Brandformance: a gestão plena da construção de marcas

Brandformance: a gestão plena da construção de marcas 

*Gustavo Macedo 

No mundo em que as comunicações convergem para o digital, a simples contraposição entre estratégias voltadas à promoção de vendas (performance) e estratégias para a construção e fortalecimento de marca não faz mais sentido. Neste ambiente unificado, essas “barreiras” são muito tênues com o consumidor buscando informações sobre determinado tema e já passando a compra, como a situação contrária, ou seja, ao realizar uma compra, buscar referências sobre a empresa ou categoria. Logo, unir essas duas abordagens é fundamental para a sobrevivência no mundo digital. 

É aí que entra o conceito de brandformance, em outras palavras, a aplicação de um mindset de performance a construção e fortalecimento da marca. Em um primeiro olhar, este conceito pode até parecer contraditório – afinal, performance não está ligado a vendas? –, mas na prática funciona muito bem: a partir de dados, estabelecer uma estratégia de construção de marca, definir indicadores aferíveis para esse objetivo específico, executar e medir os resultados com o olhar voltado à aprendizagem. 

A chave deste processo está, justamente, no feedback. Esses dados retroalimentam todo o processo, formando uma metodologia sólida que viabiliza uma gestão muito próxima e palpável de aspectos muitas vezes considerados puramente intangíveis. Certamente, a construção de marca envolve aspectos intangíveis e até subjetivos, mas eles podem ser mensurados, ainda mais agora com a ampla gama de ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado. 

Essa sistemática traz muitas vantagens. Primeiro em termos de custo. Você consegue atingir mais pessoas ou alcançar seus objetivos com o mesmo investimento ou até menos. Isso porque se aprende ao longo da campanha os melhores canais, frequências e especificações para aquele objetivo específico. Ganha-se também na qualidade, tanto em relação a gestão da estratégia digital como um todo – que passa a ter um controle efetivo – como em relação as mensagens. Cada feedback do público é uma oportunidade para aprimoramentos em termos de linguagem, estrutura e formato. Nesse sentido, a utilização de medidas como viability e completion rate ajudam muito a ter uma visão mais precisa da receptividade, ou não, do público às mensagens e linha criativa adotada. 

A terceira vantagem é um desejo antigo dos comunicadores, mas que só agora é viável. O brandformance permite o desenvolvimento de campanhas realmente vivas e flexíveis, características tão necessárias para um contexto em o consumidor e seu ambiente estão em constante e rápida transformação. Esqueçam formatos estaques, agora é a hora da adaptabilidade, mas com direcionamento e bases efetivas para a tomada de decisão. 

O brandformance da margem ainda a um bônus extra: uma maior integração de canais, on-line e off-line. Atualmente, conseguimos medir de fato o impacto de uma veiculação de TV nas redes sociais, por exemplo. Quão valiosas são essas informações para aprimorar a campanha. Já existem modelos que inclusive correlacionam estas ações. É a verdadeira comunicação integrada que é desenha conjuntamente, de forma que um canal potencialize o outro, sempre medindo e acompanhando os resultados. Neste processo, uma dica importante: cuidado aos simplesmente adaptar mensagens para cada canal. Isso não é suficiente, é necessário que a mensagem seja desenhada para aquele meio (logo, conhecê-lo também é fundamental). 

Desta forma, o brandformance permite uma gestão plena da construção de marcas, o que, em última instância também gera leads e alavanca vendas. São poucas as empresas que adotaram e efetivamente praticam esta abordagem, mas o mercado brasileiro tem muito a se desenvolver, gerando grandes oportunidades. 

* Gustavo Macedo diretor de Content & Creative da iProspect Brasil

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Um pedaço da Alemanha em forma da autêntica culinária germânica

Original Munich: um pedaço da Alemanha em forma da autêntica culinária germânica

Restaurante inaugurado há duas semanas oferece buffet no almoço, café da tarde, happy hour e serviço à la carte

O amor pela culinária alemã e a vida no Brasil, transformou esse sentimento em um projeto, o Original Munich, que há duas semanas funciona na Rua Brigadeiro Franco, 920, estrategicamente nos limites entre o Centro, a alameda dos chorões, Batel e Mercês.

Os sócios alemães Gerhard Meier de Nuremberg, Jüergen Wehney de Leutershausen, ambas da região da Baviera e o brasileiro Gerson Marçal, trazem a Curitiba a legítima gastronomia alemã, “como se fosse um pedaço da Alemanha sem releituras dos pratos originais, mas produzidos da mesma forma como se estivesse lá”, explica Meier, que divide o ano entre Brasil e seu país natal.

Depois de aproximadamente dois anos de pesquisas em tradicionais restaurantes de comida típica alemã em Curitiba, cidades do interior do Paraná e Santa Catarina, os sócios têm o objetivo de tornar o Original Munich, um espaço da legítima cozinha germânica.

Os pratos

No menu à la carte da casa são oferecidas quatro entradas, como a salada de salsicha (tiras de salsicha com vinagre de mostarda, preparadas com cebolas e servidas com pão), três sopas, destaque para o caldo com bolinho de carne e fígado, três saladas, três pratos vegetarianos, cinco pratos a base de linguiças artesanais, 10 pratos principais, com carnes bovinas ou suína, e a sugestão da casa é o Knuspriges Schäufel, uma paleta suína pururucada, com bolinhos de batata, repolho roxo e repolho bávaro. São 11 guarnições, além de cinco tipo de sobremesas, entre elas a torta Floresta Negra.

O ticket médio do Original Munich gira em torno de R$ 100 sem bebidas e alguns dos pratos principais servem até duas pessoas. No buffet livre e também com pratos típicos alemães, o valor é de R$ 34,90. Aos sábados é servida a feijoada alemã, com ingredientes e modo de preparo germânico, porém, com carnes nobres e selecionadas ao preço de R$ 39,90 por pessoa. Todos os preços são de caráter promocional e temporário.

E as opções no fim da tarde começa a ser servido lanche, com café, chás, tortas típicas até o happy hour com hambúrguer artesanal, a partir de um bolo de carne feito com linguiça alemã e especiarias, em um pão de centeio de fabricação própria da casa.

O chef alemão Martin Hartmann treina toda a equipe de cozinha do Original Munich, com  ajuda de uma intérprete, para que todo o processo seja o mais autêntico possível, com o feito na culinária alemã.

Além dos tradicionais não alcoólicos, o restaurante oferece chopes  e cervejas artesanais e importadas e não cobra taxa de rolha para vinhos.

Serviço:

Original Munich

Rua Brigadeiro Franco - 920

Telefone (41) 3078-9988

https://www.facebook.com/RestauranteOriginalMunich/

Com estacionamento próprio

Horário: das 12 horas às 23 horas (horário de fechamento da cozinha)

Aceita todos os cartões

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Tra.ja.nar neste final de semana apresenta NovíssimoLouvre!

Tra.ja.nar neste final de semana apresenta NovíssimoLouvre!

Depois de reforma, espaço NouveLouvre – que comemora dez anos - reabre com festa e estreia de marcas no colab 

Os dez anos da marca e do espaço NouvoLouvre no Centro Histórico de Curitiba não poderiam passar em branco. Neste final de semana – sábado e domingo - , a arquiteta e estilista Mariah Salomão reúne marcas parceira, amigos e clientes para mais uma edição da Tra.ja.nar com muita música, moda, design e comidinhas do Coletivo Alimentar – marcando mais uma parceria que acaba de sair do forno! Vai ser um momento de descontração, encontros e aquisição de lindas peças assinadas pelos nossos melhores designers para o final de ano. 

Participam da festa-bazar: NovoLouvre, que lança coleção NovoLouvre Holidays para o fim do ano e também terá arara de liquidação; Rocio Canvas; Choy (lançamento marca nova), Aoli (lançamento marca nova),Stitch, Elyane Fiuza Luxury Bags, Melissa e Peita. 

Além de moda, a Tra.ja.nar terá Si’l vous plat (arte cerâmica da Camila Boneaux), Urban Jungle (moda casa de upcycling, lançamento marca nova),Prédios de Curitiba (livro), Flash Tatoo com Aline Vieira e Marília Branco, Pôsteres do artista Takashi Matsuda para NovoLouvre e Cria Criatura Atelier.

No som a seleção do DJ Guilhermo Vieira que traz os amigos Frank Issamu Maeda, Gabriela Clemente, Ana Guimarães e Eric Chien.

Tra.ja.nar – festa com comes, bebes, música, moda e design

Dias 16 e 17 de dezembro, do meio-dia às 20 horas

NovoLouvre, Rua Trajano Reis, 36

Entrada gratuita

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Réveillon de retiro espiritual com a guardiã das tradições eslavas

Réveillon de retiro espiritual com a guardiã das tradições eslavas

De 29 de dezembro a 3 de janeiro, Ladamira - também conhecida por ser a guardiã da sabedoria feminina - realiza retiro espiritual em São José dos Pinhais 

O momento de reflexão da passagem de ano e de concentração de energias pode ser ainda mais intenso, quando dedicado inteiramente a um retiro espiritual. No Réveillon de 2018, Ladamira, a guardiã das tradições eslavas, realiza, de 29 de dezembro a 3 de janeiro, um retiro espiritual “Felicidade em cada lar”, com o objetivo de proporcionar um ano novo cheio paz e alegrias em família.

O evento acontece na Chácara Cinco Elementos, em São José dos Pinhais (PR). Entre outros propósitos, o retiro pretende modificar a vibração de cada um, para que se possa entrar em um estado positivo, onde pode haver a cura e a proteção energética para o novo ano. Seguindo o que a tradição antiga diz: o jeito que você celebra o Ano Novo é como você passará por ele.

Entre as atividades do retiro estão círculos de oração, cantos, danças, práticas meditativas, workshops, alimentação natural, passeios (trilhas) na natureza, roda de fogueira e outros. Para saber mais sobre a programação do retiro, inscrições e valores, acesse www.globalretreat.com.br.

Sobre Ladamira

Ladamira é guardiã das tradições eslavas e sabedoria antiga feminina e pertence à nona geração por sua linhagem familiar. Há mais de 20 anos Ladamira ajuda as pessoas a se conectarem com a sabedoria feminina por meio das tradições xamânicas, trazendo-lhes cura espiritual. Ela une sua intuição ao conhecimento herdado das antigas práticas xamânicas e ensina um estilo de vida que ajuda as pessoas a levarem uma vida com o coração aberto. Ao todo, já foram mais de 36 países visitados e mais de 30 mil pessoas ajudadas. Para conhecer mais sobre Ladamira, acesse www.ladamira.com.br.

Serviço:

Retiro “Felicidade em Cada Lar” com Ladamira

Data: 29/12 a 3/01/2018

Local: Chácara Cinco Elementos – São José dos Pinhais/PR

Informações e inscrições: www.globalretreat.com.br.

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Animais de estimação e pet lovers são lembrados neste Natal

Animais de estimação e pet lovers são lembrados neste Natal

Empresa do segmento pet cria brinde exclusivo e aposta em produtos diferenciados

Considerada a melhor data para o varejo em faturamento e volume de vendas, o Natal é aguardado com expectativa, principalmente com os sinais de uma gradual recuperação econômica. Uma pesquisa recente, realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aponta que 110,8 milhões de consumidores brasileiros devem presentear alguém nessa data comemorativa. Se os números forem confirmados, a movimentação já será melhor do que no ano passado, quando a projeção foi de 107,6 milhões de consumidores nas lojas. A pesquisa revela ainda que a movimentação no comércio deverá ser de R$ 51,2 bilhões, e que o brasileiro deve comprar entre quatro e cinco presentes, com gasto médio de R$103,83 por item.

Para atrair o consumidor, a aposta é investir em promoções e novidades. Essa premissa vale para todos os segmentos, inclusive o de produtos para animais de estimação. Os pets são considerados membros da família e ganham cada vez mais mimos e participação nos eventos. De olho nesse comportamento, a docg., primeira empresa de vendas diretas de produtos pets, ampliou a variedade da oferta de produtos. Além da conhecida linha de cosméticos de marca própria, foram incluídos novos acessórios, petiscos e brinquedos, além da criação da linha Authentic Life, dirigida a petlovers. “Os brindes criados para as campanhas de dia das mães e dos pais fizeram tanto sucesso que decidimos adiantar nosso projeto de desenvolver produtos dirigidos a quem gosta de demonstrar o amor que sente por seu pet”, revela o sócio da docg., Juliano Cortes.  A nova linha inclui canecas, tigelas, nécessaire, copo e até cachecol.

Confira as principais dicas de presentes, que devem agradar tutores e animais de estimação. 

Para os pets 

1 - Perfumes

A empresa disponibiliza doze perfumes produzidos com fragrâncias da empresa suíça Firmenich e que lembram famosos perfumes para humanos. Em dezembro, quem comprar um perfume, ganha outro que escolher.

2 - Hidratante de Patinhas

Carro-chefe da empresa, o creme composto por D-pantenol, manteiga de Karité e óleo de oliva promove a hidratação das almofadas das patas, cotovelos e focinho dos pets, e é um ótimo presente para o verão.

3 - Brinquedos e petiscos

Considerados eternas crianças, os pets também adoram ganhar brinquedos e petiscos. O catálogo da marca oferece itens das marcas Kong e Ferplast, além de petiscos de marcas como Dingo, Spin e Pet Delícia.

 4 – Acessórios para pets aventureiros

A docg. é representante exclusiva da marca escandinava Eqdog, que produz acessórios para cães que acompanham os tutores nas mais diversas modalidades esportivas. São coleiras, guias e peitorais que proporcionam mais conforto para as aventuras. Também fazem parte da linha tigelas portáteis, peitorais com mochilas para pets, roupa de microfibra que absorve a umidade e seca rapidamente, colete salva-vidas para proteger o cão na água e colete de resfriamento para ajudar a refrescar o animal nos dias mais quentes.

 

Para os petlovers 

1 - Canecas

Para aqueles que se consideram pais de pets, a empresa criou canecas com design diferenciado e dizeres como “Mãe de gato”, “Mãe de cão”, “Pai de gato” e “Pai de cão”.

2 - Conjuntos para tutores e pets

A caneca para humano e bowl para animal, desenvolvidos com o mesmo design e que podem ser personalizados com o nome do tutor e do pet, são uma excelente dica de presente. Há ainda a opção de cachecol com estampa igual para o pet e tutor, mas o presenteado teria que aguardar a mudança de estação para desfilar com seu novo item.

3 - Bola para árvore

A empresa desenvolveu ainda uma bola para árvore de Natal que pode ser personalizada com o nome e foto do pet. Uma lembrança exclusiva para decorar esse símbolo natalino.

Os produtos podem ser adquiridos por consultores de vendas, que atendem aos clientes no local de sua preferência, em pet shops, clínicas veterinárias ou pelo e-commerce www.docgstore.com.br.

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