Toyota Material Handling aposta no Brasil com tecnologias TOTVS

Toyota Material Handling aposta no Brasil com tecnologias TOTVS

Companhia estrutura um grande projeto tecnológico para fortalecer a sua atuação no país e se preparar para a retomada da economia nacional

A Toyota Industries Corporation (TICO), por meio da sua unidade de negócios, Toyota Material Handling Mercosur (TMHM), decidiu apostar no Brasil e planejou uma nova fase, de reorganização interna, para se preparar para a retomada da economia brasileira. A companhia japonesa estruturou um importante projeto de virada tecnológica, que suportará uma operação integrada e com maior eficiência de processos. O Grupo é líder mundial no segmento em que atua - desenvolvimento, produção, venda e prestação de serviços de veículos industriais de elevação/ empilhadeiras - e está focado em conquistar essa posição, também, nacionalmente.

A TMHM entendeu que o seu desafio de negócios precisava passar pela inovação tecnológica e procurou por uma fornecedora robusta, capaz de atender a uma empresa do seu porte, com soluções integradas e flexíveis. Após um longo período de avaliações, a TOTVS venceu a RFP, como parceira mais aderente ao modelo e necessidades da Toyota. Serão implementados o software de gestão e diversos módulos complementares para apoiar todo o backoffice e suporte da companhia, além da área de produção, com uma fábrica dimensionada para manufaturar de 18 a 20 empilhadeiras por dia. Ao todo, são 300 acessos, 200 na parte organizacional e os demais para a unidade fabril. O Go Live está previsto para janeiro de 2018, com mais seis meses de acompanhamento da TOTVS.

O objetivo é garantir uma operação mais enxuta e eficiente, com aumento de produtividade e realocação de talentos humanos para funções analíticas, com menos retrabalho. As melhores práticas foram importadas do novo software e a expectativa é, de forma geral, de uma economia 15% a 20% em todas as áreas de backoffice, em função das melhorias geradas para as atividades. O resultado é um ROI de projeto estimado em até três anos e meio.

A companhia não utilizava um ERP de mercado, mas um conjunto de aplicações legadas do Japão, que não eram totalmente integradas, o que tornava a mensuração de resultados uma atividade mais morosa e delicada, ainda mais para reportar as informações financeiras à matriz. Além disso, era custoso e difícil ter equipe técnica para suportar os sistemas e, principalmente, conseguir mantê-los atualizados do ponto de vista fiscal. Quesito este que foi decisivo na escolha pela TOTVS, pois o módulo fiscal da companhia se destacou por ser o mais aderente à legislação brasileira.

“Diferentemente de outras empresas multinacionais, que retiraram a sua operação do Brasil neste período de oscilação econômica, a Toyota continua apostando no país. Além de ser uma das poucas plantas mundiais de produção de empilhadeiras (fábrica construída no final de 2013, que teve investimento de mais de R$ 100 milhões), emprestamos da cultura e filosofia japonesas a paciência oriental para avaliarmos o momento atual e nos fortalecermos para o futuro, nem tão distante assim”, comenta Kalil Petermann Choueiri, IT Manager da Toyota Material Handling Mercosur.

O projeto

Antes da assinatura de contrato, a TOTVS fez uma avaliação aprofundada sobre todos os processos existentes na TMHM, se apropriando do “Toyota Way” (conjunto de valores e cultura internos) para desenvolver um projeto certeiro e sem erros. Com a operação inteiramente revisada, definiu-se pela implementação do ERP e dos módulos complementares: vendas, faturamento, compras, estoque, recebimento, controle de qualidade, GFE – gestão de frete embarcador-, manutenção, fluxo de caixa, aplicações e empréstimos, contábil e fiscal, controle de frotas, produção, custos e engenharia, manutenção industrial, gestão de contratos e formação de preço de venda.

Para a parte fabril, que vem para complementar os processos já definidos pela matriz japonesa, os destaques são o módulo de qualidade, para análise de defeitos de produção, e a otimização da estrutura logística de recebimento de materiais nacionais e importados. “Um projeto tecnológico do porte do que estamos conduzindo na Toyota reflete em benefícios diretos para toda a operação. Com o novo sistema, conseguiremos, por exemplo, fazer a gestão dos materiais nacionalizados, de forma a complementar os sistemas globais da s. Além disso, atualizamos o nosso processo de conferência, que passa a ser 100% automatizado, o que proporcionou ganhos de performance significativos para a produção”, detalha Kalil Petermann Choueiri.

O executivo enfatiza ainda que o sucesso de um projeto tão desafiador só está sendo possível graças à forte colaboração e do trabalho conjunto das equipes de TI da Toyota Material Handling Mercosur e de implantação da TOTVS, além de outros diversos departamentos da TMHM e seu corpo diretivo.

A Toyota ainda usará o fluig, plataforma de digitalização de negócios da TOTVS, que vai garantir uma série de recursos em uma única interface. Com a funcionalidade de workflow, por exemplo, a companhia definiu fluxos de aprovação por hierarquização, de forma organizada e registrada. O fluig também será utilizado para a gestão eletrônica de documentos (GED) em diversos setores na Toyota, como o jurídico e o RH, além de já armazenar todo o projeto tecnológico que está em andamento. Ainda está previsto o uso da TOTVS Smart Analytics, solução de Business Analytics desenvolvida em parceria com a GoodData, para análises gerenciais.

“Estamos na última fase de um projeto grandioso e complexo, que engloba diferentes verticais e áreas de atuação da TMHM. Agora partimos para simulações isoladas, para garantir que o Go Live seja estável e seguro. Conquistamos essa tranquilidade com esforço conjunto das equipes da TOTVS e da Toyota, que se engajaram pelo sucesso dessa parceria”, finaliza Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

Add a comment

Festival Outubro é 10 agita a Rua 24 Horas

Festival Outubro é 10 agita a Rua 24 Horas

Durante o mês de outubro, o tradicional endereço de Curitiba oferece diversos preparos com preço fixo em R$ 10 

Oferecer aos curitibanos e turistas comidas e bebidas especiais por apenas R$ 10 em um dos principais pontos turísticos da capital paranaense: a Rua 24 Horas. Esse é o objetivo do Festival Outubro é 10, que está sendo realizado na Rua 24 Horas. Durante todo o mês de outubro, alguns dos empreendimentos gastronômicos mais tradicionais de Curitiba oferecem diversos combos exclusivos, em suas lojas, pelo preço fixo de R$ 10. 

“Estamos trabalhando muito para que a Rua 24 Horas volte a fazer parte da vida dos curitibanos e, logicamente, dos turistas. Com o festival gastronômico Outubro é 10, conseguimos divulgar nossos empreendimentos que oferecem uma gastronomia de excelência em uma das regiões mais movimentadas da cidade. É uma grande celebração para toda a família”, detalha Luiz Felipe Nodari, lojista da Rua 24 Horas. 

O Festival Outubro é 10 conta com a participação de 11 empreendimentos gastronômicos da Rua 24 Horas: Subway, Pastelaria Curitiba, Hibari, Crepe a Dois, Sucos Wing, Bávaro, Top Burguer, Liquori Caffè Gourmet, Koda Pub & Kitchen, Koda Healthy e Florybal. Os participantes oferecem preparos para todos os gostos, com combos que trazem, por exemplo, comida japonesa, caipirinha, cafés especiais, sucos, churros, bolos, sanduíches e hambúrgueres. 

Confira alguns destaques do menu do Festival Outubro é 10: 

Subway: sanduíche de 15cm (Churrasco, presunto e peito de peru) 

Hibari: Yakisoba frango (macarrão frito) + batata rústica ou Combo festival (10 peças - 2 niguiri skin, 2 niguiri salmao, 2 hossomaki salmão e 4 hot Filadélfia) 

Top Burguer: Top Burguer Suíno, Top Pão com Bolinho + fritas, Polenta Frita, Mandioquinha Frita, Batata Frita ou Mini bolinho de carne bovina (10 unidades) 

Crepe a Dois: minichurros de doce de leite, chocolate ou goiabada 

Liquori Caffè Gourmet: 1 Chá Quente importado + 1 fatia de bolo integral de maçã ou banana, 1 caffè latte + 1 fatia de bolo de cenoura com cobertura e recheio de brigadeiro ou 1 caffè freddo "verona" 

Koda Pub & Kitchen: coxinha de costela + refrigerante lata 

Pastelaria Curitiba: Pastel carne/azeitona/ovo/frango + refrigerante 

Koda Healthy: sanduíche natural frango ou atum + suco natural 

Bávaro: caipirinha de morango ou limão 

Fresh Juice: suco natural de laranja + calzone artesanal 

Prinzen: spaghetti bolonha 

Sobre a Rua 24 Horas 

Inaugurada em setembro de 1991, pelo então prefeito Jaime Lerner, a Rua 24 Horas é um dos principais pontos comerciais e turísticos da cidade de Curitiba. Com projeto arquitetônico de Abrão Assad (que também projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba), Célia Bim e Simone Soares, o complexo sempre chamou atenção de quem mora e visita a capital paranaense. 

A rua possui 120 metros de extensão e 12 de largura, e sua cobertura é formada por 32 arcos. Outro destaque fica por conta, é claro, dos dois clássicos relógios que marcam a hora. Porém, em 2007 precisou ser fechada, servindo apenas para a circulação de pedestres. Só em 2010 o projeto de revitalização finalmente saiu do papel, com a reinauguração realizada no ano seguinte.  

A Rua 24 Horas fica na Rua Visconde de Nácar (sem número), no Centro de Curitiba, e funciona diariamente, das 10h às 22h. Os preparos do Festival Outubro é 10 podem ser consumidos durante todo o dia. Além das opções gastronômicas, a Make Cosmética Urbana, loja de itens de beleza e cosméticos, também preparou promoções especiais para o mês. Mais informações no site www.rua24horascuritiba.com.br.

Add a comment

Sete bandas e promoção no fim de semana do feriado no Sheridan's

Sete bandas e promoção no fim de semana do feriado no Sheridan's 

O rock esquenta o fim de semana turbinado pelo feriado no Sheridan's Irish Pub, com sete bandas em três dias de programação. Já na quinta-feira (12/10), aproveitando a folga no Dia de Nossa Senhora Aparecida, a banda Drive True e suas versões de Foo Fighters, Pearl Jam e Audioslave, entre outros, e Radiophonics faz interpretações de sucessos nacionais e internacionais, de Titãs a Stereophonics. Durante outubro a casa continua com a promoção de ingressos a R$ 5 durante toda a noite, para homens e mulheres, e Chopp Sheridan's (de 440ml) a R$8. 

Sexta é dia de She Rocks, com Thai Lopes no vocal interpretando bandas como No Doubt, Duran Duran e Roxette, entre outros. Em seguida, Candyman Club sobe ao palco com destaques do punk, indie, synthpop, gothic rock e pop rock. 

Já no sábado, quem abre a noite é Válvula Vapor, voltada a interpretar grandes nomes do rock nacional. RockBugs continua a programação com versões de Bon Jovi a Deep Purple, entre outros. Silvermoon encerra a programação com muito hard e heavy metal, de Kiss a Journey.  

Sheridan's Irish Pub 

DATA: Quinta-feira, 12 de outubro

HORÁRIO: 19h

ATRAÇÕES: Drive True + Radiophonics

ENTRADA: R$ 5

 

DATA: Sexta-feira, 13 de outubro

HORÁRIO: 19h

ATRAÇÕES: She Rocks + Candyman Club

ENTRADA: $ 5

 

DATA: Sábado, 14 de outubro

HORÁRIO: 19h

ATRAÇÕES: Válvula Vapor + RockBugs + Silvermoon

ENTRADA: R$ 5

 

ENDEREÇO: Rua Bispo Dom José, 2315 – Batel, Curitiba - PR

INFORMAÇÕES: (41) 3343-7779 | www.sheridansirishpub.com.br

Add a comment

Fashion Mall terá programação especial para feriado do dia das crianças

Fashion Mall terá programação especial para feriado do dia das crianças

O Fashion Mall preparou uma programação especial para celebrar o mês das crianças. São dois eventos gratuitos, com conceito #petfriendly, que prometem agitar o shopping. Até o dia 15 de outubro, a mostra Toy Dog Art estará exposta pelo mall, com 40 esculturas de cachorrinhos em tamanho real e miniatura. Aproveitando o clima da exposição, os pequenos ganharão um presente de Dia das Crianças: poderão customizar seu próprio cachorrinho, na Oficina de Customização Pet, que acontece de quinta a domingo, durante o feriado de 12 de outubro. 

Ariadne Lelis, gerente de marketing do Fashion Mall, acredita que o dia das crianças fica mais completo com a inclusão dos Pets. 

 — O Fashion Mall vai proporcionar muita diversão, não só para os pequenos, mas também para seus pets. Ganha toda a família, que poderá curtir junto todas as atrações. As crianças ainda ganharão um presente, levando para casa a escultura em miniatura dos cachorrinhos — adianta Lelis.    

As esculturas que estão na Toy Dog Art ficam em cartaz até 15 de outubro e podem ser apreciadas por todo o mall. São 40 esculturas customizadas por artistas plásticos e celebridades, além das marcas Kinoplex, Reserva, Papel Craft, Tutto Per La Casa, Wasabi e Pet Fun. As obras são feitas em miniaturas, e em tamanho real, com as raças labrador, Bulldog francês, dachshund, dogue alemão e vira-lata. As selfies estão liberadas com a #dogartfashionmall.  

No feriado de Dia das Crianças, entre de 12 e 15 de outubro, acontece a Oficina de Customização Pet, no Pet Lounge. Cada criança poderá customizar seu próprio cachorrinho, em formato mdf, para levar para casa, com glitter, adesivos e tecidos oferecidos pela loja Fábula. O evento contará com recreadoras infantis para ajudar a criançada a soltar a imaginação. A brincadeira será feita em turmas de até 10 crianças, a partir de 3 anos de idade, com duração de 20 minutos cada, e a participação será por ordem de chegada. 

Serviço:

Shopping Fashion Mall

Toy dog art

29 de setembro a 15 de outubro

De segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 21h

Entrada Gratuita 

 

Oficina Infantil de Customização de Pet

De quinta-feira (12) à domingo (15)

Das 15h às 19h

Local: Pet Lounge, L2

Entrada gratuita

 

Estrada da Gávea, 899 – São Conrado

http://fashionmall.com.br/

Add a comment

Novidades em calçados para o Dia das Crianças

Novidades em calçados para o Dia das Crianças

Tênis com quatro rodinhas e mule são as tendências da Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre 

Quem está em dúvida do que presentear no Dia das Crianças, o Shopping Curitiba descobriu duas tendências em calçados infantis: o tênis com quatro rodinhas e mule, lançamentos da Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre.

Novidade no mercado nacional, a coleção NeoKnit é a linha de calçados de última geração criada pela Marisol S.A para as marcas Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, a primeira empresa infantil do país a desenvolver e criar as peças com 100% de algodão e materiais biodegradáveis. Os tênis Four Fun têm quatro rodinhas nas solas e promete ser a sensação da temporada de Alto/Verão 2017. O solado do calçado traz duas rodinhas com tamanhos diferentes em cada pé, o que faz com que a criança tenha maior segurança e estabilidade. Além disso, as rodinhas são fáceis de manusear e podem ser retiradas para se utilizar o tênis no dia-a-dia.

Outra aposta da marca são as mules, abertas atrás com franjas ou em matelassê, são hit absoluto no verão europeu e prometem repetir o sucesso por aqui. Ícones dos anos 90 voltaram repaginadas também na moda infantil. 

A loja Lilica e Tigor do Shopping Curitiba fica no piso L3. Mais informações no telefone 41 3324 4946.

Shopping Curitiba

Av. Brigadeiro Franco, 2.300

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos