O Boticário e Google se unem em iniciativa sustentável inédita no mundo para auxiliar brasileiros a fazerem o descarte correto de materiais recicláveis   

O Boticário e Google se unem em iniciativa sustentável inédita no mundo para auxiliar brasileiros a fazerem o descarte correto de materiais recicláveis  

O Boticário e Google se unem em iniciativa sustentável inédita no mundo para auxiliar brasileiros a fazerem o descarte correto de materiais recicláveis

Empresas reforçam compromisso com a economia circular por meio de informações de qualidade sobre sustentabilidade para a população

Nesta terça-feira (27), durante o evento Google for Brasil, O Boticário e o Google anunciaram uma parceria inédita para fortalecer a economia circular aos brasileiros. A iniciativa tem como propósito ajudar as pessoas a encontrarem informações atualizadas sobre pontos de coleta de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas proximidades, por meio do Google Maps. Além da localização dos pontos de coleta, também serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um deles, horário de funcionamento e outras informações para facilitar a dinâmica da coleta. Na prática, o público poderá descobrir onde podem entregar diferentes resíduos que têm em casa como eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.

A iniciativa entre as empresas surgiu para atender a demanda de um número cada vez maior da população que vêm procurando saber mais sobre onde reciclar os materiais que utilizam em sua rotina. Dados do Google mostram que esse é o segundo tópico mais pesquisado no tópico de Sustentabilidade no Brasil, atrás apenas dos termos relacionados à mudanças climáticas. Algumas das principais buscas feitas no Google no Brasil estão conectadas aos materiais que podem ser reciclados e aos pontos dedicados à coleta de resíduos.

Para Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário, esse é mais um passo do Boticário no sentido de conscientizar e auxiliar os consumidores a exercitar a economia circular, reforçando a atuação da marca, que agora ganha um parceiro relevante, o Google, para ampliar e facilitar o encontro de quem recicla com os pontos de coleta e, principalmente, com o Boti Recicla. “O cuidado com o meio ambiente e a busca por soluções que minimizem esse impacto são alguns dos nossos principais compromissos e pilares estratégicos de negócio. O nosso trabalho é de agregar como uma grande companhia, além de conscientizar e fornecer ferramentas para que a população esteja cada vez mais engajada com o tema", conta.

A parceria prevê a inclusão de 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o Brasil no Google Maps nos próximos dois meses, incluindo os locais disponíveis do Boti Recicla - maior programa de logística reversa do Boticário em pontos de coleta do setor de cosméticos com mais de 4 mil pontos em todo país -, além de lojas de Quem Disse, Berenice?, Eudora e Tô.que.Tô - marcas do Grupo Boticário que também recebem essas embalagens -, somados a uma base coletada pelo eCycle. O número deve dobrar a partir dos próximos meses e continuar crescendo ao longo da parceria de dois anos entre as empresas, chegando em 10 mil pontos.

Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps termos como “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização. Selecionando o ponto desejado, informações atualizadas aparecerão como o tipo de resíduo que pode ser entregue no local, endereço, horário de funcionamento e telefone, além da possibilidade de salvar o local para visitar depois e traçar uma rota.

“Nós esperamos que essa parceria permita que mais brasileiros possam encontrar locais para reciclar itens do dia a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”, afirma Ivan Patriota, head de parcerias para Google Maps na América Latina. Para Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder do projeto, a parceria com O Boticário mostra o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade. “Há um espaço enorme a ser ocupado pelas empresas brasileiras a partir da geração de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade. Estamos felizes que O Boticário tenha embarcado nessa importante iniciativa com a gente”, completa.
Por meio da parceria com o Boticário, o Google vai adicionar ao Google Maps dados coletados e tratados pelo eCycle, tornando possível a ampliação do número de pontos de coleta de materiais recicláveis em todo o Brasil. O projeto inclui pontos de reciclagem de eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros. Entre os pontos coletados pela eCycle estão organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e lojas, incluindo do O Boticário, que recebem esses materiais para que sejam direcionados ao destino correto para reciclagem.

Boti Recicla: Sustentabilidade real em mais de 4 mil pontos físicos

No Boticário, a sustentabilidade faz parte da essência da marca principalmente com o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em número de pontos de entrega voluntária (PEV) do Brasil no mercado da beleza. São mais de 4 mil pontos espalhados em todos os estados, além da grande rede de venda direta, que recebem embalagens vazias de produtos de qualquer marca do segmento de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal.

Os consumidores entregam esses materiais nesses pontos de coleta, localizados nas lojas do Boticário no Brasil; em seguida, todas as embalagens são encaminhadas para as 14 cooperativas parceiras homologadas, onde realizam a triagem dos materiais recebidos e fazem sua destinação correta.

“Acreditamos em um único caminho para o sucesso responsável: um futuro sustentável e inclusivo, com o propósito de transformar o mundo e impactar positivamente as pessoas por meio da beleza. Sabemos do nosso papel como grande companhia, práticas sustentáveis é uma premissa inegociável e que já faz parte do modelo de negócio da empresa há mais de 46 anos”, finaliza Renata.

Sobre o Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    

Fontes: *Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022; **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022. 

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Espetáculo ‘A Terceira Margem’ está de volta com apresentações nos dias 1º e 2 de julho

Espetáculo ‘A Terceira Margem’ está de volta com apresentações nos dias 1º e 2 de julho

Espetáculo ‘A Terceira Margem’ está de volta com apresentações nos dias 1º e 2 de julho

Com direção geral de Cleide Piasecki e direção musical de Ivan Moraes, a obra reúne música, literatura e teatro

O espetáculo ‘A Terceira Margem’, com direção geral de Cleide Piasecki e direção musical de Ivan Moraes, está de volta, nos dias 1º e 2 de julho, depois de seu sucesso de público e crítica. No elenco, Cleide Piasecki, Leonardo Goulart, Ivan Moraes, Ben Hur Cionek e o coro cênico do espetáculo. Um trabalho concebido para unir e reprocessar num só espetáculo três grandes artes humanas: a música, a literatura e o teatro.

O espetáculo traz ao público o contato direto com clássicas obras da literatura e da música, seus autores e compositores. João Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Manoel de Barros, e a contemporânea Viviane Mossé, entre outros. Já na música tem Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga, Cartola, Giacomo Puccini, Mozart e compositores de diferentes épocas, em uma interação que traz a inspiração, pensamentos e sentimentos de grandes artistas.

“A proposta é a catarse, o momento em que a arte nos atravessa e atua sobre a nossa mente, nossa alma, nosso corpo e nossas emoções”, ressalta a diretora geral, Cleide Piasecki ao completar: “O espetáculo se aprofunda na sensação de ser um tecido de vida com costuras, ajustes e remendos de vivências e memórias. Somos muito em um só”.

Cenário - A cenografia, assinada por Leonardo Goulart e Cleide Piasecki, por meio de cuidadosa pesquisa que deu um lugar de memórias afetivas, no qual três personagens atemporais compartilham suas vivências e lembranças.

Música - A escolha musical do maestro Ivan Moraes, com composições de Villa Lobos, Ennio Morricone, Cartola, Giacomo Puccini, Debussy e outros, empresta ao espetáculo a união perfeita entre a literatura e música. A direção de Cleide Piasecki cuidou para que os textos e interpretações com apelo dramático fossem permeados e temperados pelo humor e a leveza da comédia. A música tem lugar de destaque, embalando e conduzindo o público no caminho do “sentir” e da reflexão sobre a importância da arte em nossas vidas. O diálogo entre a direção musical e a direção cênica foi de leveza, profundidade e harmonia.

Figurino - Marcelino de Miranda assina o figurino que tem como premissa a atemporalidade, o artista em essência. Os tecidos desgastados pelo tempo se fundem ao corpo depurado pelas emoções e tornam-se a própria pele do artista. Um tecido da vida com costuras, ajustes e remendos de vivências e memórias. Somos muitos em um só. Assim foi concebido o figurino, com a costura de Sandra Francisca Canonico e concepção de Cleide Piasecki.

Iluminação - A parceria entre Rodrigo Ziolkowski e Cleide Piasecki vem de longa data. Existe uma afinação e sincronia entre as ideias da direção e a sensibilidade do artista iluminador que fica evidente no es petáculo “A Terceira Margem”. A iluminação do espetáculo captou os momentos de delicadeza, aproximação e intimidade com o público, emoldurando e destacando cada texto, música e atuação sobre o palco.

Elenco - Cleide Piasecki é a diretora geral e atriz do espetáculo. Ivan Moraes, que além de atuar, assina também a direção musical. “A Terceira Margem” conta ainda com o ator e cantor Leonardo Goulart, o pianista Ben Hur Cioneck, o instrumentista Paulo Ignatowicz e a participação do coro cênico do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (NOCC).

Serviço:

“A terceira Margem”

Direção: Cleide Piasecki

Direção Musical: Ivan Moraes

Elenco: Cleide Piasecki, Ivan Moraes, Leonardo Goulart, Ben Hur Cionek e Coro NOCC

Datas: 1º e 2 de julho.2023, às 20h – Teatro Zé Maria em Curitiba

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e meia entrada para classe artística e estudantes

Classificação: 16 anos.

Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e ICAC (Instituto Curitiba de Arte e Cultura)

Apoio: ZIGG Comunicação Corporativa, TMK Eventos Sustentáveis e Rodrigo Ziolkowski (RZ Luz Iluminação)

Instagram: @aterceiramargem_cleidepiasecki

Ingressos: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-a-terceira-margem.aspx

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Junho Vermelho: biologia molecular traz segurança na análise de sangue doado  

Junho Vermelho: biologia molecular traz segurança na análise de sangue doado

No Hemepar, a partir do segundo semestre deste ano, a detecção da Malária no sangue doado será feita por meio do diagnóstico molecular

Durante todo este mês, ocorre o Junho Vermelho, um período de conscientização que simboliza as ações de doação de sangue por todo o Brasil. No Paraná, cerca de 380 mil pessoas precisam de transfusões de sangue anualmente, mas apenas 185 mil são doadoras, segundo dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). O cenário do estado é o mesmo enfrentado pelo país inteiro, tendo em vista que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um país tenha entre 3% e 5% de pessoas doadoras, comparado ao total de sua população. Mas o Brasil tem apenas 1,4%.

As épocas em que os estoques de sangue ficam mais baixos são durante os meses de inverno, nos períodos de férias escolares e feriados. Atualmente, os sangues que mais necessitam de doação nas hemorredes são o O+ e O-. Para manter os estoques estáveis, a orientação da Sesa é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano, pois uma única bolsa pode salvar a vida de até três pessoas.

Desde a doação até chegar na pessoa que irá receber a transfusão de sangue, há diversas etapas. A chefe da divisão de hemoterapia do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Renata Pavese explica os passos. “Após realizada a coleta, a bolsa de sangue segue para o setor de produção, onde será centrifugada e extraídos os seguintes hemocomponentes: concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. É realizada a separação dos hemocomponentes e, após o processo, o sangue fica estocado em ‘quarentena’ aguardando os resultados dos exames laboratoriais que estão sendo realizados em paralelo ao fracionamento. Após liberados os resultados dos exames e os mesmos forem negativos, as bolsas passam para o setor de distribuição e aguardam a solicitação dos hospitais para a liberação para os pacientes”.

Biologia molecular é utilizada em análise de sangue doado

Antes da coleta, o doador responde a um questionário, a fim de identificar possíveis doenças ou condições que impossibilitem a doação, como a realização de tatuagens nos 12 meses que antecedem a doação. “Não há a necessidade do doador realizar qualquer tipo de exame antes de fazer a doação. A grande importância é que esse doador seja sincero nas respostas dadas durante a Triagem Clínica. Isso é fundamental, pois, ao ser verdadeiro em suas respostas, não colocará em risco sua saúde e muito menos do receptor do sangue doado”, ressalta a chefe do setor de Hemoterapia do Hemepar.

Apesar da triagem, alguns exames, que visam à segurança e à saúde do doador e receptor, são realizados. Em todo sangue doado, o Hemepar realiza os seguintes exames: Anti-HIV I/II, Anti-HTLV I/II, Anti-HBc, Anti-HBV, Anti-HCV, Chagas, Sífilis, Tipagem ABO, Fator Rh e Hemoglobina S. Alguns exames são realizados com o uso da técnica de biologia molecular, que possui alta sensibilidade e torna possível identificar a presença de patógenos, mesmo em baixas quantidades, o que não é possível em exames tradicionais.

Os testes de NAT (Teste de Ácido Nucleico) detectam o material genético do agente causador de doença no sangue doado, e não a presença de anticorpos. São utilizados para detectar a presença do genoma viral do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), HCV (Vírus da Hepatite C) e HBV (Vírus da Hepatite B) circulante no plasma sanguíneo. Segundo Renata, a previsão até fevereiro de 2024 é a introdução do NAT para identificação de malária.

O ID8 - Inovação em Diagnóstico é um laboratório focado em análises clínicas e utiliza a mesma metodologia de alguns exames realizados pelo Hemepar. “As técnicas de biologia molecular possuem alta sensibilidade e especificidade, permitindo assim a identificação de quantidades muito baixas do alvo de interesse, gerando resultados rápidos e assertivos. Além disso, os testes moleculares contribuem substancialmente para a diminuição da janela imunológica, período em que um patógeno está presente e pode ser transmitido, porém não é detectável pelos testes laboratoriais convencionais. Dentre os exames obrigatórios que devem ser realizados na amostra do doador, encontra-se o diagnóstico da sífilis. O ID8 disponibiliza uma solução diagnóstica que é capaz de detectar, em uma única amostra, até 11 patógenos causadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis, entre eles a bactéria causadora da sífilis. A incorporação de exames moleculares na triagem de doadores, aumenta ainda mais a segurança transfusional para doadores e receptores de sangue” destaca Patricia Domingues, doutora em biociências e biotecnologia e assessora científica do ID8 – Inovação em Diagnóstico. O laboratório traz toda a precisão, sensibilidade e especificidade do diagnóstico molecular, identificando a presença dos patógenos, até mesmo em casos assintomáticos, aliados a um prazo de resposta curto, em até 24 horas.

Nos bancos de doação de sangue, caso obtenham resultados reagentes, o sangue é imediatamente descartado e o doador convocado para realização de segunda amostra para exames confirmatórios.

Como doar?

O processo para realizar a doação é bem simples, mas alguns requisitos precisam ser preenchidos, como: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar, no mínimo, 51 quilos e estar em boas condições de saúde. Para mulheres, o intervalo de doação é de quatro meses, e para homens é de três. No dia da doação, é recomendado estar descansado e alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o horário agendado. É preciso portar documento oficial com foto.

Ainda de acordo com Renata, o processo de triagem é rápido, e logo em seguida a coleta é feita. “São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames. Após a doação é oferecido um lanche e reidratação oral”, explica a chefe do setor de Hemoterapia.

No Paraná, existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue. Para agendamentos e mais informações, acesse https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue ou https://hemobanco.com.br/site/.

Sobre o ID8 - Inovação em Diagnóstico

Um laboratório de apoio focado no diagnóstico molecular com entrega rápida, oferecendo resultados em poucas horas após o recebimento da amostra, com um fluxo de trabalho operacional os 7 dias da semana. Os serviços vão além do diagnóstico. Metodologias simples e ágeis que reduzem consideravelmente o tempo de entrega do resultado, possibilitando ao paciente a chance de um tratamento mais assertivo e direcionado. Saiba mais em: www.id8diagnostico.com.br

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Risotolândia celebra 70 anos com a primeira edição da corrida Run For Health em prol de comunidades carentes   

Risotolândia celebra 70 anos com a primeira edição da corrida Run For Health em prol de comunidades carentes  

Risotolândia celebra 70 anos com a primeira edição da corrida Run For Health em prol de comunidades carentes

O Grupo Risotolândia, líder no sul do Brasil em refeições coletivas e top 10 no segmento em todo o país, vai comemorar seus 70 anos de história com uma iniciativa especial: a primeira edição da corrida de rua Run For Health. O evento, que será em Curitiba, tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar, ao mesmo tempo em que arrecada fundos para ajudar comunidades carentes de Curitiba e Araucária, cidade da região metropolitana.

A Run For Health acontecerá no dia 12 de agosto, em um sábado à tarde, véspera do Dia dos Pais. Com expectativa de reunir aproximadamente 1000 participantes, a corrida promete ser um momento de celebração, solidariedade e superação. A diversidade de categorias, incluindo infantil, individual, grupos de 5 pessoas e duplas mistas – com percurso de 5 km - permite que pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico participem do evento.

A largada da corrida será na região do Estádio Durival Brito e Silva, o Vila Capanema, no bairro Jardim Botânico.

Principais destaques da Run For Health:

Doações de alimentos: Toda a verba arrecadada com as inscrições, no valor de R$ 90 + taxa administrativa do site, será destinada à compra de alimentos não perecíveis, que serão transformados em cestas básicas para serem doadas a comunidades carentes de Curitiba e Araucária, levando ajuda e nutrição a quem mais precisa.

Kit corrida: Todos os participantes serão contemplados com um kit corrida especial: chip, camiseta, numeração e brindes exclusivos. O local para a retirada dos kits será divulgado em breve, proporcionando praticidade e organização aos corredores, num ambiente de descontração e diversão para já integrar os corredores.

Assessoria especializada: A Run For Health tem assessoria da SPORTION, uma das agências mais experientes no ramo de corridas de rua profissionais, garantindo toda a organização do evento, cronometragem precisa, segurança e apoio durante todo o percurso.

Incentivo à saúde e ao esporte: A Run For Health reforça a importância da prática esportiva como um estilo de vida saudável. A corrida de rua é uma oportunidade para os participantes desafiarem seus limites, conquistarem novas metas pessoais e promoverem o bem-estar físico e mental.

Evento familiar: A data escolhida, véspera do Dia dos Pais, ressalta o caráter familiar do evento. A Run For Health oferece uma experiência única para pais, filhos e familiares compartilharem momentos de diversão, superação e solidariedade. A corrida será um presente especial para celebrar os laços familiares e fortalecer os vínculos afetivos.

"Com o compromisso de tornar a corrida um evento anual em nosso calendário, o Grupo Risotolândia busca reunir cada vez mais pessoas engajadas em transformar suas vidas por meio de hábitos saudáveis. Estamos muito otimistas com evento e com a certeza de que vamos impactar muitas famílias com esta iniciativa", afirma Carlos Humberto de Souza, Diretor Presidente do Grupo Risotolândia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://www.ticketsports.com.br/e/1-run-for-health-36419

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“Obra&Arte”: projeto social idealiza soluções sustentáveis para resíduos da construção civil por meio do design

“Obra&Arte”: projeto social idealiza soluções sustentáveis para resíduos da construção civil por meio do design

“Obra&Arte”: projeto social idealiza soluções sustentáveis para resíduos da construção civil por meio do design

Iniciativa do Instituto A.Yoshii chega à terceira edição com oficinas em parceria com o arquiteto e urbanista Fabrício Roncca. Os colaboradores transformam materiais não utilizados nas obras em itens de decoração e mobiliário

Vergalhões de aço, pastilhas de vidro, madeirite e tubos de PVC: como esses resíduos, tão comuns em canteiros de obras, podem ter outro destino e aproveitamento, que não seja o descarte? A resposta está em uma iniciativa inédita na construção civil, o “Obra&Arte”, projeto do Instituto A.Yoshii que chega à sua terceira edição em Londrina (PR).

Da necessidade de se criar soluções sustentáveis para materiais não utilizados nas obras, surgiu a ideia de ressignificá-los com foco no design. A iniciativa social viabiliza a confecção de pendentes, luminárias, mesas e objetos de decoração, por meio de um trabalho desenvolvido por colaboradores da construtora. A ação já reaproveitou toneladas de materiais e resíduos que seriam descartados.

“Chegamos à terceira edição do projeto que, em anos anteriores, mostrou o quanto este trabalho é relevante do ponto de vista da sustentabilidade, ao reaproveitar resíduos da construção civil que seriam descartados e também do estímulo aos colaboradores que passam a ter um novo olhar sobre esses materiais, tão comuns no dia a dia de trabalho deles, para algo transformador, criativo e funcional”, afirma o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

Instrumento de expressão pessoal

O arquiteto e urbanista Fabrício Roncca será o responsável pelas oficinas do projeto Obra&Arte em Londrina. Formado pela Universidade Estadual de Londrina, o renomado profissional reúne experiência de mais de 20 anos na área de projetos de arquitetura, interiores e design de mobiliário. O arquiteto possui prêmios como Ouro no A´design Award Italia (2019), Prata no A´design Award (2018), Prêmio Salão Design (2018) e Prêmio Museu da Casa Brasileira (2017).

Para ele, a funcionalidade do design também pode estar relacionada às emoções, sensações e outras perspectivas. “É aí que entram nossos valores. O design não é, e não deve ser, apenas uma forma exata de projetar e executar soluções. Ele pode influenciar, transformar e ajudar a construir um novo mundo. Nossos valores, quando compartilhados, são instrumentos fundamentais para essas ações”, diz. Depois de finalizadas, as peças serão expostas em uma mostra de arte.

Oficinas

A edição 2023 do “Obra&Arte” contará com a participação de cerca de 20 colaboradores da construtora, todos voluntários. O primeiro encontro será no dia 22 de junho, com uma palestra de iniciação sobre o projeto.

No dia 1º de julho, a construtora promoverá um workshop para apresentar ao grupo alguns conceitos básicos de design e questões relacionadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. O cronograma da iniciativa inclui mais três oficinas para ensinar e treinar os colaboradores. O projeto é a oportunidade de ampliar a visão de cultura e arte em todos os participantes. “É uma experiência transformadora, que nos possibilita desenvolver diversos talentos. Faz parte do nosso compromisso, agir como agente transformador e manter o olhar sempre voltado para a integração e o desenvolvimento das nossas equipes”, finaliza Aparecido.

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, ao meio ambiente e à cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 16 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e à educação. Em 2022, o Instituto foi reconhecido pelo sexto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: www.institutoayoshii.org.br

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