Seis motivos para não usar notebook durante home office

Seis motivos para não usar notebook durante home office

Os brasileiros nunca compraram tanto notebooks como agora. De acordo com dados do IDC (Instituto de Desenvolvimento de Consultores), foram vendidos 5 milhões de notebooks e 1,3 milhão de desktops no Brasil, em 2020 - uma alta de 6% no mercado. Segundo o Google Trends, as buscas por “comprar notebook” registraram o índice de 100 pontos entre 31 de maio a 6 de junho de 2020 - o que representa o pico de popularidade. Os números são motivados pela pandemia, que forçou os consumidores a buscarem opções para o ensino remoto e o home office. No entanto, especialistas apontam que o notebook não é o tipo mais adequado de computador para trabalhar por longos períodos.

O mestre em Design Gráfico e professor do curso de Jogos Digitais da Universidade Positivo, Rafael Baptistella Luiz, lista seis motivos para considerar antes de usar o notebook no home office. As razões, que vão das financeiras às tecnológicas, podem ajudar na hora de escolher o melhor equipamento de trabalho.

• Mobilidade

A grande vantagem do notebook, segundo Luiz, é o tamanho e o peso, que permite maior mobilidade. "Isso é justificável para quem viaja bastante ou muda de ambiente de trabalho frequentemente, mas durante a pandemia, em home office, não faz sentido", afirma.

• Preço

Um notebook é mais caro que um desktop, se forem equipamentos de mesmo desempenho. Além disso, os desktops têm uma vida útil média maior que os notebooks, outro fator de economia a médio e longo prazo.

• Estresse e queda de produtividade

O notebook tem o poder de transformar qualquer espaço em ambiente de trabalho. A combinação entre bateria e antena de Wi-Fi não encontra limites dentro de casa e torna o desligar-se das atribuições profissionais mais difícil. Resultado: onde quer que vá, estará trabalhando. O trabalho pode invadir todos os cômodos da casa, o horário de almoço, as horas de descanso e lazer. "Em pouco tempo, isso pode aumentar o nível de estresse, possivelmente provocando, também, uma queda na produtividade. Produzindo menos, será necessário mais tempo no notebook para fazer as mesmas coisas de antes. E isso pode virar uma bola de neve", alerta o professor.

• Manutenção

Abrir o gabinete do desktop é muito mais fácil que com os notebooks. Eles são mais difíceis de manusear, requerem mais equipamentos específicos e, sobretudo, conhecimento. Isso significa que é mais difícil para corrigir, limpar ou turbinar a máquina. Por isso, a assistência técnica especializada em notebooks é mais cara. Os técnicos de computadores de mesa também são mais numerosos, o que barateia a mão-de-obra. Luiz pontua que o desktop traz comodidade e facilidade de reposição de peças em caso de defeitos. “Qualquer problema no notebook, o usuário fica sem o equipamento inteiro, enquanto que no desktop se troca apenas a peça que apresentou defeito, rapidamente", destaca.

• Ergonomia

Um dos maiores impactos negativos do notebook é na saúde. Dependendo da maneira de uso, poderá fazer mal à coluna, vista e articulações. É mais difícil ter uma boa postura usando um notebook porque o formato é naturalmente inadequado para o uso ergonômico por seres humanos. Para reduzir os possíveis danos, o especialista indica um teclado e mouse separados e um suporte, para que a tela fique na altura dos olhos, ou mesmo um outro monitor.

• Tecnologia

O desempenho dos melhores notebooks está abaixo dos melhores desktops. Além disso, os desktops têm a vantagem de serem mais facilmente personalizáveis. Turbinar a máquina com mais RAM, placa de vídeo mais potente, ou trocar o processador depois de um tempo é relativamente mais simples e econômico, em comparação com notebooks.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br.

Add a comment

Especialistas criam mês de conscientização sobre a saúde mental das mães

Especialistas criam mês de conscientização sobre a saúde mental das mães

Maio furta-cor vem no mês em que é comemorado o Dia das Mães para trazer um olhar especial às mulheres que tanto contribuem para sociedade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge de 12 a 20% das mulheres. O quadro mais leve e transitório de depressão, conhecido como “blues puerperal”, chega a acometer cerca de 50% a 80% das mulheres após o parto. No cenário de pandemia em que o mundo está vivendo, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, as mais afetadas emocionalmente neste último ano foram as mulheres, respondendo por 40,5% de sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse. “A precarização da vida como um todo, visível nas triplas jornadas de trabalho, desemprego, informalidade, insegurança social, bem como acompanhar de perto o desenvolvimento escolar dos filhos e preocupação com a saúde da família, transformam-se em gatilhos para desencadear transtornos mentais nas mulheres”, afirma a psiquiatra especialista em psiquiatria perinatal, Patrícia Piper.

Foi pensando em levantar a bandeira em prol da saúde mental materna que a especialista, junto com a psicanalista, Nicole Cristino, também especialista em psicologia perinatal, criaram o Maio Furta-Cor – um mês para conscientizar a população e incentivar que essas mulheres busquem ajuda. “Furta-cor é a cor da maternidade, cuja tonalidade se altera conforme a luz que recebe. Maternidade tem cores: preta, branca, amarela e indígena. As cores da maternidade não se anulam, não são iguais nem formam uma cor só. Suas cores são suas diferenças, na igualdade do direito de ser mãe”, alerta.

“Maternidade precisa de luz, apoio e cuidado, olhar engajado de todos para existir. Sem manuais, sem regulamentos. Levantar a bandeira de uma maternidade furta-cor, livre de tabus e silenciamentos, é promover saúde mental”, complementa a psiquiatra.

“Escolas fechadas, isolamento, reduções salariais, pouca ou nenhuma rede de apoio, conflitos conjugais, violência doméstica, tudo isso tem gerado exaustão, solidão, invisibilidade, desqualificação e culpa, que vêm se expressando diariamente no interior de muitos lares sob a forma de quadros graves de depressão, ansiedade, e até infelizmente, suicídio”, alerta Nicole Cristino. “Queremos levantar a bandeira para que a sociedade pare de cobrar tanto as mães e as ofereça ajuda”, reforça a psicanalista.

A abertura do Maio Furta-Cor será dia 1o de maio, às 21h, por meio do Webinar Maio Furta-Cor. Além disso, durante todo o mês serão realizadas palestras, caminhadas e bate-papos gratuitos para a população. A programação completa com mais informações de como aderir à campanha e quem já faz parte do movimento, está no site: www.maiofurtacor.com.br. Além disso, as especialistas disponibilizam gratuitamente material e arte para confeccionar camisetas com o logo da campanha.

Informações: www.maiofurtacor.com.br e instagram @maiofurtacor

Add a comment

Lênin Palhano lança menu para almoço de Dia das Mães no Obst.

Lênin Palhano lança menu para almoço de Dia das Mães no Obst.

Cardápio exclusivo para a data reúne criações inéditas da equipe, pensadas para proporcionar uma experiência surpreendente até para as mães mais cosmopolitas

Não existe amor mais obstinado que o das mães. Movidos por esse sentimento, o premiado chef paranaense Lênin Palhano e a equipe de seu restaurante Obst. criaram um menu inédito para homenageá-las neste dia 9 de maio, quando o mundo inteiro celebra o Dia das Mães.

Inaugurado há pouco mais de três meses em uma charmosa casa térrea na região central de Curitiba, o Obst. normalmente não funciona aos domingos, mas abre uma exceção nesta data para receber as mães e suas famílias para o almoço, com um cardápio exclusivo para esse dia.

Elaborado coletivamente, método que norteia a proposta criativa e não convencional do Obst., o menu de Dia das Mães reúne novas ideias da equipe e os resultados das constantes pesquisas com ingredientes de altíssimo nível, conduzidas pelos chefs Lênin e Julia Schwabe, seu braço direito na cozinha do restaurante. Ideal para ser saboreado em família, o cardápio é composto por uma sequência de snacks, seguida por pratos principais para compartilhar e finalizado com a indispensável sobremesa.

As mais recentes experimentações da equipe do Obst. com milho crioulo e porco Moura – este último, um ingrediente fixo no repertório de Lênin – estão presentes nos snacks que iniciam o almoço de Dia das Mães. A sequência reúne quatro ousadas combinações de ingredientes, capazes de surpreender até a mamãe mais cosmopolita: Crocante de milho, vieiras tostadas, moela de pato e ovas; Tortilha de milho crioulo, porco Moura, abóbora e lula; Camarão rosa defumado, sunomono e tarê de galinha; e Rosbife, cogumelo e brioche.

Para compartilhar, os dois pratos principais da refeição combinam a complexidade do sabor de iguarias do mar e da terra, mantendo a delicadeza de preparos ancestrais que vão despertar memórias afetivas: Peixe no vapor com molho de moqueca com camarão, arroz negro e cenouras assadas; e Costela de Wagyu com caldo de cebola caramelada, farofa de ovo caipira e maionese de mandioquinha.

Uma Torta de chocolate Cuore di Cacao com creme de caramelo e flor de sal finaliza a experiência, pensada nos mínimos detalhes por toda a família Obst., com o amor e a obstinação típicos de suas próprias mães.

As crianças também foram incluídas na concepção desse almoço especial. Para os pequenos acostumados a sabores mais tradicionais, haverá duas opções de pratos kids, com preço à parte: Nhoque (na manteiga ou à bolonhesa) e Tiras de fraldinha com batata frita.

O Obst. está localizado na Alameda Prudente de Moraes (n.º 983), no Centro de Curitiba. O almoço de Dia das Mães tem menu fixo, custa R$ 290 por pessoa e será servido apenas mediante reservas pelo WhatsApp (41) 98822-2667, com dois horários disponíveis: 12h e 13h30. As opções de pratos kids custam R$ 50. O menu pode ser conferido nos Destaques dos Stories, no Instagram da casa (@obst.lugar). O restaurante opera com toda a segurança e respeito às orientações e protocolos dos órgãos oficiais de prevenção e controle da transmissão da Covid-19.

Add a comment

ABF Rio debate cenário econômico e expansão de Franquias em Café Virtual

ABF Rio debate cenário econômico e expansão de Franquias em Café Virtual

O evento será muito importante para os empreendedores rever as estratégias e aperfeiçoá-las

A pandemia da Covid-19 fez o mundo dos negócios e das franquias se adaptar rapidamente às transformações impostas pelo distanciamento. Por isso, o ano de 2021 tem sido visto com muita cautela. O cenário é desafiador e há muita expectativa sobre como os segmentos devem performar para manter o sucesso dos negócios.

Para debater esse cenário e assuntos do mercado que poderão ajudar no processo de expansão das marcas, a ABF Rio promove no próximo dia 20 de maio, às 10h, o Café com Franquia Virtual com o tema" Expansão de redes de franquias em tempos de pandemia - Prospecção e Repasses". O encontro contará com os especialistas Rogério Gama, diretor de Relações Institucionais da ABF Rio; Jorge Mariano, head de Expansão do Grupo Halipar; Mario Goldberg, diretor Comercial e de Expansão da Taco, e Eduardo Scalise Felix, gerente de Expansão da Chilli Beans.

Segundo a ABF, fatores como o avanço do processo de vacinação da população, como também da agenda das reformas em discussão no Congresso Nacional, a implantação das medidas de ajuste fiscal e o estímulo e a facilitação do acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas oferecem uma perspectiva mais positiva para este ano.

O evento acontece através da ferramenta Zoom, sendo transmitido para os interessados via canal do YouTube ABF Rio. Segundo a diretora de Cursos e Eventos, Maria Beatriz Schwartz, a escolha dos palestrastes deste evento e dos próximos visa a inovar e integrar os associados. O objetivo é, ainda, abordar cada vez mais assuntos de qualidade e aplicáveis ao dia a dia das marcas.

"Nos adaptamos às exigências impostas pela pandemia e agora nossos eventos se tornaram globais. A cada evento vamos trazer redes de visibilidade nacional, integrando todas as regiões para um network de qualidade, com temas atuais e pertinentes ao dia a dia das redes", diz a executiva.

Para o presidente da ABF Rio, Beto Filho, as palestras irão mostrar as grandes mudanças que estão ocorrendo no varejo, como as redes estão se reinventando para expandir e manter o faturamento e o sucesso nos negócios. "O franchising não é uma ilha. Estamos sentindo desde o ano passado os impactos, mas com o trabalho em rede isto está sendo minimizado. Esse bate-papo com grandes nomes do mercado será muito importante para que nossos empreendedores possam rever suas estratégias e aperfeiçoá-las", afirma o presidente.

Serviço:

Café com Franquia Virtual ABF Rio - "Expansão de redes de franquias em tempos de pandemia - Prospecção e Repasses"

Data: 20 de maio de 2021

Horário: 10h

Local: YouTube ABF Rio - https://bit.ly/3u5DfxE

Sobre a ABF Rio

A Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) é uma entidade juridicamente independente e com diretoria própria, ligada à ABF Nacional por filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional. Além dos serviços prestados aos seus associados, a ABF Rio tem a missão de representar, defender, promover e fomentar o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A associação reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. A Seccional Rio dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas e divulgação dos resultados do setor. Mais informações: https://www.abfrj.com.br

Redes sociais:

Facebook: facebook.com/ABFSeccionalRio/

Twitter: twitter.com/ABFRio

Instagram: abf.seccional.rio

Linkedin: linkedin.com/abf-rio

Add a comment

Influenciadores digitais visitam Kangoo Park

Influenciadores digitais visitam Kangoo Park

Na última semana, o Kangoo Park, Vila Guilherme retomou suas atividades após a transição de fase do plano São Paulo. Para comemorar seu retorno, o parque de trampolim recebeu no último domingo cerca de 50 convidados entre influenciadores e pais para uma diversão em família. Dentre os influencers estavam presentes Igor Wehner, Sophia Meneguete, Gigi Gugli, Duda Barros e Giovanna Moreira.

O complexo gigantesco conta com diversas atrações para adultos e crianças, como open jump, long jump, parede de escalada com 9 metros de altura, torre, trampolim, tubbing um radical escorregador de boia que cai na piscina de espumas, airbaig, basket , cardowall, cageball e muito mais. Há ainda opções de grua (máquina de pegar bichinhos), jogos eletrônicos como air game, basquete e simuladores.

Para aqueles que não querem se aventurar há um delicioso e aconchegante café, cadeira de massagem e um amplo salão no piso superior para acompanhar as brincadeiras e tirar fotos.

O Kangoo Park está presente também em Guarulhos, suas unidades funcionam sob rígidos critérios de segurança, contam com monitores treinados e especializados para dar todo suporte aos visitantes. O local segue todos os protocolos da COVID-19 estabelecidos pela OMS - Organização Mundial da Saúde e Vigilância Sanitária.

Os ingressos durante a semana custam a partir de R$35,00 e aos finais de semana R$40,00, estacionamento gratuito. Para mais informações acesse: https://kangoopark.com.br.

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos