Uso da Inteligência Artificial na advocacia revoluciona a prática jurídica

Uso da Inteligência Artificial na advocacia revoluciona a prática jurídica

Uso da Inteligência Artificial na advocacia revoluciona a prática jurídica

Ferramentas tecnológicas aprimoram eficiência e acessibilidade no setor jurídico

A Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversos setores da economia, e o campo jurídico não fica de fora dessa revolução tecnológica. A adoção de ferramentas baseadas em IA vem modernizando a advocacia, tornando-a mais eficiente, precisa e acessível tanto para advogados quanto para clientes. Com a capacidade de processar grandes volumes de dados, identificar padrões e fornecer insights estratégicos, a IA está ajudando escritórios de advocacia e departamentos jurídicos a aprimorarem a qualidade de seus serviços. Além disso, a tecnologia tem o potencial de democratizar o acesso à justiça, tornando as informações jurídicas mais compreensíveis e acessíveis ao público em geral.

A sócia do escritório Assis Gonçalves, Nied e Follador – Advogados, Isabella B. M. Gonçalves Giublin, destaca que, nos últimos anos, o uso da IA na advocacia ganhou destaque com a implementação de softwares capazes de processar e analisar grandes volumes de informações jurídicas. “Ferramentas de automação de tarefas repetitivas, como revisão de contratos e pesquisa jurisprudencial, já são amplamente utilizadas, permitindo que advogados concentrem seus esforços em atividades estratégicas e analíticas, essencial para uma advocacia estratégica e de alto nível. A inteligência artificial está remodelando a forma como lidamos com o Direito. Já não se trata de tendência, mas sim, de uma necessidade. De todo modo, apesar de trazer avanços e maior efetividade no serviço jurídico, a utilização da IA deve ser realizada com cautela, de forma responsável", explica.

Benefícios para advogados e clientes

A Inteligência Artificial proporciona inúmeros benefícios ao setor jurídico, trazendo mais eficiência e ajudando a melhorar a qualidade dos serviços prestados. Além disso, a análise preditiva baseada em dados históricos pode indicar tendências e aumentar as chances de sucesso em casos jurídicos, tornando as decisões mais fundamentadas e precisas. “Outra vantagem importante é o aprimoramento no atendimento ao cliente, já que com assistentes virtuais ou até mesmo a possibilidade de gravar reuniões e transcrevê-las simultaneamente, conseguimos oferecer respostas mais ágeis e personalizadas, garantindo um serviço mais eficiente e acessível", afirma a advogada.

Isabella reforça que a IA representa um avanço significativo para a advocacia, permitindo uma análise mais profunda e rápida dos processos, no entanto, é importante que os profissionais saibam utilizar essas ferramentas com responsabilidade, garantindo que a ética e a segurança da informação sejam sempre preservadas. “A IA não deve substituir o papel do advogado, mas sim potencializar sua atuação, seja na otimização de tempo para exercer tarefas burocráticas, seja para fornecer suporte na condução da tomada de decisões. A tecnologia pode trazer eficiência e inovação, mas é imprescindível que o seu uso seja aliado a um julgamento humano criterioso, sendo vista como um instrumento que complementa a prática jurídica, jamais como um substituto da análise e do raciocínio jurídico", afirma.

Além disso, a advogada destaca que a proteção de dados deve ser uma prioridade para os escritórios que adotam soluções baseadas em IA. "O sigilo profissional e a confidencialidade das informações são primordiais ao se decidir utilizar a IA como ferramenta de trabalho. Lembrando que essa adaptação às novas rotinas de trabalho deve ser feita sempre de forma ética e responsável, mediante fortes políticas de governança", conclui.

Dicas para advogados adotarem a IA de forma eficaz

Para potencializar o uso da IA no ambiente jurídico, recomenda-se:

- Proteção de dados: implementar medidas de segurança digital para assegurar a confidencialidade das informações dos clientes é essencial.

- Governança: quem pode usar, como usar, quais dados podem ser inseridos, utilização de base de dados interna do escritório, recomendações a estagiários...

- Capacitação contínua: os profissionais do Direito devem estar sempre atualizados sobre as inovações tecnológicas e suas aplicações no setor.

- Adoção de softwares especializados: ferramentas que não só automatizam tarefas, mas que ofereçam análises preditivas podem ser um diferencial competitivo no mercado jurídico.

Add a comment
Viagens de incentivo: 90% das empresas com melhor desempenho utilizam programas de incentivo para recompensar e reconhecer funcionários

Viagens de incentivo: 90% das empresas com melhor desempenho utilizam programas de incentivo para recompensar e reconhecer funcionários

Viagens de incentivo: 90% das empresas com melhor desempenho utilizam programas de incentivo para recompensar e reconhecer funcionários

Especialista dá dicas para organizar viagens de incentivo e explica como usar essa estratégia para engajar e motivar equipes

As viagens de incentivo têm se consolidado como uma das estratégias mais eficazes para motivar equipes e fortalecer a cultura organizacional. Empresas que investem nesse tipo de premiação não apenas elevam a produtividade, mas também promovem um ambiente de trabalho mais engajado e colaborativo. Porém para garantir que uma viagem de incentivo seja bem-sucedida, alguns aspectos precisam ser cuidadosamente planejados.

Cintia Michele da Silva, diretora da Invento Incentivo, empresa especializada em turismo de premiação e com uma década de experiência no setor, destaca que viagens de incentivo são ferramentas estratégicas que elevam a produtividade e promovem um engajamento genuíno nas equipes. "Viagens de incentivo são experiências que têm um grande poder de motivação. Elas criam um ambiente de competição saudável, estimulando os colaboradores a superarem suas metas e a se empenharem ainda mais em suas atividades diárias. Não se trata apenas de uma viagem, mas de uma oportunidade única de celebrar conquistas e fortalecer os laços dentro da equipe", explica Cíntia.

De acordo com a diretora, o diferencial para uma ótima experiência em viagens de incentivo é a personalização dos roteiros, que devem ser pensados de forma estratégica para refletir os valores e a cultura das empresas. "O objetivo deve ser proporcionar uma experiência inesquecível, alinhada aos valores da empresa, para que cada colaborador se sinta verdadeiramente reconhecido e motivado. Buscamos que cada viagem se torne um marco na trajetória profissional de cada um, algo que inspire não apenas pelo destino, mas pelo significado que ela carrega", afirma a diretora.

Segundo um estudo da Incentive Research Foundation, 90% das empresas com melhor desempenho utilizam programas de incentivo para recompensar e reconhecer funcionários.

Um exemplo recente é a campanha da Construtora Piemonte, que levará corretores para a Copa do Mundo FIFA 2026 como reconhecimento pelo desempenho em vendas em 2025. A premiação será conquistada mensalmente pelos corretores que baterem as metas, e todos que realizarem a primeira venda de 2025 de um empreendimento da empresa receberão uma camisa licenciada da seleção brasileira. “A campanha foi anunciada em um evento com mais de mil pessoas e uma palestra de Luiz Felipe Scolari. Essa é uma estratégia para engajar, motivar e, principalmente, recompensar os corretores que constroem a história da Piemonte”, afirma a gerente de marketing da Construtora Piemonte, Karine Staben.

“Esse é um ótimo exemplo de como é possível fazer uma campanha que, além de incentivar os colaboradores, oferece visibilidade para a empresa”, comenta Cintia, que dá dicas para organizar viagens de incentivo:

1 - Escolha do destino
O destino deve estar alinhado com os interesses e perfil dos premiados. Opções como eventos esportivos, festivais culturais ou destinos paradisíacos são altamente valorizadas. "Temos observado um crescimento na busca por destinos exóticos, mas também por experiências exclusivas dentro do Brasil, principalmente resorts all-inclusive", destaca Cintia.

2 - Relevância para a empresa e os premiados
A viagem precisa estar conectada à identidade da empresa e ao que ela deseja reforçar em sua equipe. "A escolha deve refletir a cultura da empresa e os valores que ela quer transmitir. Um destino icônico para o setor de atuação ou uma experiência exclusiva faz toda a diferença", explica a diretora.

3 - Planejamento antecipado e logística
Viagens de incentivo exigem planejamento detalhado. Definir datas, orçamento, roteiros e a logística com antecedência é essencial para evitar imprevistos. "Recomenda-se iniciar o planejamento pelo menos um ano antes, garantindo melhor custo-benefício e mais opções de escolha", orienta Cintia.

4 - Considere o cenário global
Aspectos econômicos e políticos podem impactar a viabilidade de determinados destinos. "Destinos mais próximos e de fácil acesso estão sendo cada vez mais escolhidos, considerando fatores como estabilidade econômica e custos de viagem", aponta a diretora.

5 - Documentação e vistos
Certificar-se de que todos os premiados possuem passaportes válidos e providenciar vistos quando necessário é fundamental. "Essa etapa deve ser acompanhada de perto, pois pode gerar atrasos e impedir a participação de colaboradores caso não seja feita a tempo", alerta Cintia.

6 - Melhor época do ano
A sazonalidade influencia diretamente no sucesso da experiência. Destinos de praia, por exemplo, tendem a ser melhor aproveitados na alta temporada para garantir clima favorável, enquanto locais turísticos podem ser melhor aproveitados na baixa temporada, evitando lotação e custos elevados. Além disso, cada destino tem seu charme em diferentes épocas do ano, como por exemplo Gramado no inverno e praias do nordeste no verão, bem como considerar eventos específicos e seus destinos, como o Carnaval do Rio de Janeiro, Festa do Peão em Barretos ou Festa de São João, em Pernambuco.

7 - Personalização da experiência
Oferecer uma viagem exclusiva, com atividades personalizadas, cria um impacto muito maior nos colaboradores. "Cada detalhe faz diferença. Um roteiro com passeios especiais, hospedagem diferenciada e atenção aos gostos individuais dos viajantes tornam a experiência memorável", finaliza Cintia.

Add a comment
Marketing raiz: o segredo para conectar marcas a todas as gerações

Marketing raiz: o segredo para conectar marcas a todas as gerações

Marketing raiz: o segredo para conectar marcas a todas as gerações

A essência do marketing que transcende o tempo e conecta Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha

Em um cenário onde a inovação e a tecnologia avançam rapidamente, muitas empresas se perdem na busca por estratégias complexas e modismos passageiros. No entanto, o que realmente garante o sucesso de uma marca é o chamado marketing raiz, ou marketing estratégico – um conjunto de princípios e estratégias que analisa o mercado, entende o público e desenvolve um plano de ação para atingir os objetivos da empresa.

Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, a essência do marketing sempre será entender o ser humano e se conectar com suas necessidades mais profundas, independentemente da idade ou da geração a que pertence. “Aquilo que chamamos de marketing raiz fundamenta-se em princípios que garantem a conexão da marca com públicos de todas as idades, dos Baby Boomers a Geração Alpha, proporcionando uma abordagem eficiente e atemporal”, explica.

Para alcançar esse objetivo, Burlamaqui afirma que é essencial um conhecimento profundo do público, independentemente da geração, entendendo os desejos, dores e comportamentos do consumidor. “O que muda entre as gerações não é a necessidade de se sentir valorizado, mas a forma como essa valorização é comunicada. A pesquisa de mercado, a escuta ativa e a análise de dados são peças-chave para uma abordagem certeira. O marketing raiz é, portanto, um retorno ao essencial: escutar o consumidor, se comunicar com autenticidade e construir relações verdadeiras”, comenta.

Comunicação e humanização

A comunicação autêntica e humanizada também é fundamental, seja através do digital ou do offline, as marcas que estabelecem um relacionamento genuíno com o público têm mais chances de criar conexões duradouras. "A autenticidade não tem data de validade. Pessoas se conectam com pessoas, não com robôs ou discursos vazios. Além disso, o conteúdo precisa ser relevante e consistente. Independentemente da plataforma, ele deve gerar valor. Os Baby Boomers podem preferir um artigo detalhado, enquanto a Geração Z se engaja mais com vídeos curtos. Mas no fim, o que importa é que a mensagem seja relevante e bem contada", afirma Burlamaqui.

A experiência integrada é outro fator essencial, já que marcas que conseguem oferecer uma experiência fluida, alinhando atendimento, produto e pós-venda, têm mais chances de fidelizar clientes. "Seja no atendimento presencial, nas redes sociais ou no e-commerce, a experiência precisa ser coerente. Ninguém gosta de acumular frustrações ou não ter suas expectativas honradas", destaca o especialista.

Por fim, posicionamento e entregas bem definidos são indispensáveis, pois mais do que vender um produto, é necessário construir uma marca com valores autênticos. " As pessoas compram o que quer que seja, para ter seus desejos e necessidades resolvidos. Independentemente da idade, demandam o equilíbrio entre valor percebido e preço. Se uma marca quiser ser relevante para qualquer geração, precisa abandonar o marketing efêmero e investir em princípios que atravessam o tempo", conclui Burlamaqui.

Princípios do marketing raiz que garantem a conexão da marca com públicos de todas as idades

- Conhecimento profundo do público: independentemente da geração, entender os desejos, dores e comportamentos do consumidor é indispensável. Como explica Burlamaqui, "o que muda entre as gerações não é a necessidade de se sentir valorizado, mas a forma como essa valorização é comunicada". A pesquisa de mercado, a escuta ativa e a análise de dados são peças-chave para uma abordagem certeira.

- Comunicação autêntica e humanizada: seja através do digital ou do offline, as marcas que estabelecem um relacionamento genuíno com o público têm mais chances de criar conexões duradouras. "Autenticidade e gerar valor não tem data de validade. Pessoas se conectam com pessoas, não com robôs ou discursos vazios", pontua o especialista.

- Conteúdo relevante e consistente: independentemente da plataforma, ele deve gerar valor. "A Geração X costuma confiar em fontes tradicionais, como jornais e revistas, enquanto a Geração Y consome intensamente conteúdo digital, especialmente blogs e podcasts. Mas no fim, o que importa é que a mensagem seja relevante e bem contada", afirma Burlamaqui.

- Experiência integrada: as marcas que conseguem oferecer uma experiência fluida, alinhando atendimento, produto e pós-venda, têm mais chances de fidelizar clientes. "Seja no atendimento presencial, nas redes sociais ou no e-commerce, a experiência precisa ser coerente. Ninguém gosta de acumular frustrações ou não ter suas expectativas honradas ", destaca o especialista.

- Posicionamento e Entregas bem definidos: mais do que vender um produto, é necessário construir uma marca com valores autênticos. As pessoas compram o que quer que seja, para ter seus desejos e necessidades resolvidos. Independentemente da idade, demandam o equilíbrio entre valor percebido e preço.", reforça Burlamaqui.

Add a comment
Inclusão: Jockey Plaza Shopping recebe crianças com TEA no Parque Rafa e Luiz

Inclusão: Jockey Plaza Shopping recebe crianças com TEA no Parque Rafa e Luiz

Inclusão: Jockey Plaza Shopping recebe crianças com TEA no Parque Rafa e Luiz

O evento oferece 100 vagas gratuitas, com inscrição pelo PODI

No próximo domingo (6), às 9h, o Jockey Plaza Shopping recebe crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias para uma manhã de brincadeiras e diversão no Parque Rafa e Luiz. O shopping abre mais cedo, com organização diferenciada, sem música e ruídos de limpeza, para receber as famílias.

São 100 vagas gratuitas, que permitem um acompanhante por criança, com uma hora para aproveitar as atrações do parque. As inscrições serão abertas no dia 2 de abril, terça-feira, às 18h, pelo app PODI, disponível em IOS e Android. O shopping oferece um lanche aos participantes após a diversão. Como o parque regularmente tem custo de ingresso e, na ocasião do evento, estará gratuito e restrito a 100 vagas, as inscrições costumam esgotar em poucos minutos, por isso é recomendado que os interessados se programem para acessar o app logo na abertura das vagas.

Inspirado nos conteúdos dos youtubers Rafa e Luiz, que acumulam mais de 28 milhões de inscritos e figuram entre os 10 criadores de conteúdo que mais cresceram no Brasil em 2024, o parque oferece uma experiência única com 22 camas elásticas, tobogãs gigantes e altos, tirolesas, bolas suspensas, túneis, piscinas de bolinhas e de espumas. Localizado na Praça Central do shopping, o espaço conta com mais de 550m², e foi criado exclusivamente pelo Jockey Plaza Shopping em parceria com os influenciadores.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370, e tem estacionamento com valor de R$10, por até 30 min, e R$17 por todo o período de utilização dentro da mesma diária. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. E as operações de alimentação de segunda a sexta, das 10h às 22h, aos sábados, das 10h às 23h, e aos domingos, das 11h às 22h.

Add a comment
Galeria Mundo: Exposição de fotógrafas brasileiras desembarca em Curitiba

Galeria Mundo: Exposição de fotógrafas brasileiras desembarca em Curitiba

Galeria Mundo: Exposição de fotógrafas brasileiras desembarca em Curitiba

Imagens estão expostas na Praça Rui Barbosa, na capital, até dia 07. São cerca de 50 obras de 13 fotógrafas brasileiras contemporâneas 

Na busca por promover um encontro único entre a arte e o público, o projeto Galeria Mundo percorre o País com uma exposição itinerante de 13 fotógrafas, oriundas de dez estados brasileiros. De hoje até dia 07 de abril, a mostra gratuita será apresentada ao público na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, aproximando as artes visuais de pessoas que transitam apressadamente pela cidade. O projeto tem caráter itinerante e seguirá na sequência para Belo Horizonte, Salvador, Goiânia e Belém.

A exposição, idealizada por Raquel Gandra, tem curadoria de Heldi Reale, Ana Vitório e da própria Raquel. Ao todo, serão expostas em torno de 50 imagens na galeria a céu aberto. “Nossa proposta é democratizar o acesso à arte e levar a fotografia para além dos espaços convencionais de galerias e museus. Pretendemos ocupar espaços urbanos abertos, transformando-os em locais de reflexão, encontro e diálogo”, afirma a Diretora artística da Galeria Mundo, Raquel Gandra.

O conceito escolhido para a segunda edição do projeto, já realizado no Rio de Janeiro em 2023, é "Identidade e Território". A proposta é conectar espaços e culturas distantes, promover o reconhecimento de pontos em comum e o respeito às diferenças e especificidades de cada localidade. “A fotografia tem o poder de ampliar fronteiras, fortalecer a empatia e abrir diálogos sobre temas essenciais”, explica Raquel.

A exposição busca destacar a produção de artistas cujos trabalhos abordam de maneira profunda as questões de identidade e território. “Convidamos fotógrafas que apresentam esses conceitos entranhados em suas práticas e proposições estéticas. Além disso, a escolha recaiu sobre mulheres que ainda não estão plenamente inseridas no mercado da arte e da fotografia, com o intuito de dar visibilidade aos seus projetos”, explica uma das curadoras, Ana Vitório.

As fotógrafas que irão compor a mostra são: Cecília Araújo (Goiânia), Joyce Nabiça (Pará), Nayara Jinkinss (Pará), Priscila Tapajowara (Pará), Marina Alfaya (Bahia), Amanda Tropicana (Bahia), Andressa Zumpano (Maranhão), Jéssica Bittencourt (Rio Grande do Norte), Luiza Kons (Paraná), Lou Bueno (Paraná), Dolores Orange (Minas Gerais), Lais Reverte (Espírito Santo) e Salemm (Rio de Janeiro).

Do Paraná, as fotógrafas Luiza Kons e Lou Bueno trazem à luz em suas obras questões que dialogam com a intimidade, as relações familiares e a conexão humana com a natureza, criando imagens que ultrapassam a simples documentação e se aproximam da poética pessoal e do questionamento existencial.

Luiza, com seu trabalho de autorretratos e interações familiares, provoca uma reflexão sobre os conflitos e as angústias de seu universo íntimo, criando cenas que exploram o desconforto e a estranheza da convivência. Já Lou, com sua abordagem sensível sobre os ciclos da vida e a relação com a natureza, utiliza sua experiência como mãe atípica para moldar seu olhar e abordagem. Ambas, cada uma em seu contexto, desafiam a noção tradicional de imagem, levando o público a uma experiência de autoconhecimento e a apreensões em torno da construção do olhar fotográfico.

A potência do olhar feminino

A decisão de incluir exclusivamente mulheres na exposição reflete a necessidade de aumentar a representatividade feminina nas artes. Para a curadora Ana Vitório, o cenário atual é de uma crescente participação feminina, mas com poucas oportunidades. “Iniciativas como a Galeria Mundo são fundamentais para abrir novos caminhos e desafiar a hegemonia masculina ainda predominante no campo da fotografia e da arte”, destaca.

A curadora Heldi Reale destaca que, historicamente, a fotografia foi dominada por um olhar masculino. “Hoje, as mulheres assumem o protagonismo de suas narrativas. Não estamos mais apenas do outro lado da lente, sendo registradas, mas sim construindo histórias, criando ficções e realidades. Acredito que a fotografia feminina na contemporaneidade é uma ‘arte do ajuntamento’, onde, juntas, rompemos barreiras”, pontua.

Acessibilidade e inclusão

Para ampliar o debate e o acesso às obras, a exposição na Praça terá visita guiada para o público surdo, com intérprete de Libras, no dia 4 de abril (sexta-feira), às 16hs. Além disso, as imagens expostas terão recursos de audiodescrição, permitindo que um público mais diverso possa vivenciar a experiência artística.

Mediadores culturais estarão presentes ao longo dos dias para estimular o pensamento e o diálogo com os espectadores.

Programação das oficinas

A curadoria do projeto organizou oficinas gratuitas em diversas linguagens artísticas. Estão confirmadas aulas práticas de Slam Poesia com Leeoni Ventura e a oficina Memórias Imaginadas, conduzida por Maria Mion, na qual os participantes irão mesclar arquivos fotográficos com lembranças e histórias inventadas. As inscrições já estão abertas!

A programação também inclui conversas com fotógrafas e outros convidados (presenciais e online) para promover a troca de conhecimentos e experiências com o público.

Todas as informações sobre a programação e as inscrições para as oficinas estão disponíveis no perfil @interludica, no Instagram.

O projeto Galeria Mundo II faz parte do CIRCUITO BOLSA FUNARTE DE ARTES VISUAIS MARCANTONIO VILAÇA 2023 e possui produção e realização de Interludica e Jurubeba.

Serviço:

Galeria Mundo II – Exposição de Fotografia Feminina

Cidades e datas:

Curitiba (1 a 7 de abril)

Belo Horizonte (9 a 15 de abril)

Salvador (29 de abril a 05 de maio)

Goiânia (9 a 15 de maio)

Belém (21 a 26 de maio)

Acesso: gratuito | Acessibilidade: Intérprete de Libras e Audiodescrição das imagens

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos