Moradores de Barra do Turvo, indignados, "comemoram" três anos sem ponte

Moradores de Barra do Turvo, indignados, "comemoram" três anos sem ponte

Fortes chuvas em 2016 derrubaram a ponte. Estrutura de madeira provisória para dar acesso do município à rodovia, construída na época, já apresenta risco e perigo na travessia. E problema ainda está sem solução

Na primeira quarta-feira de fevereiro deste ano, dia 6, moradores de Barra do Turvo promovem uma festa, com direito a bolo, para “comemorar” três anos da queda da ponte sobre o rio Ribeirão Bonito, um dos principais acessos do município do interior de São Paulo à Rodovia Régis Bittencourt.

Em 2016, fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Ribeira provocaram o incidente. Na época, foi construída uma estrutura provisória de madeira que já apresenta sinais de desgastes e situação de perigo e risco para a travessia de pessoas, animais e veículos.

Em junho de 2017, após protestos e manifestações da população junto à Câmara de Vereadores e prefeitura municipal, foi anunciada pelas autoridades a assinatura do convênio para a construção da nova ponte, mas até o final do ano, o acesso de madeira que era provisório se tornou definitivo.

Em 2018, no mês de agosto, técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem visitaram o local para fazer estudos de viabilidade para a edificação da estrutura. No entanto, o ano acabou e, o problema aparentemente simples, ainda está sem solução.

“É lamentável o descaso. Turistas que estiveram em nossa cidade naquela época e que retornaram anos depois ficam indignados pelo estado precário da ponte e da falta de ações dos governos municipal e estadual para sanar o problema”, afirma Regina Emília Daros, gerente da Pousada João de Barro, uma das mais antigas da região.

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Pizzaria dá pizza doce de cortesia durante os meses de fevereiro e março

Pizzaria dá pizza doce de cortesia durante os meses de fevereiro e março 

Na Pizzaria Boca de Forno, as segundas e terças dos dois próximos meses, na compra de uma pizza grande e um refrigerante dois litros, o consumidor ganha uma pizza média de banana, a especialidade da casa


As segundas e terças dos meses de fevereiro e março na rede de pizzarias Boca de Forno, em Curitiba, estarão ainda mais doces. Na compra de uma pizza grande, de qualquer sabor, e de um refrigerante de dois litros, o cliente ganha uma pizza média no sabor banana, a pizza doce de maior sucesso da casa.

A promoção será válida exclusivamente as segundas e terças dos meses de fevereiro e março, para pedidos com retirada nos balcões ou pedidos feitos pelas plataformas de delivery da rede. Essa ação não é válida para consumo nos salões. A promoção vale nas duas unidades da rede em Curitiba, localizada nos bairros Centro Cívico e Champagnat. Os pedidos delivery podem ser efetuados tanto pelo site da rede quanto por telefone, ou ainda, na Unidade Champagnat, pelo aplicativo IFood.

A ideia da rede é premiar os clientes fiéis da Boca de Forno, oferecendo a sobremesa da refeição como cortesia. A pizza de banana da Boca de Forno é feita do jeito tradicional, com bananas, canela e açúcar, criando aquela casquinha crocante e gostosa, sempre muito elogiada por quem já comeu. No cardápio, a Boca de Forno conta com mais de 50 sabores de pizza, todas elaboradas com ingredientes selecionados. Há ainda a opção de massa integral e a possibilidade de substituir o tradicional queijo muçarela por muçarela de búfala. Completam o cardápio da casa deliciosas opções de calzones e fogazzas, além de contar com bordas recheadas, incluindo a exclusiva borda vulcão, nos sabores catupiry, cheddar ou chocolate.

Serviço:

Pizzaria Boca de Forno

Unidade Centro Cívico

Rua David Carneiro, 205

(41) 3252 3750

Unidade Champagnat

Rua Euclides da Cunha, 1683

(41) 3015 1600

www.pizzariabocadeforno.com.br

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Apenas quatro instituições de ensino de Curitiba recebem selo de qualidade da OAB

Apenas quatro instituições de ensino de Curitiba recebem selo de qualidade da OAB

O selo “OAB Recomenda” - que está na sexta edição - foi concedido na última quarta-feira (30) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a 161 cursos em todo o Brasil. Em Curitiba, apenas quatro instituições de ensino receberam o selo de qualidade: Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo.

O prêmio é concedido a cursos de Direito de todo o país e leva em conta dois critérios: o índice de aprovação nos exames da Ordem e o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesta edição, dos 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, somente 161 foram premiados. O Selo representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil.

De acordo com o secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, que é presidente da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, a premiação alcançou o patamar de guia da educação jurídica brasileira, mostrando para a sociedade as instituições que são destaque na oferta do curso de Direito. “O Selo OAB não tem o objetivo de criar um ranking entre todas as Instituições de Ensino Superior do país. Seu propósito é evidenciar as faculdades com elevado padrão, com base nos resultados obtidos por avaliações fidedignas com o Exame de Ordem Unificado e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”, declarou.

O curso de Direito da Universidade Positivo possui nota máxima (5) no MEC e se destaca pela qualidade e dedicação de seu corpo docente, formado 100% por mestres e doutores. "Além disso, foi o primeiro no Brasil a criar uma incubadora de escritórios de advocacia, que auxilia os profissionais recém-formados a se posicionarem no mercado e obterem prática de gerenciamento e administração", destaca o diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Roberto Di Benedetto. Para ele, o reconhecimento pela segunda vez consecutiva mostra que a universidade está no caminho certo. Atualmente, a Positivo possui cerca de 1.500 alunos matriculados no curso. Nos últimos processos seletivos, o curso de Direito tem sido o mais procurado pelos vestibulandos. Segundo Benedetto, mais de 2.335 profissionais de Direito já foram formados pela Universidade Positivo desde a criação do curso, em 1999. Mais informações em www.oab.org.br.

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Investir em malha viária não vai diminuir congestionamentos em grandes cidades, revela estudo

Investir em malha viária não vai diminuir congestionamentos em grandes cidades, revela estudo

São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba são as cidades mais congestionadas do País; Uninter lança curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade para ajudar cidades a anteciparem soluções

A taxa global de congestionamento do tráfego rodoviário tem aumentado continuamente nas áreas urbanas em todo o mundo e as chances de diminui-lo com melhorias incrementais no trânsito são baixas. É o que revela a 3ª edição da pesquisa The Future of Mobility, divulgada em 2018 pela consultoria americana em mobilidade Arthur D. Little em parceria com International Association of Public Transport (uITP).

Segundo o estudo, realizado em cem cidades, o nível de congestionamento mundial é mais intensamente ocasionado nas grandes cidades (com mais de 800 mil habitantes) e megacidades (que têm mais de 10 milhões de pessoas) do que nas menores. Na América Latina, dez cidades são citadas com alto acúmulo de tráfego, sendo quatro no Brasil: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A pesquisa concluiu ainda que, em países com PIB (Produto Interno Bruto) igual ou acima do nível emergente, a proporção de veículos por quilômetro e o comprimento total da malha viária cresce no mesmo ritmo, impedindo que haja diminuição no volume de tráfego.

Para o coordenador do curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade do Centro Universitário Uninter, Gerson Luiz Buczenko, essas conclusões revelam que a expansão rodoviária já não resulta em efeitos práticos para o descongestionamento das cidades. “As cidades têm limite de absorção. Não adianta investir em capacidade se o volume de veículos nas ruas também aumenta. Foi o que aconteceu na Europa”. Segundo Buczenko, o trânsito ficou tão difícil no continente europeu que individualmente foram surgindo iniciativas de mobilidade urbana e aumento do uso de transportes alternativos, como bicicletas e caronas solidárias.

“Mudar o trânsito exigirá romper com as velhas práticas”

Nos próximos 30 anos, a demanda global de passageiros mais do que dobrará nos grandes centros urbanos, chegando a 120 bilhões de passageiros por quilômetro até 2050, de acordo com a pesquisa realizada pelo International Transport Forum Outlook (2017). O aumento, explica o coordenador do curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade, está relacionado à expectativa do aumento da renda per capita nos países emergentes. “Esse aumento gera um efeito positivo na economia, levando à aquisição de veículos de uso privado, mas negativo em termos de mobilidade”, avalia.

Para Buczenko, é preciso adotar soluções alternativas como incentivo por meio de políticas públicas da chamada “carona solidária”, mais investimento em transporte coletivo de alta velocidade, além de incentivo fiscal para redução de veículos emissores de CO2. “Por enquanto, são medidas consideradas marginais na América Latina, mas vemos com o exemplo da Europa que essas ações se tornarão obrigatórias para que as cidades existam”. Não à toa, a Holanda estipulou até 2030 o prazo para banimento total de veículos movidos a petróleo e diesel. No mesmo caminho, seguem a Noruega (2035), França e Reino Unido (2040).

Gestão do Trânsito e Mobilidade

A partir de 2019, o Centro Universitário Internacional Uninter passa a oferecer o curso de graduação Gestão do Trânsito e Mobilidade, na modalidade a distância. Com duração de dois anos, o curso lança um olhar diferenciado para a constituição do centro urbano, na perspectiva dos direitos humanos, sem perder de vista a importância da relação do ser humano com o meio em que vive. As inscrições vão até 18/02 pelo site uninter.com ou pelo telefone 0800 702 0500.

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Campanha de 120 anos da Ouro Fino traz a natureza como protagonista

Campanha de 120 anos da Ouro Fino traz a natureza como protagonista 

Conceito desenvolvido relaciona a trajetória da marca com saúde e sustentabilidade 

A Ouro Fino, empresa de água mineral natural mais antiga do Paraná, completou 120 anos de história. Para celebrar o marco histórico, a marca - reconhecida como uma das maiores envasadoras de água mineral natural do Brasil – apresenta uma campanha que traz a natureza como protagonista. 

O objetivo da ação, além de celebrar a data, é ampliar ainda mais o reconhecimento da marca no mercado paranaense. A responsabilidade pelo desenvolvimento do conceito da campanha foi a Invente Comunicação e a produtora Blur Motion deu vida para a publicidade. “O desafio do trabalho era criar um conceito para a campanha que chegasse ao consumidor pela da memória, empatia e experiencia com a marca. Para isso, demos voz à protagonista dessa história, a gota d’água, com uma linda poesia e direcionamentos de imagem para o vídeo final. A parceria com a Blur Motion e a Ouro Fino gerou uma nova forma de enxergarmos mais de um século de história”, explica Cristiano Maigue, sócio da Invente Comunicação. 

A coordenadora de marketing da Ouro Fino, Jaqueline Kolberg, comenta que a ação, além de remeter a elementos da estância Ouro Fino, traz consigo a preocupação com a pureza da água, a sustentabilidade e a preservação ambiental. “O resultado traduz a história de 120 anos de uma empresa tradicionalmente paranaense e que está na mesma família há gerações. Atravessar um século é atingir maturidade, se adaptar às mudanças, se modernizar, lutar pela preservação do meio ambiente e valorizar ações sustentáveis e sociais. ” 

Maigue explica que o vídeo traz, de forma leve e natural, os caminhos e obstáculos que a gota percorre enquanto segue o fluxo da natureza. “Um trajeto repleto de história, mas com uma única origem que evidencia a essência da empresa: pura poesia engarrafada. ”. “A cada segundo do filme, novos caminhos se abrem, antigas e novas gerações se complementam e novas história se criam, permitindo que a excelência se estabeleça e novas possibilidades ganhem vida”, completa. 

Junto à gota, os anúncios derivados da campanha ganham a aplicação do azulejo com arabescos portugueses na cor azul, remetendo à memória histórica da fonte de água mineral natural da Ouro Fino, e das hortênsias, famoso cartão postal da Estância Hidromineral Ouro Fino. Além disso, no conteúdo da gota, está presente a araucária, árvore representante da cultura curitibana e do Paraná, demonstrando a característica local e cultural da marca. 

Os elementos trabalhados no selo comemorativo de 120 anos, que assinam todas as peças, remetem a tradição de uma empresa centenária. Peças de layout limpo e moderno traduzem a contemporaneidade da Ouro Fino ao longo das décadas. O intuito é representar de forma simbólica a grandiosidade natural da marca, tendo a natureza como protagonista.

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