Doenças de inverno: o perigo da automedicação

Doenças de inverno: o perigo da automedicação

O especialista do Hospital IPO alerta que, além de não curar o problema, ingerir medicamentos por conta própria pode ocasionar efeitos colaterais e até a morte 

Dores de garganta, rouquidão, gripes, resfriados e todas as ‘ites’, que mais afetam a população no inverno não devem ser tratadas como se fosse uma simples doença ou com automedicação. Esse é um alerta que fazem os médicos otorrinolaringologistas que estão no dia a dia atendendo a população afetada por estes sintomas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as reações adversas a medicamentos representam mais de 10% das internações hospitalares.

Geralmente as pessoas pensam que é uma situação simples de ser resolvida e compram um remédio achando que logo passa. Mas isso pode só piorar. De acordo com o Dr.  Sergio Maniglia, do Hospital Ipo, geralmente nesses casos as pessoas utilizam remédios que não são adequados nem eficazes e causam muitos efeitos colaterais, podendo a doença ter uma má evolução, com risco de vida para o paciente.

“É muito importante fazer uma avaliação detalhada para ver as características pertinentes a cada situação, como por exemplo se é causada por um vírus ou uma bactéria, se há outros sintomas evidentes e correlatos”, explica Maniglia. Segundo o médico, a automedicação e ainda com o agravante de ser errada, acaba gerando no indivíduo resistência a antibióticos, por exemplo, que depois, se necessário, não faz muito efeito no paciente, e que acaba necessitando de remédios mais caros, mais potentes.

Efeitos colaterais - A otorrinolaringologista Renata Becker, que atende o plantão no Hospital IPO, conta que é muito frequente atender pacientes que começaram com uma dorzinha, não valorizaram, tomaram anti-inflamatório por conta própria e de maneira errada, inclusive chegam com sobrecarga até no rim por muitos remédios.

Renata conta também de muitos casos em que os médicos receitam o antibiótico, o paciente toma um ou dos remédios a menos, não fazendo o tratamento completo, criando uma maior resistência das bactérias. “E para piorar, em uma próxima situação semelhante, tomam um comprimido achando que vai resolver. Só que o medicamento deve ser tomado em dose certa, no horário certo, com indicação certa. Se isso não ocorrer, vai gerando resistência bacteriana”, avalia.

Sobre o Hospital IPO  -O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional volta para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 20 unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.

O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde. www.ipo.com

Add a comment

Thá Engenharia entrega residencial de luxo, no bairro Água Verde

Thá Engenharia entrega residencial de luxo, no bairro Água Verde 

Concebido pela incorporadora AG7 em parceria com o Grupo Thá, empreendimento se destaca pelas plantas flexíveis, praça exclusiva para moradores, além de sistema de segurança inovador 

A Thá Engenharia concluiu mais uma obra na capital paranaense: o residencial Mandala, no bairro Água Verde. O projeto foi idealizado pela incorporada AG7, em parceria com o Grupo Thá, e executado pela Thá Engenharia. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Edson Borusch, a integração entre a construtora e a incorporadora foi primordial para o sucesso do projeto. “Trabalhamos em sintonia com o cliente e ficamos muito felizes em participar da construção de um empreendimento imponente e grandioso, que é a cara do público curitibano, exigente e detalhista”, diz. 

O Mandala reúne a localização ideal, o melhor aproveitamento da luz solar e uma arquitetura pensada, em cada detalhe, para dar uma atmosfera diferenciada à vida das famílias, com muito mais beleza, conforto, praticidade e harmonia, além de uma incomparável sensação de bem-estar. 

Além da localização privilegiada, outro destaque do residencial Mandala é a flexibilidade das plantas - apartamentos, duplex e penthouses, de 3 a 4 suítes – para atender as necessidades de públicos diferentes. Os acabamentos do Mandala também são privilegiados: piso aquecido nos banheiros das suítes; infraestrutura para automação, ar-condicionado e aspiração central; esquadrias de piso e teto em todas as suítes; e isolamento acústico nos pisos, paredes e esquadrias. 

Um dos diferenciais do empreendimento é o sistema de segurança inovador, com alarme perimetral, câmeras, guarita blindada e sistema de eclusas para a entrada de veículos. O Mandala possui ainda estacionamento coberto para visitantes; vagas para moto ou jet ski, além das opções de 2 a 4 vagas de garagem, de acordo com a tipologia de unidade adquirida pelo morador. 

Estética contemporânea

O projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto da Realiza, Frederico Carstens, que prima  pela  estética contemporânea, considerada pelo autor como um dos fatores de inovação do empreendimento. Segundo Carstens, o projeto dialoga com a cidade e possui uma relação com Curitiba. 

O projeto de interiores foi idealizado pelo arquiteto Jayme Bernardo e tem como destaques uma praça exclusiva para os seus moradores. O projeto de interiores é confortável e contemporâneo, compatível com um empreendimento luxuoso, como o Mandala.

Add a comment

Positivo abre inscrições para Universidade da Maturidade nesta segunda-feira (24)

Positivo abre inscrições para Universidade da Maturidade nesta segunda-feira (24)

Nesta segunda-feira (24), a Universidade Positivo (UP) abre inscrições para as atividades da UP Maturidade, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida a pessoas com mais de 50 anos. O projeto, criado em 2015 e reformulado no início de julho, tem o intuito de potencializar saberes, promover a saúde física e mental, além de aprimorar conhecimentos em diversas áreas. De acordo com o coordenador da UP Maturidade, professor Raphael Di Lascio, a qualidade de vida é o objetivo central do projeto, que é orientado por quatro principais aspectos: saúde física, socialização, espiritualidade e condição psicológica. “Todas as ações dos cursos são sustentadas por esses pilares”, afirma.

As atividades, com início marcado para 31 de julho, são ofertadas na unidade Praça Osório da UP e foram pensadas de acordo com a visão holística do desenvolvimento humano e suas relações com o ambiente físico e social. Por isso, os módulos são oferecidos em três núcleos: Conhecimento, que promove aulas de idiomas (inglês, francês, espanhol e italiano), informática, espiritualidade, leitura e expressão; Cultura e Ações Sociais, que, com o intuito de promover a socialização e a apropriação de temas variados, leva aos alunos atividades como filmes, palestras, passeios, visitas, projetos comunitários e viagens; e Informação e Vivência, que oferece oficinas e cursos variados com curta ou média duração, rodas de conversa, teatro e coral - atividades propostas por profissionais, docentes e estudantes da Universidade Positivo.

“A busca pela longevidade com otimismo, saúde e bem-estar deve ser incentivada. Muitas pessoas, conforme vão envelhecendo, baixam sua produtividade, se isolam e não buscam mais a socialização. Isso pode causar graves problemas para a saúde biopsicossocial e espiritual. A continuidade de atividades faz com que se sintam úteis e atuantes”, explica Di Lascio. 

Serviço:

UP Maturidade

Matrículas: a partir de 24 de julho

Início das aulas: segunda-feira, 31 de julho

Investimento: R$ 80 (por atividade); R$ 300 (pacotes de 4 a 6 atividades); e R$ 500 (pacotes de 7 a 10 atividades)

Local: Central de Atendimento na Universidade Positivo – unidade Praça Osório (Praça General Osório, 125 - Centro), das 14h às 18h

Mais informações pelo telefone (41) 3068-7742 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Add a comment

Street 444 ganha opção exclusiva de almoço aos sábados

Street 444 ganha opção exclusiva de almoço aos sábados

Recém-lançado na capital paranaense, o empreendimento traz o conceito “all in one”, seguindo as principais tendências internacionais 

No começo deste mês, a cidade de Curitiba ganhou uma ótima opção para quem procura um local que reúne o melhor da gastronomia, bebidas Premium, opções de serviços para motos e, até mesmo, um espaço para dar um trato no visual: o Street 444. Agora, o empreendimento, que segue o conceito “all in one”, muito difundido internacionalmente, acaba de ganhar uma opção para os almoços de sábado.   

O cardápio especial e exclusivo de sábado é oferecido pelo Enjoy Eating Well, e será servido das 12h às 16h. Durante o período, o público pode montar seu prato escolhendo uma opção com carne ou uma massa por apenas R$ 39,90. 

Se optar por uma carne, o cliente poderá escolher entre mignon, entrecot, filé de frango, assado em tiras e tilápia à milanesa acompanhadas por duas guarnições (risoto, arroz branco, maionese, farofa, batata rústica ou salada). Já se a opção for a massa fresca, estarão disponíveis espaguete, penne, talharim e pappardelle acompanhados por diferentes molhos. Além disso, o empreendimento disponibiliza novas montagens de acordo com o gosto do cliente e opções de entradas. 

O Street 444 fica na Alameda Presidente Taunay (nº 444), no bairro Batel. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no site www.street444.com.br.

Add a comment

Produtos inovadores aquecem o mercado pet

Produtos inovadores aquecem o mercado pet

Hidratante para patas, banho seco e iniciativas de venda porta a porta mostram como esse nicho segue em alta

O mercado pet cresce a cada dia. Hoje o Brasil possui mais de 132 milhões de animais de estimação, de acordo com dados do IBGE de 2013. Calcula-se que os lares brasileiros possuam mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de felinos. Já são mais cachorros em casa do que crianças. E esses animais não ficam mais nos quintais das casas. Ganharam espaço no sofá, participação nos passeios e na rotina das famílias. O que muda? Novos serviços e produtos para cães e gatos.

No embalo desse crescimento e com expertise na área, os empresários Sandra Schuster, Flavio Pigatto e Juliano Cortes lançaram, em fevereiro deste ano, a docg. primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets. Os três têm larga experiência no mercado de produtos e serviços para animais. Sandra e Flávio são os fundadores da DrogaVET, maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, e Juliano é franqueado dessa marca há mais de 10 anos.

Com um catálogo que inclui uma variedade de acessórios, brinquedos e alimentos, o destaque da docg. fica para a linha de cosméticos e beleza de marca própria. “Nestes 13 anos de experiência com saúde pet identificamos a necessidade de produtos mais adequados à pele e tipos de pelos dos animais”, comenta Sandra.  “Assim como nós buscamos produtos mais naturais e que preservem a saúde e beleza de nossa pele e cabelos, os tutores de pets também estão buscando o mesmo para seus animais. E isso não é por capricho. As pessoas percebem a diferença em usar produtos de qualidade nos cuidados diários. É um ganho para a vida toda”, revela.

Os shampoos da marca possuem PH balanceado e contém deoplex, um ativo neutralizador de odores que garante maior durabilidade ao banho. Além disso as fórmulas são livres de parabenos, vaselina ou óleos minerais. E com a criação da linha direcionada para groomers, os diferenciais vêm sendo percebidos também por esses profissionais e seus clientes. “O banho realmente ‘dura’ mais tempo. E estou percebendo a melhora até mesmo na pele dos cães que está ficando mais hidratada. O shampoo para pelos claros e o de controle de oleosidade, que trata raiz oleosa e pontas secas, são os que fazem mais sucesso”, comenta a consultora e groomer Letícia Camila de Carvalho Cruz.

A boa receptividade do mercado permitiu o crescimento mais acelerado do que o previsto em planejamento. “Em apenas 5 meses de atuação superamos o número de consultores autônomos, abrimos 3 franquias da marca e adiantamos o lançamento de nosso e-commerce”, comenta o sócio Juliano Cortes. “Assim podemos atender com agilidade a demanda pelos produtos, principalmente daqueles de maior sucesso até agora”. O hidratante para patinhas, formulado com D-pantenol, promete reduzir a perda de água e promover a hidratação das patas e cotovelos. “Cães que costumam caminhar bastante ou de grande porte, que sofrem com o atrito dos cotovelos no chão, são o público prioritário deste produto. Porém os tutores vêm descobrindo também os benefícios de utilizá-lo no focinho dos pets e assim proteger a pele do ressecamento causado pelo frio”, conta a empresária Sandra. Outro produto que ganhou destaque, devido ao frio, foi o banho seco. A empresa desenvolveu os produtos em duas apresentações - pó e spray -  que facilitam a aplicação e também possuem o ativo neutralizador de odores.

Segundo a empresária, as fragrâncias dos shampoos e condicionadores são exclusivas e os demais componentes das fórmulas selecionados conforme cada tipo de pelo: longos, curtos, oleosos, com frizz, claros e escuros e filhotes. Para finalizar o banho, os pets contam ainda com leave-in, óleo e sprays que proporcionam hidratação, brilho e valorizam a cor da pelagem, e perfumes produzidos com fragrâncias da empresa suíça Firmenich. 

Produtos importados

Para compor um catálogo variado de produtos, além da parceria com grandes marcas brasileiras, a empresa também busca trazer para o Brasil produtos inovadores. Exemplo disso é a linha da escandinava Eqdog, projetada para os cães que acompanham os tutores em esportes radicais. São coleiras, guias e peitorais que proporcionam maior conforto para as aventuras, tigelas portáteis, peitorais com mochilas para pets, roupa de microfibra que absorve a umidade e seca rapidamente, colete salva-vidas para proteger o cão na água e colete de resfriamento para ajudar a refrescar o animal nos dias mais quentes.

“Buscamos desenvolver produtos e oferecer novidades que respeitem as características dos pets. São produtos para diferentes tipos e cores de pelagem, petiscos para pets que possuem uma dieta mais natural ou vegetariana, por exemplo, até acessórios para cães aventureiros”, comenta Sandra. “A marca lança um novo catálogo a cada trimestre, sempre com novidades em produtos e promoções pensadas nos pets e seus tutores”, complementa. 

Mais informações

www.docgstore.com.br

www.docg.com.br

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos