Artistas do Solar do Rosário criam obras para ambiente da Casa Cor

Artistas do Solar do Rosário criam obras para ambiente da Casa Cor 

Peças exclusivas pintadas por artistas do Solar do Rosário vão fazer parte de um dos ambientes da Casa Cor Paraná 2017. A arquiteta Luciana Brandão e seu irmão, o engenheiro agrônomo Arnaldo Brandão, assinam o Jardim das Artes, uma área externa voltada à valorização de peças artísticas como itens de decoração para jardins. A dupla escolheu artistas ligados ao Solar do Rosário para assinar as pinturas originais realizadas tendo como suporte cabeças de cavalo feitas de gesso. Com abertura no dia 4 de junho, o evento de arquitetura, design de interiores e paisagismo acontece no Jockey Club. 

"O foco foi a memória do Jockey, então pensamos em escolher cabeças de cavalo para receberem pinturas, dando total liberdade para os artistas", comenta Luciana. Cada um trabalhou dentro de suas propostas artísticas, num show de cores, formas e estilos. Os artistas participantes são Dani Henning, Lélia Brown, Sady Raul Pereira, Uiara Bartira, Marilene Zanchet, Sandra Bonet, Yara Brandão e Marta Berger. O espaço conta ainda com outros trabalhos, que vão de ceramistas que expuseram no Museu Oscar Niemeyer até um pergolado com flores criado especialmente para o jardim. 

Luciana e Arnaldo são professores do curso de Paisagismo no Solar do Rosário, no qual falam sobre composições de jardins, plantas ornamentais, estilos e história dos jardins, diferenças entre vegetações e planejamento, entre outros tópicos importantes desta área. 

Exposição - obras de artistas do Solar do Rosário na Casa Cor Paraná 2017 

DATA: De 4 de junho (domingo) a 16 de julho

LOCAL: Jockey Club do Paraná

ENDEREÇO: Av. Victor Ferreira do Amaral, 2299 - Vila Tarumã, Curitiba - PR

INFORMAÇÕES: (41) 3029-6956

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Jornalista lança livro infantil com o objetivo de ensinar as crianças a lidarem melhor com as diferenças

Jornalista lança livro infantil com o objetivo de ensinar as crianças a lidarem melhor com as diferenças

Quando Theo, o único filho de Andréa Werner, foi diagnosticado com autismo aos dois anos de idade, em 2010, o mundo da jornalista e escritora pareceu ter virado de cabeça para baixo. Ao ouvir do médico que o menino tinha transtorno global do desenvolvimento, a sensação experimentada por ela era semelhante à de quem recebe um forte soco no estômago. Completamente sem chão, ela só queria saber se ele ficaria curado, se ficaria bem, se iria falar e ser independente.

Andréa enfrentava, naquele momento, o mesmo sentimento de impotência e desconhecimento vivido por milhares de mães ao serem informadas que seus filhos têm autismo. Daquele dia até o momento em que decidiu mergulhar fundo no assunto para ajudá-lo de todas as formas possíveis, ela passou por diversas etapas, do quase luto à descoberta de que existe vida, sim, apesar do autismo.

Da fase de pesquisa, no início de 2012, surgiu o blog “Lagarta Vira Pupa”, nome inspirado em uma frase de uma música infantil que Theo cantava quando era bebê. Para surpresa da autora, o que inicialmente tinha como objetivo ser um canal de desabafo e troca de experiências entre pais que enfrentam o mesmo problema, o blog cresceu e caminhou rapidamente. Hoje é o maior do gênero sobre autismo e deficiências no Brasil e considerado por muitos especialistas uma referência. Tem 100 mil usuários únicos mensais, 200 mil pageviews por mês, 68 mil fãs no facebook, 19 mil seguidores no Instagram e 5,3 mil inscritos no Youtube.

O primeiro livro de Andréa, Lagarta Vira Pupa – A vida e os aprendizados ao lado de um lindo garotinho autista, foi lançado em julho de 2016 com o objetivo de acolher e apoiar os pais. “Isso vai desde a validação de todos os sentimento vividos no pósdiagnóstico – a negação, a barganha, a aceitação - até uma palavra de conforto para os dias difíceis, terminando em dicas práticas”, explica a autora.

Um ano depois, Andréa mergulha no universo infantil com o livro “Meu amigo faz iiiii”, que já teve eventos de lançamento em Belo Horizonte, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo nos meses de abril e maio de 2017 e que será lançado em Curitiba no próximo sábado, dia 27 de maio, às 9h30min, no auditório do SESC da Esquina.

Segundo a autora, a ideia de escrever um livro para crianças surgiu na mesma época do lançamento do primeiro livro. “Acredito que o respeito à diversidade se constrói na infância, e quis contribuir de alguma forma para isto”, explica.

O livro é narrado em primeira pessoa por Bia, uma garotinha que percebe comportamentos peculiares em seu coleguinha de classe, Nil. Orientada pela professora, ela começa a observá-lo com cuidado e, a partir daí, uma amizade se desenvolve.

“Em nenhum momento eu cito a palavra ‘autismo’. Acho que, para crianças menores, é desnecessário entrarmos neste nível de informação. Elas prestam muito mais atenção aos comportamentos considerados diferentes, e é neles que devemos focar”, esclarece a autora.

A ilustração do livro ficou por conta de Kelly Vaneli, diretora de arte da empresa de entretenimento Time For Fun, responsável pelas montagens do Cirque du Soleil no Brasil, e também de musicais como “Le Miserables”. “Kelly ilustrou meu primeiro livro e a parceria deu tão certo que estamos repetindo. É uma pessoa detalhista e extremamente sensível. O resultado ficou de encher os olhos”, conta Andréa.

A escolha dos protagonistas teve motivos bem pessoais. Segundo a autora, Nil foi inspirado no filho de uma amiga, que faleceu aos 2 anos de idade, e cujo irmão gêmeo é autista. E Bia veio para trazer representatividade às crianças negras. “Tenho algumas filhas de amigas próximas que vão se enxergar na Bia, e isso me deixa muito feliz”, comemora.

Andréa explica que seu sonho é ver o livro em muitas escolas e na mão de muitas crianças. “Se o livro ajudar no combate ao bullying, e mostrar para as crianças que ser diferente é normal e legal, ele vai ter cumprido sua missão!”, espera.

SOBRE A AUTORA

Andréa Werner tem 41 anos, é jornalista e escritora. Trabalhou em grandes multinacionais na área de Marketing até receber o diagnóstico de autismo do filho. Morou durante os 3 últimos anos no exterior – em Londres e Estocolmo – e voltou ao Brasil em setembro de 2016, logo após lançar seu primeiro livro de forma independente. 

LANÇAMENTO LIVRO "Meu amigo faz iiiii"

Dia 27 de maio - 9h30 - auditório do SESC da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco, 969 - Centro - Curitiba - PR

Entrada - alimentos não perecíveis ou lápis de cor, giz de cera ou massinha (serão destinados para as crianças atendidas pelas entidades AAmpara - Associação de Atendimento e Apoio ao Autista-  e Uppa - Associação União de Pais pelo Autismo, ambas de Curitiba).

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Evento gratuito aborda fortalecimento de marcas no Instagram

Evento gratuito aborda fortalecimento de marcas no Instagram

Posicionar um produto ou uma marca adequadamente no meio digital é fundamental nos dias atuais. Por esse motivo, o UP Talks deste mês abordará o assunto com diversos especialistas no assunto. O evento, que acontece na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, é organizado pela Universidade Positivo e abordará o tema  “Empresas no Instagram: como utilizar a rede social para fortalecer a sua marca?”.

Foram convidadas para o encontro, que é gratuito e aberto ao público, as criadoras dos perfis do instagram @curitibacool e @frufruta, Mariana Smolka e Pati Bianco, especialistas em Marketing e Branding, que têm 76 mil e 77 mil seguidores na rede, respectivamente. O UP Talks começará às 19h, no auditório da Universidade Positivo no Nex Coworking. 

Serviço:

UP Talks - Empresas no Instagram: como utilizar a rede social para fortalecer a sua marca?

Data: 29 de maio (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Nex Coworking (Rua Francisco Rocha, 198 – Batel)

Investimento: gratuito

Inscrições: https://goo.gl/sD4RMF

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Micro e pequenas empresas: vale a pena ter canal no YouTube?

Micro e pequenas empresas: vale a pena ter canal no YouTube?

Saiba quais as principais necessidades atualmente para se divulgar uma micro ou pequena empresa. Ferramentas como YouTube tem feito a diferença

Pensar que a divulgação de uma empresa, atualmente, limita-se em distribuir panfletos ou fazer propaganda na TV e no rádio, é um engano, e dos grandes. Com a chegada da era digital, muitas formas de comunicação acabaram por ficar ultrapassadas e migraram para a internet. Hoje em dia pouco vemos sobre revistas impressas e jornais diários, agora, tudo, absolutamente tudo, passou a ser reproduzido na web, assim como a forma de difundir ao mundo o conteúdo sobre uma empresa. Porém, qual a melhor maneira de fazer essa divulgação digital? Segundo dados do Google Brasil, depois de comer e dormir a terceira atividade que o seu humano mais faz é assistir vídeos. No Brasil, o uso da segunda-tela acontece em mais de 55% dos usuários de smartphones e tabletes. Ou seja, ter conteúdos em video, principalmente no YouTube, começa a se tornar uma necessidade, para manter a melhor comunicação com os clientes e público.

Dentre todas as opções presentes na internet para se divulgar vídeos, o YouTube se tornou uma ferramenta essencial. Atualmente, o mecanismo é a maior plataforma para compartilhamento de vídeos online no mundo. Além disso, tornou-se uma estrutura tecnológica que permite além de a postagem dos vídeos e seu impulsionamento ­– pagamento de valor para que o post seja evidência no Google –, acesso a dados precisos sobre público, engajamento e relevância, que são grandes aliados na hora de medir ações e planejar estratégias de conteúdo.

Com tantas vantagens, o Youtube é uma das mais importantes ferramentas para difundir empresas, marcas e modelos na internet, principalmente para micro e pequenas empresas, acredita Virginia Crema, CEO da Coletive, empresa especializada em soluções para YouTube, de Curitiba (PR). “A ferramenta se consolidou por ser relativamente barata e eficaz na geração de conteúdo audiovisual de relevância para o seu público. Ter um canal dentro do mecanismo é como contar com uma pequena emissora, em que é possível compartilhar conteúdos de interesse do público alvo da marca, medir estes resultados e estar em total contato com os clientes – possibilidade fornecida por meio de opções como comentários, que são um formato muito eficiente de engajamento”, complementa.

Usufruindo da ferramenta

O YouTube é muito mais que uma ferramenta para divulgar vídeos na web. Ele é considerado o segundo maior site de pesquisa do mundo, perdendo apenas para o Google, seu criador. Devido isso, manter o conteúdo de uma empresa bem empregado e posicionado no YouTube é uma ótima forma de a marca ser encontrada e reconhecida quando pesquisada.  “Atualmente, na criação de qualquer post, site ou blog de comunicação, nos preocupamos com ferramentas de SEO. Por ser também um site de pesquisa, no momento do upload do vídeo é muito importante definir com clareza e objetividade e título, descrição e tags do material, pois as mesmas serão as responsáveis por facilitar na hora da busca do seu conteúdo, e da sua empresa no próprio YouTube e, claro, no Google”, destaca Crema.

Investimentos

Para se ter efetividade no uso do YouTube como ferramenta é necessário um certo investimento, que pode variar muito de acordo com as necessidades de cada empresa ou profissional. Por exemplo: se a empresa não possui nenhuma equipe técnica que possa realizar a captação de vídeos ou edição, terá que contratar alguma agência que possa executar o serviço. “De maneira geral, investimento de dinheiro está ligado também ao empenho que a empresa terá para investir na ferramenta. O YouTube valoriza canais com recorrência de vídeos – que possuam ao menos um vídeo por semana, no mesmo dia e horário -. Isso significa que a empresa deve se programar para produzir estes conteúdos, ver comentários, analisar gráficos. Por isso, o ideal é investir um pouco no começo com uma equipe que possa auxiliar, pelo menos até conseguir pegar o ritmo”, aponta Virginia.

Retornos

Uma das principais maneiras de se ganhar dinheiro com o YouTube é por meio do Adsense, opção presente na ferramenta. Ele é composto pelo dinheiro pago pelas propagandas vinculadas antes e durante dos vídeos. Para canais pequenos, os valores são realmente muito baixos, principalmente por conta do crescimento no número de canais. “Acreditamos que a melhor forma de ganhar dinheiro é fidelizando um público e fechando patrocínios com marcas ou ações off-line vinculadas ao canal. Casos assim, na maioria das vezes trazem resultado”, finaliza Crema.

 

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Patchwork Design pela primeira vez em Curitiba, de 07 a 10 de junho

Patchwork Design pela primeira vez em Curitiba, de 07 a 10 de junho

Evento reúne feira de decoração e artesanato, exposição de arte e oficinas gratuitas, tudo com foco no patchwork

Os pequenos retalhos nunca estiveram tão na moda. E para quem gosta de patchwork na decoração de casa, uma boa pedida é conferir o evento especializado na técnica que vai acontecer no Expotrade Convention Center (Pinhais), nos dias 07 a 10 de junho. Trata-se da Patchwork Design, evento consagrado em São Paulo e no Rio de Janeiro com 16 edições realizadas, que chega pela primeira vez ao Paraná.

O evento reúne feira, exposição de arte e oficinas gratuitas, tudo em torno do patchwork. Na Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil haverá a exposição de 68 trabalhos de artistas brasileiros, americanos e o público poderá conferir peças de patchwork moderno. “Os trabalhos são quase todos abstratos e apresentados em exposições galerias de arte e museus de vários países”, diz Zeca Medeiros, curador da exposição.

Já a feira vai contar com 70 estandes de ateliers e empresas e da área têxtil, decoração e artesanato com produtos que vão desde maquinário e tecidos usados para a confecção das peças a produtos de decoração, cama, mesa, banho e vestuário e artesanato em geral.

Além disso, o evento oferece Oficinas Gratuitas de Patchwork, com mais de 300 vagas no total, para quem quer se arriscar a criar o seu próprio produto. São 15 vagas por oficina e as inscrições serão feitas no local. Confira a programação:

Sala 01 - Professora Andreia Mansani - Ateliê CosturaDeira

Alfineteiro Biscornu (das 14h às 15h)

Porta-tesouras (das 15h30 às 16h30)

Porta moedas com divisórias (das 17h às 18h)

Sala 02 - Professora Tatiana Furia

Agulheiro de bolsa (das 14h às 15h)

Porta batom (das 15h30h às 16h30h)

Porta lenço (das 17h às 18h)

As oficinas acontecem em todos os dias do evento, nesses mesmos horários.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de onze mil visitantes, com caravanas de diversas cidades do Brasil e até de fora do país, e movimentar até R$ 3 milhões.

Patchwork Design

Data: 7 a 10 de junho de 2017

Local: Expotrade Convention Center – Rod. Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 - Pinhais (PR)

Horário: de quarta a sexta-feira, das 13h às 19h e no sábado das 12h às 18h

Entrada: R$ 24 inteira e R$ 12 meia

Mais informações: www.bializ.compatchworkdesign

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