Tecnologia do futuro? Veja em que a Internet das Coisas já é usada no dia a dia e no que ainda pode avançar

Tecnologia do futuro? Veja em que a Internet das Coisas já é usada no dia a dia e no que ainda pode avançar

Pesquisa ainda afirma que 81% dos profissionais brasileiros acreditam usar a IoT no ambiente de trabalho em até cinco anos

Segundo uma pesquisa da Gartner, INC., líder mundial de pesquisas em tecnologia, o mercado mundial de Internet das Coisas (IOT), irá totalizar US$21,3 bilhões em 2022, isso representa um aumento de 22% em relação à perspectiva de 2021, que está em R$17,5 bi. O crescimento do mercado de IOT também é previsto pela Statista Research Department, que projeta que a base total instalada de dispositivos conectados à Internet das Coisas deverá atingir US$75,44 bilhões em todo o mundo até 2025.

Para o especialista em tecnologia e CEO da Manusis - startup curitibana de gestão de ativos que usa Internet das Coisas em sua solução-, Rodrigo Rotondo, no Brasil, o mercado de IOT, ainda que tímido, já está numa crescente considerável. “A viabilização da Lei da Internet das Coisas no país no início de 2021 e também a expectativa do 5G, fez com que muitas empresas se mexessem em relação a esta tecnologia. Tudo isso aliado, também, às expectativas do mercado, que são grandes para os próximos anos”, afirma.

Um estudo feito pela Dell e Intel, o Future Workforce Study, constata que 81% dos profissionais brasileiros acreditam que o uso da IoT nos ambientes de trabalho em até cinco anos. O principal benefício no uso de IoT nos ambientes de trabalho, citado por 60% dos entrevistados no Brasil, é o uso de tecnologias mais inovadoras nas empresas. Em seguida, 57% dos brasileiros indicam que essas soluções devem facilitar a conexão de equipamentos sem fio para compartilhar informações e conectá-los entre si; 37% apontam que devem permitir um uso mais eficiente da energia; 36% acreditam que tendem a permitir um melhor aproveitamento dos espaços de trabalho; e 23% apontam que a Internet das Coisas vai possibilitar a adaptação dos ambientes às preferências individuais (em termos de temperatura, alimentos, layout de mesas etc.).

Rotondo explica que a Internet das coisas já é muito usada no dia a dia, porém, sem que as pessoas percebam. “Máquinas de cartão, smart tvs, relógios smart, aplicativos de trânsito ou de saúde: tudo isso já faz parte da nossa rotina”, diz. “Com a democratização da tecnologia e também a implementação do 5G, acredito que a IoT passe a ser mais acessível a todos em poucos anos."

O especialista adianta algumas tendências que vão se aprimorar com os anos.

1- Ambientes inteligentes. “Hoje já vemos geladeira que avisa o que está faltando, além da própria Alexa - a assistente virtual. Algumas casas ou escritórios já controlam termostato e cortinas pelo celular e isso será cada vez mais viável”;

2- Telemedicina. “Conversar com um médico de qualquer lugar do mundo nunca foi tão fácil. Segundo dados da Frost e Sullivan, a Internet das Coisas médicas têm potencial para atingir US$ 72 bilhões até 2021. Sem dúvidas, a pandemia acelerou o que já era tendência.”;

3- Agrotech. “A tecnologia ajudará o agricultor a detectar a temperatura e a umidade do ar e ativar sistemas de irrigação, por exemplo, além de programar tudo com antecedência e tornar as plantações mais econômicas e sustentáveis”, afirma;

4- Carros conectados. “Eles já existem, mas com uma internet melhor, o sistema será viável para mais gente em breve”, completa;

5- Cidades inteligentes. “Além de melhorar a vida urbana em questões de segurança, social e cultural, as cidades inteligentes serão essenciais para melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade.”;

6- Eficiência energética. “Muito tem se falado sobre economizar energia e com a internet das coisas é possível gerar uma economia considerável, por meio de iluminação inteligente, por exemplo, ligando um sistema de luz ao celular, controlando a intensidade dela no ambiente”;

7- Produtividade. “Na indústria global é sabido que paradas inesperadas ocasionam perdas da ordem de US$ 50 bilhões por ano. Nesse cenário, o monitoramento contínuo de máquinas e linhas de processos críticas podem garantir a redução dessas perdas em até 20% apenas como monitoramento e associado a um sistema especialista de gestão de ativos, esse número pode alcançar incríveis 50%”, finaliza.

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Market4u abre unidade no Clube Curitibano

Market4u abre unidade no Clube Curitibano

A maior rede de mercados autônomos da América Latina já soma 1502 unidades em todo país

O market4u, maior rede de mercados autônomos da América Latina, ampliou sua rede de atuação: além de condomínios, escritórios comerciais e academias, agora é a vez dos clubes entrarem no circuito. E o primeiro a receber um ponto de venda foi o Clube Curitibano, tradicional na capital paranaense. A unidade foi instalada na Sede Lucius Smythe, no Complexo de Padel do Clube, no bairro Água Verde.

No mix de produtos que os sócios e colaboradores terão acesso, estão a adega com vinhos selecionados, bebidas alcóolicas e não alcoólicas, sorvetes, snacks, bomboniere, produtos de higiene e limpeza, mercearia e suplementos.

“É um benefício para os sócios, que terão toda comodidade de ter à mão um mercado completo para suprir as necessidades enquanto estiver praticando suas atividades”, explica o CEO do market4u, Eduardo Córdova. A logística é a mesma: o comprador baixa o aplicativo, cadastra o cartão de crédito, débito, vale-refeição ou até o PIX, escaneia o produto que deseja comprar pelo celular e efetua o pagamento na hora. O horário de funcionamento da unidade será de acordo com o funcionamento do clube.

”O market4U teve uma boa aceitação entre os associados que frequentam a Sede Lucius Smythe. Eles ficaram muito felizes em poder contar com esse serviço que gera facilidades no dia a dia. Além disso, muitos estão ansiosos para que a novidade esteja disponível nas demais sedes do Curitibano”, diz o vice-presidente do Clube Curitibano, Flávio Helm.

Com esta unidade, o market4u soma mais de 1500 unidades no Brasil. Somente em Curitiba são 300 pontos espalhados pela cidade.

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Saúde Sem Estigma: Novo podcast busca trazer ao público principais informações sobre doenças com alta incidência do Brasil

Saúde Sem Estigma: Novo podcast busca trazer ao público principais informações sobre doenças com alta incidência do Brasil

Iniciativa da Gilead Sciences Brasil aposta em formato de áudio para conscientizar a população sobre diversas enfermidades, começando pelas hepatites virais

Para promover a discussão sobre temas relacionados à saúde e bem-estar de forma descomplicada e desconstruindo estereótipos, a farmacêutica Gilead Sciences lança o podcast semanal Saúde sem Estigma. A iniciativa conta com a participação de médicos especialistas para debater os principais aspectos de doenças como hepatites virais e HIV, formas de tratamento e a importância do diagnóstico.

Em comemoração ao Julho Amarelo, mês da luta contra as hepatites virais, os primeiros episódios serão focados na doença e as discussões terão como foco contribuir para a criação de uma cultura que conscientize a população dos riscos potenciais da condição e ampliar a aderência à testagem voluntária.

O podcast está disponível nos principais serviços de streaming: Spotify, Deezer, Amazon Music e outros.

De acordo com dados de 2020 do Ministério da Saúde, cerca de 1 milhão de brasileiros convivem com o vírus da hepatite sem saber. Gerente médica sênior da Gilead, Isabela Dutra aponta que um dos grandes desafios para o tratamento é a dificuldade em diagnosticar os pacientes, já que a maioria é assintomática e só apresenta sinais da enfermidade em estágios avançados.

“Precisamos levar informações para a população porque quando falamos para as pessoas se testarem para as hepatites virais, muitas vezes elas sentem que não estão em risco por não sentirem nada. Mas, se pararmos para refletir, todo mundo já foi exposto à alguma situação em que poderia ter sido contaminado, desde fazer as unhas até ir ao dentista”, explica.

Além disso, a médica ressalta que a pandemia do coronavírus trouxe alguns agravantes para as doenças hepáticas. “Um exemplo é o aumento do consumo de álcool pela população. Então, aqueles que já têm uma doença hepática vão ter um impacto desfavorável na evolução da sua doença. É muito importante que a gente consiga identificar o vírus antes que o paciente tenha uma complicação avançada como cirrose ou câncer de fígado”, alerta.

A frente do projeto, a diretora de Assuntos Externos da Gilead, Marília Casseb, afirma que a empresa tem focado em buscar soluções criativas e diferentes para lidar com os desafios a sociedade enfrenta, principalmente aqueles voltados para a saúde e o bem-estar.

“Uma das formas de fazer isso é levar informação para o público em novos formatos, trazendo sempre informações técnicas e comprovadas com o parecer de especialistas. Com o podcast, vamos conseguir alcançar as pessoas estejam elas em casa, dirigindo, lavando a louça ou fazendo outras atividades e possivelmente prevenir o agravamento de doenças”, observa.

Diretor geral da companhia, Christian Schneider complementa que a Gilead desenvolve remédios para que as pessoas possam levar uma vida saudável e longa. “Mas isso não é possível se não chegarmos no diagnóstico. Queremos conscientizar as pessoas, ressaltando pontos de atenção, promover a testagem e, se for necessário, ajudá-los a driblar uma doença. Dessa forma, conseguimos promover um cuidado com a saúde mais completo e efetivo”, analisa.

Confira a programação dos primeiros episódios:

Programa 1 - O que são as hepatites virais?
Entrevistada: Dra. Isabela Dutra (Gilead Sciences Brasil)

Programa 2 – Covid x Hepatite – o cuidado com a hepatites durante a pandemia do coronavírus.
Entrevistados: Dra. Isabela Dutra (Gilead Sciences Brasil) e Dr. Álvaro Costa, infectologista

Programa 3 – Evolução dos tratamentos e o Plano de eliminação até 2030
Entrevistados: Dr. Eric Bassetti (Gilead Sciences Brasil) e Dr. Álvaro Costa, infectologista

Programa 4 – Dia Mundial do Combate às Hepatites Virais: Importância do diagnóstico e a população de risco
Entrevistados: Dra. Isabela Dutra (Gilead Sciences Brasil) e Jeová Pessin Fragoso (Grupo Esperança)

Sobre a Gilead Sciences

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. A Gilead foi responsável por grandes conquistas para a saúde e a qualidade de vida ao oferecer o primeiro regime antirretroviral em comprimido único para o tratamento do HIV/AIDS, além de ter revolucionado o tratamento da hepatite C com o primeiro medicamento que apresentou a possibilidade de cura da doença. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.

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Preço faz carne perder espaço na mesa do brasileiro

Preço faz carne perder espaço na mesa do brasileiro

Com aumento de mais de 35% no preço da proteína bovina, consumidores diminuíram em média 14% o consumo durante a pandemia. E o substituto da vez foi o ovo

Em 2021, o consumo de carne bovina no Brasil caiu para o menor nível em 25 anos. O preço foi fator preponderante para essa queda. Segundo o IBGE, nos últimos 12 meses, contando até abril deste ano, o brasileiro pagou 35% mais caro para ter carne na mesa. Mesmo cortes que até então eram mais baratos também sofreram reajustes consideráveis, como patinho (47,91%), acém (47,45%) e músculo (45,96%), de acordo com o levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Apesar de o preço ter subido mais de 10%, o ovo tem sido o grande substituto da proteína animal nas refeições.

Durante a pandemia, o brasileiro passou a comer 26,4 quilos de carne ao ano, o que representa uma diminuição de 14% no consumo em relação a 2019. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), esse é o índice mais baixo desde 1996.

Com a alta do preço da carne de boi, o consumidor procurou opções que tiveram aumentos menores, como a carne suína e o frango. “Diante das altas significativas nos valores desses alimentos, a primeira medida é pesquisar os preços em diferentes estabelecimentos”, recomenda o gerente da agência Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Carlos Liberatto.

A perda de poder aquisitivo, consequência do desemprego na pandemia, não é fator isolado para a queda do consumo. Por um lado, os valores recordes da arroba do boi gordo limitaram o consumo interno. Por outro, no entanto, as exportações vêm movimentando grande volume de negócios.

O consumidor que procura variar os cortes de carne que leva para casa tem mais chance de economizar, avalia o especialista do Sicredi. “Na hora da compra, é sempre bom procurar uma oferta que não pese no bolso”, orienta Liberatto.

Embora o preço do ovo esteja mais alto , a proteína tem estado mais presente na mesa do brasileiro. “Em comparação com outros produtos de origem animal, como a carne suína e o frango, o aumento do valor do ovo foi menor. No cenário atual, é um alimento que acaba impactando menos no orçamento familiar”, diz.

O especialista em finanças recomenda também que se amplie, sempre que possível, o leque de opções na sacola de compras. “A qualquer momento, o preço do ovo, por exemplo, pode se elevar ainda mais. Nesse caso, cabe ao consumidor usar de criatividade na cozinha e de equilíbrio orçamentário para comprar o que for saudável e mais barato”, conclui.

Sobre Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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Vino! lança vinho com blend surpreendente de Tannat com Merlot  

Vino! lança vinho com blend surpreendente de Tannat com Merlot

A Vino!, rede de lojas especializada em vinhos, apresenta seu mais novo lançamento da linha Vino! Curadoria. Trata-se do vinho tinto Guaporé, um corte tão inusitado quanto saboroso, com 50% Merlot e 50% Tannat. Ele já está disponível em Curitiba nas três unidades do grupo – Batel (no Hauer Shopping), Mercadoteca e Cabral (em anexo ao C’est Si Bom Café e Empório).

Elaborado em parceria com a vinícola Giaretta, da Serra Gaúcha, o Guaporé é o terceiro lançamento da linha curadoria, assinada por Raphael Zanette, fundador do Grupo Vino!, profissional que conta com mais de 20 anos de estrada no mundo dos vinhos.

Unindo a força e pegada da uva Tannat com a sutileza e elegância da Merlot, dá origem a um vinho versátil, com 12,5% de teor alcoólico.

No aspecto visual, apresenta um vermelho rubi intenso com reflexos violáceos. Possui aromas de intensidade média, lembrando frutas pretas e vermelhas como ameixas e amoras, além de um toque de especiarias. No paladar, é equilibrado e redondo, características de um vinho persistente e fácil de tomar. As dicas de harmonização são: queijos curados, carnes vermelhas, massas com molhos condimentados.

Segundo Raphael Zanette, a ideia foi aliar as características das duas uvas. “A Tannat é uma uva francesa, da região de Madiran, que dá origem a vinhos mais rústicos, pesados, e com taninos e acidez marcantes. Geralmente combinam mais para acompanhar comidas de sabor intenso. Já a Merlot, também francesa, mas do Bordeaux, resulta em tintos mais redondos, macios e aveludados”, explica Zanette. “Foi esse equilíbrio que quisemos buscar. Não é um vinho tão leve, e nem tão pesado. Vai bem tanto numa mesa de refeição ou também no happy hour, marca característica do Vino!”

As uvas são da safra de 2020. Ele foi elaborado em Guaporé, uma pequena cidade da Serra Gaúcha onde fica a sede da Vinícola Giaretta, com terroir adequado para o cultivo das castas que compõem esse vinho. Após o blend ter sido elaborado, teve uma rápida passagem de três meses por barricas de carvalho.

Lojas Vino! em Curitiba

Vino Batel - Hauer Shopping

Endereço: Rua Comendador Araújo, 891

Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 17h às 23h.

Contato: (41) 3359-1077

Vino! Cabral - junto ao C’est Si Bon Café e Empório

Endereço: Rua Clóvis Beviláqua, 321

Funcionamento: de quinta-feira a sábado. Quintas e sextas das 17h às 22h. Sábado do meio-dia às 22h.

Contato: (41) 98823-0309

Vino! Mercadoteca

Endereço: Rua Paulo Gorski, 1309 - Mossunguê

Funcionamento: de terça-feira a domingo. De terças a quintas das 17h às 22h. Sextas e sábados do meio-dia às 23h. Domingos do meio-dia às 20h.

 

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