levantamento das áreas em risco e investindo em atividades de gestão e conservação da floresta.

Assim, para vivenciar a experiência local e relatar para toda a empresa a importância do trabalho feito no norte do país, o diretor executivo da incorporadora fez uma excursão para a fazenda Manoa. “É interessante, e um tanto triste, olhar ao redor e notar a diferença entre a área protegida da fazenda e seus arredores, onde o desmatamento é aparente. Porém, o manejo do projeto REDD+ é incrível e possui uma mata exuberante e cheia de animais maravilhosos que podemos observar somente na natureza”, relata Arsenio.

Para ele, essa visita foi engrandecedora. “Poder ver e realmente enxergar que as ações da GT Building têm resultados tão incríveis, não tem preço. Essa foi uma experiência que levarei para o resto da vida”, finaliza.

Desde sua saída de Curitiba, Arsenio demorou dezesseis horas para chegar à fazenda, que fica há pouco mais de duzentos quilômetros da capital de Rondônia. O território da fazenda possui mais de 74 mil hectares, é monitorado via satélite, além disso, abriga mais de 115 espécies de flora nativa, das quais 16 estão ameaçadas de extinção. Mais de 780 espécies de animais encontram refúgio do desmatamento na fazenda Manoa, entre elas, 14 também correm o risco de deixar de existir.

GT Building neutraliza 100% das suas emissões de carbono

Com essas aquisições de créditos de carbono, a incorporadora paranaense compensará toda a emissão de GEEs de toda sua cadeia produtiva. Do escritório e canteiros de obras, até serviços terceirizados, a GT Building se comprometeu em atuar de forma consciente e reduzir seu impacto ambiental. Apenas no projeto REDD+ Manoa, mais de 4.500 toneladas de CO² serão revertidos em compra de créditos de carbono, que, somado com outras ações socioambientais, contribuem para que a empresa alcance seu objetivo de, além de diminuir sua pegada ecológica, proporcionar meios de mudar para melhor as condições climáticas atuais.

Sobre a GT Building

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

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Dados apontam desafios na gestão de diversidade geracional nas organizações  

Dados apontam desafios na gestão de diversidade geracional nas organizações

Especialista avalia oportunidades e formas de integrar as diferentes gerações no mundo corporativo

De acordo com estudo recente realizado pela Sputinik, consultoria em educação corporativa, 78% dos líderes de empresas têm alguma dificuldade em gerenciar diferentes gerações. Enquanto as gerações mais velhas, como os baby boomers (nascidos entre 1940–1965) e a geração X (1966–1978) estão mais confortáveis com a estabilidade e costumam ficar na mesma empresa por anos, os millenials (1979–1994) e a geração Z (1995–2010) são movidos pelo engajamento e satisfação, tanto pessoal quanto profissional.

Essas diferenças geracionais podem ser um desafio para os gestores e líderes das companhias. O mundo empresarial e financeiro está cada vez mais vivenciando a diversidade, e esse cenário vem para ficar nas empresas. Um exemplo disso é a vencedora do Prêmio Equilibrista 2023, promovido pelo IBEF-PR, Bruna Hadad, jovem com 34 anos e CFO da WAP. O reconhecimento recebido por ela destaca uma mudança notável na premiação, tradicionalmente dominada por líderes da geração boomer.

Segundo Ruth Bandeira, VP de Projetos Estratégicos do IBEF-PR e Co-Founder e diretora na Proposito/Grupo PRO, é necessário fazer com que essas gerações trabalhem juntas e não em conflito, buscando aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer. Para ela, um dos desafios da diversidade geracional, atualmente, é atender as demandas, principalmente, dos colaboradores mais jovens. O mesmo estudo da Sputinik ainda aponta que 36% dos líderes não têm como canal prioritário as trocas com seus liderados, assim como 43,3% não se conectam com seus pares em momentos decisivos. "Isso gera uma solidão nas organizações por parte do olhar desses liderados mais jovens", afirma Ruth.

Transparência e trabalho em equipe

Para mudar esse cenário, a VP de Projetos Estratégicos do IBEF-PR sugere o exercício da escuta ativa como a primeira medida que os líderes podem tomar para promover um ambiente mais inclusivo. Ela enfatizou a necessidade de transparência na estratégia organizacional. "Então, diferente de outras gerações que eram muito habituadas ao comando e controle, os mais jovens para estar engajados precisam entender o porquê das coisas e para onde a empresa está indo e onde quer chegar. Eles precisam dessa clareza para realmente se engajarem nos seus trabalhos", explica.

Outra recomendação essencial é fornecer um feedback claro e construtivo, usando exemplos específicos para orientar o desenvolvimento profissional dos liderados. Ruth enfatizou a importância de líderes mais experientes reconhecerem e valorizarem a capacidade única da geração mais jovem em acessar e manipular dados de forma intuitiva.

Por fim, a VP de Projetos Estratégicos do IBEF-PR destaca que a colaboração intergeracional é fundamental para o sucesso das organizações, destacando a capacidade dos profissionais mais jovens de estarem super antenados e pensar de maneira espontânea, enquanto os mais experientes contribuem com maturidade e conhecimento holístico da organização. A abertura para a troca de informações entre as gerações é uma oportunidade de enriquecer o ambiente de trabalho e impulsionar o sucesso organizacional como um todo.

Sobre o IBEF-PR

Há 38 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

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Empresa de desinfecção para ambientes industriais registra crescimento de 373% no segmento farmacêutico  

Empresa de desinfecção para ambientes industriais registra crescimento de 373% no segmento farmacêutico

No setor alimentício, o segundo mais expressivo dentro das operações da empresa, a evolução foi de 35%

A TerraNova, empresa que atua com soluções de desinfecção para ambientes industriais que exigem alto nível de controle microbiológico, registrou um crescimento de 373% no faturamento bruto relativo a clientes do segmento farmacêutico entre os anos de 2023 e 2022.

Willian Saito, cofundador da TerraNova, destaca que o índice considera os valores registrados de janeiro a novembro deste ano na comparação com os doze meses de 2022. “Por isso, o crescimento considerando todo o ano de 2023 será ainda mais vertical”. De acordo com o executivo, 2023 tem sido um ano de consolidação da TerraNova e de sua tecnologia no mercado, e a penetração na indústria farmacêutica, em particular, é um dos maiores demonstrativos disso.

O setor é um dos que mais demandam rigorosos protocolos de sanitização, devido à importância de garantir a qualidade e a segurança dos medicamentos produzidos, por isso os equipamentos e a tecnologia Ultrafog da TerraNova se encaixam perfeitamente nesse ambiente, para atender aos rigorosos procedimentos de manutenção das salas limpas e de áreas classificadas.

“Com a comprovação da eficiência da nossa tecnologia e a quebra de paradigmas dentro da indústria farmacêutica, temos novos projetos e lançamentos engatilhados, então 2024 promete ser um ano ainda melhor”, analisa Saito.

No segundo segmento mais expressivo dentro das operações da TerraNova, o de alimentos, o crescimento observado pela empresa foi de 35%. É importante observar que o índice também considera os dez primeiros meses de 2023 na comparação com os 12 meses de 2022, portanto o crescimento no acumulado deste ano deve ser ainda maior.

A aplicação da solução da TerraNova auxilia o mercado alimentício com o aumento do tempo de prateleira dos alimentos (shelf life) e melhora a qualidade dos produtos para o consumidor final, aumentando a lucratividade da indústria.

Em todos os casos, não existe a necessidade de adaptações estruturais, ar comprimido ou ventiladores. O processo realizado pelos equipamentos Ultrafog tem alto poder de dispersão, grande penetrabilidade, alta eficiência, baixa umidade e não gera condensação nas superfícies. Trata-se de um método rápido, sem necessidade de enxágue ou secagem após a sanitização.

Reconhecimento

Recentemente, a TerraNova foi eleita a Empresa Inovadora do Ano na categoria Animais de Produção, durante o Innovation Showcase 2023, evento organizado pela Animal Health, Nutrition & Technology Innovation Latin America, que destacou as mais recentes inovações em previsão, prevenção e tratamento para a indústria de saúde animal.

Durante o encontro, Daniel Christo, cofundador da TerraNova, teve a oportunidade de apresentar a empresa e a tecnologia Ultrafog, mostrando como ela pode auxiliar o setor nos processos de controle microbiológico em áreas críticas e na cadeia de produção de proteína animal.

“Receber esse prêmio foi muito gratificante, sobretudo porque a votação foi realizada pelo próprio público presente no evento, que teve a oportunidade de assistir à apresentação da TerraNova. E os pitches feitos no Innovation Showcase contam com uma audiência muito qualificada, formada por executivos da indústria”, comenta Christo. “A TerraNova despertou muito interesse durante o encontro. As pessoas me perguntavam sobre nossa tecnologia antes mesmo da apresentação”, completa o executivo.

Sobre a TerraNova

A TerraNova inova constantemente em maneiras de melhorar o controle microbiológico em áreas críticas. Por isso, criou o Ultrafog, um sistema inovador de geração de micropartículas que viabiliza a aplicação do produto sanitizante por meio de uma névoa seca com alto poder de dispersão.

Ela é ideal para a desinfecção de ambientes fechados, pois garante a dispersão uniforme das partículas do produto, com grande penetrabilidade e baixa umidade, simplificando o processo de sanitização.

Utilizando equipamentos de fabricação própria, a TerraNova garante baixo consumo de produtos químicos, de água, de mão de obra e de energia elétrica, baixa manutenção, rápido ciclo de tratamento, baixo ruído e mobilidade facilitada, ajudando a indústria a reduzir as chances de erro humano, passivo trabalhista e tempo de desinfecção das linhas de produção, aumentando a produtividade.

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Fusões e aquisições são benéficas para as empresas?  

Fusões e aquisições são benéficas para as empresas?

Por Alberto Vargas*

 As organizações podem se beneficiar de fusões e aquisições ao buscar sinergias possíveis, especialmente aquelas que buscam aumentar sua escala por meio dessas transações. Dentro disso, as fusões e aquisições podem acelerar a eliminação de despesas desnecessárias, evitando redundâncias de recursos quando as empresas são integradas em uma única plataforma.

Alguns fatores como as mudanças nos indicadores macroeconômicos, taxas de juros e inflação, podem dificultar o crescimento orgânico, o que potencializa o cenário de fusões. Existem também outros motivos para a realização de fusões, dentre eles:

A crescente busca por modernização digital, levando as companhias a se alinharem com as startups, que trazem soluções inovadoras para as etapas principais da jornada do cliente;
O foco crescente na redução de despesas, levando as empresas a considerar a consolidação de operações e a simplificação de processos por meio do desinvestimento em negócios não essenciais.
Além disso, as companhias tendem a atualizar suas listas de possíveis alvos para aquisições de acordo com suas estratégias de crescimento e trabalhar com desenvolvimento corporativo e consultores para identificar oportunidades de eliminação de negócios não lucrativos ou não essenciais.

Como cuidar da saúde financeira de uma empresa?

Diante do cenário de aquecimento para fusões e o foco na redução de despesas – que envolve até mesmo o uso de inteligência artificial –, saber realizar um planejamento financeiro empresarial é primordial para qualquer negócio.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos. O principal motivo é a gestão ineficiente. A elaboração de uma estruturação financeira não é somente guardar dinheiro, é um conjunto de ações que propõe compreender e gerenciar os recursos financeiros da organização, com o objetivo de melhorar os resultados e trazer segurança.

Uma gestão financeira eficiente é uma parte crucial de qualquer organização, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação. O planejamento financeiro estratégico não apenas permite a sobrevivência e estabilidade financeira, mas também cria oportunidades para o crescimento e a inovação.

É importante buscar o apoio de profissionais especializados em finanças e contar com ferramentas tecnológicas modernas para garantir a precisão e eficiência na gestão financeira da organização.

As estratégias servem para garantir que a companhia esteja preparada para enfrentar desafios, mantendo-se competitiva e sustentável ao longo do tempo e oferecendo também segurança e estabilidade às organizações. Além disso, um planejamento a longo prazo ajuda a evitar decisões reativas e permite que a organização se adapte às mudanças do ambiente de negócios da forma mais eficiente.

*Sobre Alberto Vargas

Jorge Alberto Vargas é formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de finanças, planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de equipes de alta performance. Já ajudou diversas empresas de diferentes tamanhos a atingir objetivos de inovação, custos e crescimento. Antes de morar no Brasil, trabalhou em mercados do México, Colômbia, Venezuela e Peru, sempre buscando entender a necessidade das empresas e a realidade econômica de cada país.

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Neogrid estrutura portfólio em quatro unidades de negócio e foca na colaboração entre indústria e varejo  

Neogrid estrutura portfólio em quatro unidades de negócio e foca na colaboração entre indústria e varejo

Fruto do planejamento estratégico de longo prazo da companhia, nova estrutura tem objetivo de aproximar a empresa ainda mais de seus clientes e prover tecnologia desde a integração de pedidos até geração de insights acionáveis

A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, apresenta seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Conduzido em parceria com a Bain & Company, o projeto direciona o portfólio da companhia, que passa a ser focado na colaboração entre indústria e varejo brasileiros, com o objetivo de auxiliar toda a cadeia de consumo a vender mais com mais margem. As mudanças promovidas visam maximizar resultados de clientes a partir de um profundo conhecimento de cada persona e de cada jornada, adicionando ainda mais inteligência, dados e tecnologia, e elevar a empresa a um novo patamar, tornando-a mais competitiva, rentável e sustentável.

Representando um marco importante na história da Neogrid, essa é a primeira vez que a companhia trabalha em conjunto com uma consultoria estratégica de classe mundial escolhida por sua especialização nos mercados-alvo da organização, o resultado do planejamento estrutura a empresa em quatro unidades de negócio:

Integração: soluções que automatizam a troca de documentos – como pedidos - entre indústria, distribuidor, transportador e varejo, simplificando a comunicação. Hoje a Neogrid já é líder nesse segmento e recentemente lançou evoluções nessa frente, como recebimento e processamento de pedidos via PDF;

Supply Chain: soluções de otimização de estoques que permitem que varejo e indústria trabalhem de forma conjunta e colaborativa, para vender mais com mais margem, com precisão para não deixar sobrar nem faltar produtos em nenhuma das pontas da cadeia;

Execução do Varejo: tecnologia para apoiar os desafios do dia a dia de quem opera o varejo, de forma colaborativa. Soluções que permitem que se faça gestão de promoções e precificação, de forma transparente e com Inteligência Artificial para ganhar agilidade e escala;

Inteligência Comercial: suíte de tecnologia com capacidade de entregar Insights Acionáveis, com valor para toda a cadeia de consumo. Comportamento do shopper, gestão de verbas comerciais, sell-out, sortimento, performance comparativa, entre outros.

Com um grande mercado endereçável e muitas oportunidades de apoiar cada vez mais seus clientes, a Neogrid possui recentemente reforçou sua diretoria e lideranças e conta com um time comprometido e capacitado para executar essa visão de longo prazo da organização. “Nossa ambição é gerar cada vez mais valor na integração entre varejo e indústria, possibilitando que toda a cadeia, de fato, seja mais sustentável, colaborativa e venda mais com mais margem”, afirma Jean Carlo Klaumann, CEO da Neogrid. “Para executar nossa visão estratégica, estamos comprometidos em investir em seguir investindo em pessoas e tecnologia de ponta”

A companhia, que possui uma posição financeira sólida, pretende realizar contratações específicas para complementar as capacidades técnicas e ampliar as equipes comerciais nas áreas focais. Para complementar sua oferta de soluções, a Neogrid continuará investindo no desenvolvimento de novas funcionalidades, parcerias e produtos a fim de alcançar diferentes receitas e expandir sua base de clientes.

Sobre a Neogrid

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. https://www.neogrid.com/

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