Família e escola: as duas asas do nosso educando

Família e escola: as duas asas do nosso educando

Jacir J. Venturi*

Pais e professores são como duas asas de um pássaro: se não tiverem a mesma cadência, não haverá uma boa direção para o nosso educando. Família e escola devem ser vasos comunicantes, suprindo-se mutuamente. Pesquisa patrocinada pela Unicef mostra que, para 93% dos jovens brasileiros, a escola e a família são as instituições mais importantes da sociedade. A escola tem um papel primordial na melhoria do sistema educacional brasileiro, mas uma sustentabilidade consistente em qualidade advirá somente com a inserção dos pais no processo de aprendizagem. Sim, a educação brasileira será salva não apenas pelos governantes, ou pelos professores, mas também por uma mudança cultural e de postura dos pais.

Há pais que acompanham o rendimento escolar do filho somente pelo boletim no fim do bimestre. Todavia, o que faziam e fazem os sul-coreanos? Antes de dormir, um dos pais se achega: “Filho, vamos abrir o livro e recordar o que você aprendeu na escola hoje?” Tudo de bom acontece nesse gesto: valorização do estudo, fixação do aprendizado do filho e crescimento intelectual dos pais. Sem falar da interação e da ternura que o momento propicia. E não menos importante: esse encontro amiúde permite aos pais um julgamento honesto da qualidade de ensino da escola.

Em recente visita à Finlândia, uma guia nos dizia que são comuns os protestos em prol da melhoria do ensino. “Mas como, se os finlandeses detêm os primeiros lugares em desempenho nos testes internacionais?”, pergunto, surpreso. “Sim, o resultado é fruto dessa cobrança”, faz-se lacônica a guia. É um círculo virtuoso: a população é bem instruída, colaborativa e cobra dos governantes uma boa educação para os filhos. O raciocínio é elementar: se deixarem de combater as falhas, perderão a excelência do ensino.

No Brasil, todavia, é recorrente e redundante: os nossos indicadores educacionais estão entre os piores do mundo. Com base em dados do IBGE, cerca de 1,7 milhão de jovens entre 15 e 17 anos (16% do total) abandonam a escola por ano, sendo o principal motivo, para 40% deles, a falta de vontade para estudar e o fato de a escola ser “chata”.

Qual o contexto desses alunos? Volto à analogia inicial: um bom voo para o nosso educando necessita de duas asas. Pais que não estimulam os estudos de seu filho representam uma asa ferida. Semelhantemente, asa quebrada é a escola com professores desmotivados ou que repassam conteúdos desconectados com a realidade dos alunos. Ademais, a escola é o espaço não só da aprendizagem, mas também da interação social, manifestação da autoestima, do enlevo e da alegria.

Permita-me um depoimento pessoal: recém-formado em Matemática, fui lecionar numa escola pública da periferia de Curitiba. Deparei-me com o primeiro grande paradoxo: a faculdade havia me ensinado muito de Matemática, mas nada sobre como ensinar Matemática naquela comunidade. Toda escola é uma síntese do meio em que está inserida e, naquele caso, o escoadouro de todos os problemas sociais: violência, furtos, vandalismo, gravidez, DSTs, negligência afetiva e carências de todo o tipo, falta de alimento e higiene, ausência de mesa para realizar as tarefas escolares em casa etc.

Havia sentido ensinar o que era apótema, eneágono? A diretora, proativa e sensível aos anseios, permitiu que os professores negligenciassem parte do conteúdo pedagógico. A contrapartida foi um ensino focado no cotidiano do aluno, por meio de um trabalho interdisciplinar e contextualizado. Paulatinamente, colhíamos alunos mais interessados, participativos e com autoestima. No ano seguinte, o segundo grande paradoxo: não houve continuidade, pois, por iniciativa do Estado, a equipe foi desfeita, pela não efetivação de alguns docentes ou para atender transferências a pedido de políticos.

Apropriadas são as palavras do pedagogo Pedro Demo: “aprender é como parto: é uma coisa linda, mas dói”. Retirar uma comunidade do atraso requer gestores e professores entusiastas, com visão holística e que vivenciem a realidade do aluno. Nenhum país atingiu um bom nível de ensino sem que, em algum momento de sua história, não houvesse uma opção preferencial pela valorização do professor: salário justo, na proporção do mérito e desempenho do docente, é um requisito relevante, mas tão importante quanto é o reconhecimento e o prestígio dessa nobilíssima profissão por parte da sociedade, como o fazem todas as nações com bom desempenho educacional. E o bom professor há de entender que lhe cabe a iniciativa do diálogo, da interação com a comunidade na qual a escola está inserida. Alterar o statu quo de latência, apatia e falta de iniciativa do entorno da escola requer professores e gestores comprometidos, altruístas e respeitados pelas famílias. 

* Jacir Venturi é coordenador da Universidade Positivo, foi professor da UFPR e diretor de escolas.

 

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Hospital Santa Cruz promove Semana da Amamentação

Hospital Santa Cruz promove Semana da Amamentação 

Agosto é marcado pelo Dia Mundial da Amamentação, comemorado no primeiro dia do mês. Para celebrar a data, o Hospital Santa Cruz, de Curitiba-PR, promove a Semana da Amamentação, de 01 a 03 de agosto, voltada para os profissionais da maternidade do Hospital. “O tema é tratado como prioridade pela equipe da instituição, que reconhece o valor fundamental da prática e incentiva mães e familiares a investirem no aleitamento materno. A maternidade do hospital é uma referência para Curitiba e é nosso papel orientar e preparar as mães para a amamentação, com informação e acolhimento”, afirma a Gerente Médica do Hospital, Dra. Maria Inês Ramina. 

O evento especial terá em sua programação palestras sobre a Importância do Aleitamento Materno; a Amamentação do Prematuro, além de capacitação da equipe. Os participantes aprenderão sobre o manejo clínico da amamentação, conhecendo técnicas que facilitam a prática do aleitamento materno e poderão também se aprofundar sobre acolhimento e a habilidade da equipe multidisciplinar em atender a mãe de forma adequada. 

A capacitação faz parte do Projeto Maternidade Segura, do Hospital Santa Cruz. “O objetivo é valorizar a assistência obstétrica, com foco no atendimento humanizado”, explica a enfermeira e Coordenadora da Maternidade do Hospital Santa Cruz, Soraya Ivanki Lima. 

Comitê Pró-Vida

A Semana da Amamentação será aberta com uma reunião do Comitê Pró Vida de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Curitiba, promovido pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria Municipal da Saúde. Na pauta, estará a apresentação de Indicadores de Boas Práticas e de Produtividade da Maternidade e UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz, com a Dra. Maria Inês Ramina, Gerente Médica; e com as enfermeiras Soraya Ivanki Lima, Coordenadora da Maternidade e Paula Bordim, Coordenadora da UTI Neonatal e Berçário. 

Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e é reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Fundado em 1966, é considerado um centro de excelência no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pronto Atendimento e Medicina Preventiva, além da Maternidade. Oferece estrutura privilegiada, equipe médica multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. O Hospital Santa Cruz é referência no serviço de hotelaria hospitalar e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. Em 2017, inaugurou a Embaixada One Health, espaço exclusivo no sul do Brasil para atendimento do plano de saúde premium.

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Positivo comemora 45 anos com campanha que destaca principais valores do Grupo

Positivo comemora 45 anos com campanha que destaca principais valores do Grupo

Ações integradas de comunicação focam na importância do saber, da ética, do trabalho e do progresso

“A educação é o começo de tudo” é o tema da campanha que comemora os 45 anos do Grupo Positivo. Fundado em 1972, com o Curso Pré-vestibular Positivo, o Grupo engloba hoje os principais setores da educação, desde a alfabetização até especialização e pesquisa, além das áreas de cultura, gráfica e tecnologia. A campanha, que mostra como “a educação é o começo de tudo” por meio de imagens humanizadas e histórias de vida, segue online e offline, com comercial em TV aberta e fechada, rádio, anúncios em mídia impressa e exterior, além de hotsite, websérie, redes sociais, eventos e assessoria de imprensa. “Queremos mostrar, por meio dessas ações, como a educação, quando fundamentada em valores sólidos como os do Grupo Positivo, é capaz de transformar as pessoas, a sociedade e, consequentemente, o mundo”, afirma o diretor de Marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes.

“Ao comemorar 45 anos, vamos mostrar com orgulho essa história de trabalho, ética, saber e progresso”, complementa Mainardes. A comemoração segue até o final do ano, com vários eventos paralelos, voltados aos colaboradores, como a exposição Arte no Livro, um show de talentos, um almoço comemorativo e a Copa Positivo de Esportes, além da Corrida Circuito das Estações, que terá o apoio do Positivo em três etapas. “São oportunidades de compartilharmos esse momento histórico com toda a comunidade Positivo e a sociedade em geral”, ressalta o diretor. Todos os públicos estão contemplados na campanha: dos colaboradores aos ex-alunos, dos professores à comunidade.

Institucionalmente, o projeto inclui um livro comemorativo, que mostra a atuação do Positivo por meio de seu valores ao longo desses 45 anos, além de um folder e um vídeo institucional, com foco na apresentação das empresas do Grupo para stakeholders e parceiros de negócios. Como parte das ações comemorativas, o endomarketing tem destaque por meio de eventos especiais e ações de comunicação interna que envolvem todos os colaboradores do Grupo, priorizando suas histórias e sua importância na trajetória do Positivo. “Quisemos que os colaboradores fossem os primeiros a ver os materiais, o filme comercial e a campanha como um todo, principalmente por eles serem os protagonistas do sucesso alcançado ao longo dessa trajetória”, explica a coordenadora de Comunicação Corporativa do Grupo Positivo, Jerussa Ramos.

Nos meios digitais, uma websérie, composta por quatro episódios, mostrará histórias que exemplificam os quatro valores principais do Grupo: o saber, a ética, o trabalho e o progresso. A veiculação será de agosto a dezembro, no Youtube, Facebook, Instagram e grandes portais que comportam publicidade em vídeo. Além disso, foi criado um hotsite onde estarão todas as ações que compõem a campanha dos 45 anos do Grupo. A assessoria de imprensa, assinada pela agência Central Press, vai trabalhar com artigos de opinião que exemplificam como os valores do Positivo estão inseridos no dia a dia de trabalho de suas empresas e colaboradores. Até o fim do ano também serão mostradas à grande mídia histórias de amor, amizade e sucesso que começaram nas salas de aula do Positivo.

Nos meios offline, a campanha publicitária, desenvolvida pela agência Getz, está presente em jornais impressos, mídia exterior em Curitiba, no Aeroporto Afonso Pena e na TV aberta e fechada, em praças de Santa Catarina e Paraná. A campanha conta ainda com um filme no qual o Positivo demonstra, por meio da história de vida de um homem de 45 anos, a trajetória de crescimento, aprendizado e evolução do Grupo.

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Expresso Classique tem edição especial diurna para comemoração do Dia dos Pais

Expresso Classique tem edição especial diurna para comemoração do Dia dos Pais

Programa oferece desconto de 40% aos pais que forem acompanhados dos filhos 

 Está confirmada a edição especial e diurna do Expresso Classique, uma das mais charmosas atrações turísticas da cidade, para comemoração do Dia dos Pais. Ótima opção para quem deseja uma forma diferenciada de festejar a data com conforto e sem filas. O programa une gastronomia e arte ao universo ferroviário e se caracteriza pela originalidade e qualidade dos serviços oferecidos. Com a proposta de resgatar o glamour da década de 30, época de ouro das ferrovias brasileiras, o Expresso Classique proporciona a experiência lúdica de volta no tempo. A edição diurna do programa, que leva o nome de Especial Dia dos Pais no Expresso Classique oferece desconto de 40% para o pai que vier acompanhado dos filhos. 

A charmosa programação é composta por seis sofisticados vagões, um deles inteiramente projetado para a atração. Em plataforma caracterizada à moda da época, os convidados são recepcionados com música ao vivo e podem desfrutar de lounge de dança, charutaria, espaço Kaffe Kantate e refinados ambientes de estar com peças de época da Móveis Mikuska, Boulle, Naturale Tapetes e relíquias da Curitiba Antique Car. O local conta ainda com  exposição de obras de arte de Maria Ines di Bella, Alfi Vivern e aquarelas de Rubens Gennaro. 

Preparado no primeiro vagão cozinha do país, o jantar, ponto alto do programa, é servido dentro do trem. Construída especialmente para o Expresso Classique, a cozinha foi  projetada com base nas rígidas normas de preservação ambiental, boas práticas da gastronomia e equipada com o que há de mais moderno no mercado.  Sob comando dos chefs Alexandre Korman e Alessandro Berezoski, o programa conta com cardápio temático exclusivo, cervejas artesanais da premiada cervejaria Bodebrown e vinhos da adega Casa da França.

Os cuidados com cada detalhe e a busca pela perfeição fazem do Expresso Classique uma experiência diferenciada.  Os lugares, dentro dos  vagões, assim como o cardápio, são previamente escolhidos pelos clientes de forma a garantir eficiência e agilidade no serviço de primeira classe.

O Expresso Classique tem o valor de R$ 279 por pessoa e no Especial Dia Dos Pais também incluirá refeição completa no almoço (couvert, entrada, sequência de dois pratos principais e sobremesa), com atendimento de primeira classe, exclusivamente, por meio de compras antecipadas. Vagas limitadas. 

Reservas e mais informações podem ser obtidas no telefone: (41) 3888 3488 ou www.serraverdeexpress.com.br. A Serra Verde Express também oferece um canal rápido e prático de atendimento via WhatsApp pelo número  (41) 8867-8022. 

Serviço:

“Expresso Classique- Especial Dia dos Pais”

Data- 13/08

Horário- 12h30

Local- Estação Rodoferroviária de Curitiba

Valor- R$ 279 por pessoa. Descontos: 40% para o pai que estiver acompanhado dos filhos/ 50% para crianças de até 10 anos.

Inclui- almoço completo e atendimento. Não inclui bebidas.

Reservas e compras- (41) 3888-3488/ www.serraverdeexpress.com.br

Sobre a Serra Verde Express

A Serra Verde Express detém a concessão federal da ferrovia Paranaguá - Curitiba desde 1997. Em vinte anos de trabalho, incrementou o turismo ferroviário do Paraná e se tornou uma das mais importantes operadoras de trens turísticos do Brasil. É considerada, hoje, referência no setor em todo o mundo e administra o único trem de luxo nacional.  Anualmente, cerca de 200 mil pessoas passeiam nos trens operados pela empresa. Além do turismo ferroviário, a Serra Verde Express oferece city tour, pacotes turísticos, serviços de transfer, receptivo e eventos. Para garantir a satisfação dos visitantes a empresa investe periodicamente em melhorias, treinamentos de colaboradores e na preservação do meio ambiente.A Serra Verde Express pertence à Holding Higi Serv e tem como diretor geral Adonai Aires de Arruda Filho. O executivo é presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), presidente do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e vice-presidente do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba. Mais informações: www.serraverdeexpress.com.br.

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Gim e CASACOR Minas: mistura é sucesso garantido

Gim e CASACOR Minas: mistura é sucesso garantido

A bebida da moda nos lugares mais descolados da Europa vai ganhar um bar exclusivo na CASACOR Minas 2017 

Seguindo a onda dos bares europeus e de alguns endereços exclusivos de São Paulo, Belo Horizonte vai ganhar o primeiro bar de gim da cidade. Batizado de Ginger, ele é o resultado da parceria entre o diretor de relacionamento da edição mineira da mostra, Eduardo Faleiro, o chef Felipe Rameh e o empresário André Sá Fortes, o Dedé. Ele será inaugurado na CASACOR Minas e a proposta é que seja eterno enquanto dure. A ideia é que o bar seja itinerante quando a mostra acabar: “É para durar enquanto for legal e é itinerante apenas por que depois da CASACOR, vai ocupar outros espaços”, explica Eduardo Faleiro, diretor do evento. 

Muito mais que um bar que vai celebrar essa bebida dinâmica e sofisticada, o Ginger vai oferecer algo inédito: o gim da casa. Ele será produzido em um alambique instalado dentro do próprio bar, que também vai oferecer outros rótulos importados da bebida. 

Na parte interna, o porão do casarão onde será realizada a CASACOR Minas, além do alambique funcionando a pleno vapor, o Ginger ainda contará com o Ginger Lab,  um laboratório que oferecerá aulas experimentais para quem busca ir além do drink do dia, se aventurando na experiência de criar o próprio coquetel. Nesse pequeno espaço, com capacidade para 20 pessoas, ambientado com sofá e algumas mesinhas, haverá ainda uma cozinha aberta, onde as porções serão preparadas ao vivo. “Afinal, bons drinks merecem bons acompanhamentos”, enfatiza Eduardo. Ele explica ainda que serão servidas “comidinhas do tipo que você pode comer em pé”. Tudo muito simples, não fosse a assinatura dos petiscos, a cargo do experiente e premiado Felipe Rameh, um dos chefs mais celebrados da cidade. 

Aliás, essa é uma pegada interessante do Ginger: o requinte está na qualidade do que é oferecido, no ambiente bem pensado e no perfeccionismo do atendimento.  Com uma infraestrutura dotada de soluções simples, o bar se estenderá à área externa da CASACOR, com mobiliário contemporâneo espalhado pelo jardim, com capacidade para cerca de 60 pessoas. Será um bar aberto para a cidade, ou seja, para freqüenta-lo, não será necessário adquirir um ingresso da CASACOR. 

Como se não bastassem tantas atrações, o Ginger traz ainda duas propostas que o público costumam ser certeiras: boa música e preços acessíveis. 

Gim com cara de Brasil 

O Ginger não será “apenas” o primeiro bar de gim de Belo Horizonte. Seu projeto é ainda mais audacioso: será o primeiro bar de gim que produz a própria bebida, para oferecer o “gim da casa”. 

Para que a vontade se concretizasse, a parceria com o empresário André Sá Fortes foi exponencial. Ex-proprietário de bar(o MeetMe), André sempre sentiu necessidade de oferecer destilados de qualidade, mas que tivessem preço compatível com o mercado nacional. Portanto, a ideia era não precisar importá-los, mas produzir aqui uma bebida de altíssima qualidade. Para isso, ele buscou conhecimento fora do país e acabou encontrando dois ingleses, com quem formou sociedade. O primeiro deles é Darren Rook, um dos fundadores da London Distillerry, uma das destilarias mais conceituadas de Londres. O outro é Ryan Chetiyawardana, barman e dono de bar, conhecido como Mr. Lyan, uma das pessoas mais influentes do ramo na Inglaterra. 

O produto que será lançado na CASACOR Minas, apesar de não contar somente com ingredientes nativos do Brasil, vem da proposta de ser de uma destilaria genuinamente brasileira. Batizada de YVY, o nome já antecipa esse objetivo. 

YVY, em Tupi-Guarani significa território, o chão que pisamos. “E o chão que pisamos diz muito da gente, afinal”, relata André Sá. Ele explica ainda que YVY é uma bebida inspirada no Brasil, esse país de proporções continentais, possibilitando uma infinidade de aromas e combinação de sabores.  Durante a CASACOR Minas, a bebida também estará à venda em garrafas para quem quiser degustá-la em casa. 

Curiosidades sobre a bebida 

Os tempos áureos do gim foram na década de 1920, quando a art déco pedia drinks sofisticados como south side e white lady. Anos depois, considerado ultrapassado, acabou caindo no esquecimento. Pelo menos até a década passada, quando alguns bartenders espanhóis resgataram o glamour da bebida ao associá-la à alta gastronomia, transformando o gim-tônica em febre no país europeu. “A Espanha lançou essa tendência do gim-tônica servido em uma taça de bourdeaux com vários insumos, um para cada tipo de gim em particular. Além disso, em 2002, tivemos o lançamento de várias marcas superpremium da bebida. Isso reacendeu o interesse dos bartenders pelo gim no mundo todo”, explica a mixologista Talita Simões, head bartender do restaurante Side, embaixadora da Aperol Spritz no Brasil e criadora do cardápio do G&T, em São Paulo, especializado na bebida, para o site carbonouomo.com.br. 

O gim foi criado na Holanda, derivado de um destilado de cereais chamado Genever, bebida bastante rústica e com alto teor alcoólico. Para diminuir o amargor, passou-se a incluir o zimbro, uma fruta pequena, semelhante ao mirtilo, mas com aroma de pinho. Ela é o ingrediente indispensável nas melhores qualidades de gim. 

Durante as guerras anglo-holandesas, a bebida caiu no gosto dos ingleses, que desenvolveram o London Dry Gin, sua versão mais conhecida e comercializada. Há diferentes tipos da bebida, de acordo com os botânicos adicionados a ela e da maceração feita durante a infusão. 

Sobre a 23a CASACOR Minas           

Em 2017, a CASACOR Minas se prepara para ocupar um prédio histórico da capital mineira, integrante do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, região marcada pela forte efervescência urbana, cultural, política e gastronômica. Localizado na Rua Sapucaí 383, o prédio possui três pavimentos, porão, sótão e jardins. O local funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, e está diretamente associado à criação de Belo Horizonte. Nos últimos anos o prédio vem passando por um processo de restauração, sob a supervisão do IPHAN. 

O imóvel escolhido está localizado numa região caracterizada por se tornar uma espécie de corredor cultural e gastronômico da capital, que vem se estabelecendo de forma totalmente espontânea. Serão utilizados ao todo cerca de 4.000 metros quadrados de área, que serão distribuídos em aproximadamente 50 ambientes. A organização espera receber cerca de 40.000 visitantes durante o evento. 

SOBRE CASACOR

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2017 chega à sua 23a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai). 

Redes:

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

 

CASACOR Minas Gerais

De 12 de agosto a 17 de setembro de 2017

Endereço: Rua Sapucaí, 383– Floresta- Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e  aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Informações: www.casacor.abril.com.br 

Ingressos: 

Acesso único(terça a domingo): R$50 inteira e R$25-meia-entrada  

Passaporte(válido para visitas ilimitadas durante todo o período de realização da mostra): R$150- inteira ou R$75–meia-entrada 

Vendas na bilheteria da CASA COR Minas ou pelo sitehttp://www.blueticket.com.br

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