Covid-19 pode causar danos irreversíveis à visão

Covid-19 pode causar danos irreversíveis à visão

Com mais de 14 milhões de casos confirmados e quase 400 mil mortes no Brasil, mesmo com mais de um ano de pandemia, continuam surgindo novas - e preocupantes - descobertas sobre os efeitos causados pela Covid-19. Uma pesquisa realizada por cientistas brasileiros, publicada na revista Ocular Immunology and Inflammation Journal, aponta que a doença pode causar sérias lesões vasculares nos olhos, comprometendo a retina de forma irreversível. O estudo estima que o problema pode afetar até 20% dos pacientes que contraíram a doença de forma mais severa.

As lesões na retina podem sinalizar problemas mais graves, como trombose, por exemplo, que são típicos de doenças inflamatórias infecciosas e que podem ser causadas pelo coronavírus. Porém, ainda não se sabe exatamente como ocorre o desenvolvimento desses problemas, conforme explica o médico oftalmologista especialista em retina e professor de Oftalmologia no curso de Medicina da Universidade Positivo, Carlos Moreira Neto. “Não é possível sabermos se as lesões são causadas pelo coronavírus ou pela reação inflamatória que o vírus ocasiona, no entanto, o principal sintoma é a perda de visão, normalmente de forma súbita. Por isso, os sintomas devem ser avaliados com urgência, para que tenhamos o diagnóstico correto”, alerta.

O professor também chama atenção para outro problema ocular causado pela Covid-19, mas que não tem ligação com as lesões na retina. “É importante saber que o coronavírus pode causar conjuntivite e a lágrima torna-se um meio de transmissão, mas é preciso saber diferenciar esses dois problemas - a conjuntivite pode ser uma manifestação da doença, e as lesões na retina são consequências dela – e podem causar alterações visuais, inclusive a perda da visão, o que é muito mais complexo”, explica.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em universidade.up.edu.br/.

Add a comment

Cultura de inovação valoriza profissionais e é fator de sucesso em transformações empresariais  

Cultura de inovação valoriza profissionais e é fator de sucesso em transformações empresariais

Líderes são peças-chaves para implementar uma cultura de inovação

Cultura de inovação é muito mais do que apenas trazer tecnologias para dentro de uma empresa. É um conjunto de hábitos e valores que estimula a geração de ideias dentro da organização. A promoção da criatividade com maior autonomia a colaboradores é determinante na busca por novas soluções, modelos de negócio e resultados que gerem valor aos clientes.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 86% de 132 organizações entrevistadas acreditam que o incentivo à cultura de inovação em processos internos, operações e soluções é o que irá destacar as empresas para o futuro e o crescimento dos negócios.

"Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, implementar uma cultura de inovação é transformar as organizações, criando novos processos e formas de atender às necessidades dos clientes, se tornando mais ágil e criativo no ambiente empresarial atual", é o que afirma Livia Brandini, CEO e fundadora da Kultua – Peopletech focada em Diagnósticos de Cultura Organizacional e People Analytics.

Mas como construir uma cultura de inovação?

Mudar a cultura de uma empresa é algo que requer foco e pode levar entre 3 e 7 anos, dependendo do porte da organização. O primeiro passo para construir uma cultura de inovação é criar um ambiente em que os colaboradores se sintam confortáveis para dialogar, compartilhar ideias e soluções para melhorar o desenvolvimento da empresa. Trabalhar a mentalidade da liderança é o ponto mais importante para sustentar um clima de segurança psicológica e autonomia que uma cultura de inovação requer. Afinal, gestores devem ser condutores dos processos de transformação empresarial.

Na visão de Brandini, fundadora da Kultua, líderes devem ser capazes de compreender profundamente a cadeia de valor de seus clientes e incentivar seus times a desenvolverem continuamente esse mesmo foco no cliente e em melhoria contínua. Muitas empresas se equivocam ao acreditarem que implementar uma cultura de inovação é modificar o espaço físico, como fez a Google, sem mudar processos internos, tradicionais estruturas hierárquicas e suas antigas métricas de performance. “Contratar soluções ou ferramentas inovadoras que estão disponíveis no mercado, sem antes compreender se elas realmente endereçam os problemas críticos de sua empresa, não garantirá o sucesso na implementação de uma cultura de inovação. Antes disso, é preciso coletar dados que validem os pontos críticos e obstáculos pela ótica de colaboradores, para depois lançar mão de estratégias aderentes à mudança de cultura desejada”, explica.

Outro ponto importante para construir uma cultura inovadora é como as organizações lidam com erros e fracassos. A forma de como as empresas aceitam falhas é determinante para encorajar ou desencorajar pessoas, podendo até mesmo estimular que colaboradores ocultem erros de processos, gerando uma cultura de baixa transparência e baixa performance. “Se a liderança reforça esse tipo de 'blindagem' negativa no ambiente de trabalho e as pessoas começam a ocultar falhas para não se expor, você não consegue identificar rapidamente o problema e perde a eficácia na gestão da sua empresa”, pontua Brandini.

Diagnóstico de Cultura é fundamental para implementar uma cultura de inovação

Antes de começar a implementar uma cultura de inovação, é importante que as organizações realizem um Diagnóstico de Cultura personalizado a partir da escuta de colaboradores, promovendo a transparência necessária sobre o que as pessoas pensam, sentem e melhorem na empresa. Desta forma, as lideranças podem identificar quais são os pontos positivos e negativos da atual cultura instalada e, a partir disso, iniciar ações recomendadas rumo a uma cultura mais inovadora e criativa, de forma mais assertiva e sustentável ao negócio.

“Depois de realizado o Diagnóstico de Cultura, a empresa identifica quais são os pontos positivos que devem ser mantidos e, em contrapartida, também identifica quais são os pontos críticos que devem ser trabalhados. A empresa receberá então um plano de ações priorizadas, com ações estruturais ou pontuais focadas nos resultados obtidos. Com isso, se abre um leque de possibilidades e metodologias que podem ser utilizados para implementar uma cultura de inovação. Inclusive a Kultua oferece ainda uma plataforma que sugere e gerencia rituais de gestão de pessoas personalizados para atingir a cultura desejada pela empresa”, explica Lívia, CEO da empresa.

A plataforma SaaS “Kultua Rituais” tem o objetivo de acompanhar as mudanças de comportamento no dia a dia e gerir rituais de Gestão de Pessoas com People Analytics. Com funcionalidades distintas, a plataforma oferece lembretes de agenda com conteúdos educacionais para gestores, avaliações de rituais e feedbacks com insights de melhorias. “Esses rituais de Gestão de Pessoas, sejam no meio físico ou virtual, são cerimônias ou iniciativas que aproximam as pessoas no trabalho e fomentam alinhamentos e trocas. Algumas empresas, por exemplo, criam comitês e reúnem pessoas com óticas e conhecimentos diferentes para proporem melhorias a um problema crônico. Existem também outros tipos de rituais com finalidades distintas, como feedbacks, mentorias 1:1 e celebrações”, complementa.

Para saber mais sobre como construir uma cultura de inovação, os erros mais comuns e como a liderança pode transformar a cultura das organizações, acesse o link https://bit.ly/podcastculturadeinovacao e escute o podcast de Lívia Brandini, fundadora e CEO da Kultua, da coletânea "10 Vozes femininas que você precisa ouvir para agir" da GoEPIK, startup de Transformação Digital.

Sobre a Kultua

Com o objetivo de transformar as relações e as experiências de trabalho, potencializando culturas que aproximem colaboradores e empresas, a Kultua é uma Peopletech graduada pelo Founder Institute que democratiza o acesso a essa pauta tão estratégica, em especial para empresas em crescimento e que buscam uma cultura forte e positiva. A startup está entre as 10 finalistas do Founder Bootcamps da 500 & Ambev Tech e foi idealizada na 1ª Ideation Week Shell na Fábrica de Startups Brasil. Mais informações, acesse www.kultua.com.www.kultua.com

Add a comment

Dia das Mães: Shopping São José faz sorteio de vales-compras de R﹩ 20 mil e oferece consultoria de imagem

Dia das Mães: Shopping São José faz sorteio de vales-compras de R﹩ 20 mil e oferece consultoria de imagem

Ações vão contar com trabalho de personal shopper e consultora de imagem. Ideia é consolidar o local como centro de compras conectado às tendências de moda e estilo

Em ação de Dia das Mães, o Shopping São José vai oferecer aos clientes duas possibilidades de prêmios. Na primeira, a cada R﹩ 150 em compras, o consumidor concorre a dois vales-compras no valor de R﹩ 10 mil cada, com direito à companhia de uma personal shopper por um período de seis horas. Na segunda, com R﹩ 600 em compras, o cliente ganha uma consultoria individual de imagem e estilo, válida apenas para os 100 primeiros clientes e uma participação por CPF.

"A intenção é marcar a data, tão especial para os consumidores e positiva para o varejo, retribuindo o tanto que eles têm oferecido ao shopping e aos lojistas em um momento tão difícil quanto o atual", informa Talita Dallmann, gerente de marketing do Shopping São José. "Por isso, pensamos em algo único e ao mesmo tempo democrático. O sorteio possibilita a participação de todos, mas traz um prêmio mais personalizado, pois além do valor de R﹩ 10 mil em compras, os ganhadores terão a companhia de uma especialista no momento da compra. E o ‘compre e ganhe’ vem com uma proposta muito personalizada, onde teremos um número restrito de pessoas contempladas, mas que receberão uma experiência, e não apenas um brinde. Serão reuniões individuais de trinta minutos, presenciais ou online, com análise e teste rápido de estilo e tipo físico, truques de styling, combinação de cores, e muitas dicas".

Luciana Gadotti é a consultora de moda escolhida pelo shopping para fazer tanto a função de personal shopper, indicando peças que atendam as necessidades do cliente para compras objetivas e assertivas, quanto a de consultora de estilo. A influencer realiza cursos sobre o uso de cores e estilos a partir das características de cada um para a montagem de looks personalizados. Quem quiser saber mais sobre o trabalho da profissional pode acompanhar o perfil no Instagram @lu.gadotti.estilo.

As ações de Dia das Mães são válidas para as compras realizadas presencialmente e também para as realizadas pela internet, no marketplace do Shopping (vc.shoppingsaojose.com.br) ou pelo whatsapp das lojas, desde que o cliente tenha em mãos a nota fiscal dessa transação. As NF’s das compras realizadas a partir do dia 22/04 estarão aptas para participação na campanha. Porém a troca de NF’s por cupons, só irá acontecer a partir do dia 27/04 até o dia 09/05. E os sorteios acontecerão no dia 10/05.

Os cadastros para participar dos sorteios e compre e ganhe poderão ser feitos de forma online em www.shoppingsaojose.com.br/diadasmaes2021. "Redobramos os cuidados no Shopping para receber nossos clientes, mas também entendemos a necessidade de oferecer o conforto de resolver tudo sem sair de casa, se essa for a vontade da pessoa. Nesse momento delicado, é importante respeitarmos os limites de cada um", acrescenta Talita.

Add a comment

Dia das Mães: ideias de presentes acessíveis  

Dia das Mães: ideias de presentes acessíveis

Opções simples são suficientes para lembrar a data

O Dia das Mães é neste domingo, 8 de maio, entretanto, assim como em 2020, a data chega em um momento de alto número de casos de coronavírus no Brasil, no qual encontros presenciais ainda não são recomendados. Além disso, com a intensificação da crise financeira, diversas pessoas podem não ter um orçamento considerável para presentear a mãe.

Entretanto, não é preciso investir muito dinheiro para encontrar o presente perfeito. Há itens acessíveis que, além de ajudar a mulher, são ideais para passar a mensagem de carinho na data especial. Desde conjuntos de lingerie para o dia a dia até a montagem de um kit de spa exclusivo, existem várias opções econômicas que podem ser entregues por correio ou delivery, evitando exposições durante a pandemia.

Conjunto de lingerie

O segmento de lingerie vai muito além de sutiãs e calcinhas. Apesar de ambos serem úteis e práticos, há uma gama variada de produtos disponíveis para presentear a mãe. A pessoa pode investir também em camisolas e pijamas para a rotina, por exemplo. Tecidos mais sofisticados, com toque de seda, tendem a fazer sucesso.

Quanto às peças íntimas, itens que combinam beleza e conforto são indicados: calcinha caleçon e sutiãs cropped ou cobertura total são opções estratégicas para agradar mulheres de diferentes corpos e estilos.

Livros da lista de desejos

Para mães que adoram ler, uma dica é pesquisar a lista de mais vendidos em livrarias. É possível filtrar a busca por segmentos - autoajuda, romance, biografia, suspense. Após escolher o gênero que mais se relaciona com a pessoa, é mais fácil escolher obras que podem agradar.
Nesse caso, vale também ficar de olho em promoções especiais para comprar mais de um livro de uma vez só. Se o filho ou a filha não tiverem ideia de qual item escolher, há ainda a opção de comprar um cartão presente para que a própria mãe escolha o livro.

Kit de spa

O último ano foi marcado por estresses e inseguranças. Por isso, uma alternativa ideal para presentear não só a mãe, mas qualquer pessoa em uma data especial, é algo que possa fazê-la relaxar e recuperar as energias. Nesse caso, um kit com itens de spa pode ser uma ideia.
É possível montar uma cesta sem gastar muito: alguns itens como hidratantes, sais de banho, máscaras faciais e escalda-pés (que pode ser feito com alguns ingredientes) já são suficientes para montar o presente.

Para auxiliar na criação do kit, a youtuber Maddu Magalhães fez um vídeo em seu canal, com dicas para fazer itens relaxantes em casa:
https://www.youtube.com/watch?v=kXAi5FfoRCE&feature=emb_title

Personalizados

Apostar em itens personalizados também pode ser uma opção econômica. Além de sites próprios que produzem canecas, blusas e cadernos com estampas e fotos que o cliente envia, ainda há como ir até a gráfica mais próxima e solicitar a impressão. Itens mais simples costumam sair por preços menores.

Outra dica que pode ser feita rapidamente é um porta retrato decorado com uma imagem de um momento especial ou um retrato da própria mãe, para lembrá-la de sua beleza. Para tornar mais íntimo, é possível fazer o objeto em casa, com materiais como papelão, colas, tintas e tecidos antigos.

Add a comment

Em ação inédita, Dando Voz ao Coração, APAP/PR e Sotipa se unem para celebrar o Dia das Mães  

Em ação inédita, Dando Voz ao Coração, APAP/PR e Sotipa se unem para celebrar o Dia das Mães 

O projeto é destinado às mães que estão acompanhando os filhos nas unidades de Terapia Intensiva - UTI 

A Associação Dando Voz ao Coração, em parceria com a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR e com a Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná - Sotipa, realizará uma homenagem às mães que estão acompanhando seus filhos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no Dia das Mães, domingo, 9 de maio.

A APAP/PR realizou uma convocatória entre seus associados para produzirem imagens com a temática do Dia das Mães com o título “Para as mães com amor”, que contou com a participação de 17 artistas e 35 obras nas modalidades de pintura, escultura, gravura, desenho e fotografia. Uma comissão de júri selecionou cinco obras para serem impressas em formato de Postal. A comissão foi formada por Fernanda Góss Braga, idealizadora e presidente da Associação Dando Voz ao Coração, Juliane Gequelin Rosa, psicóloga clínica e hospitalar no Hospital Infantil Waldemar Monastier, e Sabine Feres,artista visual, designer e vice-presidente da APAP/PR.

Obras e artistas selecionados: Cristina Schimidh - "Segurança" (Fotografia); Ligia Barros - "Meu Pequeno Príncipe" (Pintura); Marisa Vidigal - "Amor que não se Mede!" (Pintura); Mercedes Brandão - "Pulsar" (Pintura); Mirian Canfield - "Mãe Preta" (Escultura). Além das imagens, frases inspiradas nas obras foram produzidas especialmente para a ocasião.

Foram 787 leitos cadastrados, em 34 hospitais pré-cadastrados que aceitaram fazer parte dessa ação, distribuídos em 21 municípios (Apucarana, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Joinville, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama e União da Vitória).
"Queremos que essas mães entendam que não estão sozinhas. Que elas se sintam acolhidas, mesmo dentro de uma UTI, nesse dia tão especial", ressalta Fernanda Braga, presidente da Associação Dando Voz ao Coração.
No Dia das Mães todas as 35 imagens participantes da convocatória serão divulgadas nas redes sociais das associações @dandovozaocoração e @apap_pr no Instagram.
Sobre a Dando Voz ao Coração - é uma associação sem fins lucrativos, fundada por mulheres que possuem algum tipo de vínculo com a terapia intensiva pediátrica. A associação tem como missão apoiar pais num momento tão delicado que é o de acompanhar seus filhos na terapia intensiva por meio do acolhimento e do amparo às suas primordialidades. Site: https://dandovozaocoracao.org/ Instagram: @dandovozaocoracao.

Sobre a APAP/PR

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há 37 anos vem se destacando como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba” entre outros projetos. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal. Saiba mais em https://www.apap.com.br/.

Sobre a Sotipa

A Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná - Sotipa é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2008. Tem entre os seus objetivos reunir indivíduos e instituições do estado do Paraná diretamente ligados aos problemas do doente grave. Saiba mais em www.sotipa.com.br e @sociedade_medicina_intensiva.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos