Passeios guiados revelam história e cultura de Curitiba

Passeios guiados revelam história e cultura de Curitiba 

Os patrimônios históricos revelam partes da vida da cidade, como marcos de um passado que se faz presente. Para explorar essa história, o Solar do Rosário organiza o primeiro encontro do "Passeios com História", que faz uma visita guiada pelo Teatro Guaíra. A professora Letícia Geraldi Ghesti coordena o evento, que acontece no dia 14 de março (terça-feira), às 15h. A visita tem 30 vagas, gratuito para os alunos do curso "Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba" e aberto a não-alunos pelo valor de R$ 40. É necessária inscrição na Secretaria do Solar. 

“O objetivo é valorizar o patrimônio histórico e perceber como as pessoas se ligam a isto”, comenta Letícia. “Curitiba tem um grande material histórico que poucos conhecem, muitos prédios tombados contam com visitação e nem todos sabem disso”. Mestranda em Direitos Humanos na PUC-PR, a professora busca discutir o patrimônio histórico. A primeira aula do seu curso no Solar, que acontece no dia 9 de março, é aberto ao público e discute o “Direito à Memória”, trazendo dois arquitetos convidados que falam sobre tombamento e preservação. 

O curso surgiu da percepção de Letícia sobre esta falta de contato do curitibano com sua história. Ministra cursos no Solar do Rosário como “Paris e Seus Encantos”, “A Descoberta da Civilização Francesa” e “Francês Através da Música”. “As pessoas me perguntavam sobre a história da cidade, assim como tinham interesse nas raízes da França e Paris”, comenta Letícia. Com encontros semanais, "Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba" acontece toda quinta das 17h às 18h30, o curso busca discutir as variadas construções curitibanas que marcaram a história da cidade, com edifícios que ultrapassam uma centena de anos. Do Paço da Liberdade, passando pelo Colégio Estadual e a Igreja da Ordem até a Praça Santos Andrade e a Casa Andrade Muricy, o curso valoriza o patrimônio local. O Passeio com História visa ampliar esta discussão histórica enquanto se conhece locais às vezes pouco visitados pelos curitibanos. 

O Passeio com História 

O primeiro Passeio com História inicia às 15h no Solar do Rosário, o conhecido casarão centenário no Centro Histórico da cidade. Inaugurado em 1992 como iniciativa privada focada no desenvolvimento artístico, o espaço abriga uma série de atividades artísticas em suas paredes de referências na arquitetura eclética característica do fim do século XIX. Os participantes seguem a pé até o Teatro Guaíra, próximo ao Solar, em um caminho que valoriza a vista de outros prédios históricos da região. O Teatro Guaíra tem uma história que remonta desde o século XIX, quando se localizava no espaço hoje ocupado pela Biblioteca Pública do Paraná. Reinaugurado nos anos 1950, apogeu econômico do Paraná e época de grande evolução cultural. Assinado pelo engenheiro Rubens Meister, precursor da arquitetura moderna no estado, conta com três auditórios que reúnem grandes apresentações tanto de artistas e grupos artísticos locais quanto nacionais e internacionais. 

Passeios Com História do Solar do Rosário 

Data: 14 de março, terça-feira

Horário: encontro às 15h no Solar do Rosário, saída a pé para o Teatro Guaíra

Investimento: gratuito para alunos do curso “Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba", R$40 para não-alunos - é necessária inscrição na secretaria do Solar.

Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico - Curitiba

Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosário.com.br

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Coletivo Jovem continua com inscrições para capacitação de jovens em Curitiba

Coletivo Jovem continua com inscrições para capacitação de jovens em Curitiba

Após o curso, os jovens poderão ser encaminhados para participação em processos seletivos de grandes empresas parceiras do projeto 

Capacitar jovens de 16 a 25 anos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e conectá-los a novas oportunidades de desenvolvimento profissional. Estes são os principais objetivos do Coletivo Jovem, que oferta 120 vagas para cursos de desenvolvimento profissional e capacitação nas áreas de Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos. 

Presente em mais de 100 comunidades brasileiras, essa iniciativa nasceu em 2009 e é realizada pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com Coca-Cola FEMSA Brasil. No Coletivo Jovem, o aluno é convidado a pensar no seu plano de vida e desenvolver projetos práticos nas comunidades onde vive. A metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional dos jovens, garantindo que escolhas profissionais sejam tomadas de maneira planejada e estejam conectadas com um plano de vida maior. Em sala de aula, o método de ensino abrange não só conteúdos sobre temas e orientações comportamentais, mas também aplicações lúdicas e exercícios práticos, nos quais os alunos conseguem executar a teoria aprendida. 

Para as inscrições, é necessário que os jovens estejam com os seguintes documentos em mãos: duas fotos 3x4, xerox do RG e CPF, comprovante de escolaridade e residência. Se for menor de idade, deve ir acompanhado de um responsável.

Com aulas duas vezes por semana, cada uma com duração de duas horas, a capacitação  acontece até o dia 14 de abril. Ao final desse período, os jovens poderão ser encaminhados para participação em processos seletivos de grandes empresas parceiras do projeto, além das fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil. 

Mais informações pelo site http://www.cocacolabrasil.com.br/institutococacolabrasil ou no telefone 0800-021-2121. 

Confira o Coletivo Jovem mais próximo da sua residência para realizar a matrícula: 

Coletivo Sabará

Rua São Romoaldo, 128 – Cidade Industrial (Curitiba-PR)

Contato: (41) 3329-0975

 

Coletivo Tatuquara

Rua Tenente Coronel Manoel Eufrásio de Assunção, 288 – Tatuquara (Curitiba-PR)

Contato (41) 98488-0083

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Dia a dia escolar: como conviver em um espaço de tensão contínua

Dia a dia escolar: como conviver em um espaço de tensão contínua

Acedriana Vicente Sandi*

O dia a dia escolar se apresenta à maioria dos professores como um espaço de tensão contínua, em que além das discussões sobre questões intelectuais, existem com frequência enfrentamentos pessoais e dilemas disciplinares que atrapalha o trabalho em sala de aula.

Como sabemos, o respeito e a cooperação são condições necessárias para uma gestão democrática em sala de aula. Se bem interpretadas no ambiente escolar, elas impulsionam acordos imprescindíveis entre professor e aluno, esclarecendo as reais expectativas de um em relação ao outro. É o momento de partilhar as responsabilidades pelas decisões relacionadas às rotinas de trabalho pedagógico (o que será feito) e às regras de convivência escolar (como será feito), que Júlio G. Aquino denomina de "contrato pedagógico", assegurado por meio de:

a) Clareza razoável, para os parceiros, quanto aos propósitos da relação;

b) Nítida configuração das atribuições de cada parte envolvida;

c) Rotinas e pautas de convivência conhecidos e respeitados por ambos;

d) Resultados concretos que validem o seu processamento cotidiano.

Esse contrato é gestado no coletivo, corresponsabilizando todos os participantes para que suas cláusulas sejam esclarecidas.

Diferente de um regimento escolar (que é o todo da escola), o contrato pedagógico constitui-se da especificidade de cada sala de aula e, ainda mais, de cada professor – até porque cada objeto de conhecimento requer uma dinâmica diferente de exploração. Para tanto, as cartas precisam ser colocadas na mesa – programa da área, cronograma de atividades, metodologias, formas de avaliação – para que sejam trabalhados concretamente os objetivos que deverão ser perseguidos por todos. As regras poderão, em consenso, sofrer alterações – inclusões ou exclusões de cláusulas, abordando questões, como o que é entendido por respeito, colaboração, responsabilidade, enfim, formas de viabilizar a cidadania na prática. As regras constituídas nesse contrato amadurecem progressivamente, do seu desconhecimento (anomia – ausência de regras) à autonomia. Após o nascimento do contrato, relembrá-lo é função de todos, porém, a implantação e o suporte dos acordos, enquanto rotina do trabalho, está muito mais centrada na figura do professor, que aos poucos vai deixando isso para os outros participantes do processo educativo em sala de aula. Quando esse caminho é traçado e compreendido por todos, consegue-se perceber a real diferença entre anuência (estar de acordo) e obediência (submeter-se).

Como trabalhamos com indivíduos – por definição únicos e com ritmos diferentes de caminhada – sabemos que eles poderão atingir estágios diferentes, em momentos distintos, na compreensão do contrato pedagógico. Não podemos ser ingênuos e acreditar que não haverá transgressões, que deverão ser tratadas no coletivo (em que as regras foram constituídas), para não se tornar algo pessoal – professor/aluno). Trazendo para o coletivo, as transgressões são analisadas como contra o bom funcionamento comum dos trabalhos e contribui para que não ajamos com dois pesos e duas medidas. Aquino faz uma única ressalva: que as sanções não podem, sob hipótese alguma, serem tomadas como mecanismos de exclusão. Por sinal, devem sinalizar o contrário: elas se prestam à inclusão de todos, indiscriminadamente, uma vez que sacralizam uma atmosfera de isonomia e, portanto, de justiça na vivência grupal. O contrato pedagógico não se trata de um ideal, algo que sempre se persegue e nunca se atinge. Esse pacto coletivo de confiança nada mais é do que um conjunto de parâmetros que delineiam as ações do coletivo em prol do bem comum: a efetivação do trabalho educativo – a aprendizagem. 

*Acedriana Vicente Sandi, diretora pedagógica da Editora Positivo, pedagoga, especialista em metodologia de ensino e mestre em engenharia de produção pela UFSC.

 

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Feijoada completa é destaque no Le Dani Restaurant

Feijoada completa é destaque no Le Dani Restaurant

A mesa dos brasileiros costuma ter feijoada como prato principal ao menos uma vez por semana. No Le Dani Restaurant, a brasileiríssima receita ganha um buffet especial aos sábados.  

Para iniciar a refeição e abrir o apetite, a sugestão é o caldinho de feijão seguido por cerca de vinte opções de antepastos. O buffet conta ainda com diversas opções de saladas e cerca de quinze pratos quentes. A feijoada é apresentada dividida em cinco panelas, juntamente com os tradicionais acompanhamentos como arroz, couve refogada, bacon, farofa, banana à milanesa e torresmo. Entre os pratos quentes, o destaque fica por conta da costela recheada, uma receita assinatura do Le Dani que costuma agradar quem visita o restaurante.  

Para completar a refeição, sobremesas assinadas por Sonia Bacelar e caipirinhas especiais como a Le Dani Ice (feita com picolé) e a Le Dani Beer (feita com cerveja) são as opções. Aos sábados, o buffet Le Dani custa R$39,90/pessoa livre ou R$51,90/kg.  

O Le Dani está localizado na Rua Eugênio José de Souza, 1380 – Água Verde, próximo ao Paraná Clube da Av. Kennedy. Informações e encomendas: (41) 3156.4888, (41)3246.4500 e (41) 99836.1666.

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Me dá uma dica, arquiteto?

Me dá uma dica, arquiteto?

Site Decortips é lançado com o intuito de dar pequenas dicas de arquitetura e decoração a preços acessíveis 

Design acessível a todos. Este é o objetivo dos arquitetos Guto e Carolina Biazzetto com a concepção do site Decortips, lançado na última semana. O serviço online disponibiliza ao internauta consultas básicas sobre arquitetura, design e decoração, a preços acessíveis. Tal ferramenta busca tornar as dicas profissionais, comumente solicitadas em rodas de amigos, ou encontros familiares, em algo rentável, valorizado, e, por que não, interessantes para o consumidor que não pretende desenvolver um projeto complexo em seu imóvel. 

O site funciona com atendimento 100% online, onde o cliente deve primeiramente se cadastrar, preencher todos os campos de informação e mandar, por meio da própria página, as fotos e, até mesmo, desenhos dos ambientes que deseja modificar. Após preencher os dados, o pagamento pelo serviço é feito por meio do sistema Paypal, ou via depósito bancário. Em até oito dias úteis ele receberá em seu e-mail um texto explicativo com sugestões das intervenções no espaço e um croqui geral indicando aonde compor os elementos. “Nosso trabalho será baseado na qualidade das informações passadas pelo cliente no formulário do site. A partir dos dados ali inseridos, vamos utilizar nossa experiência e técnica para entregar as soluções mais adequadas para o espaço em questão”, explica Carolina Biazzetto, arquiteta e idealizadora do projeto. 

O site é indicado para todos que querem melhorar um ou mais ambientes de sua casa, de seu escritório, ou qualquer outra edificação. A cobrança da consultoria é feita por ambiente solicitado, ao custo de R$19,90 por espaço. “Quando o cliente paga por essas dicas, mesmo que o valor seja baixo, há um maior comprometimento por ambas as partes, tanto com relação à responsabilidade de resposta pelo profissional, quanto a colaboração do cliente, pois pagando ele se compromete mais”, conta o arquiteto Guto Biazzetto. 

Segundo os idealizadores, o intuito não é o de desvalorizar a contratação de um profissional da área, mas sim, atender um público que não buscaria este tipo de serviço em um escritório especializado. “Iremos formar um divisor de águas entre o cliente que quer fazer um projeto ou precisa de uma assessoria técnica, e a pessoa que precisa de uma dica para uma simples solução, a qual provavelmente não será cliente deste profissional. São duas pessoas diferentes. Quem precisa de uma dica não é o cliente que busca um projeto ou uma assessoria técnica. Ele não pode ou não quer gastar com isso”, acredita a arquiteta Carolina. 

Para acessar o Decortips (dicas de decoração, em inglês), basta digitar no navegador: www.decortips.net . 

Sobre o EB Arquitetura

Formados pelo Politecnico Di Milano e pela Scuola Politecnica di Design, os arquitetos Carolina e Guto Biazzetto, criaram em 2002 o EB Arquitetura, escritório com sede em Curitiba e filiais em Campinas (SP) e Milão (Ita). Com grande foco na sustentabilidade, além de projetos ecologicamente corretos, o EB também oferece consultoria na área e acompanhamento no processo de certificação sustentável de obras. Seus trabalhos combinam o minimalismo italiano ao tropicalismo brasileiro, oferecendo uma mistura interessante aos seus clientes.

Serviço:

 

EB Arquitetura               

Unidade Curitiba (PR)

Endereço: Rua Vieira Dos Santos, 40 - Centro Cívico

 

Unidade Campinas (SP)

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 497 - Cidade Universitária

 

Unidade Milão (Itália)

Via Ugo Foscolo, 35, 20090 - Cusago

 

Site: www.ebarquitetura.arq.br/ 

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