Síndrome de Down: Livros podem ser aliados no desenvolvimento e aprendizado  

Síndrome de Down: Livros podem ser aliados no desenvolvimento e aprendizado 

Títulos interativos, sensoriais e lúdicos possuem a proposta de servir como ferramenta de estímulo para crianças com com Síndrome de Down 

Celebrado desde 2006, o mês de março é o período de conscientização sobre a Síndrome de Down e, por se tratar de uma doença que causa o atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo e mentais, a Catapulta Editores selecionou quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos servindo como instrumento de estímulo e aprendizado.

Causado pela presença de 47 cromossomos nas células ao invés de 46, como a maior parte da população, a Síndrome de Down, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), afeta cerca de 300 mil pessoas, além de que um a cada 700 nascimentos no Brasil registra um número elevado de cromossomos.

Para Carmen Pareras, diretora da Catapulta Editores no Brasil, os livros podem ajudar as crianças, mas também é necessário que os pais comecem desde cedo introduzir a leitura na vida dessas crianças. “Nós sabemos que o processo não é fácil, mas quando falamos de crianças com Síndrome de Down, é importante ressaltar que os livros os ajudam bastante, principalmente se forem sensoriais e lúdicos. Por isso, é importante que a família introduza os livros desde cedo para além de ajudar no desenvolvimento mental, também auxiliar na criação das habilidades motoras”, explica.

Abaixo, confira os títulos escolhidos para começar a introdução à leitura na rotina das crianças:

Coleção Dedinhos – Com páginas texturizadas, as crianças descobrirão imagens feitas com quadrados, círculos e retângulos criados a partir de impressões digitais. As 6 obras possuem personagens lúdicos que vivem em um mundo de fantasia que combina fotografi­a e ilustração para reconhecer e aprender.

Coleção Toque e Escute – Esta coleção propõe experiências sensitivas às crianças os fazendo sentir como é a pele e quais sons os animais emitem. Com páginas cartonadas a coleção possui 7 títulos para os pequenos explorarem e conhecerem diversos animais.

Coleção Jogar e Aprender – A coleção possui 4 títulos com imagens lúdicas e divertidas que vão ajudar a reconhecerem os objetos, frutas, números e letras através de brincadeiras.

Pequenos Curiosos – Com 9 obras publicadas, a coleção possui páginas coloridas e cenários que se movimentam que além de encantar as crianças ao interagirem com o livro, também ensinarão assuntos como: Roupas, corpo, animais, sentidos e outros.

Todas as opções de livros podem ser encontradas nas principais livrarias do país, tanto em lojas físicas quanto online, além do e-commerce da editora no www.catapultalivros.com.br

Add a comment

Dia Mundial da Água: Marfrig reforça compromisso com a gestão dos recursos naturais  

Dia Mundial da Água: Marfrig reforça compromisso com a gestão dos recursos naturais

Adoção de boas práticas são fundamentais em todo o processo operacional em 100% das unidades da companhia, incluindo a cadeia de valor

A água é um recurso natural essencial, seja como um componente bioquímico de seres vivos ou ainda como meio de vida de várias espécies vegetais e animais. A Marfrig - líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo - entende que o insumo é fonte de vida e fundamental para os processos produtivos do setor. No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a companhia reforça seu compromisso com a eficiência e a gestão deste recurso.

A companhia gerencia o uso da água por meio de uma série de processos e rotinas para garantir as melhores práticas e o consumo consciente. Há ainda um forte trabalho de orientação e incentivo na cadeia de valor para que os fornecedores - diretos e indiretos - adotem medidas alinhadas com os princípios de consumo responsável, minimizando os impactos no meio ambiente. Veja abaixo como é feito o passo a passo:

Medição e monitoramento

Todas as unidades operacionais da companhia realizam medições do volume captado de água, rotinas que seguem as exigências das agências ambientais dos países em que estão.

Tratamento - ETAs

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) estão presentes em 100% das plantas da Marfrig e são adequadas ao tipo de manancial de captação (subterrâneo ou superficial, por exemplo) da região em que estão localizadas. Essa característica permite que o insumo, após tratamento, atenda aos padrões de potabilidade exigidos pelas legislações dos mais de 100 países em que está presente com produtos com origem de carne bovina. A partir das ETAs, a companhia reutiliza a água tratada em alguns processos que não necessitam que o recurso seja potável, como a lavagem de jardins, pátios e vias.

Gestão de riscos hídricos

A companhia também adota tecnologias, ferramentas e processos para analisar a situação hídrica das localidades em que estão as operações. A prática é fundamental para identificar a qualidade e quantidade de água disponível nessas regiões.

Eficiência hídrica

No dia a dia, uma série de medidas são implantadas para promover o uso racional da água, que incluem utilização de equipamentos mais eficientes e bombas de controle de vazão do insumo. As equipes recebem treinamentos para disseminar o uso consciente durante o período de trabalho.

Na cadeia de valor

A Marfrig acredita que um relacionamento engajado com seus fornecedores é fundamental para a adoção de boas práticas. Eles são orientados a utilizar os recursos naturais de forma responsável em suas propriedades e na criação dos animais. Todos esses preceitos estão reunidos em um Guia de Práticas Sustentáveis.

Reconhecimento

Graças ao seu desempenho na gestão adequada dos recursos naturais, a Marfrig é reconhecida pelo Disclosure Insight Action (CDP) - organização que incentiva empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, preservar os recursos hídricos e proteger as florestas. Na última semana, a companhia entrou para a lista que reúne 8% das empresas mais bem avaliadas para o envolvimento de fornecedores sobre mudanças climáticas, com base na divulgação do CDP de 2022.

A Marfrig também é a empresa com melhor avaliação na gestão de recursos naturais (incluindo o quesito segurança hídrica) entre as indústrias de alimentos de origem animal presentes na lista divulgada pela organização no ano passado. Por três anos consecutivos, a companhia está listada no Índice de Resiliência Climática, organizado pelo CDP. 

SOBRE A MARFRIG

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 130,6 bilhões de reais em 2022 e capacidade diária de abate de 30.000 cabeças de bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 247.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 32.000 colaboradores, distribuídos em 32 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Add a comment

Curitiba recebe evento inédito e gratuito sobre liberdade financeira  

Curitiba recebe evento inédito e gratuito sobre liberdade financeira

Leandro Hassum, Fernando Fernandes e Luiz Hota comandam a programação do Revolution, no Espaço Torres, palestra show que vem rodando o mundo 

Quem nunca sonhou em conquistar liberdade geográfica e financeira? Realizar sonhos e ter uma vida tranquila, sem se preocupar exclusivamente com os boletos mensais, é certamente o desejo de muita gente. A chave para alcançar essa liberdade será o tema da primeira edição do Revolution, que reúne um time de peso, no dia 25 de março, em Curitiba. A “showlestra” - uma soma de show com palestra - que internacionalmente ganhou o nome de Tribe Connection, reuniu mais de duas mil pessoas nas cidades de Lisboa e Porto (Portugal) e em Nagoya (Japão). Agora o evento ganha uma programação extensa no Brasil, sob comando do empresário Luiz Hota, fundador da empresa brasileira TradeStars - maior comunidade de operadores financeiros e investidores da América Latina. Junto com ele, o ator e humorista Leandro Hassum e o apresentador e atleta paralímpico Fernando Fernandes discutem o assunto de forma descontraída.

“O Revolution é muito mais do que uma palestra, é uma oportunidade para acionar a alta performance de cada um e entender o que é necessário para ser a sua melhor versão. A educação financeira é o melhor método para isso e o trader e o investimento são ferramentas para alcançar esse objetivo”, explica Luiz Hota, que é investidor e trader profissional e opera ativamente no mercado financeiro há mais de 18 anos, gerando milhões em resultados e ensinando milhares de pessoas no mundo inteiro.

De maneira bem humorada, Leandro Hassum fará provocações em torno da temática com o projeto Pode rir que estou falando sério. O apresentador e importante atleta paraolímpico Fernando Fernandes irá compartilhar suas experiências de vida pessoal e como esportista, instigando reflexões acerca de temas delicados como o ego, a vaidade e o medo de não conseguir, fomentando o engajamento de times e pessoas por meio do próprio exemplo.

Luiz Hota conta sua própria história para provar que a liberdade financeira e geográfica - para morar onde quiser e fazer o que gosta - é uma realidade possível. Formado em odontologia, o paranaense de Maringá iniciou a trajetória profissional em consultórios, mas a rotina como dentista não era exatamente o que desejava como projeto de vida. Por isso, começou a empreender, abrindo uma rede de clínicas odontológicas.

Ao mesmo tempo, passou a estudar sobre o mercado financeiro e deixou definitivamente o mundo da odonto, abrindo a TradeStars, empresa de educação financeira que leva conhecimento a mais de 30 países.

Hota tornou-se um autêntico nômade digital, viajando com a mulher e o filho, enquanto opera e ensina. “Poder divulgar o conhecimento que adquiri e transformar vidas é minha maior satisfação. Milhares de pessoas que já participaram dos eventos da TradeStars pelo mundo encontraram no trade e nos investimentos muito mais que uma forma de ganhar dinheiro: fazem isso de qualquer lugar e ainda alcançaram independência financeira”, ressalta Hota.

O Revolution Curitiba tem entrada franca, mas as inscrições são limitadas. O evento acontece das 12h às 18h, no dia 25 de março, no Espaço Torres Kennedy. As inscrições devem ser feitas pelo site https://eventorevolution.com.br/curitiba/?o=rp

Revolution

O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Palestrante Master: Luiz Hota

Convidados: Fernando Fernandes e Leandro Hassum

Data: sábado, dia 25 de março

Horário: das 12h às 18h

Local: Espaço Torres Kennedy (Av. Presidente Kennedy 2377. Curitiba-PR)

Inscrições: https://eventorevolution.com.br/curitiba/?o=rp

Glossário

Trade - Palavra do inglês que define a operação de compra e venda de ativos (ações) no curto prazo

Trader - O trader é um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado.

Sobre a TradeStars

A TradeStars nasceu no Brasil em 2016 com o propósito de ser a maior empresa educacional do mundo no setor financeiro. Tem mais de 70 mil alunos, em mais de 30 países, e é a maior comunidade de traders e investidores da América Latina.

Add a comment

INCA sedia curso internacional sobre estudo das células de câncer  

INCA sedia curso internacional sobre estudo das células de câncer

Alunos e pesquisadores da América Latina e Caribe conhecerão novas metodologias e aplicações da genômica de células únicas

O curso científico "Single Cell Genomics - Latin America and The Caribbean", que será sediado no Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão abertas até 13 de abril. Promovido e subsidiado pela instituição inglesa Wellcome Connecting Science, a programação deste ano contará com treinamento prático sobre as mais recentes metodologias e aplicações para a análise de ácidos nucleicos (DNA e RNA) de células individuais ou células únicas, fundamental para os estudos de genômica.

O sequenciamento de célula única vem se tornando cada vez mais comum em diversas áreas de pesquisa, sendo usado para estudar muitos aspectos da biologia de um organismo. “Na pesquisa em câncer, as tecnologias de sequenciamento de célula única permitem que os cientistas examinem células individuais dentro de um tumor, fornecendo uma compreensão mais abrangente de seu desenvolvimento e progressão, e ainda possibilitando identificar como os tumores podem ser tratados de forma mais eficaz”, explica Patrícia Possik, pesquisadora do INCA e uma das responsáveis pela organização do curso.

O treinamento será realizado de 28 de julho a 4 de agosto, das 8h30 às 19h, de forma presencial, nos laboratórios da Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPQI) do INCA. A atividade é destinada a cientistas em início e meio de carreira, estudantes de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado de países latino-americanos, que estão envolvidos ou planejam se envolver em pesquisas de células únicas.

Serviço:

Curso científico "Single Cell Genomics - Latin America and The Caribbean

Inscrições: até 13 de abril

Realização: 28 de julho a 4 de agosto

Horário: 8h30 às 19h

Inscrição: https://coursesandconferences.wellcomeconnectingscience.org/event/single-cell-genomics-latin-america-and-the-caribbean-20230728/

Programação: https://coursesandconferences.wellcomeconnectingscience.org/event/single-cell-genomics-latin-america-and-the-caribbean-20230728/

Add a comment

O futuro da área de criação com o uso da Inteligência Artificial  

O futuro da área de criação com o uso da Inteligência Artificial

*Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade na DreamOne

No final de 2022, viralizou nas redes sociais o uso de ferramentas de inteligência artificial específicas para criação de imagens de diferentes estilos, a partir de fotos pessoais. Por meio de um pequeno e simples descritivo de ações e poucos cliques, os usuários conseguiam transformar suas fotos normais em avatares robóticos, animalescos ou antiquados, representados através de ilustrações de nível artístico bastante alto.

Além de servir como uma prova de como a IA está bastante avançada, esse movimento viral acabou reacendendo um alerta que paira há algum tempo na nossa sociedade: o quanto o desenvolvimento tecnológico se tornará uma ameaça ao mercado de trabalho?

Antes de mais nada, não acredito que o desenvolvimento da IA irá substituir de forma integral a participação humana em qualquer atividade. Creio, por outro lado, que esse movimento inevitável e, porque não, irreversível, irá servir como ferramenta fundamental para que seja possível melhorar o nível de qualidade dos produtos e serviços. Digo isso, pois acredito que existe uma fronteira que, além de não ter sido superada até agora, talvez nunca seja rompida pela tecnologia: a criatividade e a inovação.

Na publicidade, por exemplo, há um contexto muito difícil de ser substituído por algum recurso tecnológico. Trata-se do relacionamento humano entre marcas e consumidores. Entretanto, não podemos esquecer que a IA é uma ferramenta capaz de elevar a entrega e a resposta de uma campanha, além de ser importante para aproximar uma marca de seu público.

Com as demandas de marketing digital cada vez mais aceleradas, produzir regularmente conteúdos de alta qualidade se tornou um passo extremamente importante para se manter competitivo no mercado. É aí que essas ferramentas de IA podem auxiliar como, por exemplo, na produção de um texto. Mesmo que não consiga substituir todo o trabalho feito pelos redatores, a tecnologia contribui com a estrutura e a sintaxe desses materiais, deixando o mais atraente e compreensível, sem comprometer o estilo de escrita do autor. No caso de um designer, softwares como o citado logo no início do texto podem ser importantes para construir as primeiras prévias das imagens que serão utilizadas no case, auxiliando o processo de criação de todo o componente visual do produto.

Além desses fatores, podemos ressaltar ainda que o uso do recurso tecnológico também traz novas oportunidades para os profissionais criativos. Com a automatização de tarefas rotineiras, os responsáveis pelos processos mais inventivos terão mais tempo para se dedicar à criação de materiais de alto nível e à experimentação, testando novas técnicas e formatos para o produto.

Neste caso, a tecnologia pode contribuir também para a distribuição das ações publicitárias por meio de um trabalho de identificação de comportamentos e preferências por parte do público-alvo almejado, melhorando assim a compra de mídia. Além disso, algoritmos de IA podem analisar dados em tempo real e ajustar as campanhas de acordo com a necessidade, permitindo elevar as taxas de conversão e um retorno sobre o investimento mais significante.

Vale ressaltar que não vamos deixar de lado as diversas lutas e transformações na criação ao longo das últimas três décadas, como os avanços nas formas manuais de se produzir uma campanha, passando pelos equipamentos de grande impressão, máquinas de escrever ou vetores de imagem, muito pelo contrário. O movimento tecnológico no segmento a partir dos anos 2000, ajudou a Inteligência Artificial a ficar cada vez mais presente nos processos criativos.

Por isso, acredito que a utilização de IA no processo criativo é uma realidade. O uso correto de ferramentas como Chat GPT, que pode ser utilizado pelos planners e redatores conteudistas, e o trio DALL-E, Midjourney e Lensa, para os diretores de arte, pode ser de grande valia para milhares de agências e profissionais na execução de campanhas de comunicação - deixando de ser vista como uma inimiga, mas como uma aliada no processo criativo. Até porque, por mais avançada que seja a tecnologia, a jornada da criatividade ainda é uma qualidade essencialmente humana. Sugiro que estejamos abertos e preparemos nosso caminho para desfrutarmos da melhor forma as novidades que estão por vir em 2023.

*Ricardo Tarza é sócio e diretor de inovação e criatividade na DreamOne. Pós-graduado em gestão, marcas e produtos de multimídia pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, NA agência é responsável direto pela liderança de talentos, gestão, planejamento criativo, marketing digital e coordenação de ações com UX e UI, sempre com intuito de desenvolver estratégias e oportunidades com foco na conversão durante a jornada e experiência do usuário online e offline.

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos